sexta-feira, Maio 29, 2009

Sorbet de Framboesa

Realmente a minha máquina de gelados quase não tem parado. Depois do gelado de chocolate, e do gelado de banana da Marizé, agora foi a vez deste sorbet de framboesa. Um gelado sem gordura para comer com menos culpa!
Bom fim de semana a todos!

Ingredientes para 500gr de sorbet:

500ml de água
200gr de açúcar
150gr de framboesas congeladas

Preparação:

Leve a água ao lume com o açúcar, e deixe ferver 5 minutos. Retire e deixe arrefecer. Coloque depois no frigorífico durante algumas horas.
No copo liquidificador junte depois as framboesas congeladas e a calda de açúcar bem fria e emulsione bem até as framboesas estarem reduzidas a puré.
Se não gostar de encontrar as sementes das framboesas no sorbet, coe a mistura num passador de arame.
Coloque depois a mistura das framboesas na máquina de fazer gelados e proceda de acordo com as instruções, ou, coloque a mistura num tabuleiro, leve ao congelador e bata a mistura de 2 em 2 horas até desfazer todos os cristais de gelo. (Poderá juntar 1 colher de sopa de vodka ao sorbet de modo a que este não fique tão duro quando for a comer)
Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

quinta-feira, Maio 28, 2009

Tapas com Tomate e Patê de ovo e Fiambre

Com o calor, começa a mudar a maneira como comemos. Pelo menos cá por casa.
As sopas passam a ser substituídas por saladas frescas e coloridas. As sobremesas favoritas passam a ser a fruta fresca e os gelados. Deixa-se de ter tanta vontade de preparar assados e bolos, e os grelhados passam a ser uma presença quase constante à mesa.
Há mais vontade de comer coisas leves e simples!
Como estas tapas tão simples e rápidas de preparar, que juntamente com uma salada foram mais um jantar de domingo!

Ingredientes para 6 tapas:

6 tostas integrais redondas grandes (eu usei umas tostas de sementes redondas do IKEA)
2 tomates cortados em rodelas
1 ovo cozido
4 fatias de fiambre
1 colher de sopa de pickles picados
2 colheres de sopa de maionese

Preparação:

Pique o fiambre e o ovo cozido em pequenos pedaços. Junte os pickles já picados e ligue tudo com a maionese. Misture bem.
Lave e corte o tomate em 6 fatias.
Coloque sobre cada tosta uma rodela de tomate, e por cima desta uma colherada da pasta de ovo e fiambre.
Sirva de imediato como entrada ou refeição ligeira.

Bom Apetite!

quarta-feira, Maio 27, 2009

Ananás com Hortelã do Jamie Oliver

Como já aqui tinha dito num post anterior, adquiri recentemente mais um livro do Jamie Oliver, "Happy Days with de Naked Chef".Uma das receitas que quase de imediato me chamou a atenção pela sua simplicidade, e por conter uma combinação de ingredientes que eu adoro, foi exactamente este ananás com hortelã. Aqui fica.

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

1 ananás ou abacaxi maduro
2 pernadas de hortelã fresca
2 colheres de sopa de acúcar ou açúcar baunilhado

Preparação:

Comece por arranjar o ananás tirando-lhe toda a casca. Corte-o depois em 4 quartos, longitudinalmente, removendo depois o centro.
Corte cada um dos quartos em fatias o mais finas que conseguir, e disponha numa travessa ou prato de servir.
Num almofariz coloque as folhinhas de hortelã previamente lavadas e o açúcar e esmague tudo muito bem até obter um açúcar de cor verde.
Salpique o ananás com o açúcar de hortelã e está pronto a servir.

Bom Apetite!

terça-feira, Maio 26, 2009

Salada Ceaser´s

Todos sabem que a salada Ceaser´s é um clássico americano difícil de igualar, mas com a chegada do calor vem a vontade de comer saladinhas em vez de sopa nos jantares de domingo. Portanto, desta vez, esta foi a escolhida. Poderá não ser exactamente igual à original, mas nós por aqui gostamos e havemos de repetir!

Ingredientes para 2 pessoas:

10 folhas de alface rija
40 gramas de croutons
´
Para o Molho Ceaser´s:
1 dente de alho
azeite
sumo de limão
sal e pimenta q.b.
molho inglês
1 gema
4 colheres de sopa de parmesão ralado

Preparação:

Prepare a alface lavando-a e cortando-a com as mãos em ripas. Depois enxugue-a bem com uma daquelas enxugadores de salada. Reserve.
Prepare o molho misturando a gema com um pouco de sumo de limão, molho inglês, o dente de alho esmagado e um pouco de azeite. Vá batendo com uma vara de arames até o molho engrossar, e vá juntando azeite até uma consistência líquida, mas cremosa. Tempere de sal, pimenta e com 2 colheres de parmesão ralado.
Misture depois o molho com a alface e os croutons de modo a que tudo fique bem coberto.
Sirva de imediato como entrada.

Bom Apetite!

segunda-feira, Maio 25, 2009

E de repente... 3 anos de receitas!

Não posso acreditar que já faz 3 anos que me dedico a este blogue.
Lembro-me de como timidamente começei, de como fui obtendo os primeiros comentários, de como fui descobrindo muitas mais cozinhas virtuais.
Olho com alguma tristeza cozinhas que entretanto fecharam, e com bastante alegria as cozinhas que vão abrindo. Todos juntos mostramos ao mundo que cozinhar está sempre na moda, que é divertido e saudável cozinhar para os amigos e família, e que é enriquecedor partilhar conhecimentos, receitas, e esta paixão pelos tachos, tabuleiros e colheres de pau.
Em 3 anos aprendi muitas coisas e espero ter ensinado e passado a minha paixão por cozinhar, a pelo menos uma pessoa.
E quero deixar um obrigado a todos os que aqui passam, a todos os que comentam, a todos os que enviam mails com perguntas e dúvidas a que eu tento sempre responder dentro dos meus modestos conhecimentos. E também a todos os visitantes silenciosos.
E à minha mãe e à minha avó que são as responsáveis por esta paixão pela cozinha, elas sim excelentes cozinheiras.
E à minha irmã, que muito antes deste blogue e do M. era ela a minha cobaia e quem sempre, (mas mesmo sempre) lavava a louça.
E ao M. que come as boas e as más invenções culinárias, que espera pacientemente pelas fotografias antes de sequer tocar no prato, e que me incentiva sempre a ir mais além.

Obrigada a todos!

sexta-feira, Maio 22, 2009

Tacinhas de Iogurte com Compota de Frutos Vermelhos

No último fim de semana descobri à venda (na versão original), um dos livros do Jamie Oliver em falta na minha colecção. Ao folhear o "Happy Days with de Naked Chef", esta sobremesa tão simples e amorosa saltou-me logo à vista, e foi, depois de algumas alterações em função dos ingredientes existentes cá em casa, a escolhida para finalizar o nosso almoço de domingo.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 iogurtes naturais
2 colheres de sopa de compota de frutos vermelhos (no original é usada compota de Mirtilhos)
2 colheres de sopa de calda de açúcar aromatizado com limão (no original Elderflower Cordial, um xarope açúcarado de flôr de sabugueiro)
cerejas e folhas de hortelã para decorar

Preparação:

Bata os iogurtes e divida-os por duas tacinhas. Coloque em cada uma das tacinhas uma colher de sopa generosa de compota de frutos silvestres, e outra de calda de açúcar.
Decore com a cereja e as folhinhas de hortelã e leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite!

quinta-feira, Maio 21, 2009

Carnes na Pedra

Pensei várias vezes sobre esta postagem antes de a colocar aqui. Afinal toda a gente sabe fazer carne na pedra, não tem nada que saber... E depois, pensei melhor, e achei que apesar de tudo poderia ser uma ajuda para muitos colocar aqui esta postagem.
Para dar umas dicas sobre os acompanhamentos, e sobre os molhos caseiros que podem fazer em casa... Para simplificar a vida daqueles que gostam de receber, mas não gostam ou não sabem o que cozinhar.
E porque esta é uma excelente (e simples, e rápida) refeição para conviver com os amigos ou a família, aqui fica.
(Deixo apenas ideias e sugestões de como podem fazer. Deixem-se levar pela imaginação e preparem os vosso próprios molhos e decidam outros acompanhamentos.)

Ingredientes para 4 pessoas:

2 bifes grandes de vaca, cortados em pequenos lombinhos
2 lombinhos de porco, cortados em pequenos bifinhos
1 chouriço de carne em rodelas
sal q.b.
alho em pó q.b.

Para os molhos:
1 ovo
sal e pimenta q.b.
óleo q.b.
sumo de limão
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de ketchup
molho inglês q.b.
1 colher de sopa de salsa picada
1 dente de alho picado
1 colher de sobremesa de pó de caril
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de cravinho
1 colher de chá de açafrão das indias
1 colher de chá de coentros em pó

Para os acompanhamentos:

1 embalagem de batatinhas noisette (congeladas)
2 laranjas
1 pimento verde
salada de alface, couve roxa e cenoura

Preparação:

Comece por aquecer a pedra no forno durante 30 minutos a cerca de 200ºC.
Prepare depois os molhos. Num copo alto coloque o ovo inteiro, a mostarda, um pouco de sumo de limão, tempere de sal e pimenta e coloque um pouco de óleo. Com a varinha mágica bata a mistura até esta ficar cremosa, e vá acrescentando mais óleo, e batendo com a varinha até obter uma maionese, que servirá de molho base.
Divida esta mistura por quatro tacinhas. A uma delas acrescente o pó de caril, e terá um molho de caril. À seguinte acrescente o alho e a salsa picada e terá um molho de alho. Na terceira tacinha junte o ketchup e umas gotas de molho inglês e terá molho coktail. Na ultima tacinha junte os cominhos, o cravinho, os coentros em pó e o açafrão e terá um delicioso molho oriente.
Prepare depois a salada de alface que vai servir como acompanhamento juntamente com a couve roxa e a cenoura ralada. Descasque as laranjas e corte-as em rodelas. Corte o pimento em tiras para o grelhar também na pedra. Frite ou asse no forno as batatinhas noisettes.
Coloque cada um destes acompanhamentos numa tacinha diferente e leve para a mesa juntamente com os molhos, para que depois cada um dos convidados se sirva.
Tempere as carnes me separado com o alho e o sal. Leve também para a mesa em recipientes separados, bem como o chouriço cortado em rodelas.
Chame para a mesa e, cuidadosamente, retire a pedra do forno e coloque-a sobre a mesa, no suporte próprio com as lamparinas já acesas.

Bom Apetite!

quarta-feira, Maio 20, 2009

Gelado de Banana da Marizé

Desde que vi este gelado no blogue da Marizé, que não descansei enquanto não comprei as bananas necessárias para o preparar. E, assim que as comprei, corri para a cozinha a preparar este gelado. Um dos melhores dos últimos tempos.

Ingredientes:

2 Bananas grandes
Sumo de limão q.b.
200ml de natas
75g de açúcar amarelo

Preparação:

Esmague as bananas com um garfo e regue com um pouco de sumo de limão.
Bata as natas com o açúcar até estarem firmes e fofas.Misture depois as bananas e coloque na sorveteira. Se não tiver máquina de gelados, coloque a mistura num tabuleiro coberto e leve ao congelador. De 2 em 2 horas. Retire o gelado do congelador e bata com um garfo ou vara de arames para desfazer os cristais de gelo. Repita até o gelado estar cremoso.
Guarde numa taça hermeticamente fechada no congelador.

Bom Apetite!

terça-feira, Maio 19, 2009

Asinhas de Frango Crocantes

Este delicioso petisco foi preparado para um dos nossos simples jantares de domingo.
Para ser mais saudável as asinhas foram assadas no forno em vez de fritas, mas podem ser feitas das duas maneiras. São ideais para uma festa volante e também para levar a um piquenique!

Ingredientes para 2 pessoas:

6 asinhas de frango
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
2 dentes de alho
1 colher de sopa de sementes de papoila
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de oregãos secos
1/2 chávena de chá de pão ralado
azeite q.b.
1 ovo batido

Preparação:

Corte a ponta às asas de frango e corte-as depois ao meio separando as duas partes. Numa taça coloque as asas de frango e tempere com sal, pimenta, sumo de limão e o alho picadinho. Deixe ganhar sabor.
À parte misture o pão ralado com as sementes de papoila , os oregãos e o alho em pó.
Seque as asas de farngo e passe-as pelo ovo batido, e depois pela mistura de pão ralado de modo a que fiquem bem cobertas.
Disponha as asas de frango num tabuleiro que vá ao forno, mas sem as sobrepôr. Regue com um fio de azeite e leve a forno quente (200ºC) até as asas estarem douradas e crocantes. A meio da cozedura, vire as asas de modo a ficarem estaladiças e douradas de ambos os lados.
Sirva quentes ou frias, simples ou com molhos da sua preferência.

Bom Apetite!

segunda-feira, Maio 18, 2009

Insalata Caprese

Nada como uma saladinha fresca e aromática para começar a semana e ir chamando o calor. De simples e bons ingredientes nasce este clássico da cozinha italiana, uma das minhas saladas preferidas. Deliciosa como entrada em almoços e jantares na altura do calor.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tomates maduros mas ainda firmes
1 bola de mozarella fresca
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de sopa de azeite
6 folhas de mangericão fresco
flôr de sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação:

Lave bem o tomate e corte-o em cubos. (Eu cortei em cubos, mas normalmente a salada é servidas com o tomte e a mozarella em rodelas) Tempere-o com a flôr de sal, o vinagre, o azeite e 4 folhas de mangericão em pedacinhos. Deixe marinar.
Com as mãos, corte pequenos pedaços de mozarella.
Prepare a salada. Em copinhos individuais coloque uma camada de tomate temperado, outra de mozarella, outra de tomate e termine com a mozarella.
Decore com uma folha de mangericão fresco e pimenta moída na hora.
(Se optar por fazer numa travessa ou prato de servir, opte pelo tomate e a mozarella em rodelas e vá intercalando as fatias. Decore depois com o mangericão e regue com a marinada do tomate.)
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

sexta-feira, Maio 15, 2009

Gelado Caseiro de Chocolate

O tempo não tem estado muito famoso. Depois de uns dias de calor e de sol, eis de volta a chuva que, este ano, parece não se querer ir embora... E eu que adoro o sol, o calor, a praia, os gelados...
Talvez por isso tenha resolvido tirar o pó da sorveteira e ter feito o primeiro gelado do ano!

Ingredientes para cerca 700 gr de gelado:

200gr de chocolate negro em tablete
100gr de açúcar
200ml de natas
200ml de leite
2 gemas

Preparação:

Numa panela colocam-se as natas, o leite e o açúcar e leva-se ao lume até levantar fervura.
Depois, e fora do lume, adiciona-se o chocolate partido em pedacinhos e as gemas, e mexe-se bem até a mistura fiar homogénea, devem-do passar-se a mistura por um coador de rede para retirar qualquer grumo que tenha ficado.
Leve depois a mistura ao frigorífico para refrigerar bem entre 6 a 12 horas.
Coloque depois a mistura na sorveteira e proceda de acordo com as instruções do fabricante. No meu caso é só deixar a maquina fazer o seu trabalho durante 30 a 45 minutos.
Para quem não tem sorveteira, coloque o a mistura de chocolate num tabuleiro que vai ao congelador. Depois, de 2 em 2 horas tire o gelado do congelador e bata a mistura com um garfo ou batedeira para quebrar os cristais de gelo e assim começar a fazer o gelado. Repita tantas vezes quantas as necesárias até a mistura se apresentar com a textura de um gelado.
Guarde em caixas hermeticamente fechadas.

Bom Apetite!

quinta-feira, Maio 14, 2009

Brioche de Iogurte

Ainda de volta com receitas que imprimi de outros blogues, descobri este delicioso brioche retirado do blogue da queridíssima Nanda. Um dos melhores brioches que fiz até hoje.

Ingredientes:

2 iogurtes naturais
1 ovo + 1 gema para pincelar
2 colheres sobremesa de açúcar baunilhado
80g de açúcar
1/2 colher de café sal
500g de farinha sem fermento
50g de manteiga a temperatura ambiente e cortadas aos quadradinhos
1 pacotinho de fermento Vahiné

Preparação:

Colocar os ingredientes pela ordem apresentada na maquina de pão. Programar a maquina para massa (portanto sem a parte da cozedura).
Uma vez o programa terminado retirar a massa da máquina com as mão enfarinhadas colocar a massa numa forma de bolo inglês ou de briche previamente untada e enfarinhada.
Deixar levedar mais 45 minutos.
Depois é só pincelar o brioche com a gema batido com uma pinguinha de agua e levar ao forno pré aquecido a 200ºC.
Deixar cozer até ficar bem lourinha.

Bom Apetite!

quarta-feira, Maio 13, 2009

Bolo de Cenoura à Brasileira

A semana passada andei a arrumar uns papeis que andavam acumulados pela mesa do computador, quando descubro umas quantas receitas impressas. Já nem me lembrava daquelas receitas, e estava pronta a arquivar, até que ponho os olhos num bolo de cenoura e chocolate retirado de um site brasileiro.
Peguei na receita e rumei à cozinha. A receita original está aqui.

Ingredientes:

3 ovos
2 chávena de chá de açúcar (320g)
2 chávenas de chá de farinha de trigo (260g)
1 colher de sopa rasa de fermento
1 chávena de chá de óleo (100ml)
300g de cenouras
1 pitada de sal

Cobertura:250ml de leite 200g de açúcar, 4 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de sopa de maisena e 1 pitada de sal.

Preparação:

Bata no liquidificador os ovos, as cenouras descascadas em pedaços, o óleo e o sal.
Numa tigela, misture o açúcar, o fermento e a farinha. Despeje a mistura do liquidificador para a tigela e misture bem.
Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com farinha. Coloque a mistura a cozer em forno pré aquecido a 170ºC.
Entretanto prepare a cobertura. Misture todos os ingredientes e leve ao lume até engrossar. Deixe arrefecer.
Assim que o bolo estiver cozido retire-o do forno e deixe arrefecer um pouco. Cubra-o depois com a cobertura.
Sirva cortado em quadrados.

Bom Apetite!

terça-feira, Maio 12, 2009

Ossobuco à Milanesa

Andava para fazer ossobuco hà imenso tempo, mas quando me lembrava nunca os encontrava à venda. Mas da ultima vez que os vi à venda, não me escaparam. Não são de vaca, mas sim de carne de porco, que eu prefiro, pois tenho uma relação difícil com a carne de vaca.
Segui quase na integra a receita da Elvira, e ficou delicioso. E como se vivem tempos de menor abundância (para não dizer crise), fica uma refeição muito barata.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 ossobucos de porco ou de vaca pequenos
1 cebola pequena picada finamente
2 tomates pequenos pelados
azeite q.b.
1 copo de vinho branco seco
1,5 copos de caldo de carne quente
farinha q.b.
sal & pimenta moída na altura

Gremolata: 1 dente de alho picado finamente, 1/2 ramo de salsa picado finamente, raspa da casca de 1/2 limão

Preparação:

Fazer alguns cortes nas bordas dos ossobucos para estes não enrolarem durante a cozedura. Temperar com sal e pimenta. Passar por farinha.
Aquecer o azeite numa frigideira grande e refogar a cebola até ficar ligeiramente dourada. Retirar a cebola da frigideira e reservar.
Juntar um pouco mais de azeite à frigideira. Deixar aquecer e adicionar a carne. Alourar de ambos os lados. Acrescentar a cebola refogada e o tomate cortado em cubos e regar com o vinho branco.
Regar depois com o caldo quente e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 1h45-2h00, virando a carne à meio da cozedura. Se necessário, adicionar pequenas quantidades de caldo para o molho não secar.Rectificar os temperos.
Misturar muito bem todos os ingredientes da gremolata e adicionar à carne. Cozinhar por mais uns minutos, sacudindo a frigideira para a carne não pegar no fundo.
Servir de imediato, acompanhando com puré de batata.

Bom Apetite!

segunda-feira, Maio 11, 2009

Lacinhos com Cogumelos, Ervilhas e Bacon

Num destes dias, sem grande inspiração para cozinhar, e com o M. a dizer que vinha jantar, recorri, mais uma vez à massa.
Desta vez sem molhos, simples, apenas com umas coisinhas aqui e ali. Muito boa.

Ingredientes para 2 pessoas:

250gr de massa farfale
200gr de bacon em cubinhos
1 chávena de ervilhas congeladas
1 chávena de cogumelos congelados
sal e pimenta

Preparação:

Leva a massa a cozer em água temperada de sal.
Entretanto, leve o bacon a fritar numa frigideira anti aderente e sem adicionar mais gordura. Quando estiver frito, e na gordura que entretanto se formou, junte as ervilhas e os cogumelos congelados. Deixe cozinhar em lume brando até toda a água ter evaporado e os legumes estarem cozidos. Rectifique os temperos.
Entretanto escorra a massa e junte-a à mistura do bacon e legumes. Mexa bem, com o lume ligado no mínimo, para integrar todos os sabores. Tempere com um pouco de pimenta.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

sexta-feira, Maio 08, 2009

Triffle de Morangos e Aveia Crocante

Lembram-se do jantar com os amigos TS e C? Ora bem, depois de muitas voltas dar a cabeça, à procura de uma sobremesa simples e elegante para poder estrear as minhas tacinhas novas lá me veio à ideia a junção destes ingredientes.
Houve quem gostasse muito e repetisse. Houve quem achasse muito doce. Eu gostei.

Ingredientes para 4 tacinhas:

1 ovo
2 colheres de sopa cheias de maisena
6 colheres de sopa rasas de açúcar
300ml de leite
raspa de limão
100gr de aveia
50 gr de açúcar
12 morangos maduros

Preparação:

Comece por fazer o creme de maisena. Bata o ovo com o açúcar e a farinha e misture o leite. Leve ao lume mexendo sempre com uma vara de arames ou uma colher de pau até o creme engrossar. Aromatize com a raspa de limão. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare a aveia crocante. Numa frigideira anti aderente leve ao lume o açúcar. Assim que este começar a derreter, junte a aveia e vá mexendo de modo a caramelizar a aveia, e até esta apresentar uma côr dourada. Retire para uma taça e deixe arrefecer.
Lave e corte os morangos em fatias, deixando 4 para a decoração.
Faça camadas alternadas de creme de maisena, com morangos e a aveia crocante, finalizando com o creme e polvilhando com uns flocos de aveia e o morango inteiro.
Leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite!

quinta-feira, Maio 07, 2009

Lulas Estufadas com Molho de Natas

As minhas receitas têm primado, ultimamente, pela simplicidade. E isso não as torna menos dignas deste blogue. Muito pelo contrário, como é o caso destas argolas de lulas que ficaram divinais.

Ingredientes para 4 pessoas:

700gr de argolas de lula (ou potas)
200ml de natas magras
1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Leve ao lume um tacho com um fundo de azeite. Refogue a cebola e o dente de alho previamente picados e uma folha de louro.
Assim que a cebola estiver translucida, acrescente as lulas, sal e pimenta q.b. e 1/2 copo de vinho branco. Deixe o vinho evaporar um pouco e acrescente a todo o tomate pelado previamente passado pela picadora e o molho em que este vem conservado.
Deixe cozinhar em lume brando até as lulas estarem macias.
Quase no fim da cozedura acrescente as natas e deixe cozinhar só até estas levantarem fervura e engrossarem o molho.
Sirva com arroz branco ou puré e uma salada.

Bom Apetite!

quarta-feira, Maio 06, 2009

Carne de Porco à Portuguesa

Quase todas as pessoas sabem fazer e já fizeram carne de porco à Alentejana. Cá em casa é bastante apreciado. Mas há dias em que não há ameijoas e mesmo assim fazemos uma espécie de carne de porco à Alentejana. Mais simples e económica, chamada simplesmente de Carne de Porco à Portuguesa!

Ingredientes para 2 pessoas:

300gr de carne de porco em cubos (podem usar lombo, pá, perna...)
6 batatas médias
1 colher de sobremesa de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
2 dentes de alho
azeite q.b.
12 azeitonas pretas descaroçadas
4 colheres de sopa de Pickles grosseiramente picados
1/2 molho de coentros frescos

Preparação:

Depois da carne cortada em cubos tempere-a com a massa de pimentão, os alhos picados, o vinho branco, o louro, a pimenta e um pouco de sal. Deixe repousar.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos, do tamanho aproximado da carne de porco. Escorra-as e seque-as, fritando depois em óleo bem quente até ficarem douradas.
Leve depois um tacho ao lume com um fundo d azeite e adicione a cane bem escorrida da marinada, deixando fritar até a carne estar cozinhada. Acrescente depois o líquido da marinada e metade dos coentros e deixe fervilhar mais uns minutos.
Junte depois as batatas fritas, os pickles e as azeitonas envolvendo bem.
Coloque no prato de servir e polvilhe com os restantes coentros.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

terça-feira, Maio 05, 2009

Tacinhas de Brie Gratinado

À volta da mesa, ainda com o TS e a C, e depois do pão de alho e oregãos ainda houve tempo para um entradinha de queijo gratinado.
Normalmente é feito com Camembert que vai a gratinar inteiro, dentro da própria caixa depois de temperado. Mas eu gosto pouco de ver 4 pessoas a servirem-se quase ao mesmo tempo do mesmo sítio, portanto resolvi cortar o queijo em pedaços e gratinar individualmente em tacinhas.
Foi uma ideia acertada!

Ingredientes para 4 tacinhas:

1 queijo Brie (podem usar Camembert ou outro)
azeite q.b.
alho em pó q.b.
oregãos q.b.

Preparação:

Cortar o queijo em pequenas fatias e distribuir igualmente pelas 4 tacinhas. Temperar cada tacinha com um pouco de alho e oregãos e regar com um fio de azeite.
Levar a derreter no forno ou no microondas, e servir de imediato com tostinhas, bolacas de sementes ou pãezinhos quentes caseiros.

Bom Apetite!

segunda-feira, Maio 04, 2009

Pão de Alho e Oregãos

Mais uma vez, os meus queridos amigos TS e C estiveram por estas bandas e vieram jantar cá a casa.
Como não comia, nem fazia lasanha há imenso tempo, esse foi o prato escolhido. E para começar tivemos direito a este delicioso pão de alho caseiro.

Ingredientes:

250gr de massa de pão (eu usei a desta maravilhosa receita)
4 dentes de alho
4 pernadas de oregãos frescos
4 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
Flôr de sal

Preparação:

Num almofariz esmague os dentes de alho com os oregãos frescos e o sal. Quando tudo estiver bem moído, junte o azeite de modo a formar uma pasta que se consiga barrar. Se necessário junte um poucio mais de azeite.
Estenda a massa de pão como se fosse para fazer uma pizza, numa forma redonda ou rectangular, e barre toda a massa com a mistura anterior com a juda de um pincel de cozinha. Por fim tempere com um pouco de pimenta moída na hora e flôr de sal.
Leve a forno moderado (180ºC) até o pão estar cozido e com uma cor dourada.
Sirva morno.

Bom Apetite!

sexta-feira, Maio 01, 2009

Mil folhas de Laranja e Morangos com Molho de Iogurte e Canela

Um nome tão pomposo para uma coisa tão simples!
Simples ou não é uma sobremesa deliciosa e refrescante. E todos podem comer, sem culpas!
Bom Fim de Semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 laranja
8 morangos
1/2 iogurte natural
2 colheres de sopa de adoçante em pó (ou açúcar ou mel)
1 colher de chá de canela + para polvilhar

Preparação:

Descasque a laranja e corte-a em 6 rodelas. Lave os morangos, retire-lhes o pezinho e corte-os também em rodelas.
No centro de cada um dos partos de servir coloque uma rodela de laranja. Cubra com os morangos fatiados. Coloque a segunda camada de laranja, cubra com os morangos e, finalmente coloque a ultima camada de laranja e morangos. Polvilhe com canela e reserve no frigorífico.
Entretanto bata o iogurte com o adoçante ou açúcar e a canela.
Na altura de servir, cubra cada um dos montinhos de fruta com colheradas do molho de iogurte e sirva de imediato.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin