sexta-feira, Fevereiro 26, 2010

Bombons Morango e Chocolate

Como podem ver, não são propriamente bombons. São muito simplesmente morangos que foram mergulhados em chocolate. Também os preparei para o jantar de sábado passado e fizeram um sucesso tão grande que não podia deixar de os colocar aqui.
Uma doce sugestão para o fim de semana!

Ingredientes:

250gr de morangos
1 tablete de chocolate negro com 70% cacau (mas podem usar chocolate de leite ou chocolate branco)
espetos de bambu

Preparação:

Lave bem os morangos sem lhe retirar os pedunculos, Seque-os bem e coloque-os nos espetos pela parte do pedundulo, de modo a ficar com uma espécie de chupa-chupa.
Entretanto derreta o chocolate no microondas ou em banho maria, tendo o cuidado para este não queimar. Para o chocolate não arrefecer coloque-o, depois de derretido, sobre uma outra taça que contenha àgua quente, numa espécie de banho maria.
Vá mergulhando os morangos no chocolate derretido e coloque-os depois sobre papel vegetal até o chocolate solidificar novamente. Poderá colocar depois os morangos no frigorífico para acelerar o processo de endurecimento.
Depois de solidificados coloque os morangos num prato e sirva à sobremesa.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 25, 2010

Caril de Bacalhau

Pode paracer estranho, mas caril de bacalhau resulta lindamente.
Há muito tempo que andava a matutar no caril de bacalhau, e desta resolvi-me finalmente a fazê-lo, E não me arrependi. O M. gostou e repetiu!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau do lombo
1/2 lata de leite de coco
1 cebola
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de pó de caril
1 pedacinho de raíz de gengibre
1 dente de alho
1 colher de chá de acafrão das indias (Curcuma)
1 raminho de coentros frescos
sal q.b.

Preparação:

Coza as postas de bacalhau em água a ferver durante 10 minutos. Retire, reservando um pouco da água de cozedura e deixe arrefecer. Limpe de peles e espinhas e reserve.
Entretanto pique a cebola com o dente de alho e com a raíz de gengibre, e leve a refogar no óleo vegetal. Quando a cebola estiver translucida, junte o pó de caril e o acafrão e misture bem. Adicione colheradas da água de cozedura do bacalhau para que a mistura não seque, e de modo a formar uma pasta de caril. Adicione depois o leite de coco, e quando levantar fervura junte o bacalhau. Rectifique os temperos.Deixe ferver em lume brando durante 10 minutos e perfume com os coentros frescos picados.
Sirva com arroz basmati bem soltinho e polvilhado com coentros.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 24, 2010

Espetinhos Agridoces

Também no sábado, antes de começarmos a jantar e para acompanhar uma garrafa de espumante, só para nos abrir o apetite, servi estes espetinho. A combinação de ananás com presunto é conhecida, agora a de uva e queijo de cabra ficou-nos no palato!

Ingredientes para cerca de 40 espetinhos:

1/2 abacaxi
6 fatias de presunto
1/2 queijo de cabra de meia cura
20 bagos de uva
espetinhos de bambú ou palitos

Preparação:

Descasque o abacaxi e corte em cerca de 40 quadrados pequenos. Corte as fatias de presunto em 3 tiras. Faça os espetinhos de abacaxi colocando um pedacinho de presunto entre dois cubinhos de abacaxi.
Lave as uvas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Corte o queijo de cabra em cerca de 20 cubinho. Faça os espetinhos colocando um quadradinho de queijo entre as metades da uva.
Coloque os espetinhos alternados num prato e sirva como amuse-bouche.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 23, 2010

Tarteletes de Cogumelos Balsâmicos com Rolinhos de Presunto Crocante

No sábado houve jantarada cá em casa em muito boa companhia. Foi uma noite muito divertida com os meus cunhados D. e L. e o P. e C.
Correu tudo correu muito bem e acho que todos gostaram da refeição. Para começar tivemos estas pequenas tarteletes de cogumelos que penso terem agradado a todos.

Ingredientes para 6 pessoas:

1 rolo de massa folhada fresca
200gr de cogumelos brancos
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
6 fatias de presunto

Preparação:

Estenda o rolo de massa folhada e, com a ajuda de um copo ou de um cortador de massa corte 6 circulos de cerca de 10cm de diametro. Pique as rodelas com um garfo e leve-as a forno quente (180ºC) durante 25 minutos até folharem e ficarem ligeiramente douradas. Enrole as fatias de presunto em rolinhos e coloque-as também no forno para ficarem crocantes.
Entretanto lave e seque os cogumelos. Corte-os depois em lâminas e salteie-os numa frigideira com o azeite. Tempere de sal e pimenta e, quando estiverem quase cozinhados e sem líquido, junte o vinagre balsâmico e deixe cozinhar em lume brando até reduzir.
Retire os folhados do forno e divida a mistura de cogumelos sobre estes. Finalize com um rolinho de presunto sobre cada folhado.
Sirva com uma salada verde temperada com uma vinagreta balsâmica.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 22, 2010

Frango com Tomilho e Alecrim

Para começar a semana em beleza, uma receita descomplicada onde as ervas frescas são a estrela numa refeição que chama a primavera. Foi o complemento ideal para um sábado com sol.

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 frango do campo cortado em pequenos pedaços
2 colheres de sopa de azeite + para fritar
1 raminho de tomilho fresco
1 raminho de alecrim fresco
3 dentes de alho
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação:

De véspera tempere o frango com os dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta e as folhinhas das ervas frescas desfeitas com as mãos. Deixe marinar.
Leve uma frigideira com cerca de 4 colheres de sopa de azeite ao lume e quando estiver quente adicione o frango e deixe ir fritando lentamente até estar uniformemente cozinhado e com uma cor dourada caramelo.
Sirva o frango salpicado com umas folhas de tomilho e acompanhe com arroz branco e uma salada verde.

Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 19, 2010

Creme de Bróculos

Quem disse que são preciso muitos vegetais para fazer uma sopa deliciosa? Esta levou apenas um vegetal, sal e água. E ficou deliciosa e cremosa. Ideal para servir em pequenos copos de shot num jantar volante. Deixo a sugestão!

Ingredientes para 4 pessoas:

500gr de broculos
sal
água q.b.

Preparação:

Arranje os broculos em raminhos e lave-os. Leve uma panela ao lume com sal e assim que levantar fervura introduza os broculos e deixe cozer bem.
Escorra os broculos reservando a água da cozedura, Coloque-os num copo triturador juntamente com um pouco de água e triture bem. Vá misturando um pouco da água da cozedura até a sopa apresentar uma textura espessa e cremosa, Triture um pouco mais e coloque nos copos.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 18, 2010

Sandwich de Frango, Pesto e Mozarella

Quando se chega a casa, após um fantástico fim de semana prolongado em boa companhia e por sítios lindos, não há muito em casa para comer. Ao mesmo tempo, a vontade de ir às compras a um supermercado apinhado e num dia de chuva, é nenhuma. Como se resolve a questão do jantar? Compra-se pão na padaria mais próxima e improvisa-se com os restos sobreviventes no frigorífico. O resultado saiu melhor que a encomenda.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pães
1 chávena de frango desfiado (restos de frango assado)
4 colheres de sopa de pesto
1 bola de mozarella fresca
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite

Preparação:

Comece por misturar o vinagre balsâmico com o azeite e tempere de sal e pimenta.
Entretanto abra o pão ao meio e barre-o generosamente com o pesto. Cubra depois com o frango desfiado e com fatias de mozarella fresca. Regue com o molho de balsâmico e azeite e feche os pães.
Embrulhe cada uma das sandes em papel de alumínio e faça pressão sobre elas, colocando um peso em cima delas. Deixe ficar assim durante cerca de 30 minutos para o pão absorver os sucos do recheio.
Sirva as sandes cortadas ao meio juntamente com uma sopa ou uma salada.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 17, 2010

Fritos de Ananás

Se há coisa que não costumo comprar nem usar é fruta em calda. Não gosto de a usar nem na salada de frutas que, quando faço, uso apenas fruta fresca. Uma mania como outra qualquer.
No entanto comprei recentemente uma lata de ananás em calda para fazer uma receita que para além do ananás usava a calda no tempero. Assim, vi-me com meia lata de ananás em calda perdida no frigorífico. A solução encontrada foi preparar estes fritos de ananás. Ficou a faltar a bola de gelado de baunilha a acompanhar.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 rodelas de ananás em calda
100ml de calda do ananás
2 colheres de sopa de açúcar
75gr de farinha
açúcar e canela para polvilhar

Preparação:

Escorra muito bem as fatias de ananás e reserve 100ml da calda. Enxugue as fatias de ananás em papel absorvente. Misture a farinha com o açúcar e a calda do ananás e mexa bem. Passe as fatias de ananás, por farinha, sacudindo o excesso, e depois pela polme.
Frite o ananás em óleo bem quente e até ficar dourado. Escorra sobre papel absorvente.Polvilhe de imediato com o açúcar e a canela e sirva ainda quente com uma bola de gelado de baunilha.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 16, 2010

Directamente da Guiné-Bissau

Recebi um cabaz de produtos vindos directamente da Guiné-Bissau.
Frutos e legumes que nunca tinha visto ou provado como os jacatus parecidos com pimentos pequeninos, o veludo que são os grãos vermelhos, o sucubébém que parece um tomate verde, e ainda o fole, um fruto de casca grossa amarelado.
Chegaram ainda diversos temperos e misturas locais para cozinhar. Pimenta da Guiné e do Senegal, pasta de amendoim com indicação para misturar a frango estufado.Recebi ainda tamarindo para dissolver em água e fazer sumo, torrão de amendoim e gengibre de Conakry, muito mais pequenino do que o que se costuma comprar por aqui. Malaguetas frescas e secas entre outras coisas. E como se tudo isto não bastasse, recebi ainda um livro de receitas da Guiné-Bissau.
Tudo isto enviado por um amigo que teve a simpatia, gentileza e amabilidade de partilhar tudo isto comigo. Obrigado M.N.
E esta é também a minha forma de agradecer, partilhando estas cores com todos os que visitam este blogue. Aguardam-se então receitas com sabores da Guiné- Bissau!

segunda-feira, Fevereiro 15, 2010

Bolachas de Cacau e Café

Esta semana começa doce, com umas bolachinhas feitas especialmente para oferecer. Preparei-as, deixei a repousar e cozi-as no forno.Deixei arrefecer e embrulhei-as. Só depois me lembrei da fotografia.... Ficaram apenas as duas mais feiosas. E os cartuchinhos com as restantes.

Ingredientes para cerca de 25 bolachinhas:
(Receita da Revista Blue Cooking nº44, página 28)

1 1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de cacau
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de café instantâneo
1/2 colher de chá de canela
160gr de manteiga à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar mascavado escuro
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
confeites coloridos q.b.
(a chávena usada tem 230ml de capacidade)

Preparação:

Numa taça msitura a farinha, o cacau, o sal, a canela e o café. Noutra, bata a manteiga com o açúcar com a ajuda de uma batedeira, a uma velocidade média até obter uma mistura fofa. Em seguida, adicione o ovo e a baunilha. Por fim junte a mistura com a farinha e envolva numa velocidade baixa.
Forme um rolo com a massa e role-o sobre os confeites coloridos. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 1 hora.
Retire depois o rolo do papel e com uma faca corte fatias de 0.5cm. Leve-as depois ao forno quente, 200ºC, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 10 a 15 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de guardar.

Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 12, 2010

Suspiros com Natas e Canela

Eu até podia não ter colocado hoje uma sobremesa dedicada ao dia dos namorados. Eu que não dou importância especial ao dia. Eu, que tenho logo uma crise de urticária assim que vejo coracõezinhos, peluches fofinhos, almofadas com frases românticas. Eu que nem gosto de rosas vermelhas... Eu podia não ter feito uma sobremesa "pindérica" que até decorei com umas bolachas em forma de coração (e não, não estou doente!). Podia não ter feito nada disto...
Mas fiz!
Happy Valentine!

Ingredientes para 2 pessoas:

200ml de natas frescas
6 suspiros (receita aqui, ou podem utilizar de compra)
Canela em pó (que é afrodisíaca)
1 colher de sopa de açúcar em pó

Preparação:

Bata as natas em chantilly e, quando estiverem firmes, junte o açúcar em pó.
Numa taça coloque 2 suspiros desfeitos grosseiramente. Cubra com 1/3 das natas batidas e polvilhe com canela. Faça mais 2 camadas sucessivas e guarde no frigorífico até servir.
(A decoração com as bolachas em forma de coração é completamente acessória e totalmente desnecessária)
Leve para a mesa apenas com uma colher e partilhem directamente da taça!

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 11, 2010

Gambas Fritas com Alho

Esta receita não tem nada que saber e certamente já todos a prepararam, de uma maneira ou de outra.
Foi mais um petisco de domingo, comido em frente ao sofá!

Ingredientes para 2 pessoas:

350gr de camarão calibre 40/60
6 dentes de alho grandes
sal q.b.
1 malagueta seca
azeite
coentros frescos

Preparação:

Comece por descascar os dentes de alho. Corte-os em lâminas e leve-os ao lume numa frigideira larga com um fundo de azeite. Adicione a malagueta partida ao meio.
Quando o azeite estiver quente junte os camarões, tempere de sal e deixe-os fritar de ambos os lados até estarem bem cozinhados.
Sapique com coentros frescos picados e sirva juntamente com pão caseiro torrado, ideal para molhar no azeite.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 10, 2010

Coelho com Feijão Branco e Alecrim

Apesar de gostar bastante de coelho, não é uma carne que coma com muita frequência. A minha receita favorita de coelho é frito com arroz de forno, como a minha mãe faz.
Desta vez resolvi prepará-lo com feijão e alecrim e ficou muito agradável. Uma receita própria para o inverno e para o tempo chuvoso.

Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

300gr de coelho partido em pedaços
300gr de feijão branco cozido
1 raminho de alecrim fresco
1 cebola
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 folha de louro
100ml de vinho tinto
azeite q.b.

Preparação:

Tempere o coelho com sal, pimenta, os dentes de alho picados, o louro e o vinho tinto. Deixe estar na marinada algumas horas.
Entretanto faça um refogado com a cebola picada e o azeite, Adicione o coelho com a marinada e o alecrim em pedaços, e deixe cozinhar em lume brando até o coelho estar cozinhado. Se necessários acrescente um pouco de água para não pegar.
Adicione o feijão branco (e um pouco de líquido da sua cozedura ou então um pouco de água) e rectifique os temperos. Deixe tudo cozinhar durante 20 minutos, em lume brando, para apurar os sabores.
Sirva com arroz branco.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 09, 2010

Paella Rápida

Obviamente que isto não é uma receita de paella, mas sim uma receita de uns arroz inspirado pela paella. Não leva os mesmos ingredientes, nem mesmo uma grande variedade, mas é uma boa refeição para um dia mais complicado, pois prepara-se num tacho só e em pouco tempo.

Ingredientes para 2 pessoas:

30 camarões calibre 40/60 já cozido
5 salsichas de churrasco (daquelas pequeninas)
1 chávena de ervilhas
1 cebola
azeite q.b.
1 medida de arroz vaporizado
3 medidas de água
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indias)
salsa
1/2 limão
sal q.b.

Preparação:

Descasque 20 camarões e corte-os ao meio. Reserve os restantes.
Numa frigideira grande coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada. Junte depois as salsichas em rodelas e deixe dourar. Adicione depois o arroz e a curcuma deixando envolver bem com os restantes ingredientes. Junte os camarões, as ervilhas e a água. Tempere de sal, mexa bem e deixe cozer na frigideira destapada em lume brando até toda a água ter evaporado e o arroz estar cozido. Se entretanto a água tiver evaporado e o arroz ainda estiver mal cozido acrescente um pouco mais de água e deixe cozer até a água se evaporar.
Quando o arroz estiver cozinhado decore com os camarões inteiros reservados, salsa picada e quartos de limão.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 08, 2010

Leite-Creme de Tomilho

O workshop na Quinta S. Luiz foi um sucesso. O chef Hélio Santos (chef executivo do restaurante da Quinta) deixou todos à vontade e, tanto eu como ele, tentamos dar o nosso melhor. Acho que conseguimos! Todos gostaram e estamos desejosos de repetir a experiência! A partilha foi fantástica, foi optimo conhecer novas pessoas, e todos aprendemos algo! Foi muito divertido conhecer Filipa, do Meu Docinho de Leite, e perceber que nos conhecemos há mais de 15 anos.
Este leite-creme foi umas das mini-sobremesas que fizemos no workshop. Partilho aqui a receita, que tive que preparar em casa, nessa noite, para que o M. aprovasse. E sei que não fui a única a testar as receitas assim que cheguei a casa!
Deixo-vos também umas fotos de outros "pequenos mimos para surpreender em grande", preparadas durante o workshop, para vos aguçar o apetite e, quem sabe, vos aliciar para o próximo!

Ingredientes para 6 pessoas ou 10 mini sobremesas:

500 ml de leite meio-gordo
100gr de açúcar
5 gemas
1 pernada de tomilho fresco
20gr de farinha Maisena (Amido de Milho)
açúcar demerada para queimar o leite-creme

Preparação:

Levar o leite a ferver com o tomilho e deixar depois em infusão durante 1 hora.
Numa taça, mistura o açúcar com a farinha e as 5 gemas e bater bem com uma vara de arames.
Misturar depois, pouco a pouco o leite, mexendo sempre. Coar a mistura para um tacho e levar novamente ao lume, sem parar de mexer, até engrossar.
Distribuir o leite-creme pelas tacinhas e deixar arrefecer.
Na altura de servir polvilhar as tacinhas com o açúcar demerara e queimar com o maçarico de cozinha.

Bom Apetite!




sexta-feira, Fevereiro 05, 2010

Salsichas com Mel e Mostarda

Estas salsichas, são tão simples e saborosas que até parece mentira! Adaptei de uma receita da Mafalda Pinto Leite com base nos ingredientes que tinha em casa. Mas o que eu gostei mesmo foi da combinação da mostarda com o mel. Simplesmente delicioso. Aproveitem o fim de semana para colocar em prática este petisco!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 salsichas tipo Hot Dog
4 fatias de fiambre
1 colher de sopa de mostarda de grão à antiga
2 colheres de sopa de mel

Preparação:

Misture a mostarda com o mel até obter uma pasta. Barre cada fatia de fiambre com essa pasta e enrole-a depois juntamente com uma salsicha.
Disponha os rolinhos num prato de ir ao forno e regue-os com a restante pasta.
Leve a forno quente durante 10 minutos e sirva com pão fresco.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 04, 2010

Sopa Rápida de Noodles

Como complemento do bolo salgado anterior, preparei também esta sopa. Em pouco mais de 5 minutos estávamos a saborear este caldo com noodles. Tive pena de não ter por aqui uns cogumelos ou alho francês ou até cenoura para colocar no caldo. Havia couve lombarda, que foi o que levou. Apesar da falta de ingredientes estava bastante saborosa e é optima para preparar rapidamente.

Ingredientes para 2 pessoas:

600ml de água a ferver
1/2 placa de noodles com ovo (massa chinesa)
1/4 de couve lombarda (ou uma mistura de vegetais a gosto)
2 colheres de sopa de molho de soja
1 cubo de caldo de galinha

Preparação:

Numa panela coloque a água a ferver, o cubo de caldo de galinha e o molho de soja. Deixe dissolver em lume brando. Entretanto corte a couve em juliana, lave e escorra-a bem e coloque-a no caldo a ferver, bem como os noodles.
Deixe cozinhar durante 3 a 4 minutos (o tempo dos noodles cozerem) e sirva de imediato.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 03, 2010

Bolo Salgado de Atum e Pimento Assado

Este domingo lembrei-me de fazer um bolo salgado, coisa que gosto muito e que já não fazia há imenso tempo. Para o recheio improvisei com o que tinha por casa que, apesar de simples resultou na perfeição.
Eu gostei tanto que no dia seguinte comi uma fatia ao pequeno almoço, juntamente com uma chávena de café com leite. Uma combinação "diferente" mas que me soube muito bem

Ingredientes:

2 ovos
1dl de óleo
2dl de leite
200g de farinha
1clh sobremesa de fermento em pó
sal e pimenta
margarina
1 lata de atum
1 latinha de pimento assado em conserva (cerca de 1 pimento pequeno)

Preparação:

Bata os ovos com o óleo, junte o leite e a farinha peneirada com o fermento. Misture muito bem e tempere de sal e pimenta.
Deite metade da massa numa forma de bolo inglês, untada com margarina e polvilhada com farinha. Por cima, disponha o atum escorrido e o pimento previamente cortado em cubinhos.
Termine com a restante massa e leve a cozer em forno quente (200ºC), durante 35 minutos.
Sirva morna ou fria.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 02, 2010

Lombo de Porco Recheado com Ameixas e Alperces com Batata Doce, Maçã e Cebola

Não foi só no sábado que me levantei cedo para cozinhar... No Domingo eram pouco mais de 8h30, (e eu com um olho aberto e outro fechado) já estava na cozinha a rechear um lombo de porco. E depois deixei-o a cozinhar enquanto fui à minha vida, que é como quem diz fui à missa e dei um saltinho ao shopping.
E sim, deixei o forno ligado com a carne a cozinhar desde as 9h45 até às 12h45 hora a que cheguei a casa. O truque é deixar a carne bem tapada com papel de alumínio - como se fosse um papelote gigante - e o forno a 150ºC. Quando chego a casa aumento a temperatura do forno e tiro o papel de alumínio para tostar a carne. Podem ter a certeza que ficam com um assado delicioso e suculento pois, como todos os assados, só tem a ganhar com a assadura lenta em lume baixo!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 pedaço de lombo de porco com cerfca de 500gr
6 ameixas secas
6 alperces secos
3 maçãs
1 batata doce grande
3 cebolas pequenas
sal e pimenta q.b.
100ml de vinho branco

Preparação:

Com a ajuda de faca afiada, ou uma tesoura, faça uma bolsa no lombo de porco tendo o cuidado de não cortar até ao fundo de uma das pontas.
Descasque uma das maçãs e, juntamente com os alperces e ameixas pique-os grosseiramente. Recheie o lombo de porco com esta mistura, pressionando bem, e fechando a ponta com a ajuda de uns palitos. Tempere o lombo com sal e pimenta e disponha-o num tabuleiro que vá ao forno.
Sem descascar, corte a batata doce e as restantes maçãs em pedaços e junte-as à carne.
Acrescente também as cebolinhas descascadas e cortadas em quartos. Regue com o vinho branco e tape com papel de alumínio.
Leve a forno moderado (180ºC) durante pelo menos 2 horas, retirando o papel de alumínio durante a ultima meia hora de forno para tostar.
Sirva a carne cortada em fatias com os legumes assados e, se desejar, arroz branco.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 01, 2010

Muffins de Pêra e Passas

Estes muffins foram a companhia doce do pequeno almoço deste fim de semana.
Eu compreendo que acordar cedo a um sábado de manhã para fazer bolos para o pequeno almoço, não seja para todos. Mas como já aqui disse muitas vezes, para mim cozinhar é algo que faço sempre com prazer, e nunca por obrigação!
Assim, preparei os muffins num instantinho e, juntamente com uma chávena de café com leite tomei o pequeno-almoço na companhia do M., prazer este que só tenho mesmo ao fim-de-semana!

Ingredientes para 10 muffins pequenos:

150gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
75gr de açúcar
1 ovo
125ml de leite
25gr de manteiga derretida
2 pêras rochas partidas em pequenos pedaços
2 colheres de sopa de passas

Preparação:

Misturar a farinha com o fermento e o açúcar. À parte misturar o ovo com o leite e a margarina derretida. Juntar as duas misturas e adicionar a pêra e as passas. Misturar bem e encher até 3/4 cerca de 10 forminhas de silicone ou outras desde que previamente untadas com manteiga.
Levar a forno quente (200ºC) até estarem douradas, cerca de 20 minutos.
Tirar das formas e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin