sexta-feira, abril 30, 2010

Bolo de Ananás


Ainda do jantar de sexta-feira, e depois de uns deliciosos morangos com chocolate, tivemos como sobremesa este bolo de ananás, receita antiga da minha mãe, e que durante muitos anos fez parte de todas as mesas de festa lá por casa.
Aqui fica como sugestão para o fim-de-semana!

Ingredientes:
(usei uma chávena com 250ml de capacidade)

1 lata de ananás em calda
1,5 chávena de açúcar
3 ovos
0,5 chávena de margarina derretida
1 chávena de calda de ananás
2 chávenas de farinha peneirada com 3clh de chá de fermento
¼ chávena de açúcar
cerejas em calda
¼ chávena de margarina

Preparação:

Abra a lata de ananás. Deite dentro da forma o ¼ da chávena de margarina e barre muito bem a forma com toda ela. Depois, deite-lhe o ¼ de chávena de açúcar e espalhe muito bem no fundo da forma. Coloque-lhe no fundo rodelas de ananás, e cerejinhas nos intervalos.
Bata o restante açúcar com as gemas. Junte ao batido a margarina derretida, mexa bem, e depois, adicione-lhe a calda de ananás. Bata as claras em castelo e misture ao preparado alternando com a farinha, mexendo sem bater. Quando tudo estiver ligado, deite na forma e leve a cozer em forno médio 50 a 60 minutos.
Deixe arrefecer, descole cuidadosamente em volta e desenforme.

Bom Apetite!

quinta-feira, abril 29, 2010

Cestinhos de Ovos Mexidos com Espargos Bravos


Depois de ter mostrado os acompanhamentos que fizeram parte do jantar de sexta-feira, é agora altura de mostrar a entrada.
Apesar de até ter ficado bonitinha, nestes cestinhos amorosos feitos com massa filo, o M. disse que os espargos ficaram rijos, e que parecia que estava a comer pauzinhos. Os restantes não se pronunciaram muito em relação a isto, mais para não serem desagradáveis, do que por acharem que o M. não tinha razão. Para mim estavam bons, pois gosto do contraste crocante dos espargos com os ovos macios. Mas para a próxima em vez de saltear os espargos vou ter mesmo de lhes dar uma fervura. Mesmo assim aqui fica a receita.

Ingredientes para 6 pessoas:

12 quadrados de massa filo com cerca de 15x15cm
1 molho de espargos bravos
8 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite

Preparação:

Comece por preparar os cestinhos de massa filo. Pincele as folhas de massa filo com um pouco de manteiga e forre 6 forminhas de queques com duas folhas sobrepostas e amassando um pouco as extremidades. Leve a massa a forno quente (180ºC) até ficar dourada e estaladiça o que demora cerca de 8 a 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Entretanto corte os espargos em pequenos pedaços e leve-os a saltear numa frigideira anti-aderente com um pouco de azeite. (Ou então coloque-os em água a ferver durante 1 minuto e leve-os só depois a saltear.)
Bata os ovos e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Junte-os depois aos espargos e vá mexendo até os ovos ficarem cremosos e não muito secos.
Coloque depois os ovos mexidos dentro das caixinhas de massa filo e sirva juntamente com uma salada verde como entrada.

Bom Apetite!

quarta-feira, abril 28, 2010

Legumes Assados com Alecrim e Tomate Fresco

Outro dos acompanhamentos do jantar de sexta-feira, para além das batatinhas com natas e parmesão, foram estes legumes que, ao contrário das batatas não tiveram muitos fãs. Ao que parece não há grandes amantes de beringela por estes lados... E fizeram a sugestão para substituir por cogumelos da próxima vez!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

1 courgete pequena
1 beringela pequena
1 cebola roxa
sal e pimenta q.b.
alecrim fresco
azeite
2 tomates maduros

Preparação:

Lave e corte em rodelas não muito finas a courgette, a beringela e a cebola. Coloque os legumes num tabuleiro de ir ao forno e tempere com o sal, a pimenta, o alecrim e regue com um pouco de azeite. Leve ao forno quente (180ºC) até os legumes estarem cozinhados mas um pouco crocantes. Retire então do forno e deixe arrefecer um pouco. Junte depois o tomate também cortado às rodelas, tempere com um pouco mais de azeite e de alecrim e mexa bem.
Sirva à temperatura ambiente.

Bom Apetite!

terça-feira, abril 27, 2010

Batatinhas Assadas com Parmesão e Natas

Este fim de semana foi rico em "vida social"! Na sexta um jantar de amigos cá em casa, no sábado um jantar magnífico e delicioso no restaurante da Quinta S. Luiz executado pelo Henrique Sá Pessoa e pelo Hélio Santos e no domingo um lanche em casa de amigos que se prolongou até ao jantar.
No jantar de sexta cá em casa a ementa foi simples, e com alguns altos e baixos. Estas batatinhas foram um dos pontos altos do jantar.

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

1 kg de batatas pequenas descascadas
50 gr de queijo parmesão
sal e pimenta q.b.
150 ml de natas

Preparação:

Coza as batatas em água temperada de sal durante 15 minutos.
Entretanto num prato de ir ao forno e à mesa coloque metade do queijo parmesão ralado na hora e um pouco de pimenta e de sal.
Assim que as batatas estiverem cozidas escorra-as bem, e coloque-as no pirex envolvendo bem no queijo parmesão e nos restantes temperos. Sobre as batatas coloque as natas, volte a envolver e cubra-as com o restante parmesão.
Leve a forno quente(180ºC) tapado com papel de alumínio até as batatas estarem macias. Destape e deixe alourar.
Sirva como acompanhamentos de carnes assadas.

Bom Apetite!

segunda-feira, abril 26, 2010

Tostadas de Azeite e Tomate em Pão de Azeitonas

Tenho este vício espanhol de comer "tostada de azeite e tomate". Adoro! E quem nunca provou, não sabe o que está a perder. Qual torrada com manteiga... Nada chega a uma boa fatia de pão caseiro torrado regado com um fio de bom azeite e uma pedrinha de sal. Se levar tomate melhor ainda!
Até parece que nos estou a ver - eu, o M., a C. e o T. - numa qualquer cidade espanhola a comer tostadas de azeite e tomate ao pequeno-almoço numa qualquer casa de desayunos.
E agora que descobri que o pão de azeitonas do "Tio" Jerónimo fica lindamente feito assim, não quero outra coisa.
Como era possível nunca ter partilhado. Aqui fica.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pãezinhos de azeitonas
azeite q.b.
flôr de sal
1 tomate maduro

Preparação:

Corte os pãezinhos ao meio e coloque-os na torradeira a tostar ligeiramente. Entretanto lave o tomate e corte-os em fatias.
Assium que o pão sair da torradeira regue-o com um fio de azeite, coloque as fatias de tomate por cima e polvilhe com uma pitada de flôr de sal.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

sexta-feira, abril 23, 2010

Doce de Morango

Consegui comprar morangos bastante baratos, o que permitiu que fizesse pela primeira vez compota de morango. Ficou muito boa e já tenho uns frasquinhos guardados para quando for preciso oferecer uns miminhos.
É uma compota muito fácil de fazer e pode ser aromatizada com baunilha e até ervas frescas como hortelã e tomilho.
Preferi fazer uma versão mais simples, e usei apenas um pouco de sumo de limão.

Ingredientes:

1 quilo de morangos
800gr de açúcar
1 limão

Preparação:

Lave bem os morangos, seque-os e corte-os em rodelas eliminando os pedunculos. Junte o açúcar aos morangos, bem como o sumo de limão e envolva bem deixando ficar a macerar durante algumas horas.
Leve depois um tacho de fundo grosso ao lume e deixe ferver a mistura em lume brando retirando a espuma que se vai formando à superfície.
Deixe ferver lentamente até o doce estar no ponto. (Quando retirando um pouco de doce para um prato e deixando arrefecer um pouco, ao passar o dedo este abra uma "estrada".)
Coloque depois o doce em frascos bem lavados e secos (se os lavar na máquina ficam logo esterelizados) e coloque-os depois de cabeça para baiso durante umas horas de modo a formar um vácuo natural.
Guarde num local fresco até usar. (E podem durar mais de um ano desde que usem um frasco esterilizado e que feche bem!)

Bom Apetite!

quinta-feira, abril 22, 2010

Esparguete com Molho de Tomate e Pimento Assaddo

Já há muito tempo que por aqui não aparecia uma refeição vegetariana. Não porque elas não se continuem a fazer, mas apenas porque nâo têm tido grande história para contar, e portanto não aparecem por aqui.
No entanto, este esparguete foi uma surpresa. Ingredientes muito simples que se podem utilizar frescos ou enlatados à disposição em qualquer despensa organizada. O molho de tomate, os oregãos e os pimentos assados fazem uma combinação muito agradável e são o complemento de uma boa massa.
Uma boa refeição, saudável e equilibrada para todos!

Ingredientes para 2 pessoas:

250gr de esparguete
1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola
1 dente de alho
1 pimento vermelho assado (usei de conserva)
sal e pimenta q.b.
piri-piri moído
1 colher de sopa de oregãos
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite
queijo parmesão q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o azeite. Refogue ligeiramente a cebola e o alho picado. Junte depois o tomate pelado cortado em pedaços e o molho que se encontra na lata. Deixe levantar fervura.
Tempere com sal, pimenta, um pouco de piri-piri moído, o vinagre balsâmico e os oregãos.
Corte o pimento assado em pedaços e acrescente ao molho de tomate.
Deixe ferver 10 a 15 minutos em lume brando.
Entretanto coza o esparguete em água temperada de sal até ficar "al dente". Escorra-o, volte a colocar na panela e junte ao molho de tomate e pimento.
Sirva polvilhado com queijo parmesão ralado.

Bom Apetite!

quarta-feira, abril 21, 2010

Molho Delicioso para Batatas Fritas

Não sabia bem se este molho era digno ou não de figurar aqui. Mas como é o meu molho preferido para molhar as batatinhas fritas nas raras vezes que as faço e como, achei que também poderiam gostar desta sugestão.
Aqui fica!

Ingredientes para 1 tacinha para 2:

4 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de acafrão das índias (curcuma)
1 colher de sopa de salsa picada
1/2 dente de alho
4 colheres de sopa de água

Preparação:

Juntar a maionese com a salsa picada, a curcuma e o alho esmagado, Misturar bem e acrescentar a água até ficar cremoso.
Servir com umas batatinhas fritas em palitos grossos.

Bom Apetite!

terça-feira, abril 20, 2010

Bacalhau Assado em Tacho de Barro

Este bacalhau é o perfeito exemplo de que não precisamos de saber cozinhar muito bem, nem de dispender muito tempo na cozinha, nem de ter muito trabalho para podermos preparar uma boa refeição para a família.
Eu gosto de cozinhar, mas também gosto de fazer outras coisas, e também preciso de, às vezes demorar pouco tempo a preparar uma refeição. E depois lembro-me destas coisas assim. Em que digo ao M. que vou preparar o almoço, e 5 minutos depois chego ao pé dele e digo já esta

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de bacalhau previamente demolhados
1 cebola grande
2 dentes de alho
300gr de batatinhas pequenas (daquelas descascadas e congeladas)
sal
azeite
colorau

Preparação:

No fundo de uma assadeira de barro colocar a cebola cortada em rodelas. Por cima dispor os lombos de bacalhau e temperar com o alho picadinho. Rodear com as batatinhas e tempera-las com umas pedrinhas poucas de sal, e o colorau.
Regar generosamente com o azeite e levar ao forno (180ºC) tapado com papel alumínio durante 45 minutos. Ao fim desse tempo tirar o papel e deixar ficar no forno mais um pouco até alourar as batatinhas.
Servir com salada ou grelos cozidos.

Bom Apetite!

segunda-feira, abril 19, 2010

Omelete de Queijo e Espinafres

Gosto de poder tomar o pequeno almoço com tempo, sentada, enquanto a luz inunda a minha cozinha. Gosto de variar nos meus pequenos almoços, de comer cereais num dia, torradas no outro. Se tiver tempo, fazer panquecas, ou quem sabe, omeletas! Como esta, de queijo e espinafres para começar bem o dia.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 ovos + 2 clara
1 mão cheia de espinafres
50gr de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
azeite

Preparação:

Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite, salteie os espinafres previamente lavados até murchar.
Entretanto bata os ovos com a clara e tempere de sal e pimenta. Junte à mistura de espinafres e deixe coagular. Antes de começar a enrolar a omelete, espalhe o queijo por toda a superfície e depois, com a ajuda de uma espátula de madeira ou plástico, enrole cuidadosamente a omelete sem a deixar cozinhar demasiado para os ovos não ficarem secos e duros.
Sirva de imediato com fatias de pão de cereais.

Bom Apetite!

sexta-feira, abril 16, 2010

Gelado de Baunilha

O tempo esteve tão agradável o fim de semana passado, que eu resolvi fazer o primeiro gelado da época. E nada melhor do que começar com um sabor clássico como a baunilha.
O gelado ficou soberbo e foi comido na companhia de alguns amigos, na casa deles, a acompanhar um delicioso bolo de chocolate e coco do qual me esqueci de pedir a receita!
Pena que este fim de semana o tempo já não esteja igual!

Ingredientes:

200ml de natas
300ml de leite
5 gemas
1 vagem de baunilha
90gr de açúcar

Preparação:

Abrir a vagem de baunilha ao meio e raspar bem as sementinhas de ambos os lados. Juntar ao leite a às natas e levar ao lume até levantar fervura. Deixar ficar em infusão durante pelo menos 30 minutos.
Entretanto bater as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas e misturar, pouco a pouco, o a mistura de baunilha.
Levar tudo novamente a lume brando, até engrossar e o creme cobrir suavemente a colher de pau. Não deixe engrossar em demasia para não talhar.
Passe a mistura por um coador de rede, para eliminar qualquer grumo que possa ter ficado e deixe arrefecer.
Coloque depois na máquina de gelado durante cerca de 30 minutos, ou leve ao congelador tento o cuidado de ir mexendo a mistura de hora a hora de modo a eliminar os cristais de gelo.
Guarde no congelador numa caixa hermética até servir.

Bom Apetite!

quinta-feira, abril 15, 2010

Croissants com Espinafres e Salsichas

A combinação poderá parecer esquisita para alguns, mas eu pessoalmente achei muito boa e não posso esperar para repetir.
Como não podia deixar de ser fizeram parte do nosso jantar de domingo, e como o tempo arrefeceu, acompanharam lindamente uma sopa de espinafres bem quentinha.
Ideais para um lanche, piquenique e uma refeição ligeira, completa e nutritiva.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 croissants folhados
2 salsichas de aves tipo frankfurt
mostarda de Dijon
1 mão cheia de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
queijo mozarela ralado

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cozinhe as salsichas abertas ao meio. Retire-as e junte as folhas de espinafres, temperando de sal e pimenta. Cozinhe-as até murcharem. e a água ter evaporado.
Abra os croisants aos meio e barre-os com a mostarda. Coloque as salsichas, um pouco de queijo ralado e por cima os espinafres salteados.
Feche os croisants e leve-os ao microondas apenas 30 segundos para derreter o queijo.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

quarta-feira, abril 14, 2010

Pá de Porco Assada com Alecrim

Mais uma receita de carne de porco. Mais um assado. Mais alecrim.
Alecrim, porque é uma das minhas ervas aromáticas frescas favoritas, e que combina lindamente com carne de porco. E não há nada melhor do que um assado que nos deixa o tempo livre para podermos preparar outras coisas, com um mínimo de vigilância.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 pá de porco com osso com 2kg a 2,5Kg
sal e pimenta q.b.
4 pernadas de alecrim fresco
3 dentes de alho
1 colher de sopa de molho de piri-piri
150ml de vinho branco

Preparação:

Colocar a carne numa assadeira e temperar com o sal, a pimenta, o molho piri-piri e os dentes de alho picados. Por debaixo da carne colocar 2 pernadas de alecrim, e colocar as restantes duas por cima da carne.
Regar com o vinho e levar ao forno quente (180ºC) durante 2 horas coberto com papel de alumínio.
Ao fim desse tempo, retirar o papel e deixar a carne alourar, aumentando um pouco a temperatura do forno e deixando cozinhar mais 20 minutos, ou até a carne estra cozinhada.
Servir cortada em fatias com batatinhas assadas ou arroz de açafrão e com grelos cozidos.

Bom Apetite!

terça-feira, abril 13, 2010

Bacalhau com Grelos e Broa

Se há coisa de que eu não gosto mesmo nada é de peixe cozido. Normalmente o bacalhau é o único que escapa... mas desta vez também não me apeteceu comê-lo assim. Mas, com os mesmos ingredientes foi possível fazer algo muito mais apetecível.
No final foi uma boa surpresa, e já ficou na minha lista de pratos a fazer em refeições para muita gente!

Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

2 postas pequenas de bacalhau
2 batatas médias
1 cebola
2 dentes de alho
grelos ou couve ou qualquer outra verdura
2 ovos
2 fatias grandes de broa de milho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
maionese

Preparação:

Descascar as batatas e cortá-las em cubos. Levar um tacho ao lume com as batatas e os ovos. Quando levantar fervura colocar o bacalhau e deixar cozinhar.
Cozinhar também os grelos ou as couves até ficarem "al dente". Escorrer e reservar.
Limpar o bacalhau de peles e espinhas e fazêlo em lascas. Descascar os ovos e cortar em rodelas.
Cortar a cebola em rodelas e picar o alho. Levar uma frigideira anti-aderente ao lume com um pouco de azeite e cozinhar a cebola e os alhos. Juntar o bacalhau e envolver bem. Misturar as batatas e os grelos à msitura de bacalhau e envolver bem.
Colocar a mistura de bacalhau numa assadeira. Colocar depois as rodelas de ovo cozido e cobrir tudo com a broa previamente esfarelada.
Cobrir a broa com uma camada fina de maionese e levar a forno quente (180ºC) até a maionese alourar.
Servir de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, abril 12, 2010

Bifanas com Cerveja e Mostarda de Dijon

Nem queria acreditar, quando na passada quinta-feira descobri, através de um comentário aqui no blogue, que tinha ganho na Categoria Cultura e Lazer, o Super Blog do ano. Confesso que não estava nada à espera e agradeço desde já a todos, que fazem deste blogue algo que eu nunca imaginei poder acontecer quando comecei a publicar e partilhar as receitas aqui de casa com quem me estivesse disposto a ler.
Já agora parabéns ao blogue vencedor "Reflexões de um cão com pulgas" que ganhou o prémio de Super Blog do Ano.
Para comemorar, e agradecer à Super Bock a iniciativa de dar a conhecer o que os blogues deste país fazem (e para quando uma categoria de culinária e gastronomia?), aqui fica uma receita de umas bifanas com cerveja. Super Bock, claro!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 bifanas pequenas
200 ml de cerveja
1 colher de chá de mostarda de Dijon
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
sumo de 1/2 limão
20gr de manteiga
1 colher de sopa de azeite

Preparação:

Tempere as bifanas com sal, pimenta, sumo de limão. alho picado e 50 ml de cerveja. Deixe ficar a marinar.
Leve depois uma frigideira ao lume com o azeite e frite rapidamente as bifanas de ambos os lados. Misture a mostarda de dijon com a marinada e a restante cerveja e adicione às bifanas. Deixe apurar em lume brando até o molho estar espesso e ter reduzido. Junte depois a manteiga, deixando derreter e incorporar no molho.
Sirva de imediato com batatas fritas, uma salada verde, e uma Super Bock para acompanhar

Bom Apetite!

sexta-feira, abril 09, 2010

Bolo com Cobertura de Limão

Não é bem um bolo com cobertura de limão....É mais um bolo com recheio e cobertura de mousse de curd de limão. É que desde que experimentei esta mousse fiquei apaixonada pelo sabor perfumado e delicado do limão.
Como a minha avó querida fez 81 anos na semana passada, nada melhor do que fazer um bolo com sabor a limão, assim a chamar a primavera. Para a base preparei um simples pão de ló, receita antiga da minha avó.
No fim parece que todos gostaram muito do sabor cítrico.
Já aqui disse que adoro fazer os bolos de aniversário da família?
Ingredientes:
6 ovos
4 meias casca de ovo de água
300gr de açúcar
200gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
250gr de curd de limão + para decorar (receita aqui)
200ml de natas (bem frias)
Preparação:
Comece por preparar o bolo. Misture o açúcar, a farinha, as gemas, a água e o fermento. Bata as claras em castelo e junte à restante mistura.
Vai a cozer em forno moderado (180ºC), numa forma redonda sem buraco com cerca de 22cm de diametro untada com margarina e polvilhada com farinha.
Depois de cozido, deixa-se arrefecer e corta-se ao meio.
Entretanto prepara-se o recheio e a cobertura batendo as natas até estas estarem bem firmes.
Depois é só juntar o curd de limão até este ficar bem incorporado nas natas.
Com metade desta mousse rechear o bolo, e com o restante cobrir tudo alisando a superfície.
Para a decoração fiz umas pintinhas com a ajuda de uma colher de café com o curd de limão.
Levar ao frigorífico até servir.
Bom Apetite!

quinta-feira, abril 08, 2010

Salteado de Porco com Ananás

Esta receita já foi preparada há algum tempo, mas tinha-me esquecido completamente dela.
Como andei a organizar o meu arquivo de fotos de comida, descobri a foto e fiquei bastante surpreendida de me ter esquecido de colocar aqui esta receita que tanto me agradou.
Fica muito parecido com a comida chinesa que comemos em qualquer restaurante e até eu, que tenho aversão a fruta em conserva me rendi e tenho agora uma latinha para quando me voltar a apetecer esta versão agridoce.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado da revista "Easy Cook", nº 31, página 8)

1 lata pequena de ananás em conserva
1 colher de sopa de amido de milho (Maisena)
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de vinagre de arroz (ou vinagre de vinho branco)
1 colher de sopa de óleo de girassol
200gr de bifanas de porco cortadas em tirinhas
1 pimento verde pequeno
1 alho francês pequeno e fino

Preparação:

Misture 4 colheres de sopa da calda do ananás com a maisena. Adicione depois o molho de soja, a polpa de tomate e o vinagre.
Corte 4 rodelas de ananás em pequenos pedaços, assim como o pimento. Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o bem.
Num frigideira (ou Wok) aqueça o óleo e adicione a carne de porco deixando saltear durante cerca de 1 minuto em lume forte. Retire a carne e reserve.
Coloque depois o pimento na frigideira, deixe saltear. Adicione depois o ananás em pedaços e o alho francês, deixando apenas umas rodelas para a decoração final. Deixe saltear envolvendo bem. Junte o molho e um pouco de sal se necessário.
Junte a carne de porco e se umas gotas de água se o molho parecer estar a secar. Deixe envolver todos os sabores e retire para um parto de servir.
Salpique com o restante alho francês e sirva com arroz branco ou noodles.

Bom Apetite!

quarta-feira, abril 07, 2010

Costeletas com Molho de Cerveja

Eram para ser umas simples costeletas grelhadas. Ou então fritas. Daquelas refeições sem história ou qualquer sabedoria que servem o propósito de alimentar quem se senta à mesa para almoçar ou jantar.
Mas, estas costeletas acabaram por ser preparadas de outra forma, igualmente simples, mas que fizeram toda a diferença e que comprovam a teoria de que existem muitas maneiras rápidas de prepararmos as refeições de todos os dias!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 costeletas do cachaço
2 dentes de alho (ou 1 colher de chá de alho em pó)
sal e pimenta q.b.
sumo de 1/2 limão
150ml de cerveja
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de molho inglês

Preparação:

Tempere as costeletas com sal, pimenta, os dentes de alho esmagados e o sumo de limão e deixe ficar um pouco nesta marinada.
Entretanto junte à cerveja o molho inglês e a polpa de tomate.
Numa frigideira, e sem adicionar gordura, junte as costeletas e a marinada, bem como a mistura de cerveja.
Deixe tudo cozinhar em lume brando até as costeletas estarem bem cozidas e o molho espesso e reduzido.
Sirva com arroz de legumes e uma salada verde.

Bom Apetite!

terça-feira, abril 06, 2010

Mousse de Curd de Limão e Iogurte

No outro dia, queria preparar uma sobremesa rápida e veio-me logo à ideia esta receita da Pipoka. Como não tinha natas em casa, improvisei com iogurte natural, que até faz melhor, e ainda me lembrei de juntar bolacha maria ralada.
Gostamos muito, principalmente por causa do delicioso sabor cítrico!

Ingredientes para 2 pessoas:

100gr de curd de limão (usei esta receita)
1 iogurte natural
8 bolachas maria

Preparação:

Bata o iogurte natural com o curd de limão até obter uma textura cremosa. Entretanto triture a bolacha maria e reserve.
No fundo de tacinhas individuais, coloque um pouco de bolacha maria ralada. Cubra com a mistura de curd de limão, coloque mais bolacha maria ralada e finalmente a restante mistura de curd de limão.
Finalize com um pouco de curd de limão apenas para decorar e coloque no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

segunda-feira, abril 05, 2010

Fishcakes

Estes bolinhos de peixe são uma versão diferente de bolos de bacalhau e são uma boa maneira de aproveitar restos de peixe e de batatas cozidas.
Uma maneira diferente de comer peixe, daquelas que todos gostam!

Ingredientes para cerca de 6 bolinhos:

2 postas de pescada
4 batatas médias
2 colheres de salsa picada
raspa de 1/2 limão
1 colher de sopa de farinha
1 ovo
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave e descasque as batatas. Leve-as a cozer, juntamente com o peixe numa panela com água e sal.
Assim que tudo estiver cozido, retire e escorra. Limpe o peixe de peles e espinhas e reserve. Passe as batatas pelo passe-vite ou esmague-as com um garfo até ficarem reduzidas a puré. Junte-lhes o peixe, a salsa picada, o ovo batido, a farinha, a raspa de limão e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture bem até obter uma pasta moldável.
Forme então bolinhos com a forma de um hamburguer.
Coloque um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente e frite os bolinhos de ambos os lados até estarem dourados. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva com ervilhas cozidas.

Bom Apetite!

sexta-feira, abril 02, 2010

Boa Páscoa!

Aqui em casa mantem-se a tradição de oferecer uns miminhos saídos da cozinha aos irmãos. Este anos houve também outros beneficiários, e para além dos tradicionais folares, fiz uns cestinhos de Páscoa recheados de bolachinhas, outros de ovos de salame e outros ainda de ovos de chocolate. Coisinhas doces e cheias de mimo como se quer.

Ingredientes para 6 ovos de chocolate:

500gr de chocolate de leite
6 ovos grandes

Preparação:

Com a ajuda de uma agulha grossa ou com a ponta de uma faca, faça dois furos, um em cada extremidade de cada ovo. Sopre depois com força num dos orifícios, colocando uma taça por debaixo do outro buraquinho e esvazie os ovos. (Pode aproveitar estes ovos para usar noutra preparação culinária). Depois de esvaziar todos os ovos deixe-os a escorrer e secar.
Entretanto coloque o chocolate partido em pequenos pedaços dentro de um saco de congelação ou de sandes limpo. Aqueça água e assim que a água estiver a ferver desligue e deixe arrefecer um pouco.
Coloque depois o saco com chocolate, bem fechado, dentro da água e deixe o chocolate derreter completamente.
Limpe depois o saco com um pano e corte uma das pontas do saco - mas uma pontinha pequenina - de modo a ficar com uma espécie de saco de pasteleiro com o qual vai rechear os ovos que esvaziou.
Com um pouco de papel de alumínio tape um das extremidades dos ovos, e na outra extremidade introduza o bico do saco com o chocolate e recheie a casca do ovo até esta ficar cheia.
Repita a operação com todos os ovos, e coloque-os no frigorífico até solidificarem.
Depois é só descascar os ovos e têm ovos de chocolates para todos os gulosos!

Bom Apetite! E Boa Páscoa!

quinta-feira, abril 01, 2010

Bolachinhas de Lavanda e Limão

Foram alguns os pedidos de sugestões de miminhos para a Páscoa. Os folares, feitos nos últimos anos, são sempre a minha primeira sugestão mas, para um miminho mais simples nada melhor do que umas bolachinhas que, dentro de umas embalagens giras e bem decoradas fazem sempre um presentinho simpático.
Como andava à imenso tempo para preparar umas bolachinhas que levassem lavanda (ou alfazema ou flôr de rosmaninho, como lhe quiserem chamar) achei que esta era a altura indicada. Primeiro, porque lembram a primavera, e depois porque esta flôr é usada nos ramos pascais (e do Domingo de Ramos) por este país fora. Portanto, acho que estas bolachinhas são optimas para oferecer por estes dias, e sempre são uma alternativa aos ovos, amêndoas, galinhas e coelhos de chocolate!

Ingredientes para cerca de 35 bolachinhas:
(usei uma chávena com cerca de 230ml de capacidade)

2 chávenas de farinha sem fermento
1 chávena mal cheia de açúcar
raspa de 1 limão
2 colheres de sopa de lavanda seca (à venda nas lojas Celeiro)
1/2 colher de chá de fermento em pó
150gr de manteiga
1 ovo pequeno
1 colher de chá de extrato de baunilha
sumo de 1/2 limão

Preparação:

No robot de cozinha misture o açúcar com a raspa de limão e a lavanda e triture até tudo ficar bem misturado. Junte depois a farinha, o fermento e a manteiga cortada em cubos e ligue novamente o robot de cozinha até começar a ficar com uma espécie de granulado grosso. Bata depois o ovo com o sumo de limão e o extrato de baunilha e, com o robot ligado, junte à mistura anterior. Deverá ficar com uma massa que se separa das paredes do robot de cozinha.
Tire a massa do robot e com as mãos amasse tudo novamente até formar uma bola. Se a massa se pegar aos dedos junte um pouco mais de farinha.
Forme com a massa um rolo com cerca de 3 cm de diametro e envolva em película aderente. Leve ao frigorífico até a massa ficar firme, 1 a 2 horas.
Retire depois o rolo da massa do frigorífico e com uma faca corte rodelas com 0,5cm de largura.
Coloque as bolachinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a forno quente (170ºC) durante 10 minutos, até começarem a ficar douradas nas bordas.
Retire e deixe arrefecer antes de guardar.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin