segunda-feira, maio 31, 2010

Creme de Legumes com Hortelã

A hortelã é uma das minhas ervas aromáticas preferidas, e das poucas que consigo ter na minha varanda, sem correr o risco de a deixar morrer ao fim de algumas semanas.
Utilizo-a para imensas coisas, desde sobremesas, bebidas, no arroz de pato, com borrego, na canja de galinha, para decorar... e desta vez lembrei-me de a colocar num simples creme de legumes e deixar que o seu aroma o perfumasse. Não me enganei. Combinou lindamente.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 courgette
1 cebola
1 cenoura grande
1 alho francês
sal q.b.
azeite
1 raminho de hortelã

Preparação:

Lave os legumes. Descasque a courgette e a cenoura e corte-a em cubinhos. Corte o alho francês em rodelas e a cebola em meias luas.
Numa panela coloque um pouco de azeite e salteie os legumes. Acrescente depois água a ferver até os cobrir completamente e tempere com um pouco de sal e com o raminho de hortelã.
Assim que os legumes estiverem macios retire a hortelã e com a varinha mágica triture os legumes de modo a a obter uma sopa cremosa. Acrescente mais água ou sal se necessário e deixe voltar a ferver.
Sirva em tacinhas decorada com hortelã fresca.

Bom Apetite!

sexta-feira, maio 28, 2010

Sorvete de Maçã

Poucas coisas serão tão simples de preparar como este sorvete. Além disso é pobre em gordura e ideal para dietas vegan. A questão do açúcar poderá ficar resolvida com a substituição por frutose ou outro substituto de açúcar.
Uma sugestão para o fim-de-semana na esperança de conseguirmos espantar a chuva e trazer (definitivamente) o calor de volta!

Ingredientes:

4 maçãs
sumo de 1 limão
500ml de água
200gr de açúcar

Preparação:

Leve a água ao lume com o açúcar e deixe ferver cerca de 10 minutos. Acrescente depois o sumo de limão e deixe arrefecer.
Entretanto descasque, corte as maçãs em pedaços e coza-a até ficar macia. Escorra depois a maçã e triture-a com a varinha mágica juntando-a  depois à calda de açúcar e limão. Deixe arrefecer.
Coloque depois a mistura na máquina de gelados e, cerca de 30 minutos depois terá o sorvete pronto a colocar numa caixa hermética. Guarde no congelador até servir.
 Se não tiver uma máquina de gelados coloque a mistura no congelador e passado uma hora, com a ajuda de um garfo, esmague e bata os cristais de gelo que entretanto se formaram. Repita esta operação até a mistura ter a textura de um gelado. Guarde depois numa caixa hermética até servir.

Bom Apetite!

quinta-feira, maio 27, 2010

Camarão salteado em Azeite de Baunilha com Chutney de Ananás e Chili

Em primeiro lugar tenho de esclarecer uma coisa: esta é uma receita do Chef Henrique Sá Pessoa, e foi outra das receitas que fez sucesso no ultimo workshop na Quinta S. Luiz.
Com o calor do ultimo fim de semana, seria a entrada ideal para servir no nosso jantar "Sábado a 6". E não me enganei. Os "hummm" que se fizeram ouvir foram mais que esclarecedores acerca da apreciação final do prato!

Ingredientes para 6 pessoas:
(Receita do chef Henrique Sá Pessoa)

1 kg de camarão 20/30 (cru)
1 vagem de baunilha
1 abacaxi
1 malagueta vermelha "chili"
100ml de azeite
1 molho de coentros
100gr de açúcar
200ml de água
2 talos de lemongrass (na falta deste usar erva principe ou limonete)
1 pedaço de raíz de gengibre
sal q.b.

Preparação:

Descasque os camarões, retire a tripa e reserve.
Aqueça o azeite com a vagem de baunilha aberta ao meio e com as sementes raspadas, tendo o cuidado para não ferver, e reserve.
Descasque o abacaxi e corte-o em cubos pequenos com cerca de 0,5cm.
Faça uma calda com a água, o açúcar, o gengibre, a malagueta cortada ao meio e sem sementes, os talos do lemongrass ou erva principe e os talos dos coentros, deixando ferver tudo cerca de 5 minutos. Coe o caldo e junte o ananás deixando marinar no mínimo 30 minutos (eu deixar ficar a marinar durante cerca de 8 horas)
Escorra o ananás da calda e junte-lhe as folhas de ecoentros picadas.
Numa frigideira aqueça bem o azeite de baunilha e salteie os camarões previamente temperados com um pouco de sal.
Para servir pode optar por empratar individualmente, colocando no centro de um parto um pouco de ananás, dispondo os camarões por cima e regando com um pouco de azeite de baunilha, ou empratar tudo num prato grande (a minha opção) colocando o ananás com os coentros por baixo e dispondo os camarões regados com o azeite de baunilha por cima.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

quarta-feira, maio 26, 2010

Pimentos de Padrón

Para dar início a um jantar "Sábado a 6", resolvi preparar uns pequenos aperitivos para irmos comendo na varanda para aproveitar o calor e o sol que ainda se faziam sentir. Fiz uma mistura mexicano - espanhola, entre guacamole e  pimentos de Padrón, daqueles que "uns pican, outros no". Uma boa maneira de começar a noite....

Ingredientes:

200gr de pimentos de Padrón
2 colheres de sopa de azeite
flôr de sal

Preparação:

Lave os pimentos e seque-os bem com papel de cozinha.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com azeite e deixe aquecer. Junte os pimentos e deixe-os cozinhar mexendo de vez em quando, até começarem a murchar e a ficarem escuros, como se os estivesse a assar na brasa., o que demorará cerca de 15 minutos.
Retire para um prato e salpique com um pouco de flôr de sal.
Sirva de imediato e cuidado com os que picam.

Bom Apetite!

terça-feira, maio 25, 2010

QUATRO

Quatro são os anos que este blogue faz hoje. E podia dizer tanta coisa acerca destes ultimos quatro anos que nem sei por onde começar. Não vou aqui falar de números, pois a minha relação com este blogue não se poderá jamais medir pelo número de seguidores, visitas, fãs no facebook ou comentários. Esse números não me interessam para nada, apesar de me deixarem sempre muito orgulhosa.
Ao longo destes quatros anos aprendi muitas coisas: novas receitas e novos ingredientes. Comi e fiz coisas que há alguns anos atrás talvez nunca tivesse experimentado.
Dei largas à minha imaginação e contactei com algumas pessoas que nunca teria contactado se não tivesse sido por causa deste blogue.
Apesar de me ocultar por detrás de uma "colher de pau", este blogue sou eu. E a minha cozinha, a minha família, os meus amigos e o M.
E este ultimo ano trouxe algumas coisas novas como a página no facebook, cujo número de fãs não para de me surpreender e para o qual não consigo encontrar nenhuma explicação e os workshops na Quinta S. Luiz onde me divirto sempre muito e onde conheci pessoas fantásticas, como o Chef Hélio Santos, que me tem ensinado imensa coisa, e juntos temos conseguido cativar todos aqueles que lá vão aparecendo.
Mas para além das coisas novas este blogue permanece igual a si mesmo: com receitas disponíveis a todos para que possam experimentar, partilhar, alterar, criar e principalmente disfrutar do fantástico acto de cozinhar.
Goste-se ou não, este é um blogue genuíno, que vive daquilo que se cozinha e come aqui por casa. E a todos os que passam aqui só posso agradecer. Muito. Sempre.

segunda-feira, maio 24, 2010

Cataplana de Raia

Foi um radiante fim-de-semana de sol e calor este que passou. Por isso nada melhor do que fazer almoços na varanda, jantares de amigos cheios que coisas frescas e refrescantes, churrascos em boa companhia e aproveitar, aproveitar muito o sol, o calor e estes bons momentos!  Até porque meus amigos, achuva está para voltar!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 asas de raia
1 cebola
1 pimento verde
1 tomate maduro (ou 1 lata pequena de tomate pelado)
1 raminho de coentros
sal
1 malagueta
100ml de vinho branco
azeite q.b.
8 batatinhas novas

Preparação:

No fundo cacataplana (na falta desta num tacho que feche bem) coloque a cebola cortada em rodelas. Coloque depois as asas de raia, o pimento em tiras e o tomate cortado em pedaços. Tempere com sal, a malagueta em pedacinhos, o ramo de coentros e regue com o vinho branco e o azeite.
Feche a cataplana e deixe cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando.
Entretanto coza as batatinhas em água temperada de sal.
Junte as batatinhas já cozidas à cataplana e sirva de imediato.

Bom Apetite!

sexta-feira, maio 21, 2010

Bolo de Maçã

Apesar do calor infernal dos ultimos dias, não fui capaz de resistir a ligar o forno para preparar este bolo, que, apesar de aparentemente não ter nada de especial, é daqueles bolos deliciosos, optimos para lanches e pequenos almoços saborosos.
Uma sugestão: façam-no esta noite, quando o calor não é tão forte, e no sábado de manhã tomem um pequeno almoço de novela, com direito a bolo e tudo!
Bom fim-de-semana!

Ingredientes:
(adaptado de "Chocolate&Zucchini" de Clotilde Dusoulier, pág.173)
(chávena utilizada com capacidade de 230ml)

1/2 chávena de manteiga
1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento
uma pitada de sal
3 maçãs
2 ovos
canela para polvilhar

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar. Misture depois a farinha, o fermento e o sal envolvendo bem. Derreta a manteiga e misture-a no preparado anterior.
Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em 8 pedaços iguais. Barre uma forma de bolo inglês com manteiga, polvilhe com farinha e coloque os pedaços de maçã no fundo, cobrindo depois com a mistura dos ovos.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar dourado escuro. (Veja se está cozido utilizando o teste do palito!)
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma alguns minutos antes de desenformar para o parto de servir.
Polvilhe-o depois com canela.

Bom Apetite!

quinta-feira, maio 20, 2010

Perninhas de Frango Tailandesas

Hoje partilho aqui uma receita do ultimo workshop na Quinta S. Luiz, desta vez, sobre o tema "Sabores do Oriente". Estas perninhas são muito saborosas e simples de preparar, com uma fusão de temperos que nos transportam realmente para o Oriente. Um cheirinho do que foi o workshop e, quem sabe deixar o bichinho para participarem num próximo!
E fica assim assinalado o nosso primeiro jantar na varanda, numa noite que parecia de autêntico verão!

Ingredientes para 2 pessoas:

6 perninhas de frango
0,7dl de molho de soja
0,7dl de óleo de sésamo
1 colher de sopa de mel
20gr de raiz de gengibre e ralado
azeite
1 malagueta seca
sal q.b.
molho sweet chilli para servir
coentros frescos picados

Preparação:

Limpar as perninhas de gorduras mas mantendo a pele. Misturar todos os ingredientes e introduzir as perninhas de frango nesta marinada deixando repousar algumas horas. Escorrer da marinada e fritar as perninhas no azeite a pela ficar bem dourada.
Colocar num tabuleiro que possa ir ao forno e regar com a marinada. Levar a forno quente (180ºC) até acabar de cozinhar.
Depois de prontas polvilhar com coentros picados e servir com molho sweet chilli e arroz de açafrão.

Bom Apetite!

quarta-feira, maio 19, 2010

Creme de Ervilhas

Sendo eu uma apaixonada por ervilhas, como é que era possível nunca me ter lembrado de fazer um creme de ervilhas? Eu sei que uma experiência passada de uma sopa fria de ervilhas e iogurte que eu gostei muito, mas que deixou o M. mal disposto me manteve afastada de voltar a experimentar. Mas agora, em plena epoca das ervilhas, e com tantos cremes de ervilhas por essa blogosfera fora, foi inevitável não experimentar.
Usei ervilhas congeladas, mas ficará ainda melhor se utilizarem ervilhas frescas da época!

Ingredientes para 4 pessoas:

400gr de ervilhas congeladas
água
1 cebola grande
1 dente de alho
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e pique-a juntamente com o dente de alho. Leve a refogar numa panela com o azeite. Acrescente depois as ervilhas, tempere de sal e cubra com água a ferver. Deixe cozinhar em lume brando até as ervilhas estarem bem cozidas.
Com a varinha mágica reduza a sopa a um puré fino, acrescentando mais água e sal se necessário. Deixe levantar fervura e sirva.
Se a sua varinha mágica ou liquidificador não for suficientemente potente, poderá ficar com algumas cascas das ervilhas pouco desfeitas. Se não gostar de as sentir, passe a sopa por um coador chinês, descartando as cascas que ficarem.

Bom Apetite!

terça-feira, maio 18, 2010

Esparguete com Molho de Ervilhas e Fiambre

A minha ementa semanal dizia "massa". Isso quer dizer massa com qualquer resto que esteja no frigorífico e com qualquer invenção de em cima da hora. E foi mesmo o que aconteceu. O meu fim de tarde foi passado a fazer de babysiter ao T. - e quando cheguei a casa já passava das 20h30, e o M. já tinha chegado. Em alguns minutos o jantar ficou pronto. De tal maneira que até o M., habituado à minha habitual rapidez se admirou.

Ingredientes para 2 pessoas:

250gr de esparguete
sal e pimenta q.b .
1 colher de sopa de azeite
6 fatias de fiambre
1 chávena de ervilhas congeladas
50 gr de queijo parmesão
150ml de creme culinário light ou natas light

Preparação:

Coza o esparguete e as ervilhas em água temperada de sal até a massa ficar al dente e as ervilhas cozidas.
Entretanto corte o fiambre em pedacinho e salteie-o juntamente com o azeite numa frigideira larga. Adicione o creme culinário e tempere com um pouco de pimenta e de sal.
Assim que a massa e as ervilhas estiverem cozidas escorra-as e passe-as por água fria. junte depois ao molho de fiambre e envolva bem, mantendo o lume ligado no mínimo. Adicione o queijo parmesão ralado na hora e continue a envolver. Se a massa estiver a ficar muito seca, acrescente um pouco da água de cozedura da massa.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, maio 17, 2010

Polvo no Forno

Depois de um fim de semana em cheio, com o workshop na Quinta S. Luíz desta vez dedicado aos Saboresdo Oriente, e ainda um aniversário, estou de volta, desta vez com uma receita de polvo. E, curiosamente a primeira receita de polvo que aparece por aqui. É que apesar de ser algo que eu gosto muito, o M. não é apreciador.
Deixo então a receita de uma das minhas refeições favoritas, e também umas fotos de mais um divertido workshop.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 polvo com cerca de 1 Kg
2 cebolas
1 folha de louro
2 malaguetas
sal q.b.
azeite q.b.
salsa
pimenta q.b.
2 dentes de alho
10 batatinhas pequenas

Preparação:

Coza o polvo na panela de pressão juntamente com 1 cebola, a folha de louro, a salsa e uma malagueta. Deve escaldar primeiro o polvo (introduzindo-o na água a ferver, antes de o colocar a cozer na panela de pressão) e só depois o deve cozer cerca de 20 minutos. Depois de cozido tempere de sal e deixe ferver mais uns minutos.
À parte dê também uma fervura nas batatinhas, cozendo-as com a pele durante alguns minutos.
Num tabuleiro que vá ao forno coloque a cebola cortada em meias luas, e tempere com um pouco de sal, pimenta, a malagueta e uma folha de louro. Coloque os polvo cortado e rodeie com as batatinhas. Regue abundantemente com azeite e tempere com o alho picado.
Leve ao forno até as batatainhas acabarem de cozer e o polvo estar tostadinho.
Sirva com uma salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite!



sexta-feira, maio 14, 2010

Fondant de Caramelo

Ainda sobre o almoço de domingo passado, com o JP e a R..Para finalizar a refeição nada melhor do que um fondant de caramelo, acompanhado com uma bola de gelado de baunilha caseiro e uns morangos marinados em vinho do porto e hortelã.
A maneira perfeita de acabar uma refeição!
Bom fim-.de-semana!

Ingredientes para 4 pessoas:

1/2 lata de leite condensado cozido
100gr de manteiga
40gr de farinha
1 ovo inteiro
3 gemas

Preparação:

Misture o leite condensado cozido com o ovo, as gemas, a farinha e a manteiga derretida misturando muito bem.
Barrar 4 ramequins ou formas de queques com manteiga e polvilhar com farinha e dividir a mistura entre as tacinhas. Levar a forno quente (200ºC) durante 8 minutos.
Retirar do forno, desenformar cuidadosamente, polvilhar com um pouco de açúcar em pó e servir com gelado de baunilha e uns morangos.

Bom Apetite!

quinta-feira, maio 13, 2010

Cocktail de Martini com Morangos

Há algumas coisas que eu pondero sempre antes de colocar aqui. Muitas porque são demasiado básicas e simples, outras porque não sei se interessam ou não, outras ainda porque não sei até que ponto é que são efectivamente uma receita.
Hoje não tenho uma receita. É uma sugestão de bebida. Mas percebam uma coisa, eu não sei absolutamente nada acerca de coktails. A "cozinheira" que há em mim, não tem nada de "barwoman". Aliás, tirando um pouco de vinho tinto, espumante e umas ocasionais caipirinhas ou licor beirão com gelo, poucas são as bebidas alcoolicas que ingiro.
Portanto deixo-vos esta bebida, preparada com os poucos ingredientes que havia cá em casa. Foi uma maneira diferente de receber os meus amigos JP e R no domingo. E como foi bastante apreciada merecia aqui o seu lugar de destaque.
Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

400ml de martini rosso
50ml de triple sec
100gr de morangos
2 colheres de sopa de açúcar
gelo picado q.b.

Preparação:

Esmague os morangos com o açúcar com a ajuda da varinha mágica ou de um pilão e almofariz.
Entretanto num shaker, ou na ausência deste num copo alto, coloque o martini, o triple sec e a mistura de morangos. Agite bem.
Sirva o cocktail em copo com gelo picado.

Bom Apetite!

quarta-feira, maio 12, 2010

Bifanas Balsâmicas

Mais uma maneira simples e diferente de preparar umas simples bifanas ou bifinhos de porco. A combinação é meia agridoce mas bastante saborosa. Aqui fica a sugestão.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de "Easy Cook" nº 33 - pág.10)

2 bifanas
1 laranja
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel
1 colher de cha de mostarda de dijon
1 dente de alho
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

Rale a casca da laranja e esprema-a depois aproveitando o sumo. Adicione o vinagre, o mel e o dente de alho pivado. Mexa bem e adicione um pouco de sal, a mostarda e uma colher de sopa de azeite. Volte a mexer.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e salteie as febras de porco até ficarem douradas. Junte depois a mistura com o vinagre balsâmico e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos, até reduzir um pouco.
Sirva depois com uma salada verde e umas batatinhas assadas.

Bom Apetite!

terça-feira, maio 11, 2010

Camembert em Massa Folhada

Mais uma refeição entre amigos cá em casa. Desta vez com o JP, a R. e o pequeno T. A criatividade para cozinhar não anda no seu melhor, mas mesmo assim sairam umas coisitas saborosas desta cozinha. Como esta entrada fácil, muito fácil, para todos aqueles que gostam de queijo!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 placa redonda de massa folhada pronta a usar
1 queijo camembert
4 colheres de sopa de compota de morango (ou de framboesa, ou outra a gosto)
8 morangos (ou framboesas)

Preparação:

Depois de retirar o queijo da embalagem, retirar a casca de um dos topos do queijo.  Colocar depois o queijo no centro da massa folhada já aberta, com o topo "descascado" virado para cima. Cobrir com a compota de morango e os morangos lavados e cortados ao meio. Fechar cuidadosamente a massa folhada voltando as pontas para cima, para o centro do queijo pressionando ligeiramente para fechar e colar bem.
Levar a forno quente (200ºC) cerca de 30 minutos ou até a massa estar dourada. Retirar e deixar repousar 15 minutos antes de servir.
Servir cortado em pedaços e, se quiser, com tostinhas ou uma salada verde.

Bom Apetite!

segunda-feira, maio 10, 2010

Creme de Cenoura e Gengibre


O M. diz que apenas lhe apetecia jantar uma sopinha, mas eu não tinha sopa feita. Tinha acabado de assistir a um episódio do Top Chef em que alguém faz uma sopa de gengibre e cenoura. Havia ambos os ingredientes cá em casa. É o que dá cozinhar logo depois de assistir a programas de culinária!

Ingredientes para 4 pessoas:

3 cenouras médias
1 batata média
1 cebola pequena
1 pedacinho de raíz de gengibre com cerca de 3cm
azeite q.b.
sal

Preparação:

Lave e descasque os legunes, bem como o gengibre. Corte-os em pequenos pedaços e salteie-os num pouco de azeite. Junte depois a água a fever (eu uso sempre a cafeteira electrica para poupar tempo e energia) até cobrir os legumes. Tempere de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem bem macios.
Passe com a varinha mágica e, se necessário junte um pouco mais de água, mas atenção que deve ficar um creme um pouco espesso.
Se gostar sirva polvilhada com coentros.

Bom Apetite!

sexta-feira, maio 07, 2010

Cupcakes de Baunilha


Depois de tantos anos a assistirmos a séries e filmes americanos, onde cupcakes (queques com coberturas coloridas) sempre apareceram diante dos nosso olhos, parece que finalmente descobrimos a pólvora!  E abrem agora lojas especializadas em cupcakes cujas filas são intermináveis, pois ninguém quer perder esta oportunidade tão acessível a todos de ser uma "fashion victim", e de poder deliciar-se com um pedacinho tão "trendy" desta estação. É oficial. Os cupcakes estão na moda!
Aqui o "As minhas Receitas" também não quer perder a oportunidade de contribuir para a tendência gastronómica da estação. Assim, deixo-vos uma receita de cupcakes numa versão caseira, mas nem por isso menos deliciosa. Para poderem saborear um pouco desta tendência e, principalmente para a partilharem com quem quiserem! Bom fim-de-semana!

Ingredientes para 12 cupcakes pequenos:


Receita base dos queques
(adaptada de "Delícias da Nigella", página 81)
125gr de farinha com fermento
125gr de manteiga à temperatura ambiente
125gr de açúcar
2ovos
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de leite

Cobertura
70gr de manteiga à temperatura ambiente
100gr de açúcar em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha
umas gotas de corante alimentar vermelho (opcional)
confeites para decorar

Preparação:

Coloque todos os ingredientes numa taça e bata bem até obter uma massa fina. Forre um tabuleiro de queques ou formas individuais com forminhas de papel frisado e divida a mistura pelas formas sem as encher até cima (cerca de 3/4 da forma é suficiente).
Leve a cozinhar em forno quente (200ºC) cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Para a cobertura bata bem a manteiga com o açúcar até estar passar do tom amarelo para um tom esbranquiçado. Junte a essÊncia de baunilha e, se desejar o corante colorido a gosto. Misture bem e barre generosamente os queques com esta cobertura. Salpique ou decore com os confeites a gosto.

Bom Apetite!

quinta-feira, maio 06, 2010

Salada Morna de Lentilhas com Salsichas e Tomate

Depois de tantos doces publicados no início desta semana, chegou a vez da comida a sério! Desta vez uma salada de lentilhas que nos agradou muito pela sua simplicidade. É ideal para preparar durante o tempo mais quente, levar na lancheira para o trabalho e até para um piquenique. Para mim, entra nas categorias de comida de férias, pois é ideal para servir depois de uma manhã de praia.

Ingredientes para 2 pessoas:

150gr de lentilhas
4 salsichas pequenas para churrasco
1 colher de sobremesa de cominhos em pó
2 tomates de rama
azeite q.b.
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 cebola pequena
1 dente de alho
sal q.b.

Preparação:

Coza as lentilhas em água temperada de sal até estarem macias. Entretanto pique a cebola e leve-a a refogar num pouco de azeite e com os cominhos, até ficar cozinhada. Retire e reserve.
Na mesma frigideira salteie o tomate previamente partido em quartos com um pouco de azeite e uma pitada de sal. O tomate deverá ficar macio, mas firme e pouco cozinhado.
Cozinhe depois as salsichas sem adicionar nenhuma gordura, até a pele estar dourada e as salsichas bem cozinhadas.
Numa taça junte o vinagre com 2 colheres de sopa de azeite e o dente de alho picadinho. Acrescente depois as lentilhas já cozidas e bem escorridas e a cebola cozinhada com os cominhos. Misture bem.
Adicione depois o tomate e as salsichas partidas em rodelas. Envolva e sirva de imediato!

Bom Apetite!

quarta-feira, maio 05, 2010

Chesecake de Coalhada com Compota de Morango

No dia da mãe, foi também altura de fazer um docinho para levar para o almoço com a mãe, avó e a restante família.
Como o fim de semana foi muito atribulado, com almoços e jantares, tive de preparar algo muito simples e rápido. Usei pela primeira vez a coalhada (cuajada) que apesar de já ter comprado há algum tempo, ainda não tinha sido utilizada.
Acabei por fazer uma espécie de cheesecake, e o uso da coalhada revelou-se muito prático, pois solidifica bastante rápido, sem ser necessário o recurso a folhas de gelatina. Também não usei leite condensado, e tornei a receita mais leve e menso enjoativa.
E, apesar da barriga cheia do almoço, esta versão de cheesecake ficou aprovada!

Ingredientes:

200gr de bolacha maria
100gr de manteiga
1 pacote de coalhada (cuajada)
200ml de natas magras
300ml de leite
50gr de queijo creme
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de compota de morango

Preparação:

Comece por preparar a base de bolacha, triturando-a e juntando a manteiga derretida. Forre depois uma forma de mola com o preparado pressionando bem. Leve ao frigorífico.
Faça depois o recheio: num tachinho coloque as natas e o leite e dissolva o conteúdo da carteira de coalhada. Junte o açúcar e leve ao lume até engrossar e começar a ferver. Retire e junte o queijo creme mexendo bem até dissolver.
Coloque este preparado sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico até prender, ou de um dia para o outro.
Antes de servir o cheesecake, retire-o da forma e coloque-o no prato. Numa tacinha coloque a compota de morango e um pouco de água e leve ao microondas uns segundos para a compota ficar mais líquida. Deixe arrefecer e coloque a compota sobre o cheesecake.

Bom Apetite!

terça-feira, maio 04, 2010

Bolachinhas de Limão com Glacê

Para além do bolo de baptizado, aqui a madrinha ainda ficou encarregue de fazer umas lembrancinhas para oferecer aos convidados. E claro que tinha de ser algo saído da minha cozinha. Acabei a fazer umas bolachas de limão tamanho XL, que decorei com glacê e umas perolas prateadas antes de as colocar em saquinhos individuais com uma fitinha azul.

Ingredientes para cerca de 25 bolachas:

300gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
70gr de manteiga
150gr de açúcar
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de sumo de limão

Cobertura:
1 clara
100gr de açúcar em pó
bolinhas prateadas ou confeites

Preparação:

Derreta a manteiga e misture o açúcar mexendo bem. Adicione depois a farinha, o fermento, o leite e o sumo de limão. Amasse bem e forme uma bola envolvendo-a em película aderente (Se necessário acrescente um pouco mais de leite). Leve ao frigorífico cerca de 1 hora.
Estenda depois a massa e com a ajuda de um cortador corte nas formas desejadas. Coloque as bolachinhas em tabuleiros forrados com tapete de silicone ou papel vegetal e leve ao frigorífico durante 15 minutos.
Coza as bolachas em forno quente (170ºC) cerca de 10 minutos, ou até as pontas começarem a ficar douradas.
Retire e deixe arrefecer.
Prepare depois a cobertura: bata a clara em castelo, mas de modo a que não fique muito presa e adicione o açúcar até formar uma pasta. Se não quiser a pasta branca junte corante alimentar na cor preferida. Com a ajuda de uma colher barre as bolachas com esta mistura e decore com as bolinhas prateadas.
Deixe secar de um dia para o outro.
Guarde depois nos saquinhos ou em caixas fechadas.

Bom Apetite!

segunda-feira, maio 03, 2010

Bolo de Chocolate "Tudo em um" - Bolo de Baptizado


Este sábado fui madrinha de baptismo pela primeira vez. De um afilhado lindo e simpático, filho da minha amiga R. E foi muito especial ser madrinha desta criança. Porque ela veio aproximar-nos, não por estarmos zangadas, mas porque, às vezes nos vamos afastando das pessoas sem sabermos muito bem porquê: a vida, os empregos, os amigos.... Com o nascimento do T. tudo mudou. Retomamos uma amizade que nunca esteve perdida, mas apenas adormecida. E depois veio o convite para madrinha do T., porque por ele voltamos a ser as amigas que eramos dantes.
E como madrinha babada, fiquei com a responsabilidade de fazer o bolo de baptizado. E fiz o meu primeiro bolo decorado com pastas de açúcar. Não me saí muito mal, e o bolo além de bonitinho estava muito bom!

Ingredientes:
(adaptado livremente da revista Olive, de Abril de 2010, pág.110)

300gr de farinha com fermento
8 colheres de sopa de cacau em pó
350gr de manteiga sem sal
100gr de açúcar mascavado escuro
250gr de açúcar
2 colheres de chá de fermento
6 ovos
3 colheres de sopa de leite

Recheio:
1 lata de leite condensado cozido ou de doce de leite

Cobertura; (opcional)
Pastas de açúcar (encomendadas na Casa de Bolos)

Preparação:

Coloque todos os ingredientes para o bolo numa taça grande e bata com a batedeira até obter uma mistura cremosa que caia facilmente de uma colher. Se achar a mistura muito rija, junte mais uma ou duas colheres de sopa de leite e volte a bater.
Divida a mistura do bolo por duas formas redondas sem buraco com cerca de 22 cm de diamentro, previamente untadas e forradas com papel vegetal.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 30 minutos ou até estar cozinhado. Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Sobre um dos bolos coloque o doce de leite, ou o leite condensado cozido espalhando bem, e coloque o outro bolo por cima.(Se não desejar colocar a cobertura com as pastas de açúcar, o bolo está pronto a servir. Poderá também servir o bolo sem nenhum tipo de recheio ou cobertura.)
Para a cobertura : com a ajuda de um rolo de massa, e sobre uma superfície lisa, estique as pastas de açúcar e decore o bolo a gosto. Neste caso foi decorado com pasta de açúcar branca que cobriu todo o bolo e com pasta azul para formar a concha e a barra do fundo. Decorei também com pequenas pérolas prateadas.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin