terça-feira, Agosto 31, 2010

Bolo de Chocolate com Creme de Tiramisu

O meu cunhado L. fez ontem 34 anos. Claro que houve comemoração com um jantar repleto de iguarias que ajudei a preparar com a minha cunhada D. Era ouví-lo dizer "vejam lá se fazem comida suficiente!"
Como não podia deixar de ser, o bolo foi preparado por mim e estava bastante bom. Pena é, que depois de tanta comida já houvesse pouca barriga para ele...

Ingredientes:

300g de farinha com fermento
8 colheres de sopa de cacau em pó
350g de manteiga sem sal
100g de açúcar mascavado escuro
250g de açúcar
2 colheres de chá de fermento
6 ovos

Recheio:
5 gemas + 3 claras
100g + 50 g de açúcar
250g de mascarpone
1 cálice de Rum ou aguardente
cacau em pó para polvilhar
Licor Baileys

Preparação:

Coloque todos os ingredientes para o bolo numa taça grande e bata com a batedeira até obter uma mistura cremosa que caia facilmente de uma colher. Se achar a mistura muito rija, junte mais uma ou duas colheres de sopa de leite e volte a bater.
Coloque a mistura do bolo numa forma redonda sem buraco com cerca de 22 cm de diamentro, previamente untada e forrada com papel vegetal.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 45 minutos ou até estar cozinhado. Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Entretanto prepare o creme de tiramisu: bata as gemas com 100g de acúcar durante 5 minutos na batedeira. Acrescente depois o mascarpone e volte a bater até tudo estar incorporado.
Bata 3 claras em castelo bem firme e junte-lhes os restantes 50 g de acúcar  Acrescente à mistura de mascarpone envolvendo bem e junte também o rum ou aguardente.
Para montar  o bolo corte-o em 3 partes (depois de frio). Embeba cada camada em licor Bailyes e cubra com 1/3 do creme de tiramisu polvilhando com cacau em pó, Repita até terminar as camadas e leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite!

segunda-feira, Agosto 30, 2010

Compota de Tomate com Maçã

Foi mais um fim de semana que passou a correr, mas mesmo assim houve tempo para ajudar uns amigos a fazer uma mudança. ir a um jantar de aniversário e ter mais um lanche ajantarado para colocar em dia a conversa com alguns amigos que não víamos desde as férias. No meio de tudo isto ainda se fizeram umas compotas com frutas e legumes que os meus avós me trouxeram.
Para começar a semana, sai a compota que mais me surpreendeu: tomate com maçã. Uma delícia!

Ingredientes para aproximadamente 4 frascos (200ml):

800 g de tomate (pesado depois de pelado e bem escorrido)
400 g de maçã (pesada depois de descascada e cortada em cubos)
900 g de açúcar
1 pau de canela

Preparação:

Numa panela coloque o tomate arranjado e partido em pedaços, e maçã o açúcar e o pau de canela. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Deixe o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada  (para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Passe o doce com a varinha mágica e coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário.

Bom Apetite!

sexta-feira, Agosto 27, 2010

Granola

Já vos falei aqui do meu pequeno almoço favorito para os meses quentes. E hoje trago-vos outra sugestão ideal para variar um bocadinho, e continuar a comer uma refeição saudável e completa logo pela manhã.
Esta granola (ou muesli tostado) é ideal para comer com iogurte ou leite.
Bom fim de semana!

Ingredientes (para 4 porções):
(inspirada na receita da Mafalda Pinto Leite em "Dias com Mafalda", pág. 13)

200gr de flocos de aveia
50gr de amêndoa
50gr de avelãs
5 colheres de sopa de sementes de sésamo
1 pitada de flôr de sal
4 colheres de sopa de óleo de amendoim ou girassol ou azeite
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de extracto de baunilha
50gr de passas

Preparação:

Numa taça misture os flocos de aveia com a amêndoa e as avelãs previamente picadas grosseiramente. Junte também as sementes de sésamo e uma pitada de flôr de sal. À parte misture o mel com o óleo, àgua e extrato de baunilha e adicione à msitura anterior misturando bem.
Coloque esta mistura numa assadeira formando uma só camada e leve ao forno quente (180ºC), mexendo de vez em quando até a mistura ficar tostada. Retire e deixe arrefecer.
Esfarele a mistura com as mãos, junte as passas e guarde num frasco que vede bem.
Coma com iogurte ou leite.

Bom Apetite!

quinta-feira, Agosto 26, 2010

Salmão na Chapa com Legumes Salteados

Uma refeição muito simples e sem trabalho quase nenhum, porque também eu tenho dias em que não me apetece cozinhar. São poucos, raros até, mas aparecem principalmente quando não tenho sopa feita e tenho de cozinhar apenas para mim. Nessas alturas agradeço existirem alguns produtos bons que simplificam a vida e que permitem uma refeição nutritiva e equilibrada em alguns minutos. Como estes legumes congelados para saltear. Muito bons e preparados em minutos!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombinhos de salmão
1 embalagem de 400gr de Legumes para Saltear (do Pingo Doce - passo a publicidade!)
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
sumo de limão

Preparação:

Tempere os lombinhos de salmão com sumo de limão, sal e pimenta. Leve-os a grelhar numa chapa quente ou, em alternativa numa frigideira anti-aderente, sem juntar azeite pois a gordura do peixe é suficiente.
Entretanto leve outra frigideira anti-aderente ao lume com o azeite e os dentes de alho picados. Junte os legumes congelados e deixe cozinhar até ficarem crocantes e a água que libertam ter evaporado.
Sirva os legumes com o salmão e regue com um fio de azeite.

Bom Apetite!

quarta-feira, Agosto 25, 2010

Compota de Courgette com Limão, Cardamomo e Canela

Como já tinha acontecido o ano passado, este ano a produção de courgettes dos meus avós continua em alta. São courgettes atrás de courgettes e ficamos sem saber muito bem como dar andamento a tudo o que vem parar cá a casa. Claro que muitas já estão congeladas prontas a usar em sopas e purés, algumas foram parar a bolos e outras preparações culinárias e, à semelhança de muita gente por esta blogosfera fora, outras ainda foram parar em compotas! Como esta.

Ingredientes para 4 frascos pequenos:

1 quilo de courgette descascada
800gr de açúcar
1 colher de chá de cardamomo moído
1 colher de chá de canela em pó
raspar de 1/2 limão

Preparação:

Depois de descascada e pesada, rale a courgette. Coloque-a depois num tacho largo, junte o açúcar, a raspa de limão e as especiarias e mexa bem.
Leve a lume brando e deixe ferver lentamente mexendo de vez em quando. O doce estará pronto quando atingir o ponto de estrada (que para esta quantidade de ingredientes demorou cerca de 1h30 - Ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário. Desde que devidamente confeccionados e guardados em frascos esterilizados, as compotas duram anos.

Bom Apetite!

terça-feira, Agosto 24, 2010

Carpaccio de Figos com Presunto e Queijo da Serra

Depois das férias custa voltar à rotina do dia-a-dia, e a minha cozinha ainda funciona a meio gás. Mas já há novidades com os figos "roubados" à beira da estrada nos ultimos dias das férias. Dos poucos que sobreviveram à nossa gula e que ainda conseguimos trazer para casa, fez-se este carpaccio de sabores portugueses: figos algarvios, queijo da serra da estrela, presunto de trás os montes e azeite alentejano! Uma mistura de norte a sul!

Ingredientes para 2 pessoas:

6 figos
3 fatias finas finas de queijo da serra curado
4 fatias finas de presunto
azeite q.b.

Preparação:

Lave os figos e seque-os bem com papel de cozinha. Corte-os depois em fatias o mais fino que coneguir e disponha-as num prato.
Por cima coloque o presunto e o queijo em fatias finas. Regue com um fio de azeite e sirva de imediato como entrada ou petisco.

Bom Apetite!

segunda-feira, Agosto 23, 2010

Flores de Courgette Panadas e Recheadas com Queijo Feta

De volta das férias!
Foi tempo de sardinhadas e de muito peixe grelhado com saladas variadas e coloridas. De colocar a leitura em dia. De tomar muitos banhos de mar e de fazer caminhadas. De ir às compras ao mercado. De apanhar figos e alfarroba à beira da estrada. De comer bolas de berlim acabadas de fazer. De namorar.
Para já, ainda antes de se retomar a rotina, aqui fica uma receita de flores de courgette que a minha querida avó fez o favor de apanhar, sabendo que eu estava desejosa de experimentar esta receita. E realmente adorei: ficam deliciosas, tenras e aromáticas.

Ingredientes para 4 pessoas:

8 flores de courgette
100gr de queijo feta
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de farinha
água

Preparação:

Cuidadosamene lave as flores das courgetes abrindo-as sem rasgar. Seque-as num pano de cozinha e com a ajuda de uma tesoura retire o pedunculo e as pontinhas mais rijas. Reserve.
Com um garfo amasse o queijo feta. Recheie o interior de cada uma das flores com um pouco de queijo, voltando a fechar as petalas de seguida. Reserve.
Numa taça coloque a farinha e um pouco de sal e pimenta. Acrescente água até ficar com uma polme leve e bastante fina.
Passe as flores de courgete por essa polme e leve a fritar em óleo bem quente até ficarem douradas. Escorra sobre papel absorvente e sirva depois como entrada com uma salada verde ou assim simples.

Bom Apetite!

sexta-feira, Agosto 20, 2010

Back to Basic #10 - Creme de Ovos

E para terminar esta rubrica de básicos, nada melhor do que um creme de ovos, ideal para cobrir um bolo, rechear uma tarte, servir com umas bolachinhas secas ou com fruta, ou simplesmente polvilhado com amêndoa ralada e canela em pó.

Ingredientes:

12 gemas
2 chávena (230ml) de açúcar
2 chávena (230ml) de leite

Preparação:

Numa taça bata as gemas com o açúcar. Junte depois o leite quente, em fio, até totalmente incorporado na mistura de ovos.
Leve a mistura a lume brando até engrossar, tendo o cuidado de não deixar de mexer para não agarrar.
Depois de frio use-o para rechear bolos e tortas ou sirva simplesmente polvilhado com canela.

Bom Apetite!

quinta-feira, Agosto 19, 2010

Back to Basic #9 - Molho para Saladas

Fico espantada com a quantidade de molhos para saladas à venda nos supermercados, principalmente quando é tão simples prepará-los em casa.
Aqui fica um dos meus favoritos e mais usados cá em casa. Mais um básico para usar na salada de todos os dias!

Ingredientes:

100ml de azeite
30ml de vinagre de vinho branco ou sumo de limão
1 dente de alho
flôr de sal q.b.
pimenta em grão q.b.
1colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de natas ou iogurte

Preparação:

Num almofariz esmague o dente de alho juntamente com uns grãos de pimenta e um pouco de flôr de sal. Coloque a mistura num frasco e adicione o azeite, o vinagre ou sumo de limão, a salsa picada e as natas. Tape o frasco e agite vigorosamente até tudo ficar bem emulsionado.
Verta a quantidade desejada sobre a salada e guarde o restante no frigorífico até à proxima utilização.

Bom Apetite!

quarta-feira, Agosto 18, 2010

Back to Basic #8 - Iogurtes

Faço iogurtes caseiros há muito tempo, com uma iogurteira com mais de 15 anos e que nunca me deixou ficar mal. Prefiro fazer os iogurtes naturais e sem açúcar, para depois juntar a cereais e fruta para um pequeno almoço equilibrado, ou então, colocar-lhes um pouco de compota caseira no fundo para uma doce surpresa no final.
Mas por toda a blogosfera podem encontrar receitas de vários e diferentes sabores de iogurtes. Experimentem! Inventem!

Ingredientes para 7 iogurtes

1 iogurte natural (de compra)
1 litro de leite (eu uso magro)
2 colheres de sopa de leite em pó (eu não uso pois gosto dos meus iogurtes menos espessos)
Compota  (opcional)

Preparação:

Numa vasilha coloque o iogurte e, com uma vara de arames, vá misturando o leite (que não deve ser aquecido nem fervido - directamente do pacote à temperatura ambiente) aos poucos e poucos, de modo a que o iogurte se dissolva no leite. Adicione agora o leite em pó (se usar) e misture bem para dissolver.
Se quiser coloque uma colher de compota no fundo dos copos do iogurte e encha-os depois com a mistura anterior.
Coloque os copos na iogurteira, tape-a e ligue a máquina. Deixe ficar assim cerca de 12 horas - periodo de fermentação. Ao fim deste tempo retire os iogurtes da máquina, tape-os e coloque no frigorífico.
Os iogurtes caseiros conservam-se cerca de 10 dias.

Bom Apetite!

terça-feira, Agosto 17, 2010

Back to Basic #7 - Maionese Caseira

Não há nada melhor do que uma boa maionese caseira. E, não há nada mais simples de fazer. Basta uma varinha mágica, alguns ingredientes e em apenas 1 minuto fica pronta, sem talhar ou deslaçar.
Sei que há pessoas que não gostam muito de fazer maionese caseira por causa dos ovos serem utilizados crus. Mas, desde que usem ovos frescos e que mantenham a maionese no frio, o risco é pequeno. (Excepção feita para as grávidas e as crianças pequenas que devem evitar comer ovos crus e claro, os alérgicos!)

Ingredientes:

1 ovo
150ml de óleo de girassol ou amendoim
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mostarda

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, o sumo de limão, a mostarda e tempere de sal e pimenta. Junte depois 1/3 do óleo e ligue a varinha mágica fazendo movimentos para cima e para baixo emulsionando todos os ingredientes. Vá depois acrescentando o restante óleo, em fio, ao mesmo tempo que mantêm o movimento da varinha mágica. No final a maionese deverá estar espessa. Rectifique de sal e pimenta e guarde no frigorífico até servir.
A esta receita base poderá juntar alho, ervas aromáticas, ketchup, caril e fazer as combinações de maionese que desejar.

Bom Apetite!

segunda-feira, Agosto 16, 2010

Back to Basic #6 - Massa Doce para Tartes

A grande maioria de nós compra as bases para as tartes já feitas, daquelas que é só estender e pronto. Podem ser mais prácticas, mas não são tão boas como as que podemos fazer em casa. Além disso não existe uma versão açúcarada (tipo massa areada doce) para as tartes que exijam uma versão doce de massa.
A receita que vos deixo hoje é de uma massa doce para tartes, muito simples de fazer, pois é só colocar no robot de cozinha e passado alguns segundos temos uma massa que apenas tem de repousar no frio antes de ser usada.

Ingredientes para 1 base:

125g de manteiga sem sal
100gr de açúcar em pó
1 pitada de sal
250g de farinha
2 gemas
30ml de leite

Preparação:

No robot de cozinha misture a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar em pó e o sal. Junte a farinha e ligue o robot até a mistura se parecer com umas migalhas. Junte as gemas e o leite e misture mais um pouco. (A mistura deverá continuar a parecer migalhas - é mesmo assim)
Coloque a massa em película aderente, formando uma bola e leve ao frigorífico pelo menos 1 hora. (Não saltar este passo - senão a massa será um desastre!)
Depois é só forrar uma tarteira com a massa (eu nem uso o rolo - corto finos pedaços de massa e vou enchendo a tarteira e presionando com as mãos!), picar com um garfo, cobrir bem com papel vegetal e encher com feijão ou grão seco para a massa não "enfolar".
Levar a forno quente 200ºC durante 35 minutos, e deixar arrefecer completamente antes de usar.
Depois é só rechear com o que se quiser, podendo voltar a levar a massa ao lume se o recheio precisar de ser cozinhado.

Bom Apetite!

sexta-feira, Agosto 13, 2010

Back to Basic #5 - Massa de Crepes

Outro básico de cozinha é a massa de crepes. Doces ou salgados, nada melhor para uma refeição ou sobremesa diferente e saborosa.
Estes são muito bons e a massa é bastante simples de preparar.

Ingredientes para cerca de 10 crepes:

125 gr de farinha

250 ml de leite magro
sal
2 ovo grande
50 gr de manteiga

Preparação:

Junte a farinha peneirada e o sal. Adicione os ovos e o leite e misture bem.
Deixe a massa repousar no frigorifico durante 1 hora. Adicione depois a manteiga derretida, e, numa frigideira anti aderente deite colheradas de massa até cobrir o fundo da frigideira, e assim que estiver cozinhada de um lado, vire o crepe e deixe cozinhar do outro lado. Repita até esgotar toda a massa.
Sirva com recheios salgados ou com compotas e gelados.

Bom Apetite!

quinta-feira, Agosto 12, 2010

Back to Basic #4 - Molho de Tomate Rápido

Não há nada mais pratico e simples de preparar do que um molho de tomate. Quer seja para colocar numa pizza, para comer com uma massa, e até como molho de costeletas assadas no forno.
Além disso é sempre bom de preparar em quantidade e congelar. Assim, está sempre pronto a usar. Básico mais básico não há.

Ingredientes para cerca de 350ml de molho de tomate:

1 lata grande de tomate pelado (ou 500gr de tomate maduro previamente pelado com água a ferver)
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de oregãos

Preparação:

No robot de cozinha coloque a cebola descascada e cortada em pedaços, os dentes de alho e todo o conteúdo da lata de tomate pelado (com o molho e tudo). Ligue o robot e deixe formar uma pasta líquida.
Entretanto coloque um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer e junte a cebola picada juntamente com o tomate e os alhos picados. Tempere de sal e pimenta e adicione os oregãos.
Deixe levantar fervura e reduza depois o lume deixando ferver mais 15 minutos.
Rectifique os temperos.
Sirva com massas ou use como base para pizzas.

Bom Apetite!

quarta-feira, Agosto 11, 2010

Back to Basic #3 - Arroz de Cenoura

Toda a gente sabe fazer arroz. Mas mesmo assim aqui fica a receita, e uma particularidade. Quando tiverem que fazer arroz sem saber bem a que horas o vão servir, para que não fique espapassado pela espera e permaneça soltinho mesmo depois de reaquecido, usem arroz vaporizado! À prova de esperas e de cozinheiros desajeitados! (Sabem que um arroz solto decente foi das coisas que eu mais demorei a saber fazer bem?)

Ingredientes para 4 pessoas:

1 chávena de arroz carolino (ou vaporizado, agulha, ...)
2 chávenas de água quente
1 dente de alho
1 cenoura
sal q.b.
azeite

Preparação:

Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte o dente de alho picadinho e o arroz e deixe fritar em lume brando, mexendo sempre, o arroz e até este estar translucido.
Acrescente depois a cenoura descascada e cortada em cubinhos e a água a ferver (o melhor é mesmo usar a cafeteira electrica para ter a água a ferver sempre que necessário e muito mais depressa e com menos gasto de energia do que se fosse a aquecer no fogão!) Tempere de sal e diminua o lume para o mínimo. Tape e deixe cozinhar 10 a 15 minutos até toda a água ter evaporado. Desligue e deixe acabar de cozinhar apenas com o calor do tacho.
Sirva como acompanhamento.

Bom Apetite!

terça-feira, Agosto 10, 2010

Back to Basic #2 - Puré de Batata

Continuando com os básico.
Eu gosto muito de puré de batata. Mas tem de ser puré a sério. Algumas vezes a preguiça faz-me comprar do puré congelado, que até se come bem, agora aquele de flocos instantâneo, não sou capaz de comer.
Mas não há nada como um bom puré de batata feito em casa. Como este!

Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

500g de batatas
leite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz moscada (opcional)

Preparação:

Lave e descasque as batatas e corte-as em cubos. Leve-as a cozer em água temperada de sal até ficarem bem macias. Escorra-as e com um passe-vite ou um esmagador manual faça-as em puré. (Nada de usar a varinha mágica que altera a consistência do puré, deixando-o com consistência de borracha)
Coloque as batatas já esmagadas num tacho e junte a manteiga, tempere de sal, pimneta e noz moscada e adicione um pouco de leite. Leve novamente ao lume (brando) e sem parar de mexer deixe que tudo começe a ferver. Se necessário acrescente mais leite até o puré ter a consistência que mais gostar - mais ou menos líquido.
Sirva como acompanhamento ou use-o noutras preparações culinárias.

Bom Apetite!

segunda-feira, Agosto 09, 2010

Back to Basic #1 - Molho Bechamel

Quando fui de férias o ano passado, deixei agendada uma rúbrica intitulada CISSC - Como Impressionar Sem Saber Cozinhar. E este ano, para não sentirem a minha falta, volto a deixar umas receitas agendadas, mas desta vez dos básicos na cozinha. Daquelas coisas que por preguiça, muitas vezes compramos já feitas, mas que no entanto são bem simples de preparar em casa e, na maioria das vezes, bastante melhores.
Back to Basic é a minha rúbrica deste ano. E para começar nada melhor que uma receita de molho bechamel!

Ingredientes para cerca de 500ml de molho:

4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
500ml de leite
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
sumo de limão (opcional)

Preparação:

Leve ao lume um tachinho com a manteiga. Deixe derreter e junte a farinha.
Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos o leite quente. Vá mexendo, com a ajuda de uma vara de arames, até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desaparecerem
Tempere com noz moscada, sal e pimenta e, se gostar, um pouco de sumo de limão.
Está pronto a usar nas mais variadas preparações gastronómicas.

Bom Apetite!

sexta-feira, Agosto 06, 2010

Refresco de Laranja, Lima e Hortelã

Haverá melhor maneira de nos refrescarmos do que com uma saborosa bebida? Aqui fica uma sugestão para combater o imenso calor que se tem feito sentir.
Quanto a mim, vou finalmente de férias. E, para se continuarem a inspirar, o blogue não vai estar parado durante a minha ausência. Serão quinze dias de "Back to Basic", uma rubrica para as férias, à semelhança do que já aconteceu o ano passado com o "CISSC - Como Impressionar sem Saber Cozinhar".
Espero que gostem.

Ingredientes:

1 laranja grande e sumarenta
1/2 lima
1 pernada de hortelã + para decorar
50gr de açúcar
500ml de água fresca
20 cubos de gelo

Preparação:

Esprema o sumo da laranja e da lima e coloque num jarro. Num almofariz esmague as folhas de hortelã juntamente com o açúcar até tudo ficar triturado. Misture o açúcar de hortelã com o sumo de laranja e lima e mexa bem até dissolver.
Acrescente a água fresca, os cubos de gelo e a hortelã e mexa bem.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

quinta-feira, Agosto 05, 2010

Sandes de Brioche com Rucula e Mostarda de Dijon

Uma receita estranhamente deliciosa. O doce do pão brioche com o salgado do queijo e do fiambre e com o sabor inconfundível da mostarda de Dijon e da rucula, fizeram as minhas delícias num destes snacks tardios que não são nem lanches nem jantares.
Uma sugestão diferente.

Ingredientes para 2 pessoas:
(Adaptado de "Cozinha para Quem não tem Tempo" - Mafalda Pinto Leite, pág.36)

4 fatias de pão briche (caseiro ou de compra)
2 fatias de fiambre
2 fatias de queijo
mostarda de Dijon q.b.
1 mão cheia de rucula selvagem

Preparação:

Barre as fatias de pão brioche com a mostarad de Dijon. Cubra com o queijo, depois o fimabre, a rucula e termine com outra fatia de brioche.
Corte as fatias na diagonal e está pronto a servir.

Bom Apetite!

quarta-feira, Agosto 04, 2010

"Orzo" com Tomate, Courgete e Coentros

Já tinha visto algumas receitas, mas só agora resolvi experimentar. Cozinhar massa da mesma maneira que se cozinha risotto. E com massa pevide, daquela que apenas utilizamos para fazer canja.
A minha versão foi vegetariana, para gastar as muitas courgetes e tomates que andam cá por casa.
Gostei muito do resultado final e irei repetir mais vezes!

Ingredientes para 2 pessoas:

100gr de orzo (massa pevide)
água ou caldo de galinha
sal e pimenta q.b
azeite.
1 dente de alho
1/2 courgete pequena
3 tomates pequenos maduros
1/2 ramo de coentros
4 colheres de sopa de natas

Preparação:

Lave bem a courgete e os tomates e corte tudo em pequenos cubos.Coloque um pouco de azeite num tacho e junte o dente de alho picado. Assim que começar a fritar adicione a massa e envolva bem no azeite. Junte depois os legumes cortados e metade dos coentros e tempere de sal e pimenta. Mexa e acrescente uma chávena de água ou de caldo de galinha a ferver. Vá mexendo até todo o líquido ter sido absorvido e vá acrescentando mais líquido e mexendo, mantendo o lume brando, até a massa estar cozinhada. Acrescente depois os restantes coentros picados, as natas e rectifique de sal e pimenta.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!


terça-feira, Agosto 03, 2010

Ovos com Tomate e Feta

Os meus avós trouxeram-me tomates caseiros. Daqueles grandes, vermelhos e bem maduros. Deliciosos, com sabor a verão! Está aberta a época do tomate por estas bandas!
Juntamente com ovos e um resto de queijo feta que andava pelo frigorífico fiz um jantar ligeiro e muito saboroso, pois a vontade de cozinhar começa a esmorecer e já só penso em ir, finalmente, para a praia!!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 a 4 ovos (depende da fome)
2 tomates grandes e maduros
2 dentes de alho
1 colher de chá de oregãos
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
50gr de queijo feta

Preparação:

Lave os tomates e retire-lhes a pele. Corte-os em pedaços.
Entretanto leve uma frigideira anti-aderente ao lume com o azeite e junte o tomate em cubinhos. Adicione depois os dentes de alho me pedacinhos, tempere de sal, pimenta e oregãos e deixe cozinhar em lume brando. Quando o tomate estiver cozinhado acrescente os ovos - como se fosse para escalfar - e esfarele o queijo por cima de tudo.
Deixe cozinhar em lume brando até o queijo ter derretido e os ovos estarem cozinhados a seu gosto, de preferência com a gema ainda um pouco líquida.
Sirva com fatias de pão alentejano ou algravio torrado ou com arroz branco.

Bom Apetite!

segunda-feira, Agosto 02, 2010

Sandes de Queijo de Cabra com Rucula e Tomate

Este foi um fim de semana mais que preenchido, e foi preciso chegar a domingo ao fim da tarde para ter finalmente um tempinho para descansar.
Na sexta houve jantar comunitário cá em casa. No sábado, foi dia de descer o rio de canoa, com direito a um piquenique nas margens, e à noite. um jantar de "Sábado a 6". No domingo tive os meus pais e avós a almoçar cá em casa e à tarde a comemoração do primeiro aniversário do meu afilhado T. Foi, portanto um fim de semana praticamente passado a comer!
Para hoje a sugestão é uma simples sandes de queijo de cabra, que foi uma das preparadas para o piquenique de sábado. Ideal para levar para a praia, para o campo e até para o escritório (para aqueles que ainda não estão de férias!!)

Ingredientes para 1 pessoa:

1 pãozinho de mistura
1 mão cheia de rucula
1 colher de chá de mostarda de Dijon
2 tomatinhos cherry
4 rodelinhas de queijo de cabra (chévre)
pimenta q.b.

Preparação:

Abra o pão ao meio e barre as duas metadas com a mostada de Dijon. Coloque depois a rucula, o queijo de cabra e os tomatinhos cortados ao meio. Tempere com uma pitada de pimenta moída na hora e tape com a outra metade de pão. Embrulhe em papel de alumínio ou película aderente apertando bem o pão. Deixe repousar assim 1 hora antes de servir.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin