sexta-feira, Outubro 29, 2010

Cupcakes de Chocolate com Cobertura de Brigadeiro

A minha amiga R, pediu-me para lhe fazer um bolo de aniversário para um amigo. Em vez de um bolo resolvi fazer uns cupcakes de chocolate, receita que até já foi publicada aqui no blogue. Mas como queria que tivessem uma cobertura gulosa, nada melhor que mais chocolate. E assim surgiu a cobertura de brigadeiro.
Uns deliciosos bolinhos com um intenso sabor a chocolate. A minha sugestão para prepararem neste fim de semana que se espera cinzento e chuvoso!

Ingredientes para 20 Muffins:

(Adaptado de "Cozinha Rápida para saborear devagar" - Donna Hay - pagina 78)
Capacidade da chávena usada 225ml

300g de manteiga
2 chávena de açúcar
1,5 chávena de cacau
4 ovos
2 chávena de farinha
2 colheres de chá de fermento

Cobertura:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de chocolate em pó
drageias coloridas para enfeitar

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture o manteiga e o açúcar, batendo até obter uma consistência fofa. Adicione o cacau, os ovos e a farinha. Misture bem.
Com uma colher de sopa encha 12 forminhas de queques previamente forradas com forminhas de papel.
Leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos, até estarem cozidos, mas moles no centro.
Entretanto misture o leite condensado com a manteiga e o chocolate em pó e leve a lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer um pouco.
Retire os queques do forno e deixe arrefecer. Cubra depois cada creme com a cobertura de brigadeiro e decore com as drageias coloridas.
Sirva à temperatura ambiente.

Bom Apetite!

quinta-feira, Outubro 28, 2010

Sopa de Tomate com Ovo Escalfado

E pronto! Estes foram os ultimos tomates caseiros deste ano que acabaram numa sopa muito saborosa.
A cor é sugestiva, de um vermelho sangue, o que faz desta sopa uma sugestão para aqueles que comemoram o Hallowen! Para isso basta darem-lhe um nome "assustador"!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tomates bem maduros
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de chá de oregãos
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá mal cheia de açúcar
água quente q.b. (cerca de 500ml)
2 ovos
1 colher de sopa de salsa picada

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o azeite e refogue o alho e a cebola previamente picados. Junte depois o tomate previamente pelado e cortado em pequenos cubos e a polpa de tomate. Deixe refogar 10 minutos. Tempere depois com o sal, a pimenta, o açúcar (para cortar a acidez do tomate) e os  oregãos e acrescente a água quente. Deixe ferver mais 5 minutos e bata a sopa com uma varinha mágica.
Acrescente depois os ovos deixando-os escalfar.
Sirva cada um dos pratos com o ovo e polvilhados de salsa. Acompanhe com croutons.

Bom Apetite!

quarta-feira, Outubro 27, 2010

Lasanha de Bacalhau e Caril com Camarão e Espinafres

Andava há imenso tempo para fazer uma lasanha de bacalhau com caril, que já me tinham dito ficar muito saborosa. No dia em que me decidi a fazê-la, tinha um resto de espinafres frescos para acabar e uns camarões a precisarem de ser comidos. Quando dei por mim já tinha decidido juntar tudo numa só lasanha.
A mistura, que pode parecer estranha, resulta lindamente. Cá em casa fez sucesso!

Ingredientes para 2 pessoas:

6 placas de lasanha fresca
250g de migas de bacalhau demolhadas
18 camarões grandes
75g de espinafres baby frescos
100g de queijo mozarella ralado
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de chá de pó de caril
1 colher de sopa bem cheia de farinha
150ml de leite
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o azeite, o dente de alho picado e a cebola cortada em meias luas. Deixe refogar até a cebola ficar translúcida. Junte depois o bacalhau e deixe cozinhar em lume brando. Acrescente depois o pó de caril e a farinha. Mexa bem e acrescente o leite, pouco a pouco, de modo a fazer uma espécie de  bechamel de bacalhau e caril. Rectifique de sal e pimenta.
Num pirex coloque um pouco do bechamel de bacalhau. Sobre este disponha as placas de lasanha e em seguida o bechamel de bacalhau, alguns camarões espalhados, uma mão cheia de espinafres e queijo ralado. Repita as camadas terminando com a massa sobre a qual apenas dispõe bechamel de bacalhau e queijo.
Tape o pirex com papel de alumínio e leve a forno quente (200ºC) durante 30 minutos. Retire depois o papel e deixe dourar a superfície.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

terça-feira, Outubro 26, 2010

Nuggets Saudáveis de Frango

Para acompanhar as batatas recheadas de ontem, fiz estes nuggets de frango, mais uma vez inspirada pela Nigella Lawson e o seu programa que passa na Sic Mulher.
Estes nuggets - pequenos panados de frango - são realmente saudáveis e podem ser servidos a toda a família sem nenhum tipo de remorso. (Todos sabemos o que se diz acerca de muitos nuggets à venda, quer sejam pré-cozinhados ou de cadeias de comida de fast food).

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango
100ml de iogurte natural
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
50gr de bolachas cream-cracker

Preparação:

Corte o peito de frango em tiras com cerca de 1,5cm de largura. Coloque-as depois numa taça e junte o iogurte e tempere com sal, pimenta e os dentes de alho esmagados. Misture bem e deixe marinar.
Esmague as bolachas cream cracker no robot de cozinha ou colocando-as num saco plástico e batendo-lhes com o rolo da massa, até ficarem em pó (tipo pão ralado).
Retire as tiras de frango da marinada e passe-as, uma a uma, pela bolacha ralada de modo a ficarem bem cobertas e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Leve depois os nuggets o forno (200ºC) cerca de 20 minutos, até o frango estar cozinhado por dentro e a crosta dourada.
Sirva com umas batatas recheadas ou arroz e uma salada verde.

Bom Apetite!

segunda-feira, Outubro 25, 2010

Batatas Recheadas com Tomate e Queijo

Há uns tempos atrás, fui almoçar a casa da minha amiga R e do JP. Estava tudo muito bom, e como acompanhamento de uma carne de excelente qualidade, a R. tinha feito umas batatas assadas inteiras que serviu recheadas com molho de tomate caseiro.
Na semana passada vi a Nigella Lawson (no programas que passa na Sic Mulher e que agora creio ser inspirado no seu livro "Feast") a fazer umas batatas recheadas com ketchup e mozarella.
Destas duas receitas surgiram estas minhas batatas recheadas: o molho de tomate que a R. usou, e a adição do queijo da Nigella. O resultado foram umas batatas bastante saborosas e um acompanhamento diferente.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas médias
50gr de queijo mozarella ralado
2 tomates maduros
1/2 cebola pequena
sal e pimenta q.b.
oregãos
1 colher de sopa de azeite

Preparação:

Lave bem as batatas de modo a retirar toda a sujidade que possam ter na casca. Pique depois as batatas com a ajuda de um garfo e coloque-as num tabuleiro que vá ao forno e tempere-as com um pouco de sal.
Asse depois as batatas em forno quente (200ºC), cerca de 1 hora ou até estarem assadas.
Entretanto prepare o molho de tomate: leve um tacho ao lume com o azeite e junte a cebola previamente picada. Deixe refogar um pouco e junte o tomate já pelado e cortado em pequenos pedaços. Tempere com sal, pimenta e oregãos e deixe cozinhar 10 minutos em lume brando.
Assim que as batatas estiverem assadas retire-as do forno e deixe arrefecer um pouco. Corte-as ao meio, no sentido do comprimento, e escave-as cuidadosamente de modo a poder rechea-las mais tarde. À polpa da batata que retirou junte 2/3 do molho de tomate e esmague tudo bem com a ajuda de um garfo, de modo a ficar com um puré grosso. Junte metade do queijo e rectifique de sal e pimenta.
Recheie as batatas com este preparado. Coloque depois o restante molho de tomate sobre as batatas, assim como o restante queijo.
Leve novamente ao forno até o queijo estar derretido e ligeiramente dourado.
Sirva como acompanhamento de carnes grelhadas ou de assados simples.

Bom Apetite!

sexta-feira, Outubro 22, 2010

Frango Assado com Sweet Chilli

Frango assado não tem de ser sempre a mesma coisa. Basta ir variando os temperos, as combinações e parece que temos sempre uma refeição diferente.
Desta vez foi um resto de molho sweet chilli que ditou o tempero, ao qual juntei umas coisinhas mais. E o frango ficou bastante saboroso, assim entre o asiático e o indiano - e um pouco pegajoso também!

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 frango em pedaços (ou coxas ou perninhas...)
3 colheres de sopa de molho sweet chili ( na zona dos produtos asiáticos ou em lojas da especialidade)
2 colheres de sopa de molho de soja
 1 lima
1 pedaço de raíz de gengibre 1cm
sal q.b.

Preparação:

Tempere o frango com o molho sweet chili, o molho de soja, a raspa da lima e a raís de gengibre ralada. Junte também um pouco de sal, mas tenha atenção que o molho de soja já é salgado.
Envolva bem o frango nesta mistura e deixe marinar. (O ideal é fazer este passo de véspera, mas algumas horas na marinada também serão suficientes.)
Coloque depois o frango escorrido da marinada num tabuleiro e leve a forno previamente aquecido a 180ºC, durante 40 minutos ou até o frango estar cozinhado. Junte depois o líquido da marinada e deixe ficar no forno mais 5 minutos.
Sirva com arroz branco e legumes salteados.

Bom Apetite!

quinta-feira, Outubro 21, 2010

Beringelas Recheadas com Carne e Tomate

Tinha trazido umas beringelas pequeninas e adoráveis no ultimo fim de semana, em que estive na terra do meu avô. A resolução do que fazer com elas foi simples: recheadas!
Foi então pegar no que estava à mão - neste caso no que havia em casa - e preparar um delicioso almoço.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 beringelas pequenas (ou 1 grande)
1 tomate maduro
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
100g de carne picada (vaca, porco ou aves)
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de salsa picada
50gr de queijo mozarella ralado em fio

Preparação:

Lave bem as beringelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher escave o interir da beringela de modo a retirar a maior parte da polpa mas sem rasgar a casca.
Pique a polpa da beringela em pequenos pedaços, assim como a cebola e o dente de alho. Pele o tomate e retire-lhe as sementes e pique-o também em pequenos pedaços.
Leve um tacho ao lume com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte depois a beringela, o tomate e a carne picada. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia, cerca de 10 minutos. Junte a salsa picada e envolva bem.
Recheie as beringelas com este preparado e cubra depois com o queijo ralado.
Coloque as beringelas recheadas num tabuleiro ou prato de ir ao forno (se o forrar com papel de alumínio terá menos que limpar!) e leve a forno quente (180ºC) durante 30 a 40 minutos, até a beringela estar cozinhada e o queijo derretido.
Sirva com uma salada e arroz, se desejar.

Bom Apetite!

quarta-feira, Outubro 20, 2010

Pão de Centeio com Sementes - World Bread Day (16 de Outubro)

Eu sei que a receita está com uns dias de atraso... no meio de outras coisas passou-me o dia. Mas como sempre aprendi que mais vale tarde do que nunca, coloco aqui a receita de pão dedicada ao Dia Mundial do Pão.
A receita é da minha mãe - é agora a sua receita de pão favorita- que está rendida à máquina de pão, à sua versatilidade e à facilidade de criar todos os pães possíveis e imaginários. De tal maneira que se aventura bem mais neste mundo da panificação do que eu. Aqui fica uma saudável e deliciosa sugestão!

Ingredientes:

375g de farinha de trigo
100g de farinha de centeio
400ml de água
1 saqueta de levedura seca (Vahiné ou Fermipan)
sal q.b.
1 colher de chá de açúcar
75g de sementes variadas (usei linhaça, sésamo, papoila e flocos de aveia)

Preparação:

Comece por colocar a água na cuba da máquina. Acrescente depois as farinhas, a levedura seca, o sal, o açúcar e finalmente as sementes.
Escolha o programa indicado para a preparação de pão (que varia de modelo para modelo) e deixe a máquina fazer o seu trabalho.
(Se não tiver máquina de pão, faça da maneira tradicional, dissolvendo a levedura na água que deve estar morna. Acrescente depois os restantes ingredientes e amasse a massa durante alguns minutos. Deixe depois repousar num local quente e seco até a massa ter dobrado de volume. Coloque depois num tabuleiro enfarinhado e leve a forno quente até o pão estar cozido e com uma crosta estaladiça.)
Assim que o pão estiver pronto retire e deixe arrefecer numa rede. Depois de frio corte em fatias.

Bom Apetite!

terça-feira, Outubro 19, 2010

Compota de Abóbora e Canela da Preciosa

Este fim de semana fui até à terra do meu avô. E o resultado foi chegar a casa carregada de coisas como maçãs bravo de esmolfe, marmelos, beringelas e couves.
Trouxe ainda abóbora, pronta a congelar, pois com companhia - da mãe e da S.- é muito mais fácil arranjamos uma abóbora enorme que dividimos depois entre todos! E dessa abóbora aproveitei também uma parte para fazer esta compota que a D. P. tinha partilhado comigo a semana passada, dizendo que era uma especialidade. Confirmo! É deliciosa e ideal para servir com requeijão - que por acaso também trouxe!

Ingredientes para 4 frascos (180ml cada):

1 quilo de abóbora limpa
800g de açúcar
1 pau de canela
1 colher de chá de canela em pó

Preparação:

Corte a abóbora em cubinhos pequenos. Coloque-a depois numa taça e junte-lhe o açúcar e a canela em pó. Mexa bem e deixe ficar de um dia para o outro (12horas).
No dia seguinte coloque a abóbora e todo o líquido que se formou (e vai ver como é bastante!) numa panela. Junte o pau de canela e leve a lume brando deixando o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada. Como o doce tem muita calda, por ter estado a macerar de um dia para o outro no açúcar, o tempo que vai demorar a atingir o ponto é mais demorado do que nas outras compotas em que tudo se coloca ao lume ao mesmo tempo.- Para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário.
Este doce é ideal para comer com queijos ou requeijão!

Bom Apetite!

segunda-feira, Outubro 18, 2010

Costeletas Havaianas

O fim de semana foi de muito sol e céu azul, apesar de já não estar muito calor e de sentirmos que entramos definitivamente no Outono. Talvez por isso houve vontade de uma refeição mais coloridas, e foi assim que estas costeletas chegaram à minha mesa!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de Mafalda Pinto Leite "Cozinha para quem quer poupar", pág.154)

2 costeletas grandes de porco (200g cada)
100g de ananas de conserva
4 fatias de fiambre
oregãos q.b.
2 tomates chucha
50gr de queijo ralado
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere as costeletas com sal e pimenta e coloque-as num pirex. Lave bem o tomate e corte-o em cubos. Corte também o ananás e o fiambre e coloque tudo sobre as costeletas. Salpique com os oregãos e polvilhe tudo com o queijo ralado.
Leve a forno quente (180ºC) durante 30 minutos, até as costeletas estarem cozinhadas.
Sirva com arroz branco e salada!

Bom Apetite!

sexta-feira, Outubro 15, 2010

Leite-Creme Rápido

Deve haver tantas receitas de leite-creme, como de bacalhau com natas, ou seja, cada pessoa tem a sua maneira de fazer, ou a sua receita de família infalível.
Este é um outro método de preparar leite-creme, muito simplificado, sem problemas de talhar gemas, de deixar entornar o leite que se colocou a ferver e outras peripécias tais. Basta misturar todos os ingredientes a frio e depois levar ao lume. Mais simples era impossível. Uma receita de leite-creme para todos!

Ingredientes:

1litro de leite meio-gordo
6 gemas
150g de açúcar
50g de Maisena (amido de milho)
1 pau de canela
casca de limão

Preparação:

Numa tacho coloque a maisena e um pouco de leite frio. Misture até dissolver bem a maisena, juntando depois o restante leite, o açúcar e as gemas. Misture bem e junte o pau de canela e a casca de limão.
Coloque depois o tacho em lume brando e deixe cozinhar, mexendo, até a msitura engrossar.
Retire do lume e coloque em tacinhas individuais ou numa travessa e deixe arrefecer,
Antes de servir, polvilhe com açúcar e queime com um maçarico de cozinha ou com um ferro próprio, de modo a formar uma crosta de açúcar que depois se parte com a ponta da colher.

Bom Apetite!

quinta-feira, Outubro 14, 2010

Esparguete com Camarão

Há dias assim, em que o jantar se prepara em 10 minutos e fica delicioso. Uma receita que tanto serve para um dia banal como para um jantar de amigos.

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de esparguete
150g de miolo de camarão (calibre 20/30)
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
1/2 cebola
2 colheres de sopa de saçsa picada
75ml de vinho branco
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 malagueta seca

Preparação:

Leve o esparguete a cozer em água temperado de sal.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com o azeite e aloure a cebola previamente picada e os dentes de alho esmagados (em papa). Junte depois os camarões e tempere com sal, pimenta e a malagueta. Quando os camarões estiverem rosados, junte o vinho branco e a polpa de tomate e deixe ferver até reduzir o molho, cerca de 5 minutos.
Assim que a massa estiver "al dente" escorra e passe-a por água fria para parar a cozedura. Volte a colocar a massa na panela onde cozinhou e junte o molho de camarão e a salsa picada. Envolva bem para misturar e, se necessário, pode voltar a aquecer a massa em lume brando antes de servir.

Bom Apetite!

quarta-feira, Outubro 13, 2010

Ovinhos de Codorniz com Maionese Caseira

Desde que vi estes simples ovinhos no blogue da Babette, que esperava a ocasião certa para os preparar. Logo que a oportunidade surgiu, foi só cozer os ovinhos e preparar uma maionese caseira. Uma combinação muito boa e uma ideia simples e genial que faz sucesso! Obrigada Babette!

Ingredientes:

12 ovinhos de codorniz (adaptem as quantidades ao número de pessoas que vão servir)

Maionese:
1 ovo (de galinha)
150ml (aprox.)de óleo de girassol ou amendoim
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mostarda de Dijon

Preparação:

Coza os ovos de codorniz em água temperada de sal durante 5 minutos. Retire-os e coloque-os em água fria. Cuidadosamente descasque os ovinhos e reserve.
Entretanto, no copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, o sumo de limão, a mostarda e tempere de sal e pimenta. Junte depois 1/3 do óleo e ligue a varinha mágica fazendo movimentos para cima e para baixo emulsionando todos os ingredientes. Vá depois acrescentando o restante óleo, em fio, ao mesmo tempo que mantêm o movimento da varinha mágica. No final a maionese deverá estar espessa. Rectifique de sal e pimenta e guarde no frigorífico.
Sirva os ovinhos juntamente com a maionese.

Bom Apetite!

terça-feira, Outubro 12, 2010

Bolo de Iogurte com Limão e Sementes de Papoila

Eu gosto do Outono e estava cheia de saudades dos dias mais curtos, do tempo mais fresco, da chuva e dos dias cinzentos. Tal como daqui a uns meses terei saudades do Verão e do calor. Mas agora não. Ainda não. Agora é tempo das tardes de domingo no sofá, com uma manta pelas pernas, e de sair de lá apenas para fazer bolos saborosos para comer com um chá quentinho. Como este que trago hoje!


Ingredientes:

4 ovos
1 iogurte natural  - 125g - (ou de limão se conseguirem encontrar )
3x a medida do iogurte de açúcar (mal cheia)
3x a medida do iogurte de farinha
1x a medida do iogurte de óleo
sumo e raspa de 1 limão
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1clh chá de fermento

Preparação:

Numa taça misture o iogurte, a farinha, o açúcar e o fermento. Acrescente depois os ovos, as sementes de papoila, o óleo e o sumo e raspa do limão. Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa.
Unte e polvilhe com farinha uma forma de buraco. Coloque a mistura na forma e leve a cozer em forno médio durante cerca de 30 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade antes de servir.

Bom Apetite!

segunda-feira, Outubro 11, 2010

Bolinhos de Vegetais

Cá em casa continuam a surgir algumas receitas vegetarianas. Desta vez lembrei-me de fazer uns bolinhos de vegetais que acompanhei com um arroz de pimento malandro. Foi uma excelente combinação e os bolinhos ficaram muito saborosos. Aqui fica a sugestão de uma receita um pouco diferente para fugir à carne e ao peixe, e que ao mesmo tempo é um excelente aproveitamento de restos de legumes cozidos.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 cebolinha pequena
200gr de batatas (pode usar restos de batata cozida)
1/2 courgette pequena
1 cenoura
8 vagens de feijão verde
1 colher de sopa de salsa picada
sal, pimenta e noz moscada q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Coza as batatas em água temperada de sal.
Entretanto descasque a cenoura e a courgette e rale-as. Corte o feijão verde em pedaços pequenos, e pique a cebola.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte os legumes, tempere com sal e pimenta e deixe saltear, até os legumes estarem cozinhados mas crocantes. (Se tiver restos de legumesjunte-os simplesmente ao puré de batata saltando este passo)
Entretanto escorra as batatas e esmague-as com um garfo ou com um instrumento próprio como um passe-vite. Junte os legumes ao puré de batata e rectifique de sal e pimenta, temperando depois com um pouco de noz moscada e com a salsa picada. Deixe arrefecer um pouco, e assim que conseguir molde pequenos bolinhos, como se fossem hamburguers. Coloque-os no frigorífico para ficarem firmes.
Leve novamente uma frigideira ao lume com um fio de azeite e aloure os bolinhos de ambos os lados até ficarem dourados.
Sirva os bolinhos com arroz de legumes ou de tomate.

Bom Apetite!

sexta-feira, Outubro 08, 2010

Cheesecake Rápido da Nigella

O fim de semana preenchido que passou, foi a altura ideal para preparar mais uma receita infalível e deliciosa da Nigella. Rápida de fazer e com uma textura perfeita que me convenceu desde a primeira garfada. Sem dúvida um dos melhores cheesecakes dos ultimos tempos!

Ingredientes:
(adaptado de "Na cozinha com Nigella" - Nigella Lawson - pág.81)

150g de bolacha Maria
75g de manteiga à temperatura ambiente
200g de queijo creme à temperatura ambiente
50g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha (saiba como fazer a sua aqui)
1 colher de chá de sumo de limão
200ml de natas
compota de framboesa q.b.
framboesas frescas para enfeitar (opcional)

Preparação:

No robot de cozinha pique a bolacha Maria juntamente com a manteiga até obter umas migalhas. Coloque a mistura numa forma de mola com cerca de 22cm de diametro pressionando bem. Reserve.
Entretanto bata o queijo creme com o açúcar em pó, o sumo de limão e o extracto de baunilha até ficar bacio. À parte bata as natas até ficarem numa espécie de chantilly mas não demasiado duras.
Incorpore a mistura de queijo-creme com as natas e coloque sobre a base de bolacha, espalhando bem.
Cubra com película aderente e leve ao frigorifico um mínimo de 3 horas.
Antes de servir, retire o cheesecake da forma e cubra com a compota de framboesas (ou outra a gosto) e decore com as framboesas frescas.

Bom Apetite!

quinta-feira, Outubro 07, 2010

Salada Quente de Massa com Salsichas e Azeitonas


Apesar destes dias de chuva, cinzentos e frios que não nos deixam esquecer que estamos mesmo no Outono, as saladas continuam a servir-se à mesa cá de casa. Mas agora voltei-me para as saladas quentes, onde os ingredientes se vão adaptando, mas continuam a ser coloridos e muito saborosos.
Como esta simples salada de massa!

Ingredientes para 2 pessoas:

150gr de macarrão riscado ou penne
4 salsichas tipo Hot-Dog (ou de peru ou frango)
1 colher de sopa de azeite
150gr de tomate-cereja
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
15 azeitonas pretas descaroçadas
2 mãos-cheias de espinafres Baby
sal q.b.

Preparação:

Coza a massa em água temperada de sal.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com o azeite e salteie as salsichas previamente partidas em rodelas não muito finas. Deixe fritar e adicione os tomate-cereja partidos ao meio. Junte o vinagre balsâmico e um pouco de sal e deixe ferver. Acrescente depois as azeitonas partidas em pedaços.
Entretanto escorra a massa e junte-a de imediato à frigideira. Envolva tudo muito bem e acrescente os espinafres. (Que vão murchar um pouco com o calor da massa e dos restantes ingredientes).
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

quarta-feira, Outubro 06, 2010

Pimentos de Piquillo com Linguiça e Vinagre Balsâmico

Este fim de semana que passou, foi especial. Por várias coisas, mas principalmente pela companhia dos amigos LM e R. E como não podia deixar de ser várias iguarias foram servidas à minha mesa.
Como estes deliciosos pimentos que foram um dos petiscos de entrada no nosso divertidíssimo jantar de sábado.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frasco pequeno de pimentos de piquillo de conserva (já assados e conservados em óleo vegetal)
2 linguiças pequenas
azeite q.b.
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
salsa picada

Preparação:

Tire a pele à linguiça e corte-a em rodelas. Escorra os pimentos e corte.os em tiras.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e aloure a linguiça. Junte depois os pimentos e deixe saltear. Acrescente o vinagre balsâmico e deixe ferver 1 minuto.
Retire para o prato de servir e polvilhe com salsa picada.
Sirva com broa de milho ou pão fresco.

Bom Apetite!

terça-feira, Outubro 05, 2010

Compota de Tomate e Gengibre

E nada melhor para este feriado do que mais uma receita de compota. Mais uma de tomate, mas desta vez combinada com gengibre, uma sugestão que me foi deixada por vários leitores e que eu prontamente coloquei em pratica. Gostei imenso! Obrigada!

Ingredientes para aproximadamente 4 frascos (200ml):

1,200g de tomate (pesado depois de pelado e bem escorrido)
900 g de açúcar
1 pedaço de raíz de gengibre cortado em fatias finas
1 pau de canela

Preparação:

Numa panela coloque o tomate arranjado e partido em pedaços, o gengibre fatiado, o açúcar e o pau de canela. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Deixe o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada (para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário.

Bom Apetite!

segunda-feira, Outubro 04, 2010

Bôla Rápida de Chouriço e Presunto e uma Oferta

Este blogue foi também um dos escolhidos pela Lusitana para fazer parte de "Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária", o que desde já agradeço. Todos nós gostamos de ver os nossos blogues reconhecidos por uma marca de prestígio no mercado nacional, e também de podermos experimentar alguns produtos em primeira mão e dar a nossa opinião acerca deles. Para já recebi um kit dos novos produtos da Espiga, com azeites e óleos alimentares e deixem-me que vos diga que já fiquei fã do óleo em spray, ideal para untar formas e para untar frigideiras antes de preparar, por exemplo, umas panquecas.
Resolvi também experimentar o óleo alimnetar (que tem a particularidade de ser apenas óleo de girassol e amndoim) e nada melhor do que o usar numa bola rápida que resultou muito bem!

Ingredientes para 1 bola pequena:

250g de farinha
150ml de leite
100ml de óleo (eu usei o novo óleo espiga)
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
sal q.b.
75g de chourição
75g de presunto
50g de queijo mozarella ralado em fio
sementes de sésamo

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o fermento, os ovos inteiros, o óleo, o leite e o sal. Mistura bem até obter uma massa lisa. (Atenção que a massa fica um pouco líquida - é mesmo assim!)
Unte uma forma quadrada de 30x30cm com o óleo em spray  (ou com margarina) e polvilhe com farinha.
Coloque metade da massa na forma e sobre esta disponha as rodelas de chourição, as fatias de presunto e o queijo ralado. Cubra com a restante massa e polvilhe-a com as sementes de sésamo.
Leve a forno previamente aquecido (180ºC) durante cerca de 30 minutos. Depois de pronta, deixe arrefecer e sirva cortada em quadrados.

Bom Apetite!

sexta-feira, Outubro 01, 2010

Bolo de Suspiro e Mousse de Chocolate

A sobremesa do nosso jantar de "Sábado a 6" resume-se numa única palavra : Deliciosa!
Bom fim de semana.

Ingredientes:

Para o suspiro:
12 claras
48 colheres de sopa de açúcar (4 por cada clara)
4 colheres de chá de vinagre
4 colheres de chá de maisena
4 colheres de chá de cacau em pó
4 colheres de chá de extracto de baunilha

Para a mousse:
6 ovos
200g de chocolate de culinária
1 colher de sopa de manteiga

Para a cobertura:
100g de chocolate de leite
4 colheres de sopa de leite

Preparação:

Bata as claras de ovo até estas ficarem em castelo, mas não demasiado firmes (a formarem uns picos suaves). Adicione depois o açúcar e bata um pouco mais com a batedeira. Junte o vinagre, a maisena, o cacau peneirado e o extracto de baunilha e envolva cuidadosamente com uma colher de pau.
Forre três tabuleiro com papel vegetal. Com a ajuda de um prato desenhe um circulos no papel vegetal e sobre cada circulo disponha 1/3 da mistura de claras de modo a formar três discos do mesmo tamanho.
Leve a forno quente (180ºC). Logo que coloque os tabuleiros no forno regule-o para 150ºC e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Desligue o forno e deixando os tabuleiro no forno. Retire apenas quando estiver frio.
Entretanto faça a mousse. Parta o chocolate em pedaços pequenos e junte a manteiga. Leve a derreter em banho maria ou no microondas, com cuidado para não queimar. Misture depois as gemas com o chocolate derretido. Bata as claras em castelo e adicione suavemente à mistura anterior. Leve ao frigoríco no mínimo 2 horas.
Para montar o bolo coloque uma camada de suspiro num prato de servir e sobre este metade da mistura de mousse de chocolate. Coloque depois a segunda camada de suspiro a restante mousse e termine com a ultima rodela de suspiro.
Derreta depois o chocolate de leite com o leite e verta sobre o bolo para formar a cobertura.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin