segunda-feira, Fevereiro 28, 2011

Muffins com Pepitas de Chocolate

Para mim, não são precisas desculpas para cozinhar. É sempre algo que me apetece fazer. E também não são precisas desculpas para fazer, e muito menos para comer, um destes muffins. Basta querer um lanche diferente para rumar à cozinha e sair de lá com uma dúzia de bolinhos acabados de fazer! Hummmm....

Ingredientes para 12 muffins:

300g de farinha
150g de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1 ovo
250ml de leite
100g de manteiga
175g de pepitas de chocolate negro

Preparação:

Misture a farinha com o fermento e o açúcar. Noutra taça misture o leite, a manteiga derretida e o ovo. Junte as duas misturas e acrescente as pepitas de chocolate sem bater demasiado a mistura.
Forre um tabuleiro de queques com forminhas de papel frisado. Encha cada uma das formas até 3/4 da sua capacidade e leve ao forno previamente aquecido (200ºC) até os muffins estarem  cozidos e dourados.
Retire do forno e deize arrefecer sobre uma grelha.

Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 25, 2011

Bola do Cozido

Mais uma vez a pergunta surgiu. O que fazer com os restos de umas carnes e enchidos de cozido à portuguesa, e que enchiam uma caixa no congelador.Cozido outra vez não me parece, mas que tal fazer uma bola? Afinal tenho de fazer alguma coisa para levar ao jantar comunitário.E assim fiz.
Restos de carnes assadas, cozidos, de grelhados... são também optimos para aproveitar para fazer uma bola de carnes. E assim vos deixo esta sugestão para o fim-de-semana.

Ingredientes:

350g de restos de carnes cozinhadas (no meu caso tinha frango, enchidos e carne de porco)
500g de farinha de trigo
200g de farinha integral
500ml de água
sal q.b.
1 pacotinho de levedura seca

Preparação:

Comece por preparar a massa da bola, usando a máquina de pão: Coloque a água e uma pitada de sal na cuba da máquina, e depois junte as farinhas e levedura seca. Ligue a máquina no ciclo de amassar e levedar e deixei-a trabalhar. (Se não tiver máquina de pão, junte os ingredientes amassando-os à mão e deixando-os depois levedar).
Entretanto desfie as carnes e cortei os enchidos em rodelas.
Unte uma forma com um pouco de azeite e coloque no fundo metade da massa de pão. Por cima coloque as carnes, reservando algumas para a decoração) e cubra com a restane massa. Decore com os enchidos reservados e leve a assar em forno quente 200ºC até a massa estar bem cozida, cerca de 1h00.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de a desenformar.
Sirva cortada em pedaços.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 24, 2011

Sorvete de Morango

O que fazer com os primeiros morangos deste ano? Um sorvete de morango que acompanhou um coulant de chocolate no nosso jantar do dia dos namorados. Um verdadeiro pecado da gula.

Ingredientes para 800ml de gelado:

500g de morangos
500ml de água
sumo de 1/2 limão
250g de açúcar

Preparação:

Leve a água ao lume com o açúcar e deixe ferver cerca de 10 minutos. Acrescente depois o sumo de limão e deixe arrefecer.
Entretanto lave os morangos, retire-lhes o pé, corte-os em pedaços e triture-os com a varinha mágica juntando-os depois à calda de açúcar e limão.
Coloque depois a mistura na máquina de gelados e, cerca de 30 minutos depois terá o sorvete pronto a colocar numa caixa hermética. Guarde no congelador até servir.
Se não tiver uma máquina de gelados coloque a mistura no congelador e passado uma hora, com a ajuda de um garfo, esmague e bata os cristais de gelo que entretanto se formaram. Repita esta operação até a mistura ter a textura de um gelado. Guarde depois numa caixa hermética até servir.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 23, 2011

Camarões Aria e o Lançamento do "Feito em Casa"

Dos ultimos programas de culinária em que andei completamente viciada foi o Masterchef Australia. É um concurso muito inteligente e interessante, onde há também episódios que são apenas aulas de culinária tanto com os chefs apresentadores do programa, como com chefs conceituados de alguns restaurantes australianos. Estes camarões foram preparados numa dessas aulas, pelo chef Matt Moran do restaurante Aria em Sydney - Australia. E foram a entrada no nosso jantar caseiro do dia dos namorados.Realmente uma receita simples e a não perder!
Já agora aproveito para vos convidar a todos para o lançamento do "Feito em Casa" (já à venda), no dia 3 de Março pelas 21h30 na FNAC do Forum Coimbra.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de Matt Moran - Restaurante Aria)

6 camarões calibre 20/30
1 pernada de salsa
1 limão
azeite q.b.
1/2 chávena de maionese caseira
1 dente de alho
1 folha de massa brick
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque os camarões tendo o cuidado de retirar a "tripa" e mantendo o rabo, e tempere-os com um pouco de sal e pimenta.
Entretanto prepare a maionese de alho, misturando o dente de alho bem picado e um pouco de raspa e sumo de limão à maionese já pronta. Reserve.
Prepare também uma gremolata. Pique a salsa bem fina, a crescente raspa de limão e em seguida acrescente azeite, misturando bem para formar um molho.
Corte a massa brick em 6 pedaços e envolva os camarões na massa, deixando os rabinho de fora. Pincele as extremidades com um pouco de água para colar.
Frite os camarões em óleo quente até ficarem rosados e a massa dourada e escorra-os em papel absorvente.
Para empratar coloque em cada prato 3 colheres de maionese de alho e sobre elas coloque os camarões em pé. Regue com um pouco da gremolata e sirva de imediato.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 22, 2011

"Douradinhos" de Salmão

Estes douradinhos foram uma agradável surpresa. Claro que não há nada como fazê-los em casa, em vez de comprar aquelas embalagens que trazem algo pré-cozinhado, muitas vezes com um sabor bastante artificial, uma enorme camada de massa e uma espécie de peixe no seu interior. Ainda que algumas marcas sejam francamente melhores do que outras.
O uso de pão ralado feito com pão fresco caseiro - em vez de usar aquele pão ralado muito fino de compra, fez também toda a diferença.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombinhos de salmão sem pele nem espinhas
1 ovo
farinha q.b.
1 fatia grande de pão caseiro
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte cada lombinho em 3 rectangulos, de modo a que fiquem com uma forma semelhante a "douradinhos". Tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Reserve.
No robot de cozinha pique o pão de modo a que fique com uma espécie de pão ralado. Coloque num prato e reserve. À parte bata o ovo.
Seque bem os lombinhos de salmão, passando-os por farinha. Passe-os depois pelo ovo batido e, por fim, pelo pão fresco ralado.
Leve-os a fritar em óleo vegetal até ficarem dourados.
Sirva com uma salada verde e um arroz de espigos ou ervilhas.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 21, 2011

Bolo Moka

Lembram-se de há uns tempos ter feito um bolo de café, quando o meu objectivo era fazer o bolo moka do Chefe Silva?
Finalmente, no último jantar comunitário, lá fiz o bolo que o meu cunhado L. e o M. tanto falavam. Fez as delícias de todos apesar de o L. e o M. acharem que a massa do bolo, de que recordavam das festas da sua infância, não tinha exactamente o sabor que se lembravam.
Este bolo serve também para partilhar com vocês, para "celebrarmos" a chegada do "Feito em Casa", que está à venda a partir de hoje!

Ingredientes:
(in Teleculinária nº 22, de 21/12/1983 - Chefe Silva)

Bolo
6 ovos
200g de açúcar
200g de farinha
raspa ( vidrado de meio limão)
licor Bailyes
Creme Moka
250g manteiga sem sal
150g de açúcar em pó
2 ovos
1 colher de café de Nescafé (pó) ou 2 colheres de sopa de café forte ( líquido).

Preparação:

Bater os ovos inteiros com o açúcar e o vidrado do limão até obter um creme fofo. Junte depois a farinha previamente peneirada e espalhando-a bem com os dedos, mexendo o batido de baixo para cima, com cuidado para o batido "não ir abaixo". Deitar na forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, o batido e levar a cozer em forno médio, cerca de 25 a 30 minutos.
Entretanto prepare o creme: amasse muito bem a manteiga com o açúcar em pó e logo que esteja amolecido e possa ser trabalhado, junte os ovos, um a um, mexendo sempre com vara de arames ou batedeira. Misture depois o nescafé, ou o café líquido e mexa muito bem. (Se o creme "talhar" aqueça-o ligeiramente e bata muito bem com a vara.)
Depois do bolo cozido, retire da forma e deixe arrefecer. Depois de frio, dê-lhe um golpe transversal, dividindo o bolo em dois e borrife-o com umas gotas de licor.
Recheio-o com um pouco de creme Moka e una as duas metades. Barre-o então por cima e dos lados com creme e alise-o. Por fim com um saco de pasteleiro, decore o bolo a gosto.
Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 18, 2011

Pizza Portuguesa

O "Feito em Casa" está quase quase a chegar às bancas, e não consigo deixar de pensar se vão gostar tanto dele como eu. Estou um pouco ansiosa, devo confessar.
E nada melhor para acalmar esta emoção de primeira viagem, do que cozinhar. Neste caso fazer massa de pizza relevou-se terapêutico e calmante. Desta vez a cobertura teve inspirações muito portuguesas, como queijo curado de ovelha e paio de porco preto.Uma sugestão para o fim de semana chuvoso que se aproxima.

Ingredientes para 1 pizza:

1/4 desta  receita de massa de Pizza (ou pode comprar cerca de 200g de massa de pão numa padaria)
1/2 desta receita de molho de tomate rápido
75g de queijo mozarella ralado
1 ovo
8 fatias finas de queijo curado de ovelha
12 fatias de paio de porco preto
1 mão cheia de agriões frescos

Preparação:

Depois de pronta a massa estenda-a e coloque-a num tabuleiro ou prato de ir ao forno. Cubra com o molho de tomate já preparado, espalhando-o bem por toda a massa.
Coloque depois o queijo mozarella por toda a pizza e cubra depois, alternadamente, com as fatias de paio de porco preto e o queijo curado. Cuidadosamente, abra o ovo e coloque-o no centro da pizza.
Leve a pizza a assar em forno quente (200ºC) durante cerca de 20 minutos, até a massa e o ovo estarem cozinhados e o queijo derretido.
Retire a pizza do forno e decore com os agriões. Regue com um fio de azeite e sirva cortada em fatias.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 17, 2011

Bolinhos de Atum e Arroz


Quando há restos de arroz no frigorífico, não é nada que me preocupe, uma vez que facilmente se aquece e está pronto o acompanhamento de uma qualquer refeição.
Mas desta vez não foi isso que aconteceu.
Ao olhar para o arroz lembrei-me que o podia aproveitar para fazer outra coisa. Que tal uns bolinhos com atum?  Era mesmo isso que me estava a apetecer.

Ingredientes para 8 bolinhos:

2 latas de atum em azeite
1 alho francês
1 cenoura
sal e pimenta q.b.
1 ovo
1 chávena de restos de arroz branco
azeite

Preparação:

Lave o alho francês e corte-o em rodelas fininhas, voltando-o depois a lavar de modo a libertar toda a terra. Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos o mais pequenos que conseguir.
Numa frigideira coloque um fio de azeite e salteie o alho francês bem escorrido e a cenoura em cubinhos. Tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe estufar os legumes até estes libertarem toda a água e estarem macios. Acrescente depois o atum previamente escorrido e o arroz e misture bem todos os ingredientes. Retire do lume.
Junte agora o ovo batido e misture novamente com a ajuda de uma colher de pau. Divida esta mistura em oito porções iguais, formando uma espécie de hamburgues (pode usar moldes para ficarem mais perfeitinhos).
Leve novamente uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cozinhe os bolinhos de arroz e atum até estarem dourados de ambos os lados.
Sirva com legumes cozidos ou uma salada verde.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 16, 2011

Pernas de Frango com Caril e Malagueta e a Capa do "Feito em Casa"

Depois de tantos pedidos, parece-me que é altura de colocar aqui a capa do "Feito em Casa". Espero que gostem! Mais uma vez agradeço todos os comentários, tão simpáticos e sinceros, e a forma como receberam esta notícia: como verdadeiros amigos! Obrigada mais uma vez.
E deixo também esta receita de perninhas de frango assadas, mas com um tempero um pouco diferente, para variar um bocadinho a comida de todos os dias. Simples e fácil, como é do agrado de todos. Cá em casa acompanhámos com as batatinhas em azeite e foi uma deliciosa combinação.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 perninhas de frango com coxa
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de pó de caril
1/2 colher de chá de coentros em pó
1/2 malagueta vermelha (chilli)
coentros frescos q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Num almofariz junte o sal, a pimenta, os dentes de alho, o caril e os coentros em pó. Acrescente um fio de azeite e esmague bem até obter uma pasta. Barre bem as perninhas de frango com esta mistura  e coloque-as num tabuleiro que vá ao forno ou num pirex.
Junte a folha de louro partida em pedaços, e acrescente a malagueta cortada em fatias fininhas.
Tape com papel de alumínio e leve a assar durante no forno a 180ºC durante cerca de 1h . Ao fim desse tempo, retire o papel de alumínio e deixe dourar a pele.
Sirva as perninhas polvilhadas com coentros frescos picados e acompanhe com batatinhas assadas (ou em azeite) e uma salada verde.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 15, 2011

Batatinhas em Azeite e "Feito em Casa"

Muito obrigada por todos os simpáticos comentários de ontem. Nem imaginam como me deixaram feliz! E falando um pouco mais do livro, posso dizer que se chama "Feito em Casa" - um nome que não foi muito fácil de escolher, mas que resume a essência do livro, que tenta ser mais do que só um livro de receitas. E mais não conto!
Quanto a estas batatinhas que vos trago hoje, posso apenas dizer que são deliciosas e é difícil parar de as comer. Acompanham muito bem carnes assadas e peixe grelhado, e ficaram mais que aprovadas pelo M. Espero que também gostem!

Ingredientes para 2 pessoas:

10 batatinhas novas
4 dentes de alho
200ml de azeite (ou o suficiente para cobrir as batatinhas)
sal e pimenta q.b.
1 raminho de Alecrim

Preparação:

Lave muito bem as batatinhas, e leve-as a cozer em água temperada de sal durante 5 minutos. Retire e escorra-as bem.
Pique a casca as batatinhas com um garfo e coloque-as num recipiente que possa ir ao forno, mas de modo a que as batatinhas fiquem bem acomodadas e sem espaços entre elas. Tempere com um pouco de sal e pimenta, com o alecrim partido em pedaços e os dentes de alho esmagados.
Regue com o azeite de modo a cobrir as batatinhas e leve-as ao forno (140ºC) de modo a que as batatinhas acabem de cozinhar. Deve ter em atenção a temperatura do forno para que as batatinhas não fritem, mas sim cozam no azeite. Se vir as bolhinhas típicas da fritura a formarem-se deverá diminuir a temperatura do forno.
Deixe cozinhar até as batatinhas estarem macias, cerca de 1 hora.
O azeite onde cozinhou as batatinhas poderá ser guardado e pode voltar a utilizá-lo para esta preparação, ou usar para temperar peixe, assados ou legumes.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 14, 2011

Tartes de Coco e Chocolate e uma Novidade!

Hoje tenho uma novidade para partilhar. Algo que não podia deixar de partilhar com todos vocês que aqui vêm todos os dias, que partilham a minha vida, a minha cozinha, as minhas ideias e sugestões e as minhas receitas.
Em Janeiro do ano passado, recebi um convite irrecusável. Daqueles que nos temos de beliscar duas vezes para ter a certeza de que aconteceu mesmo, e que não estamos a sonhar. Porque apesar de já ter pensado nisso algumas vezes, nunca tinham passado de conversas entre família e amigos, seguidas das palavras "...talvez um dia!".  E um dia, A Esfera dos Livros fez-me o convite: editar um livro. E eu aceitei. Trabalhei com o apoio, ajuda, opiniões e conselhos de todos eles. E posso dizer que foi uma experiência fantástica, que aprendi imenso, e que me senti em casa.
Este livro é um fruto muito saboroso deste blogue que plantei, vejo crescer e trato com carinho e dedicação. Obrigada a todos os que aqui vêm em busca de inspiração, ideias e sugestões e que ajudaram a tornar tudo isto possível! Espero que sintam este livro também um bocadinho vosso. E já agora, o livro estará à venda a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de Fevereiro!
Depois da novidade, e aproveitando que hoje é o dia dos namorados, deixo-vos uma sugestão doce para comemorar!

Ingredientes para 8 unidades:
(adaptado de "Cozinha Rápida para Saborear Devagar" - Donna Hay - pág. 112)
(chávena usada com 240ml de capacidade)

2 claras de ovo
1/2 chávena de açúcar
2 chávenas de coco ralado
200ml de natas
200g de chocolate de boa qualidade
8 morangos

Preparação:

Misture as claras (sem bater) com o açúcar e o coco ralado. Divida a mistura em 8 partes iguais e forre 8 forminhas de queques pressionando bem e cobrindo a base e os lados de modo a formar umas "caixinhas".
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos, até as caixas estarem douradas.
Retire, deixe arrefecer um pouco e retire-as cuidadosamente das formas, deixando arrefecer completamente antes de as rechear.
Para o recheio, aqueça as natas até estas começarem a ferver. Junte depois o chocolate previamente picado e mexa bem até todo o chocolate ter derretido e ficar com uma mistura aveludada.
Encha com este preparado as caixinhas de coco e leve ao frigorífico até prender.
Antes de servir, decore cada uma das tartes com um morango.

Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 11, 2011

Curd de Limão e Gengibre

Há quem não acredite, mas eu tenho um limoeiro. Isto não seria nada de extraordinário se eu  morasse numa casa com quintal. Mas não moro. Vivo num apartamento e tenho um limoeiro, num vaso, na varanda. E sim, o limoeiro é pequenino e mesmo assim dá limões grandes e sumarentos. Ninguém parece acreditar até realmente o verem! Então se tiver  limões, mais admirados ficam.
Este ano o meu pequeno limoeiro deu 10 limões. E já descobri mais uns, ainda muito pequeninos, o que significa que mais para a frente haverá ainda mais.
Não é nenhuma fartura, mas o meu limoeiro pequenino, num vaso, na varanda dá limões, que eu reguei, vi crescer, falei e finalmente colhi. O privilégio de podermos saborear algo que vimos crescer é sem dúvida um sentimento muito bom. E, apesar de estar a falar de limões, também a vida nos permite, algumas vezes, colher frutos saborosos do que plantamos e tratamos com carinho.
Como queria celebrar a pequena colheita do meu limoeiro, resolvi fazer algo em que eles fossem a estrela. Nada melhor do que fazer um curd de limão e gengibre, ideal para comer com crepes, rechear bolos, ou a acompanhar gelado!

Ingredientes para 4 frascos:

6 ovos
6 limões
1 pedacinho de raíz de gengibre (do tamanho do polegar)
400g de açúcar
120g de manteiga

Preparação:

Num tacho junte a raspa da casca dos limões, assim como o seu sumo.Descasque o gengibre e rale-o. Junte-o também ao tacho e acrescente o açúcar e a manteiga. Leve ao lume até a manteiga estar derretida e a açúcar dissolvido.
Bata bem os ovos e junte-os à mistura anterior. Sem para de mexer, leve ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer.
Guarde o curd em frascos previamente lavados e esterilizados. O curd deverá ser guardado no frigorífico e consumido no prazo de um mês.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 10, 2011

Estufadinho de Grão com Ovo

Se a chamada alimentação mediterrânica sempre foi apelidada de saudável, muito se deve ao uso de leguminosas. Para além de saborosas e nutritivas são também bastante económicas. Quando cozinhadas com carne ou peixe, permitem diminuir a quantidade de proteina e ao mesmo tempo manter-nos saciados e em funcionamento, para além de serem ricas em fibras.
Portanto é uma pena que tantas pessoas lhes passem ao lado, e se esqueçam de as incluir na sua alimentação. Seja feijão, grão ou lentilhas, cá em casa nunca faltam. Desta vez com ovo, num delicioso estufadinho!

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de grão de bico cozido
4 batatinhas pequenas
1/3 chouriço
azeite
salsa q.b.
coentros q.b.
2 ovos
1 cebola
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a a refogar num fio de azeite. Acrescente depois o chouriço previamente cortado em cubinhos e deixe fritar um pouco de modo a libertar a gordura.
Entretanto descasque as batatinhas e corte-as em cubos acrescentando ao refogado. Junte água a ferver, mas só até cobrir as batatas. Tempere com uma pitada de sal, tape e deixe cozinhar 10 minutos.
Acrescente depois o grão, tempere com uma pitada de pimenta e junte a salsa e os coentros picados. Envolva bem e acrescente, se necessário, um pouco mais de água a ferver. Junte os ovos, rectifique os temperos e deixe acabar de cozinhar até os ovos estarem escalfados e as batatas macias.
Sirva quente polvilhado com salsa picada.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 09, 2011

Risoto de Chouriço e Bacon

Há um tempo atrás vi fazer um risoto, num episódio do Masterchef Austrália, em que não adicionavam queijo, e não mexiam o arroz. Achei curioso, porque o aspecto era delicioso, mas as técnicas usadas eram completamente diferente daquilo que estamos habituados.
Achei por bem experimentar fazer este risoto que se agita, em vez de se mexer, e se finaliza apenas com um pouco de manteiga. O resultado final foi um risoto mais delicado em que não se sente a falta do queijo!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de arroz para risoto
1/2 chouriço de carne alentejano
50g de bacon em cubinhos
1 litro de caldo de galinha
1/2 copo de vinho branco
coentros frescos q.b.
azeite q.b.
1 cebola pequena
1 colher de sopa bem cheia de manteiga

Preparação:

Coloque o caldo de galinha ao lume, junte um pouco de coentros frescos e deixe levantar fervura, mantendo-o depois em lume brando, para adicionar sempre bem quente ao risotto.
Pique finamente a cebola e corte o chouriço em pequenos cubos.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite e junte a cebola. Assim que esta ficar translucida acrescente o chouriço e o bacon, deixe fritar um pouco para libertar a gordura e acrescente o arroz deixando-o fritar um pouco. Junte o vinho branco e, sem nunca mexer o arroz, vá agitando a frigideira para incorporar bem o arroz com os líquidos.
Aassim que o vinho tiver evaporado acrescente, aos poucos e poucos, e com a ajuda de uma concha, o caldo de galinha. Vá agitando a frigideira para envolver o arroz, mas não misture com a colher de pau. Repita este processo até o arroz estar cozido, mas ainda com um pouco de resistência quando o trinca.
Acrescente a manteiga e envolva, agitando a frigideira e deixe repousar uns segundos.
Coloque o risotto no prato de servir e polvilhe com coentros picados.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 08, 2011

Sopa de Agrião

Este sábado decidi ir até ao mercado semanal, que fica aqui perto de casa. Há já muito tempo que não ia até lá, na maioria das vezes por pura preguiça. Desta vez, não deixei a preguiça vencer-me e lá fui eu de cesto na mão com o intuito de comprar produtos frescos e caseiros directamente ao produtor.
Vim para casa com alho francês, batatinhas, coentros frescos, alfaces, e um molho de agriões. Claro que quase tudo custou metade do que teria custado no supermercado!
Ao ver os agriões o M. pediu logo uma sopa. E, aproveitando os produtos deliciosos que tinha acabado de comprar, lá fui tratar do pedido.

Ingredientes para 6 pessoas:

2 alhos franceses pequenos
3 batatinhas pequenas ou 1 média
1 courgete
1/2 cabeça de nabo pequena
1 cenoura
75g de agriões arranjados e lavados
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave e descasque todos os legumes, cortando-os em pequenos pedaços.
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e junte os legumes deixando-os saltear e suar um pouco. Acrescente água a ferver apenas até cobrir os legumes e tempere de sal. Deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem bem macios.
Com a varinha mágica triture bem os legumes e acrescente mais água quente até a sopa ter a consitência desejada, que não deve ser nem muito grossa, nem demasiado rala. Rectifique de sal e coloque novamente a panela ao lume até levantar fervura.
Acrescente os agriões e deixe cozinhar dois ou três minutos.
Sirva quente com um fio de azeite se desejar.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 07, 2011

Massa Meada com Legumes e Novilho

Que fazer com o resto de uma carne de vaca cozida, que sobrou de um delicioso cozido à portuguesa? Congelar no caldo da cozedura é sempre uma boa solução, mas desta vez acabei por lhe encontrar outra solução. Curiosamente, este é um dos pratos de que menos gosto, a par com pescada cozida. Lembro-me de chegar para almoçar ou jantar e, ao ver isto na mesa, de começar logo a tentar inventar desculpas para não comer. Felizmente os meus pais nunca foram nessas desculpas, e sempre existiram aquelas maravilhosas regras de, "não comes agora, já sabes o que te espera quando tiveres fome", ou "não sais da mesa sem comeres o que está no prato".
Dito isto vá-se lá perceber porque me terei lembrado de cozinhar tal coisa. No entanto comi, sem choro, baba ou ranho e devo confessar que até me soube bastante bem.

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de carne de novilho cozida
150g de massa meada
1 cebola pequena
1 folha de louro
1 cenoura
1 chávena de ervilhas
piri-piri (opcional)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
vinho branco q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e pique-a finamente, levando-a a refogar num pouco de azeite. Acrescente a folha de louro, o piri-piri e um golinho de vinho branco e acrescente a carne partida em cubos deixando cozinhar uns minutos.
Entretanto descasque a cenoura e corte-a em cubinhos, acrescentando ao refogado de carne, assim como as ervilhas. Acrescente água a ferver (cerca de 350ml) e tempere de sal e pimenta.
Junte depois a massa e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Se achar que a massa está a ficar muito seca, vá acrescentando um pouco de água a ferver até ficar com a quantidade de´molho desejada.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 04, 2011

Biscoitinhos Crocantes com Gengibre, Cardamomo e Sementes de Sésamo

Há já muito tempo que não se enchia a latinha das bolachas cá de casa. Fui para a cozinha num dia de inspiração e em que o sol entrava magnificamente pela cozinha.
Sem nenhuma ideia inicial, comecei por juntar os básicos: manteiga e açúcar. Depois lembrei-me de juntar uma parte de flocos de aveia juntamente com a farinha. E tinha que pensar num sabor para os biscoitinhos. Limão? Canela? Tangerina? Não. Mas juntei cardamomo e gengibre. No fim, antes de os levar ao forno, uns salpicos de sementes de sésamo. Ainda estavam no forno e o cheiro era fantástico.
Tirei-os e comi o primeiro ainda morno. Delicioso. Entretanto preparei uma chávena de chá e comi o segundo, já frio e agora apetitosamente crocante. E depois o terceiro, ao qual se seguiu o quarto...
Acho que não é preciso dizer mais nada para descrever estes biscoitos.

Ingredientes para cerca de 20 biscoitinhos:

100g de manteiga à temperatura ambiente
50g de açúcar mascavado claro
120g de farinha
30g de flocos de aveia
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
sementes de sésamo q.b.

Preparação:

Misture a manteiga com o açúcar até ficar um creme. Acrescente depois os flocos de aveia, a farinha, o cardamomo e o gengibre e misture até conseguir formar uma massa que de descole das paredes da taça.
Tenda bolinhas do tamanho de nozes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Com a ponta do dedo faça pequenas concavidades no centro de cada bolinha e salpique-as com as sementes de sésamo, pressionando bem, de modo a que estas colem à massa.
Leve os biscoitinhos a cozer em forno médio (170ºC) durante 15 minutos. (Quando os retirar do forno, os biscoitinhos ainda devem estar moles, mas ao arrefecer ficam crocantes.)
Guarde os biscoitinhos num recipiente fechado, como uma lata ou uma caixa plástica, e sirva com o café ou uma chávena de chá.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 03, 2011

Arroz de Gambas e Chouriço

Nem todas as receitas dos chefs de cozinha são simples de seguir. Muitas têm ingredientes que não são fáceis de encontrar, outras porque têm muitos e complicados passos, e outras ainda porque temos medo de as experimentar. Depois há aquelas que fazemos sem dificuldade, porque são especialmente pensadas para "home-ccoking" e para cozinheiros amadores. E claro, saem sempre bem e deliciosas.
A receita de hoje é uma delas e, mais uma vez, veio da cozinha do Henrique Sá Pessoa (HSP) e do seu  Ingrediente Secreto!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de Henrique Sá Pessoa - O Ingrediente Secreto: Arroz)

1 chávena (250ml) de arroz carolino
12 camarões calibre 20/30
1 raminho de coentros
1 raminho de salsa
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
1 dente de alho
1 pedaço de chouriço
1 cenoura
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

Descasque as gambas e reserve as cascas e as cabeças. Para o caldo aqueça azeite num tacho, junte as cascas e as cabeças das gambas com 1 cenoura às rodelas, meia cebola e um pouco de salsa. Acrescente água, um pouco de sal e deixe começar a ferver. Esmague depois as cabeças de gambas para extrair o seu sabor. Reduza o lume e deixe ferver cerca de 30 minutos.
Entretanto coloque um tacho ao lume com azeite. Corte um pouco de chouriço em rodelas muito finas. Pique coentros, 1 dente de alho e cebola e refogue-os com o chouriço e o azeite. Adicione o arroz e deixe fritar. Junte a polpa de tomate e envolva bem. Coe o caldo e reserve. Adicione agora o caldo ao arroz (2 chávenas para um arroz mais seco, 3 para um arroz cremoso). Logo que levante fervura ponha o lume no mínimo e tape. Deixe cozer entre 8 a 10 minutos.
Corte as gambas em pedaços grandes, tempere com um pouco de sal e leve-as a saltear numa frigideira quente juntamente com um fio de azeite.
Quando o arroz estiver quase cozinhado, acrescente as gambase deixe acabar de cozinhar.
Apague, adicione os coentros picados e envolva-os bem no arroz.
 
Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 02, 2011

Tarteletes Mistas de Chourição e Queijo

Se para a maioria das pessoas as festividades (entenda-se natalícias) tendem a acabar no início de Janeiro, por aqui, prolongam-se sempre até ao final do mês de Janeiro com aniversários pelo menos uma vez por semana - pai, cunhada, sobrinha, e alguns amigos especiais. Só agora, a entrarmos no mês de Fevereiro sentimos que estamos "livres" de festas!
Por esse motivos  - e  mais alguns - tenho cozinhado pouco, e a maioria das coisas que tenho feito têm sido bastante simples.
Estas tarteletes, de que gostamos bastante, foram um aproveitamento de ingredientes que se arrastavam pelo frigorífico há já bastantes dias. A solução encontrada foi a ideal para complementar uma sopa numa destas noites frias.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bases de tarteletes prontas (encontram-se à venda no Supercor - ou podem usar massa quebrada)
4 fatias de chourição
75g de queijo mozarella ralado
azeitonas descaroçadas q.b.
oregãos q.b.

Preparação:

Forre duas formas de tarteletes com a massa preparada. Cubra com papel vegetal, coloque uns "pesos" (eu costumo usar grão de bico seco) e leve a pré-cozinhar em forno quente 180ºC durante 10 minutos.
Entretanto pique grosseiramente o chourição.
Retire as tarteletes do forno, tire-os pesos e o papel vegetal e divida o chourição pelas duas tarteletes cobrindo com o queijo ralado.
Volte a colocar no forno até o queijo estar derretido e um pouco tostado.
Desenforme cuidadosamente as tarteletes, decore-as com as azeitonas descaroçadas e polvilhe com um pouco de oregãos.
Sirva com uma salada de canónigos ou rúcula.

Bom Apetite!.

terça-feira, Fevereiro 01, 2011

Manga e Mirtilos com Iogurte Grego

A manga e os mirtilos juntos são uma combinação deliciosa! A sugestão de hoje é que os transformem numa sobremesa ligeira ou num saboroso pequeno almoço.
Cá em casa serviu de sobremesa nos já conhecidos e habituais jantares de domingo no sofá! Uma saudável sobremesa ou uma forma de comer fruta mais gulosa.

Ingredientes para 2 pessoas:

75g de mirtilos
1 manga
200g de iogurte grego natural
2 colheres de sopa de açúcar
1/2  limão

Preparação:

Descasque a manga e corte-a em cubinhos pequenos. Junte os mirtilos, o açúcar, sumo e raspa de 1/2 limão e deixe macerar até o açúcar estar dissolvido e ter uma espécie de xarope.
Envolva cuidadosamente o iogurte na fruta e no molho que entretanto se formou. Divida a mistura em duas taças e sirva de imediato.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin