sexta-feira, Setembro 30, 2011

Enroladinhos Folhados de Salmão Fumado


Com o tempo fantástico que se tem feito sentir, porque não aproveitar o fim de semana para um piquenque? Esta receita é perfeita para preparar, embalar, levar para qualquer lado e partilhar.
Um bom fim de semana para todos!

Ingredientes para cerca de 30 enroladinhos:

1 placa de massa folhada refrigerada
salmão fumado em fatias
mostarda de Dijon q.b.

Preparação:

Desenrole a massa folhada e barre-a com um pouco de mostarda de Dijon. Cubra depois com as fatias de salmão fumado e enrole cuidadosamente a massa como se fosse uma torta fininha.
Corte este rolo em fatias de 1 cm e coloque-as deitadas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve a forno  quente (200ºC) até a massa folhar e os enrolados estarem douradinhos, aproximadamente 10 minutos.
Deixe arrefecer antes de servir.

Bom Apetite!.

quinta-feira, Setembro 29, 2011

Penne com Molho Cremoso de Cogumelos

Esta é mais uma daquelas receitas que se prepara em menos de nada, e que todos gostamos de saber fazer. E voltei a usar queijo-creme em substituição das natas. Pessoalmente gosto do sabor do queijo e da cremosidade e suavidade que dá ao molho. Se não gostarem deste tipo de queijo poderão substituir por mascarpone ou por creme fraiche.

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de massa penne
300g de cogumelos frescos
100g de queijo-creme para barrar  (tipo Philadelphia e podem usar uma versão light)
1 dente de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza a massa em água a ferver temperada com um pouco de sal.
Entretanto lave os cogumelos, seque-os e corte-os em quartos ou, se forem pequenos, ao meio. Leve uma frigideira ao lume com cerca de 1 colher de sopa de azeite e o dente de alho picadinho. Salteie os cogumelos até estarem cozinhados e acrescente o queijo creme envolvendo bem para formar um molho cremoso (acrescente também um pouco da água de cozedura da massa, se o molho estiver muito preso). Rectifique de sal e pimenta e reserve.
Assim que a massa estiver cozinhada escorra-a e acrescente ao molho de cogumelos.
Envolva bem e sirva quente.

Bom Apetite!

quarta-feira, Setembro 28, 2011

Tarte de Tomate Assado com Tomilho

A quem acompanha este blogue e de repente se vê sem conseguir entrar e com mensagens de aviso do Blogger - o que só acontece a algumas pessoas - posso dizer-vos que não se trata de nada de grave. É apenas um "bug" a que infelizmente o Blogger nos vem habituando nos ultimos tempos. Nem sequer sei como resolver uma vez que nos computadores cá de casa essa mensagem de erro não aparece. Mas por favor não liguem a essa mensagem.
Outra coisa que aproveito para vos falar, é da minha recente colaboração com o site Para Mim, onde poderão encontrar dicas e sugestões sobre economia e gestão do lar. Estão desde já convidados a partilharem também aí as vossas opiniões e sugestões. E ao registarem-se no site, podem também ter acesso a conteúdos exclusivos, bem como a vales de descontos gratuitos em todos os vossos produtos favoritos. Apareçam que serão muito bem vindos!
Já agora só uma ultima coisas: hoje, no programa Mais Mulher, da Sic Mulher às 17h30, mais uma rubrica "Feito em Casa" desta vez dedicada ao tema das compotas.
Mas voltando às receitas, deixo aqui ficar a receita de uma deliciosa e simples tarte foi o nosso jantar de domingo no sofá. O M. adorou!

Ingredientes:

2 tomates maduros´
azeite q.b.
1 colher de chá de Mostarda de Dijon
1 ovo
2 hastes de tomilho
50g de queijo da ilha ralado

Massa:
200g de farinha
100g de manteiga fria em cubinhos
50g de queijo da ilha ralado
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte os tomates em pedaços grandes e coloque-os numa assadeira . Tempere com um pouco de azeite, sal e pimenta e leve-os a assar em forno quente (180ºC) durante cerca de 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare a massa. No robot de cozinha (e quando falo em robot de cozinha não me estou a referir em particular a nenhuma Bimby, mas sim um normal e simples robot de cozinha que podem comprar apartir de 50€ em qualquer loja de electrodomésticos, como este) coloque a farinha e a manteiga e mistura até a massa se parecer com umas migalhas grandes. Adicione depois o queijo e tempere de sal e pimenta. Vá adicionando aos poucos e poucos golinhos de água até a massa ter uma consistência firme e possível de ser estendida.
Forme uma bola com a massa e leve cerca de 20 minutos ao frigorífico.
Ao fim desse tempo estenda a massa e forre com ela uma forma de tarte de fundo amovível. Cubra a massa com papel vegetal e sobre este coloque "pesos" (como por exemplo arroz seco, feijão ou grão de bico seco) e leve-a a assar em vazio cerca de 20 minutos.
Retire então a tarte do forno, assim como o papel e os "pesos" e espalhe uma mistura feita com o ovo batido, a mostarda de dijon e o restante queijo ralado. Sobre esta mistura coloque os tomates assados e polvilhe com o tomilho fresco.
Leve a assar mais 20 minutos (180ºC) e sirva ainda morna com uma salada de rucula.

Bom Apetite!

terça-feira, Setembro 27, 2011

Bolinhas de Carne com Molho de Iogurte

Não há dúvida que o Outono chegou.Os dias estão mais pequenos, as noites mais frescas e já há folhas amarelas prestes a cair das árvores. Na cozinha já não há tomates, estamos a gastar os últimos pimentos e chegou a primeira abóbora. É o ciclo das estações que se repete todos os anos e que nos dá uma ideia de conforto e de rotina.
Estas bolinhas de carne são optimas para dar as boas vindas ao Outono, mas o molho fresco de iogurte não permite ainda fechar a porta ao Verão. E vão-se assim gozando os ultimos raios de sol ainda quente e convidativo...

Ingredientes para 2 pessoas:
(OLIVE, Agosto 2011, pág. 50)

250g de carne porco picada
100ml de iogurte natural
1 limão
1/2 cebola pequena
1 pernada de salsa
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Misture a carne de porco picada com a cebola e um dente de alho picado, 2 colheres de sopa de salsa picada, um pouco de raspa da casca de limão e tempere de sal e pimenta. Misture bem e faça bolinhas do tamanho de pequenas nozes.
Leve depois uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite (cerca de 1 colher de sopa) e aloure as bolinhas de carne até ficarem cozinhadas, cerca de 10 minutos, virando-as de vez em quando.
Entretanto prepare o molho misturando o outro dente de alho picado e cerca de 2 colheres de sopa de salsa picada ao iogurte natural. Misture bem
Sirva as bolinhas de carne com o molho de iogurte.

Bom Apetite!

segunda-feira, Setembro 26, 2011

Doce de Amoras Silvestres

Com um punhado de amoras silvestres apanhadas em frente a casa dos meus sogros fiz uma compota cheia de memórias de infância. De quando eu e a minha avó íamos apanhar amoras maduras e doces, e ficávamos com as mãos encardidas, de as comer ainda quentes do sol assim que as colhíamos, de saborear fatias de broa barradas o doce que fazíamos as duas. As amoras deixaram de existir no sítio onde as apanhávamos, mas a minha cumplicidade com a avó mantêm-se, agora acompanhada com outro doce de amoras...

Ingredientes para 1 frasquinho:

300g de amoras silvestres maduras
200g de açúcar

Preparação:

Num tacho coloque as amoras e junte o açúcar. Leve ao lume, e assim que começar a ferver reduza-o para o mínimo e deixe cozinhar muito lentamente mexendo de vez em quando, até o doce atingir o ponto de estrada (que é quando depois de colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo, se formar uma estrada!).
Retire o doce do lume coloque -o, ainda quente, num frasco esterilizado. Feche-o e coloque-o de cabeça para baixo - isto ajuda a criar um vácuo natural e a ajuda a conservar o doce mais tempo.

Bom Apetite!

sexta-feira, Setembro 23, 2011

Pão de Iogurte com Passas e Sementes de Girassol

Desde que descobri esta receita de pão rápido, tenho dado folga à minha máquina de pão. Tenho feito o pão de véspera, à noite, mas de manhã o pão está optimo para ser comido "ao natural" ou em torradas como preferimos cá em casa.
Desta vez influênciada por uma outra receita de pão em que a massa leva iogurte natural, e à qual resolvi ainda acrescentar algumas sementes de girassol e passas, (mas podem acrescentar qualquer outras sementes, ervas aromáticas como alecrim ou oregão e até pedacinho de chocolate), fiz mais um pão rápido e muito saboroso. Para mim um pão perfeito para as torradinhas de pequeno almoço!
Porque não experimentar no fim de semana?

Ingredientes:
(adaptado de Fabulous Food, Setembro/Outubro 2011, pág. 65)

400g de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
125 ml de iogurte natural
200ml de leite
75g de passas
50g de sementes de girassol

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha (menos as passas e as sementes de girassol) e misture até se ter formado uma bola de massa.
Retire , polvilhe uma superfície com farinha e volte a amassar, desta vez com as mãos, e incorpore as sementes de girassol e as passas até ficarem bem misturadas na massa.
Forme uma bola e faça um corte em forma de cruz. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a assar cerca de 50  minutos no forno a 200ºC.

Bom Apetite!

quinta-feira, Setembro 22, 2011

Pimentos Recheados

Há uns tempos preparei uma grande quantidade de bolonhesa que tenho congelada em pequenas doses no frigorífico. É uma maneira simples de ter sempre algo pronto a comer em dias que não temos tempo a perder. Ou de nos simplificar a ementa semanal, uma vez que a bolonhesa já preparada é muito versátil e serve para fazermos um sem número de refeições diferentes tendo sempre a mesma base.
Foi assim que resolvi fazer os magníficos pimentos vermelhos que a minha avó me trouxe. Recheados com um pouco da bolonhesa que tinha já preparada. Uma cozinha eficiente.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pimentos vermelhos
azeite q.b.
sal q.b.
300g de bolonhesa (ver receita aqui)
50g de queijo ralado

Preparação:

Corte os pimentos ao meio, no sentido do comprimento e limpe-os de sementes. Lave bem e deixe secar.
Coloque os pimentos num pirex e tempere com um pouco de sal e um fio de azeite e coloque-os no forno (180ºC) durante 20 minutos até ficarem macios mas não demasiado moles. (Em alternativa leve cerca de 3 ou 4 minutos ao microondas em potência máxima).
Recheie depois os pimentos com a bolonhesa preparada e espalhe por cima o queijo ralado.
Leve a gartinar no forno até o queijo estar derretido e douradinho.
Sirva com uma salada verde ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

quarta-feira, Setembro 21, 2011

Sobremesa Ligeira com Granola e Iogurte

Esta sobremesa (se é que se pode chamar sobremesa!) é uma variante de uma das receitas publicadas no TOP 5, e que é algo que se pode quase comer sem culpa. Ideal para quem tem de fazer uma dieta pobre em gordura, açúcar e hidratos de carbono ou está a fazer um regime alimentar para perder peso.
É também perfeita para preparar e comer naqueles dias em que apetece um docinho - e assim não ficar com remorsos...

Ingredientes para 2 pessoas:

200g de iogurte natural (podem usar magro natural)
50g de Granola Caseira (ou podem usar Muesli ou outros cereais a gosto)
2 colheres de chá de compota de maçã (pode usar com baixo teor de açúcar)
canela q.b.

Preparação:

Divida a granola por duas tacinhas. Bata o iogurte (se quiser pode juntar um pouco de açúcar ou adoçante) e divida pelas tacinhas com a granola. Termine com uma colher de chá de compota de maçã e polvilhe com canela.
Leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite!

terça-feira, Setembro 20, 2011

Bifes com Manteiga de Alho e Tomilho

Depois do regresso das férias, o pouco que se tem cozinhado tem sido muito simples, valorizando a qualidade dos ingredientes. Hoje, não trago bem uma receita, mas uma sugestão de como preparar e servir una bifinhos de vaca. Sem grandes molhos, sem grandes temperos. Mantendo a simplicidade...

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes de vaca (não muito finos)
sal q.b.
1 dente de alho
40g de manteiga com sal
2 hastes de tomilho fresco

Preparação:

Numa taça misture a manteiga - que deve estar à temperatura ambiente - com o dente de alho esmagado e as folhinhas de tominho. Amasse bem, coloque numa tacinha e coloque no frigorífico.
Grelhe a carne na chapa (ou num grelhador) temperando-a apenas com sal quando estiver a grelhar. Não deixe  a carne grelhar tempo demais para não ficar dura e secar e não a pressione nem a esteja sempre a virar.
Sirva a carne grelhada com um pouco da manteiga de alho e tomilho, deixando-a derreter sobre a carne quente. Acompanhe com uma salada e umas batatas assadas.

Bom Apetite!

segunda-feira, Setembro 19, 2011

Batatas com Molho de Tomate Picante

As férias já acabaram e é altura de voltar ao trabalho. Para trás ficam os dias de sol, areia, passeios à beira mar, grelhados no carvão, idas ao mercado e muita leitura.
De regresso a casa  há muito para arrumar, compras a fazer e aos poucos retomo as rotinas. A despensa e o frigorífico estão abastecidos e regresso às minhas receitas!
E começamos com coisas simples, pode ser? Uma espécie de "patatas bravas".

Ingredientes para 2 pessoas:

4 batatas médias
2 colher de sopa de azeite
1 tomate grande bem maduro
sal q.b.
1 dente de alho picado
1 colher de chá de tabasco (ou outro molho picante)

Preparação:

Lave as batatas, descasque-as e corte-as em cubos. Seque-as depois com um pano de cozinha e envolva-as numa colher de sopa de azeite e tempere-as de sal. Cozinhe-as depois em forno quente  (200ºC)  - ou também as pode fritar em óleo ou, por exemplo na actifry.
Entretanto prepare o molho de tomate picante. Leve o restante azeite num tachinho ao lume. Junte o alho picadinho e o tomate sem pele nem sementes e partido em pedaços. Tempere de sal e deixe cozinhar. Acrecente depois o tabasco e triture o molho para ficar mais homogéneo.
Sirva as batatas regadas com o molho picante. São uma óptima "tapa" mas acompanham lindamente carnes grelhadas.

Bom Apetite!

sexta-feira, Setembro 16, 2011

TOP 5 - #10 Creme Doce

É possível fazer sobremesas com poucos ingredientes. E com coisas que todos temos em casa. E ainda por cima coisas que demoram pouco tempo e são super simples de fazer.
Este creme doce é uma variação da papa Maisena que a minha avó me costumava fazer para o lanche quando eu era miúda, e de que eu tanto gosto. Mais simples é impossível!

Ingredientes para 2 pessoas:

250ml de leite
75g de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)
1 casca de limão
canela para polvilhar

Preparação:

Dissolva o amido de milho em 50ml de leite frio. Leve o restante leite ao lume juntamente com o açúcar e com a casca de limão até levantar fervura.
Junte depois, aos poucos e poucos, o leite quente à mistura de farinha e leve tudo de novo ao lume até engrossar.
Divida o creme pelas tacinhas e polvilhe com canela.
Sirva morno.

Bom Apetite!

quinta-feira, Setembro 15, 2011

TOP 5 - #9 Batatas com Fiambre e Ovo

Uma refeição preparada com ingredientes acessíveis e básicos pode ser uma refeição deliciosa, bonita, nutritiva e satisfatória.  Aqui fica um exemplo que espero que possa servir de inspiração.

Ingredientes para 1 pessoa:

1 batata média
1 ovo
100g de fiambre ou bacon ou chouriço
1 pimento vermelho assado de conserva
1 colher de sopa de salsa picada
azeite, sal e alho em pó q.b.

Preparação:

Lave bem a batata e corte-a aos cubos. Leve-a a cozer em água temperada de sal até ficar macia. Depois de cozida escorra-a bem.
Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e o alho em pó, e acrescente o fiambre, bacon ou chouriço cortado em pedaços, as batatas cozidas e o pimento vermelho em tiras. Deixe saltear até começar a ganhar cor e abra um espaço ao meio, Coloque aí o ovo partido e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar lentamente até o ovo estar cozinhado mas com a gema ainda líquida.
Sirva polvilhado com salsa picada.

Bom Apetite!

quarta-feira, Setembro 14, 2011

TOP 5 - #8 Vitamina para o Pequeno Almoço

A primeira refeição do dia também não foi esquecida neste TOP 5. Este batido é ser uma nutritiva e saudável maneira de começar o dia e, como é tão rápido de preparar e de beber, deixa de ter desculpas para não tomar o pequeno almoço.
As variantes são imensas - até porque é uma optima forma de aproveitar frutas e legumes que tenha no frigorífico.

Ingredientes para 2 pessoas:

125g de iogurte natural
1 cenoura pequena
2 fatias de meloa
1 pêssego
2 colheres de sopa de farelo de trigo, aveia ou muesli

Preparação:

Lave e descasque a fruta e a cenoura, Corte tudo em pedaços e junte-lhes o iogurte e o farelo de trigo. Coloque no copo misturador (ou use a varinha mágica) e bata tudo até ficar com uma mistura homogénea. Se achar necessário adoce a gosto com um pouco de açúcar ou de mel.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

terça-feira, Setembro 13, 2011

TOP 5 - #7 Sopa Cremosa de Couve-Flor

As sopas não têm que ter muitos ingredientes, nem ser muito complicadas ou difíceis de preparar.
Esta é talvez uma das sopas mais simples que conheço e, apesar da aparente estranha combinação de ingredientes, resulta numa sopa cremosa e aveludada que se faz em minutos. Também fica deliciosa com cenoura e até com bróculos. Uma receita bem ao jeito deste TOP 5!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 cabeça de couve flor pequena (apenas parte branca)
300ml de leite
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:

Lave a couve flor e separe-a em raminhos. Coloque-a depois numa panela e cubra-a com o leite.
Leve a cozinhar em lume brando até a couve flor esta bem cozida (atenção para o leite não transbordar!)
Triture depois a sopa e, se a achar muito grossa, junte um pouco de água. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e leve novamente ao lume até ferver.
Sirva quente.

Bom Apetite!

segunda-feira, Setembro 12, 2011

TOP 5 - #6 Salada Aromática de Frango

Esta salada é mais uma ideia do que se pode fazer com ingredientes de todos os dias presentes nas nossas casas, e uma optima forma de aproveitar algum resto que esteja perdido no frigorifíco, como neste caso o frango.
Em vez da manga e do abacate, podem usar pêssegos, ameixas, melão, pêra ou maçã. Aproveitem os ingredientes que tenham em casa para preparar uma fantástica refeição.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de restos de frango cozinhado
1 abacate pequeno
2 colheres de sopa de ceontros picados
15 tomates cherry
1/2 manga madura
sumo de lima ou limão q.b. (opcional)

Preparação:

Descasque a manga e o abacate e corte-os em cubinhos. Lave bem os tomates cherry e corte-os ao meio.
Numa taça coloque o frango já partido em pedaços e junte os coentros frescos picados, a manga, o abacate e os tomates cherry misturando bem.
Se gostar tempere com umas gotas de sumo de lima antes de servir.

Bom Apetite!

sexta-feira, Setembro 09, 2011

TOP 5 - #5 Sobremesa de Iogurte, Bolacha e Frutos Vermelhos

Esta é uma sobremesa que faço bastantes vezes. Prepara-se com ingredientes que facilmente todos temos em casa e a partir desta base, podem-se fazer várias variantes e adaptações. O iogurte pode ser substituído por natas,  iogurte grego, ou mascarpone. A bolacha substituída por frutos secos, ou outros biscoitos. E podem usar a fruta que preferirem.

Ingredientes para 2 pessoas:

125g de iogurte natural
50g de queijo creme
4 colheres de sopa de frutos silvestres congelados
2 colheres de sopa de açúcar
4 bolachas Maria

Preparação:

Numa taça misture o iogurte com o queijo creme e o açúcar e bata até ficar com uma mistura homogénea.
Entretanto triture a bolacha.
Em copinhos ou taças coloque uma camada de creme e polvilhe com a bolacha ralada e metade das frutas. Cubra com o restante creme e mais bolacha ralada e fruta.
Coloque no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

quinta-feira, Setembro 08, 2011

TOP 5 - #4 Filetes com Corn Flakes

Para além de serem um excelente pequeno almoço (eu pelo menos gosto muito!) os corn flakes podem também ser utilizados para outras coisas. Já os utilizei em variadas sobremesas, mas nunca os tinha utilizado para panar peixe.
Nesta versão de filetes, o resultado é uma crosta muito crocante e saborosa. Uma outra utilização para um ingrediente de todos os dias.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 filetes pequenos de pescada
1 limão
1 ovo
cornflakes q.b.
farinha q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere os filetes com o sumo de limão, sal e pimenta e deixe a tomar sabor durante algum tempo.
Entretanto triture grosseiramente os cornflakes e coloque-os num prato. Bata o ovo e coloque-o noutro prato, assim como a farinha. Escorra bem os filetes sem os partir e envolva-os na farinha. Passe depois pelo ovo batido e, em último lugar pelos cornflakes.
Frite os filetes em óleo quente até ficarem bem dourados e escorra-os sobre papel absorvente.
Sirva com arroz de legumes e uma salada verde.

Bom Apetite!

quarta-feira, Setembro 07, 2011

TOP 5 - #3 Empadão de Arroz com Atum e Ovos

Mais uma receita com pouco ingredientes. Mas principalmente com ingredientes que há sempre em casa. Atum, ovos e arroz fazem parte da despensa de qualquer um de nós. E as possibilidades de fazer o jantar com qualquer um destes ingredientes são muitas. Esta é apenas mais uma alternativa.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de arroz já cozinhado
1 lata de atum em azeite
2 ovos
1 cebola pequena
salsa picada q.b.
azeite, sal  e pimenta q.b.

Preparação:

Leve uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e aloura ligeiramente a cebola previamente picada. Acrescente depois o arroz e envolva bem no refogado. Junte depois o atum bem escorrido, a salsa picada e os ovos previamente batidos e temperados com um pouco de sal e de pimenta.
Vá envolvendo tudo de modo a que os ovos fiquem cozinhados e misturados com o arroz e o atum.
Coloque numa travessa que possa ir ao forno e leve ao grill apenas para tostar a superfície.
Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com uma salada de cenoura e couve.

Bom Apetite!

terça-feira, Setembro 06, 2011

TOP 5 - #2 Lasanha de Espinafres

Esta é uma versão simplificada de lasanha. Apesar de aqui ter usado espinafres que, frescos ou congelados é um ingrediente que tenho sempre em casa,( pois os espinafres são óptimos para a sopa, um esparregado, uma massa ou arroz ou acrescentar sabor, nutrientes e cor a um prato de carne ou de peixe), podem usar outro ingrediente a vosso gosto e preparar na mesma esta versão de lasanha.

Ingredientes para 2 pessoas:

6 folhas de lasanha (fresca ou pré-cozinhada)
250g de espinafres frescos
50g de queijo (usei queijo da ilha, mas qualquer um serve)
150ml de leite
2 colheres de sopa de farinha
azeite, sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:

Leve um tachinho ao lume com um pouco de azeite e salteie os espinafres previamente lavados, secos e grosseiramente picados. Assim que murcharem, polvilhe-os com a farinha e envolva bem. Vá acrescentando o leite aos pouco e poucos, de modo a formar um molho grosso de espinafres. Junte o queijo ralado e tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
No fundo de um pirex coloque 1/3 do molho de espinafres e cubra com as folhas de lasanha. Coloque mais 1/3 do molho e mais placas de lasanha, terminando com o restante molho.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno (200ºC) cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe tostar ligeiramente.
Sirva a lasanha com uma salada verde.

Bom Apetite!

segunda-feira, Setembro 05, 2011

TOP 5 - #1 Pão Rápido

Numa altura em que a maioria das pessoas se prepara para regressar ao trabalho e a escola dos miudos está prestes a começar, eu inicio as minhas férias. E tal como nos outros anos, enquanto eu vou de férias o blogue continua activo com  uma rubrica especial de receitas durante esse periodo.
Este ano a rubrica é o TOP 5: receitas que têm até 5 ingredientes. Receitas rápidas e adequadas para a culinária de todos os dias. E tentei que esses 5 ingredientes fossem os mais básicos e simples possíveis. Os que temos sempre em nossa casa, na despensa, como o açúcar, a farinha, o leite, as massas, os enlatados,os legumes congelados e as sobras perdidas no frigorífico. São receitas muito simples de preparar que têm como objectivo mostrar as possibilidades do que se pode fazer na cozinha, mesmo com ingredientes limitados.
A receita de hoje é um pão que se prepara em minutos e demora pouco mais de meia hora a cozinhar. É um pão mais compacto,com um aspecto semelhante a uma broa, mas bastante saboroso. E não necessita de fermentos ou leveduras que nem todos têm em casa - e claro também não necessita de levedar!

Ingredientes para 1 pão grande:
(in BBC Good Food  - Agosto 2011, pág. 120)

450g de farinha de trigo
25g de manteiga derretida
300ml de leite
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
sal q.b.

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha e misture até se ter formado uma bola de massa.
Retire , polvilhe uma superfície com farinha e volte a amassar, desta vez com as mãos, mais um pouco. Forme uma bola e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve a assar cerca de 35 minutos no forno a 220ºC.

Bom Apetite!

sexta-feira, Setembro 02, 2011

Licor Caseiro de Cerejas

O que partilho aqui hoje, já foi preparado em Junho, na altura em que as cerejas encheram a minha cozinha. E como eram tantas, para além de termos comido muitas resolvi continuar os meus preparativos para o Natal. Resolvi então preparar um licor caseiro de cerejas usando um rácio muito simples que a minha avó me ensinou. O único obstáculo que tive foi com o alcool a utilizar. A minha avó falou-me em aguardente (preferencialmente caseira).Como não tinha aguardente para utilizarde utilizar, e após algumas pesquisas, descobri que podemos usar a vodka como base e em substituição da aguardente. Foi o que fiz.
Passado quase 3 meses, tenho um lindo licor de cerejas devidamente engarrafado e etiquetado, prontinho para colocar em alguns dos meus cabazes de Natal.
Apesar de ter feito com cerejas, segundo a minha avó podemos utilizar outro fruto como amoras silvestres, morangos, alperces, ou até cascas de tangerina, limão ou laranja, pau de canela, grãos de café... É uma questão de inventar, experimentar e testar!

Ingredientes:

1 medida de açúcar
2 medidas de cerejas (usei com caroço)
3 medidas de vodka

Preparação:

Num frasco (ou qualquer outro recipiente de vidro e com tampa) devidamente esterilizado, colocar todos os ingredientes e agitar bem para misturar. Guardar num sitio fresco e escuro como uma despensa e, durante os primeiros dias ir agitanto para ajudar a dissolver o açúcar. Deixar repousar cerca de 2 meses.
Ao fim desse tempo coar o licor para garrafas (eu esterilizei as minhas e deixei sacar bem) e está pronto a consumir.

Bom Apetite!

quinta-feira, Setembro 01, 2011

Pickles Caseiros de Pepino

Já me tinham falado que era muito simples fazer pickles, mas ainda não me tinha dedicado a fazer nenhuma tentativa. Até agora.
Na verdade este é um processo muito simples de preparar pickles caseiros e que ficam realmente muito saborosos. Eu, que gosto muito de pickles, adorei juntar estes em sandes de pão de sementes com carnes frias e mostarda. Experimentem!

Ingredientes:

1 pepino
100ml de vinagre de cidra
50 ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de gengibre fresco ralado

Preparação:

Lave bem o pepino e corte-o em fatias finas.
Numa taça misture bem o vinagre com a água, o sal, o açúcar e o gengibre ralado. Misture bem até dissolver.
Num frasco esterilizado coloque as fatias de pepino e encha com a misture de vinagre. Feche o frasco e guarde no frigorífico pelo menos uma semana antes de servir.
Sirva os pickles com carnes frias, salmão fumado, em sandes...

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin