quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Almôndegas de Bacalhau

Numa homenagem ao novo livro e ao seu capítulo de aproveitar as sobras, aqui fica uma sugestão para utilizar restos de bacalhau cozido numas deliciosas almôndegas. E fica também o convite para que apareçam na apresentação do livro “O que falo hoje para jantar?”, já este sábado, dia 2 de Março, pelas 17h na Fnac do Forum Coimbra. Terei todo o gosto em vos conhecer e receber neste dia especial.

Ingredientes para duas pessoas:

1 posta de bacalhau cozido
2 colheres de salsa picada
1 ovo
50g de pão ralado
Sal e pimenta q.b.
Molho de tomate para servir (opcional)

Preparação:

Limpe o bacalhau de peles e espinhas e coloque-o no robot de cozinha para desfiar. Acrescente depois o ovo, a salsa picada e o pão ralado e tempere com sal e pimenta a gosto. Amasse bem e forme pequenas bolinhas do tamanho de nozes.
Frite as almôndegas em óleo vegetal até ficarem bem douradas e escorra-as sobre papel absorvente.
Sirva com o molho de tomate e acompanhe com legumes cozidos.

Bom Apetite!

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Arroz de Atum com Cenoura, Ervilhas e Ovos Cozidos

Arroz com atum é das refeições preferidas da minha irmã. Se por acaso o jantar ou o almoço não lhe cheiram, se houver sobras de arroz branco é certo e sabido ela irá à despensa buscar uma lata de atum e rapidamente prepara a refeição dela misturando os dois ingredientes.
Esta versão é um bocadinho mais elaborada, mas não deixa de ser arroz de atum. Uma refeição simples e económica que a mim só me lembra acampamentos e escuteiros. Para além da minha irmã, claro!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 medida de arroz carolino
2 latas de atum em azeite
2 ovos
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cenoura
½ chávena de ervilhas
Salsa picada q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num tacho coloque o azeite de uma das latas de atum, descartando o da outra lata. Reserve o atum já escorrido.
Pique a cebola e os dentes de alho e rale a cenoura.
Leve o tacho com o azeite a aquecer e acrescente a cebola e os dentes de alhos picados e a folha de louro e deixe refogar uns minutos. Acrescente depois as ervilhas e a cenoura e deixe refogar mais uns minutos. Acrescente agora o arroz, envolva bem no refogado e acrescente 2 medidas de água a ferver. Retifique de sal e pimenta. Assim que levantar fervura reduza o lume para o mínimo e tape o tacho. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos ou até toda a água se ter evaporado e o arroz estar quase cozido.
Entretanto coza os ovos e assim que estiverem cozidos descasque-os e corte-os em quartos.
Acrescente agora o atum reservado ao arroz acabado de cozinhar e envolva bem.
Sirva polvilhado com a salsa picada e com os ovos.

Bom Apetite!

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Massinha de Cherne

Aos pouco as coisas vão-se compondo. Ou não. O tempo agora parece outro, e parece que tudo corre a outro ritmo. Aos poucos as coisas vão fluindo e tudo parece começar a ter o seu devido lugar. Novas etapas, novos rumos, novos objetivos.
No meio de tudo há sempre tempo para cozinhar. Esta massinha estava realmente deliciosa e foi muito apreciada cá em casa. Mas eu sou suspeita pois adoro massa com peixe!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de cherne (pode usar outro peixe)
150g de cotovelinhos pequenos
½ pimento verde
1 cebola
1 tomate grande pelado
1 colher de sopa de polpa de tomate
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de bagas de pimenta
Sal e pimenta q.b.
Coentros picados q.b

Preparação:

Leve um tacho ao lume com água, um pouco de cebola e as bagas de pimenta e tempere de sal. Assim que a água levantar fervura acrescente as postas de peixe e deixe cozinhar. Depois de cozinhado retire da água, reservando-a, e limpe o peixe de peles e espinhas. Reserve.
Entretanto leve outro tacho ao lume com o azeite e junte a cebola e os dentes de alho picados e opimento em cubinhos. Deixe refogar. Junte depois o tomate pelado em cubinhos, a polpa de tomate e deixe refogar mais alguns minutos. Junte a água da cozedura do peixe, deixe levantar fervura e retifique os temperos. Acrescente as massinhas e deixe cozinhar mexendo de vez em quando. (Esta massinha não é para ficar com muito molho). Se necessário durante a cozedura acrescente água a ferver e retifique temperos. Quando a massa estiver cozida acrescente o peixe e os coentros picados e envolva bem. Não se preocupe se o peixe se desfizer.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Carne de Vaca Salteada com Legumes e Molho Teriaki

O fim de semana foi calmo, mas permitiu, como habitualmente testar umas coisas novas na cozinha. Deste vez, o molho teriaki numa receita de inspiração oriental e de sabor adocicado. Nada melhor do que ir para a cozinha experimentar e brincar com ingredientes, coisa que há muito não fazia. Aqui fica o resultado desta experiência bem sucedida, e o desafio de não terem medo de arriscar e experimentar e assim puderem disfrutar das “maravilhas da culinária”!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 bife de vaca grande
8 cogumelos
1 cebola
1 chávena de grelos ou de espinafres
2 colheres de sopa de molho teriaki
2 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:

Corte o bife de vaca em tirinhas pequenas e tempere com um pitada de sal, os dentes de alhos picadinhos e o molho teriaki. Deixe marinar durantes alguns minutos.
Entretanto lamine os cogumelos e corte a cebola em rodelas fininhas.
Leve uma frigideira grande ao lume e acrescente 1 colher de sopa de azeite deixando aquecer bem. Acrescente depois a cebola, os cogumelos e os grelos ou espinafres e tempere com um pouco de sal e pimenta deixando saltear bem até que os legumes estejam cozinhados mas ainda crocantes. Retire e reserve.
Acrescente o restante azeite à frigideira e deixe aquecer novamente. Junte a carne e a marinada e deixe cozinhar em lume forte até a carne estar pronta. Acrescente os legumes reservados, envolva bem e sirva ainda quente juntamente com arroz basmati.

Bom Apetite!

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Hoje é o dia!

Quem diria que, quando este blogue começou, em 2006, que iria dar origem a um livro. Que iria ter tantos leitores queridos e simpáticos. Que seria acarinhado, divulgado e importante para tantos. Quem diria que por causa deste blogue a minha vida seria tão diferente.
Quem diria que, a partir de hoje estaria à venda, nas livrarias e hipermercados habituais, mais um livro feito com dedicação, amor e trabalho. Quem diria…
Por isso só vos posso agradecer a todos. Por tornarem tudo isto possível. Por gostarem, comentarem, mas principalmente por partilharem e experimentarem as receitas. Obrigado por me darem estas oportunidades, esta vida, estes momentos. Obrigada por estarem sempre desse lado, por terem um sorriso, uma palavra amiga e por se darem tantas vezes ao trabalho de aqui virem. Este livro é para todos vocês.
Espero que este novo livro seja do vosso agrado. É completamente diferente dos livros anteriores, e está cheio de receitas novas (que obviamente não foram publicadas no blogue), imensas sugestões, 52 ementas semanais e ideias que, espero, vos ajudem a responder à pergunta mais odiada de todos os dias: “O QUE FAÇO HOJE PARA JANTAR?”
Mais uma vez obrigada a todos! E ficam desde já convidados para a apresentação do livro que será no próximo dia 2 de Março, pelas 17h, na Fnac do Forum Coimbra. Conto com a presença de todos quantos quiserem participar.
E espero, sinceramente, que gostem tanto deste “O que faço hoje para jantar?” como eu, que, dos três, é o meu favorito!
Obrigada. Obrigada. Obrigada.

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Tortilha “Aldrabada” de Espargos Verdes


“O que faço hoje para o jantar?” foi a pergunta de ontem ao chegar a casa. Na verdade havia algumas sobras no frigorífico, mas não me estava nada a apetecer.
Mas, o que faço hoje para o jantar? Olhei para os ovos que nunca faltam no frigorífico. Vi os espargos que até tinha comprado para fazer outra coisa e lembrei-me que tinha no fundo do armário despenseiro um resto de um pacote de batata palha. Uma tortilha aldrabada, até porque eram quase 20H30, pareceu-me bem. E sopa, claro!

Ingredientes para 2 pessoas:

125g de batata palha de pacote
2 dentes de alho
3 ovos grandes
8 espargos verdes – usei frescos
½ cebola
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Prepare os espargos cortando-lhes a parte mais fibrosa do talo. Corte-o depois em pequenos pedaços. Pique a cebola e os dentes de alho.
Leve uma frigideira ao lume com o azeite e acrescente a cebola e o alho picados e os espargos em pedaços. Tempere com uma pitada de sal (porque as batatas têm sal) e deixe saltear 5 minutos até os espargos estarem macios.
Acrescente depois as batatas e envolva bem. Bata os ovos com uma pitada de pimenta e junte-os à mistura da frigideira, de modo a que cubra tudo. Reduza o lume para o mínimo e tape a frigideira com uma tampa deixando cozinhar. Ao fim de alguns minutos, volte a tortilha e deixe acabar de cozinhar do outro lado.
Sirva cortada em fatias com uma salada verde.

Bom Apetite!

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Bolo Simples para o Chá

Há muito tempo que não fazia um bolo. Aliás, o Miguel, quando viu o bolo na mesa da cozinha até exclamou: - Bolo! Finalmente!
Nos últimos tempos confesso que me tenho “baldado” um bocado de cozinhar, e tenho mesmo optado por coisas mais simples e rápidas. E mesmo com a ajuda das minhas ementas semanais continuo sempre com a pergunta - o que faço hoje para jantar? Serei a única?
Hoje é então dia de bolo. Daqueles bolos antigos, chamados de bolo de chá, que se fazem para o pequeno-almoço ou para o lanchinho da tarde.

Ingredientes:
(in “How to be a domestic goddess”, Nigella Lawson, pág.5)
Chávena usada com 225ml de capacidade

1 chávena de manteiga amolecida
¾ de chávena de açúcar + 2 colheres de sopa para polvilhar
1 + 1/3 de chávena de farinha com fermento
½ chávena de farinha normal sem fermento
1 limão
3 ovos grandes

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar e junte a raspa do limão. Amasse bem até obter um creme. Adicione depois os ovos, um a um, adicionando ao mesmo tempo 1 colher de sopa de farinha (já retirada das quantidades referidas nos ingredientes). Misture depois o resto das farinhas e o sumo de limão. Amasse bem (a massa fica bastante consistente, é mesmo assim).
Coloque depois a massa numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada e alise a superfície. Polvilhe com as duas colheres de sopa de açúcar e leve a assar, em forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Deixe arrefecer e corte em fatias.

Bom Apetite!

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Fish Fingers no Forno

Não é só em minha casa que os fritos são raros. E portanto, num dia em que me apetecia fazer uns filetes de peixe, mas como habitualmente não os queria fritar, o forno pareceu-me uma boa forma de os fazer. Preparei-os mais pequenos para ser mais rápido e porque ficam mais “queridos”. E os que sobrarem do jantar podem servir perfeitamente para levar na marmita no dia seguinte, dentro de um pãozinho de sementes com um pouco de alface e maionese. Se nunca experimentaram acreditem que fica delicioso.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 filetes grandes de peixe
Simo de ½ limão
Sal e pimenta q.b.
Farinha de milho q.b.
Pão ralado q.b. (usei panko, mas podem usar qualquer tipo de pão ralado)
1 ovo

Preparação:

Corte os filetes em pedaços mais estreitos e pequenos e tempere-os com sal, pimenta e o sumo de limão.
Entretanto, numa taça, bata o ovo e noutra taça misture a farinha de milho com o pão ralado e tempere com um pouco de sal e pimenta misturando bem.
Passe depois os pedaços de filete pelo ovo batido e depois pela mistura de farinha e pão ralado deixando-os ficar bem cobertos.
Coloque os pequenos filetes de peixe num tabuleiro que vá ao forno e forrado de papel vegetal – para facilitar a limpeza – e leve-os ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficarem dourados, tendo o cuidado de os virar para que fiquem crocantes de ambos os lados.
Sirva com couve salteada e com arroz de cenoura e ervilhas.

Bom Apetite!

segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Costeletas de Vitela com Molho de Vinagre e Batata Assada

Ninguém devia ter medo da felicidade. De ser feliz. De abraçar as coisas boas. Mas por vezes parece que a “balança” está pouco equilibrada. Parece que estamos a receber mais do que nos é devido e ficamos com medo. E ficamos à espera que algo de mal aconteça, pois é impossível tantas coisas boas, e tantas coisas positivas estarem a acontecer. E assim, quase que ficamos com medo de sermos felizes. E não conseguimos sentir-nos plenos, confiantes. Agradecemos, sorrimos, mas a medo e à espera que alguma coisa comece a correr mal. Pode ser só a nossa cabeça, e as nossas inseguranças, mas não devíamos ter medo de sermos felizes.
Pelo menos, nada de medos com a receita de hoje que certamente nos deixará felizes no final da refeição.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 costeletas de vaca
6 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de vinho
3 dentes de alho
1 folha de louro
2 malaguetas secas
Sal e pimenta q.b.
8 batatinhas para assar

Preparação:

Lave bem as batatinhas e sem as descascar leve-as a cozer em água com sal. Assim que estiverem macias, escorra-as da água da cozedura e dê-lhes um murro, de modo a que fiquem esborrachadas. Coloque-as num tabuleiro que vá ao forno, salpique-as com um pouco de sal e leve-as ao forno quente, a 180ºC, alguns minutos para tostarem um pouco.
Entretanto prepare o molho. Pique bem os dentes de alho e coloque-os numa tacinha juntamente com o azeite, o vinagre, a folha de louro partida em pedacinhos e as malaguetas secas também partidas. Tempere com uma pitada de sal e pimenta.
Tempere a carne com sal e grelhe-a num grelhador elétrico, numa chapa no fogão ou nas brasas. Enquanto estiverem a cozinhar, vá pincelando a carne com o molho preparado.
Sirva a carne com as batatinhas regando tudo com o restante molho.

Bom Apetite!

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Creme de Pêssego e Manga com Mousse de Chocolate Branco e Iogurte


Ontem houve um jantar “melhorado”. Porque sim, além de ser dia dos namorados. Porque há sempre coisas para cozinhar, celebrar e partilhar. E foi um jantar feito em casa, com a pergunta habitual, o que faço hoje para jantar. (Serei só eu a perguntar isto quase todos os dias?)
Mas lá se resolveu. E além do jantar ainda houve tempo para uma sobremesa muito primaveril e deliciosa que o Miguel adorou.

Ingredientes para 4 pessoas:

2 pêssegos maduros (usei caseiros congelados)
1 manga madura
100ml de vinho branco
100g de açúcar
100g de chocolate branco
125g de iogurte natural
1 colher de sopa bem cheia de queijo creme para barrar
Hortelã q.b. para decorar

Preparação:

Comece por preparar a mousse de chocolate branco e iogurte. Numa tacinha coloque o chocolate branco partido em pedaços e leve-o a derreter no micro-ondas cerca de 1minuto e 20 seguntos, mexendo-o a cada 20 segundos para não queimar. À parte misture o iogurte com o queijo creme para barrar e incorpore depois cuidadosamente o chocolate derretido mexendo bem para não criar grumos. Leve ao frigorifico.
Num tacho coloque a fruta partida em pedaços pequenos, o vinho branco e o açúcar e deixe cozinhar em lume brando até a fruta quase se desfazer . Com uma varinha mágica triture a fruta de modo a formar um creme e se necessário acrescente um pouco de água levando novamente ao lume para ferver. Leve a mistura ao frigorífico até ficar completamente fria.
Sirva o creme de pêssego e manga num parto fundo ou de sopa e ao meio coloque a mousse de chocolate branco e iogurte. Decore com as folhas de hortelã e sirva de imediato.

Bom Apetite!

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Salada de Ananás Caramelizado com Presunto

Cá por casa não se dá demasiada importância ao dia dos namorados. O ano passado até acho que jantei sozinha, pois o Miguel estava fora em trabalho. E ele jantou com um colega… Não damos demasiada importância a esta questão. Mas se não houver nenhum motivo para não acontecer, claro que é dia de um jantar mais compostos. Afinal, todos os motivos são bons para celebrar, e o amor deve ser celebrado todos os dias.
A receita de hoje é uma sugestão de uma entrada para um jantar a dois, como por exemplo para hoje, para comemorar o dia dos namorados.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 fatias finas de presunto
4 fatias grandes de ananás
½ malagueta vermelha tipo chilli
1 colher de sopa de coentros picados grosseiramente
1 colher de sopa bem cheia de açúcar
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
½ talo de lemongrass (se não encontrar à venda – por vezes o Continente tem, junto das restantes ervas aromáticas , e na Makro também já encontrei - use chá príncipe ou limonete)

Preparação:

Corte o ananás em cubos pequenos. Numa frigideira junte o ananás, a malagueta cortada numa juliana fininha, o gengibre, o açúcar e o lemongrass esborrachado e cortado fininho.
Leve a frigideira ao lume e deixe saltear até o açúcar derreter e o ananás caramelizar ligeiramente, entre 5 a 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Depois de frio misture os coentros à salada de ananás e envolva bem.
Sirva a salada em pratos individuais com fatias finas de presunto a acompanhar.

Bom Apetite!

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Arroz de Frango com Espinafres e Cogumelos

Mais uma receita para aproveitar. Um resto de arroz, um único peito de frango, um pouco de chouriço e o resto dos espinafres. E assim, juntando todos os bocadinhos, uma refeição plena e satisfatória para dois. Limparam-se tacinhas do frigorífico e não se deixou estragar o que estava quase, quase a passar. Às vezes com mais, outras vezes com menos. No dia em que se inicia uma época que se diz de “jejum e abstinência”, mas que poderá e deverá ser apenas uma época em que podemos passamos a ter ainda mais atenção ao desperdício alimentar e ao que sobra nas nossas cozinhas.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de arroz basmati previamente cozido
200g de cogumelos laminados (usei de conserva)
½ chouriço de carne
1 peito de frango
200g de espinafres frescos
100ml de vinho branco
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de massa de pimentão
Sal e pimenta q.b.
Azeite q,b,

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume juntamente com uma colher de sopa de azeite e deixe refogar. Acrescente o chouriço em cubinhos, o louro , a polpa de tomate e a massa de pimentão e deixe refogar mais um pouco. Acrescente agora o peito de frango em tirinhas, os cogumelos e o vinho branco e deixe refogar atéa carne ter cozinhado e o vinho ter evaporado. Retifique de sal e pimenta e acrescente o arroz já cozido e os espinafres. Envolva bem em lume brando até os espinafres murcharem.
Sirva quente com uma salada verde.

Bom Apetite!

terça-feira, fevereiro 12, 2013

Pão Recheado com Enchidos

A terça feira de carnaval, é também conhecida como terça-feira gorda, o dia que antecede o início da Quaresma - que marca o inicio de um período de “jejum e abstinência”. Sendo assim, a terça-feira Gorda era dia de excessos, antes da entrada forçada de dieta. Muitas pessoas ainda têm a tradição de comer cozido à portuguesa neste dia. Para assinalar este terça-feira gorda, há algo parecido…
Um pão recheado com enchidos que é um petisco delicioso e uma maravilhosa entrada partilhada num jantar entre amigos.

Ingredientes para 6 ou mais pessoas:
(adaptado de “Continente Magazine”, nº 29 de Fevereiro de 2013)

1 pão grande tipo caseiro
3 dentes de alho
1 morcela cozida
1 farinheira cozida
½ chouriço de carne
½ molho de coentros frescos
200g de queijo mozarela ralado

Preparação:

Com uma faca abra uma tampa no pão e cuidadosamente escave o seu interior. Guarde metade do miolo do pão, e coloque a restante metade num robot de cozinha ou picadora. Acrescente os dentes de alho descascados, o chouriço e os coentros e pique tudo até obter uma mistura grossa tipo pão ralado. Acrescente depois a farinheira e a morcela cozidas e sem pele e o queijo. Volte a triturar até obter uma espécie de massa.
Com esse recheio encha a cavidade do pão. Leve depois a cozinhar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Sirva quente com tostinhas.

Bom Apetite!

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Espetinhos de Peru com Iogurte e Especiarias


O problema com a carne de peru é que não tem grande sabor. Tudo bem que dizem que é mais saudável, que tem menos gordura, mas na verdade um bifinho de peru grelhado temperado com sal e limão não tem grande graça, pelo menos para mim. Mas o que a carne de peru tem de bom é que permite variações, invenções e misturas que lhe dão sabor e que assim permitem uma refeição muito mais saborosa.
Com uns bifinhos que havia cá em casa fizeram-se estes espertinhos temperados com um molho de iogurte e especiarias.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifinhos de peru não muito finos
1 iogurte natural
1 dente de alho
1 colher de chá de colorau em pó
1 colher de chá de cominhos
Raspa de 1 limão
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa taça misture o iogurte com o dente de alho esmagado, o colorau, os cominhos, a raspa de limão e tempere com um pouco de sal e pimenta. Misture bem.
Entretanto corte os bifinhos de peru em tiras compridas e coloque-os em espetos de bambu. Cubra-os depois com a mistura de iogurte, de modo a que toda a carne fique bem coberta e deixe marinar pelo menos 15 minutos.
Aqueça bem uma grelha, chapa ou frigideira anti-aderente e grelhe então as tirinhas de peru de ambos os lados, de modo a que fiquem bem cozinhadas, mas não as deixe secar.
Sirva com arroz basmati e brócolos cozidos.

Bom Apetite!

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Penne com Almôndegas em Tomate e Coentros

O fim de semana volta a aproximar-se. Planos e ideias, porque para a semana há carnaval , dia dos namorados e há sugestões para partilhar na cozinha.
Mas entretanto é tempo de pensar no descanso – e de não pensar em nada – e de viver um dia de cada vez, de nos deixarmos surpreender e de aproveitar o que a vida nos dá e por vezes nos tira. Tempo para namorar, para ver filmes, para passear e para não perder tempo a tentar controlar o que sai do nosso controlo. Bom fim de semana!

Ingredinetes para 2 pessoas:

150g de massa penne
200g de carne picada
150ml de polpa de tomate
4 colheres de sopa de coentros
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de azeite
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza a massa em água a ferver, previamente temperada de sal, até ficar al dente.
Entretanto tempere a carne picada com sal e pimenta a gosto e forme pequenas almôndegas. Reserve no frigorífico.
Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar juntamente com o azeite. Acrescente a polpa de tomate, tempere de sal e pimenta e acrescente as almôndegas deixando-as cozinhar cerca de 15 minutos, tapadas, em lume brando. Acrescente depois os coentros picados e a massa previamente escorrida e envolva bem, deixando cozinhar mais 2 minutos.
Sirva quente.

Bom Apetite

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Filetes com Crosta de Pão, Limão e Ervas Aromáticas

Ando numa fase em só me apetece simplificar. Simplificar as receitas, a casa, as compras e os gastos. Quanto mais simples, rápido, fácil e descomplicado, melhor.
E assim têm saído da cozinha algumas coisas interessantes. Desta vez uns saborosos e bonitos filetes com uma crosta dourada e aromática.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 filetes grandes de peixe (sem peles nem espinhas)
1 fatia de pão fresco tipo caseiro
1 colher de sopa de tomilho seco
1 dente de alho
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de queijo da ilha
2 colheres de sopa de azeite
Raspa de 1 limão pequeno
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere os filetes com sal e pimenta e coloque-os num tabuleiro. Leve-os ao forno já aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Entretanto coloque na picadora ou o robot de cozinha o miolo do pão, o dente de alho e pique até ter uma espécie de migalhas grossas. Misture o tomilho seco, a salsa picada, o queijo, a raspa de limão e o azeite. Misture bem.
Retire os filetes do forno e cubra-os com esta mistura. Leve novamente ao forno até que a cobertura esteja tostadinha.
Sirva com batatinhas cozidas e grelos ou brócolos cozidos.

Bom Apetite!

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Salteado de Carne de Vaca e Milho com Tortilhas e Rúcula

Ultimamente tenho recebido muitos pedidos para publicar receitas rápidas que se preparem em poucos minutos, para se fazerem quando se chega a casa em cima da hora de jantar e com várias coisas para fazer para além do jantar. Mas ao mesmo tempo que me pedem ideias para jantares rápidos, também me pedem coisas um bocadinho diferentes, que fujam um bocadinho do habitual. E eu, como tento ajudar sempre que posso, aqui estou com uma sugestão que espero que cumpra os requisitos.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 bife grande de vaca (cerca de 150g)
200g de milho doce
½ pimento vermelho
1 cebola pequena
1 molho de coentros
2 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal
Tabasco q.b.
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de cominhos em pó
Sal e pimenta q.b.
4 tortilhas para servir
Rúcula q.b.

Preparação:

Descasque e pique os dentes de alho. Corte o bife em tirinhas finas e tempere-o com um pouco de sal, os dentes de alho, os cominhos e um pouco de tabasco a gosto.
Corte o pimento em tirinhas e a cebola em meias luas. Reserve.
Leve uma frigideira ao lume com o azeite ou óleo e deixe aquecer bem. Salteie depois a carne de vaca durante alguns minutos em lume forte até que fique cozinhada. Retire para um prato e reserve.
Acrescente à frigideira (sem a limpar) a cebola e o pimento e deixe saltear durante uns minutos. Acrescente o milho previamente escorrido e a polpa de tomate envolva bem, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar alguns minutos até os legumes estarem macios. Acrescente a carne já cozinhada e os coentros previamente picados. Envolva bem.
Sirva o salteado enrolado nas tortilhas - previamente aquecidas no bico do fogão (ou de acordo com as instruções da embalagem) - e com um pouco de rúcula selvagem. (Em laternativa podem simplesmente servir com um arroz branco.)

Bom Apetite!

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Talharim com Atum, Malagueta e Espinafres

Quando não há tempo para grandes cozinhados, as massas saem em minutos da minha cozinha. Numa altura em que os orçamentos são menores e que tantas famílias fazem “malabarismos” com os seus salários, continua a fazer-me alguma impressão, que algumas dessas pessoas continuem a preferir comprar feito, em supermercados e “take-away” do que perderem dez minutos numa refeição rápida e caseira. Por isso hoje há comida rápida, feita em casa!

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de massa talharim
2 mãos cheias de espinafres frescos
1 malagueta vermelha tipo “chilli”
1 dente de alho grande
2 colheres de sopa de azeite
200g de atum em conserva
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza a massa em água a ferver e temperada de sal.
Entretanto pique finamente o dente de alho e corte a malagueta em tirinhas finas. Leve uma frigideira ao lume e junte o azeite, o dente de alho e a malagueta e deixe saltear. Acrescente depois o atum previamente escorrido e os espinafres frescos deixando-os murchar. Retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.
Assim que a massa estiver cozinhada escorra-a e acrescente-a à frigideira, envolvendo bem no salteado de atum e espinafres de modo a que a massa ganhe gosto. Se necessário acrescente um pouco da água de cozedura da massa. Envolva bem e sirva de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Delícia de Leite

Uma receita que me disseram ser mesmo uma delícia. Uma receita simples que me deram com todo o amor e carinho e que copiei com cuidado para o meu caderno de receitas. Uma receita que ainda não tinha tido tempo de experimentar.
Chegou o momento certo, e mais rápido tinha sido impossível. Uma delicia que é tipo uma queijada, e que depois de se cortar parece mesmo uma tarte.
Um doce para começar bem a semana.

Ingredientes:

2 ovos
50g de manteiga derretida
300g de açúcar
100g de farinha
500ml de leite

Preparação:

Misture os ovos com o açúcar mas bem bater muito. Em seguida junte a manteiga e a farinha e por fim o leite, aos poucos e poucos , mas sempre sem bater muito a massa.
Coloque a mistura numa tarteira de louça e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1hora ou até estar cozinhado.
Sirva em fatias como se fosse uma tarte.

Bom Apetite!

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Lombos de Salmão com Mostarda e Salada de Couscous e Grão de Bico

O primeiro mês do novo ano já lá vai. Entrámos em Fevereiro, o mês do Carnaval, dos Namorados, e…Entretanto já é sexta-feira e esta semana acaba como começou: com grão de bico, pois nada se pode estragar e ainda havia um resto no frigorífico que acabou nesta salada que acompanhou este salmão muito saboroso.
Por aqui já há planos para o fim de semana e receitas novas para testar. Se ainda não têm planos, fazer esta receita pode ser o ponto de partida!
Bom fim de semana,

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Sabe Bem” revista do Pingo Doce nº11, pág. 14)

2 lombos de salmão
½ malagueta vermelha tipo “chili”
2 dentes de alho
1 colher de chá de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ou sidra
2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura pequena
½ cebola
1 chávena de café de couscous
150g de grão de bico cozido (ou feijão)
1 colher de sobremesa de mostarda
Sal q.b.
Coentros frescos q.b.
Sementes de sésamo q.b.

Preparação:

Tempere os lombos de salmão com a malagueta cortada em tirinhas finas, o molho de soja, o vinagre, o açúcar e os dentes de alho picados. Deixe marinar.
Entretanto descasque a cebola e corte-a em cubinhos e pique grosseiramente a cebola.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com 1 colher de sopa de azeite e salteie a cebola e a cenoura durante alguns minutos. Acrescente depois o grão de bico escorrido e deixe cozinhar em lume brando durante uns minutos até a cenoura estar macia. Acrescente agora os couscous e a mesma medida dos couscous de água a ferver (neste caso, uma chávena de café). Envolva bem, tempere com uma pitada de sal, desligue o lume e tape, deixando hidratar, cerca de 5 minutos.
Noutra frigideira aqueça o restante azeite e cozinhe os lombos de salmão de ambos os lados até estarem cozinhados. Retire-os da frigideira e coloque-os no parto de servir. Barre-os com a mostarda e polvilhe com umas quantas sementes de sésamo. Na mesma frigideira onde cozinhou o salmão acrescente a marinada e deixe ferver, deitando-a depois sobre os lombos de salmão. Salpique com alguns coentros picados e sirva de imediato com a salada de couscous e grão de bico.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin