Bem-vindo 2014!

Chegou 2014.
Ao contrário de outros anos celebramos de forma mas recatada mas igualmente divertida. Junto com outros amigos, os cunhados e o novo sobrinho.
Para o último jantar de 2014 a mesa estava farta. (Graças a Deus, como diz a minha avó de cada vez que se fala de abundância!) Planeamento antecipado, muitas mãos a ajudar na cozinha, divisão de sobremesas.
Uns estavam de volta da sapateira enquanto outros se dedicavam às tapas. A minha cunhada a fritar ovinhos de codorniz e a dizer mal da sorte dela. A Paula com a tarefa demorada e delicada de separar as fatias finíssimas do presunto e depois do salmão fumado. O Nuno a tratar da fruta, e a cortar a quiche com uma ciência milimétrica.
Depois foi altura de o Paulo e o Miguel  irem buscar o leitão. Enquanto isso, o forno trabalhava a ultimar as asinhas de frango, o queijo folhado, as tapas quentes e as empadinhas. E a Cláudia que já tinha feito os patés e os folhadinhos. Eu que tratava dos cogumelos recheados. O Luís que se desdobrava em anfitrião a ver das bebidas, e da mesa, e a espreitar os miúdos bem guardados pela Bia e pelo Gonçalo.
E da cozinha iam saindo pratos cheios e o Nuno no vai-vem de levar da cozinha para a sala só dizia que não cabia mais nada.
E ainda faltava fazer a sangria e as caipirinhas e lavar a salada. O leitão chegou e mais uma vez as mãos do Nuno sujaram-se para o cortar.
De repente todos à mesa a celebrar e partilhar a última refeição de 2013. Entre risos, copos cheios e muita alegria e boa disposição.
Porque apesar de terminarmos o ano assim, nem todos os momentos de 2013 foram só felicidade e riso e alegria. Houve momentos menos bom que tivemos a felicidade de ultrapassar.
Chegou 2014 e renovamos votos de felicidade e de alegria. Desejamos tudo de bom uns aos outros apesar de sabermos que não vai ser tudo um mar de rosas. Mas temos esperança. E a esperança é o melhor que se pode desejar a alguém!
Para este 2014, além de saúde, amigos, família, felicidade, concretização de desejos e projetos, desejo-vos a todos esperança!
Vamos então entrar em 2014 com esperança de um mundo e de uma vida melhor! (Ou pelo menos igual!)

8 comentários :

  1. Anónimo14:26

    Desejo para a Joana um feliz 2014 com saúde e tudo bom ...e obrigada por partilhar este seu cantinho com todos nós.

    ResponderEliminar
  2. Um ano novo recheado de coisas boas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ola!Descobri este blog à pouco tempo e sou fiel seguidora diariamente!Os meus parabéns!
    Já fiz algumas receitas e são realmente muito boas.Procurando algumas de Natal, encontrei o Bolo Rei de Chocolate (20/12/2010 http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/12/bolo-rei-de-chocolate.html ) que resolvi fazer para surpreender os miúdos...mas fiquei muito decepcionada, pois não cresceu absolutamente nada e ficou muito duro!Haverá alguma falha nos ingredientes da receita?Aproveito para desejar um Bom Ano e muitas Felicidades para o seu Rebentinho! Bj, Nanigues

    ResponderEliminar
  4. Joana, de facto a palavra 'esperança' parece ser comum nos desejos deste novo ano e ainda bem, pois perdendo a esperança (a par da saúde) parece q se perde tudo... Quem me dera poder dizer q a mh noite de ontem foi como a tua, anseio bastante por esses convívios à mesa, mas se já durante o ano são escassos, parece q na última noite do ano, ainda rareiam mais, e ñ percebo mt bem porquê... É cm dizes: apesar de sabermos q este ano ñ será um 'mar de rosas', acho q o apoio e a união dos amigos ajuda sempre a superar as dificuldades, não é? Hoje para o almoço foi o teu 'Bacalhau com Crosta de Broa e Bacon' do livro 'Cozinhar, Celebrar e Partilhar' e adorámos, vai repetir-se com certeza :) Um forte abraço e mts alegrias e doçura neste novo ano p ti e td a família!

    ResponderEliminar
  5. Bom ano Joana, e que a tua vontade inigualável para cozinhar e receber se mantenha - sempre serás uma inspiração para mim.
    Um beijinho :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Bom Ano Joana,
    Que a ESPERANÇA seja a palavra de ordem para este ano, para todos.
    Votos de sucesso para os teus futuros projectos e que venham mais 365 dias deliciosas sugestões e receitas.
    BEijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar
  7. Lùcia11:09

    Que mesa apetitosa!!!
    Bom ano para si, toda a família e amigos!
    bjs

    ResponderEliminar

Imprimir