Brás de Frango com Alho Francês

Pois isto por aqui é mesmo assim. Das sobras de umas coisas fazem-se outras. Se necessário altera-se a ementa semanal, porque não faz sentido estar a fazer comida com sobras no frigorífico para depois as deixarmos estragar. Parece obvio, que faz todo o sentido, mas eu continuo a falar com pessoas que não o fazem nem o sabem fazer, e recebo diariamente mails com dúvidas e com pedidos de sugestões para não desperdiçar sobras.
Com as sobras do frango postado ontem – e sobrou o peito todo – houve passado dois dias este Brás de Frango e Alho Francês, numa versão sem as batatas fritas, mas que podem acrescentar se quiserem.
E esta é apenas uma sugestão. Há tantas coisas que eu poderia fazer com as sobras de frango. Querem partilhar as vossas ideias para aproveitamento de sobras de frango na caixa de comentários? Tenho a certeza que poderão ser úteis para muitos de nós!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 taça de sobras de frango assado limpo de peles e ossos e desfiado
1 alho francês
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 ovos
Salsa picada q.b.
Azeitonas pretas q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique os dentes de alho e corte a cebola em meias luas finas. Corte também o alho francês em rodelas finas e lave-o bem para retirar toda a terra que se costuma acumular entre as camadas.
Leve um tacho ao lume com cerca de 1 colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola em meias luas, os dentes de alho picados, a folha de louro e o alho francês. Deixe refogar uns minutos até os legumes estarem murchos e começarem a caramelizar. Tempere com um pouco de sal e pimenta e junte o frango desfiado envolvendo bem. Deixe cozinhar mais uns minutos. (Se quiser fazer esta receita com batata palha adicione-a agora, envolvendo bem.)
Entretanto bata os ovos e tempere-os com uma pitada de sal e pimenta. Adicione um pouco de salsa picada e envolva os ovos no preparado de frango, sem parar de mexer e de modo a cozinhar os ovos. Retire depois do lume para o prato de servir e polvilhe com mais um pouco de salsa picada e decore com as azeitonas.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

18 comentários :

  1. Anónimo08:43

    Também gosto muito da versão com alho francês sem bacalhau...hum...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:32

    Risoto de frango. Esparguete com frango e natas de soja.

    ResponderEliminar
  3. Cá por casa também não há desperdício de comida! Gosto de "à Brás" de quase tudo, e este seu franguinho deve ter ficado uma delícia...
    Respondendo ao seu desafio: poderíamos também fazer umas empadinhas ou uma quiche de frango com legumes, excelentes para marmitar!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Pataniscas ou pastéis de frango ;)

    ResponderEliminar
  5. Deixo aqui as minhas sugestões para sobras de frango, o que costuma ser feito lá por casa:
    - Frango desfiado e frito com alho (e um pouco de margarina ou azeite), fica logo mais húmido
    - Massa com frango e legumes
    - Tortilha de Frango
    - Wraps de frango

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:29

    La em casa é costume aproveitar as sobras do Frango para fazer empadão de frango, ou tarte de frango com massa folhada... :)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:27

    La por casa, as sobras do frango, costumam ser assim: cobrir um tabuleiro com batata levemente frita, fazer camada com o frango desfiado e cogumelos. ás vezes acrescento umas fatias de fiambre e é coberto com natas de soja e vai ao forno para gratinar. é uma delicia :)

    ResponderEliminar
  8. Quiche, rissois de frango, empadão. Tanta coisa que se pode fazer com sobras de frango.
    O teu frango a brás está divinal!

    ResponderEliminar
  9. Querida Joana,
    Estou consigo no "brás"!
    É aliás um dos meus pratos preferidos (a versão mais calórica, ou seja, com batatas), pelo que estou sempre desejosa que sobre quando compro frango assado.
    Planeio publicar a receita no próximo dia 28 no meu blog :)

    ResponderEliminar
  10. Rissois, pasteis de massa folhada, empadas, quiches!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Adorei a receita, vou experimentar! Cá em casa costumo fazer quiches, tortilhas ou simplesmente passar o frango com um fio de azeite e allho que fica uma delícia :)

    ResponderEliminar
  12. O aspeto está delicioso

    ResponderEliminar
  13. Costumo fazer com as sobras do frango assado, uma receita de inspiração tailandesa (dá também para fazer com camarão): regar o frango com um cálice (ou dois) de Vinho do Porto e reservar. Laminar rodelas de ananás a gosto e levá-las ao lume num tacho com azeite, um fio de mel, alhos picados, uma malagueta vermelha (ou duas) às rodelas e um ramo de coentros. Deixar o ananás caramelizar, deitar um pouco de molho de soja, o frango (ou o camarão), envolver bem e deixar ganhar paladar. Pouco antes de servir, deitar uma mão cheia de castanhas de cajú (daquelas que vêm numa latinha), mexer bem. Costumo acompanhar com arroz de jasmim ou hóstias de camarão (no caso de usar camarão). Um delícia.
    Outra sugestão:um vol au vent (refogo previamente o frango com alho francês, cogumelos, rego com um pouco de balsâmico e misturo sultanas e amêndoas ou pinhões previamente torrados. Cubro com a massa folhada, pincelo com ovo batido e vai ao forno.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:56

    Gosto muito desta sugestão.

    No meu blogue coloquei há algum tempo uma receita de crepes de frango que também serviram para aproveitar sobras de frango assado. Ficaram muito bons. Se quiseres espreitar o link é este:

    http://cookit-simple.blogspot.pt/2013/12/crepe-de-frango-chicken-crepe.html

    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  15. Adoro todas as versões de "Brás"... Para restos de frango também não faltam ideias: Cortado em "cubos" para uma salada (mais no verão, convenhamos), esfiado e envolvido com maionese para uma sande, esfiado e com queijo faz uma tosta mista diferente e deliciosa, salteado na wok com cebola e pimento, ovos mexidos ou omolete com frango. Aproveitando a ideia do crepe de ovo (do cachorro) também se pode inventar um recheio com restos de frango... Deitar fora é que NUNCA :)

    ResponderEliminar
  16. Eu costumo fazer as tuas empadinhas de perú, mas usando as sobras de frango, e tb já personalizei adicionando abóbora aos cubos ou alho-francês, e costumo polvilhar com um pq de queijo mozarela ralado :) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  17. http://iniciodosmeuscontos.blogspot.pt/

    Me segue :# ?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo15:58

    solutions to all آنتی فراماسون of their issues. Qualified and اسمارت مگ dedicated specialists are always there to guide you through the solutions to any problem that you may face while exploitation the مجله ریما product.

    ResponderEliminar

Imprimir