Raia com Molho de Tomate e Cerveja

Há vida para além das douradas, dos robalos e do salmão. Com tanto peixe delicioso que podemos comprar acabamos muitas vezes a comprar sempre a mesma coisa, quase que num ciclo vicioso. Cá por casa também se compra dourada, robalo e salmão. Mas há tantos outros que fazem parte da nossa alimentação: a cavala, o carapau, o pargo, o peixe espada, a raia entre outros. A maior parte peixes de mar, ao invés da aquacultura de onde vem a maior parte do robalo, dourada e salmão que compramos.
Em dias especiais, peixes mais especiais (e mais caros…) salmonetes e cantaril, que gosto muito, tamboril, atum fresco, garoupa, corvina e por aí fora.
Com uma costa enorme e uma variedade de peixe tão grande é uma pena acabarmos sempre a comer os mesmos peixes. Pena tenho eu de não morar num sítio onde a variedade seja maior, e por isso é que me desforro quando estou de férias e posso ir até ao mercado comprar peixes diferentes e variados todos os dias, fresquinho e acabado de pescar.
Lembro-me agora que não tarda, começam as sardinhadas…. Enquanto isso não acontece, que tal esta receita de raia (um peixe delicado e delicioso e que não tem aquelas espinhas que tantos detestam…) para ir variando a ementa?

Ingredientes para 2 pessoas:

4 pedaços de asa de raia (já limpos e preparados)
2 dentes de alho
1 colher de sopa de salsa picada
1 lata pequena de tomate pelado
100ml de cerveja
1 cebola
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em meias luas e lamine os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente depois a cebola e os dentes de alho preparados. Deixe começar a refogar e junte as postas de raia. Tempere com um pouco de sal e pimenta, e acrescente a salsa picada, o tomate pelado (e o molho da lata) partido em pedaços e a cerveja. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos até o molho estar apurado e já não saber a álcool. Se necessário retifique os temperos.
Sirva com batatinhas cozidas ou assadas e brócolos cozidos.

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Sílvia F14:52

    É um peixe de que gosto muito! Também gosto de fazer caldeirada de raia.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de raia! Fiz questão de colocar uma receita com ela no meu livro, tb assim com tomatada, mas com cogumelos no molho. Fica uma delícia! :)
    É uma pena que acabemos muitas vezes por cair sempre nos mesmos peixes, com uma costa que nos dá tanta variedade como a nossa ;) Um beijinho.

    ResponderEliminar

Imprimir