Fritata de Bacon com Tomate Cereja e Manjericão


Todos temos dias assim, em que sentimos pena de nós próprios, e em que nos sentimos “coitadinhos”, e que “ninguém gosta de mim” e outras coisas que tal. Depois de uma semana em que me fartei de queixar, e depois de alguma reflexão, constato que não posso mesmo sentir-me afetada com nada dessas coisas. A sério que não. Porque na realidade se parar de me queixar e olhar com “olhos de ver” o que encontro são muitas e muitas razões para ver que tenho tantas coisas boas na minha vida. 
O mal mesmo é ser feita de carne e osso  sangue e coração, e como todas as pessoas também eu tenho dias em que me sinto menos positiva, em que outros acontecimentos levam a estados de alma mais cinzentos. Logo eu, que sou uma pessoa tão positiva, andei para aqui a queixar-me e a deixar-me afetar por pessoas/coisas/situações que não merecem que perca nem um minuto do meu tempo com elas.
Isto tudo para dizer que, afastei as nuvens, e o estado de alma cor-de-rosa, está novamente instalado por aqui, apesar de nem tudo na vida (e muito menos na minha, acreditem!) ser efetivamente cor-de-rosa. Mas sim, é tão mas tão verdade que a vida é o que fazemos dela e com ela. E eu não quero uma vida cinzenta. Quero cor e felicidade, mesmo que por vezes as coisas estejam mais para as tonalidades de cinzento!
E entre estados de espírito, chuva e o primeiro aniversário do Zé Maria estar quase a chegar, uma receita para dias cor-de-rosa, cinzentos ou assim-assim.

Ingredientes para 2 pessoas:

125g de bacon em cubinhos
3 ovos + 3 claras
100ml de leite
10 tomates cereja
folhas de manjericão q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite

Preparação:

Leve uma frigideira anti aderente ao lume com o azeite e o bacon em cubinhos e deixe fritar até que o bacon esteja crocante e estaladiço. 
Entretanto bata os ovos com as claras e o leite e tempere com um pouco de sal e pimenta (atenção ao sal que o bacon já é naturalmente salgado). Acrescente os ovos à frigideira com o bacon e por cima disponha os tomates cereja cortados ao meio e metade das folhas de manjericão. Deixe começar a coagular um pouco e transfira depois a frigideira para o forno previamente aquecido a 180ºC até que a fritara fique dourada  e os ovos estarem no ponto.
Retire da frigideira para o prato de servir e decore com mais umas folhas de manjericão fresco.
Sirva com uma salada verde e arroz, se desejar. É também uma excelente alternativa para acompanhar uma sopa numa refeição mais ligeira.


Bom Apetite!


15 comentários :

  1. Anónimo09:49

    É assim mesmo, Joana!!
    Queixo para cima e sempre em frente!
    Quando se sentir um pouco desanimada, olhe para o seu Zé Maria, que é a maior luz da sua vida!
    A Joana é uma vencedora, em todos os aspectos, e graças a Deus recebeu a maior benção desta vida, que é um filho.
    Eu lutei muito mas não consegui ser Mãe e acredite que os meus dias são um horror pois não há alegria, futuro, não há nada.
    A Joana nunca terá uma vida cinzenta pois felizmente tem o maior sol que há na sua vida e na sua casa: o Zé Maria lindo!
    Força e muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras simpáticas e pelo Ânimo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Olá Joana, sou seguidora assídua do seu blog, há já algum tempo. Gosto muito das coisas que faz, das suas ideias que tanto me servem de inspiração. Identifico-me um pouco consigo, pois perante as adversidades da vida, temos sempre que dar a volta por cima e "para a frente é caminho".
    A Joana tem a melhor coisa do mundo, essa ninguém lha tira, é MÃE, isso é MARAVILHOSO, espero também conseguir em breve. Um dia alguém me disse, que éramos uns seres um pouco ingratos, pois reclamávamos de tudo por nada, deveríamos era seguir o exemplo da tartaruga, que com todo o peso da sua carapaça em cima, andava sempre de cabeça levantada, sempre em frente.
    Por isso Joana, quando se sentir assim mais para baixo, olha para esse anjinho lindo e toca a sorrir e a ficar alegre ...
    Desejo-lhe tudo de bom, e para a frente é caminho,
    obrigada por mais esta partilha, muitos beijinhos!:))
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel,

      Obrigada pelas palavras de força e de coragem.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. adoro fritattas, e com tomate então, é meio caminho andado para eu ficar a babar. E esta tem muito bom aspecto!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miranda,

      As fritatas são receitas perfeitas para desenrascar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Olá.
    Sigo-a já há algum tempo mas nunca comento as suas deliciosas receitas.
    Hoje deixo aqui o meu comentário para lhe dizer que tem um belíssimo blogue, fruto claramente de muita dedicação. E que aspecto maravilhoso tem a sua fritata! A experimentar de certeza.
    Beijinhos.

    http://sentateeprova.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CV,

      Muito obrigada pelo seu comentário. Que o blogue é mesmo fruto de muita dedicação não tenha dúvida.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. O primeiro aniversário de um filho tão desejado é, seguramente, o melhor motivo para ver brilhar o sol entre as nuvens e pensar que a vida vale a pena! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão.
      Obrigada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Ora toca a arrebitar ;) Como diz o ditado: lá lá lá, lá lá lá e a caravana passa ;)
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo querida Babette.
      Obrigada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Sempre atenta Susana!
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir