Espetadinhas de Vaca com Louro e Molho de Azeite e Limão

Foi um fantástico fim de semana. Com tantas coisas boas para aqui contar e partilhar que precisarei de tempo para contar tudo com calma. Só vos digo que foi um fim de semana no Hotel Sheraton Algarve @ Pine Cliffs Resort com direito um jantar preparado pelo chef Marc Fosh, galardoado com uma estrela Michelin. E onde conheci pessoas fantásticas, simpáticas e atenciosas.
Entretanto, e depois do fim de semana, é tempo de desfazer e voltar a fazer malas. É tempo de uma pausa para férias, e de uns dias pelos meus (nossos) adorados Açores. Desta vez vamos até à ilha Terceira. Entre planos de viagem, roteiros, sítios a visitar, restaurantes e especialidades locais e organizar uma viagem com um bebé de 6 meses vai-se cozinhando, porque a minha cozinha é feita de família, afetos e amor que é preciso alimentar todos os dias.
Num destes dias umas espetadinhas simples foram o nosso almoço. Carne, neste caso até açoriana, preparada de forma muito simples para enaltecer todo o seu sabor e qualidade.

Ingredientes para 2 pessoas:

350g de carne de vaca partida em cubinhos pequenos
Sal e pimenta q.b.
Folhas de louro q.b.

Molho de Azeite e Limão:
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
2 colheres de sopa de sumo de limão

Preparação:

Utilizando pequenos espetos de bambu, faça espetadinhas com os cubinhos de carne. Termine colocando uma folha de louro no topo de cada espeto. Tempere depois as espetadinhas com sal e pimenta e leve-as a grelhar numa chapa ou frigideira própria bem quente durante alguns minutos de cada lado de modo a que fiquem cozinhadas a seu gosto.
Entretanto prepare o molho de limão e azeite.
Descasque o dente de alho e coloque-o num almofariz com um pouco de sal e pimenta. Moa depois tudo até ficar uma papa e acrescente o azeite e o sumo de limão emulsionando bem.
Pincele as espetadas depois de prontas com este molho e sirva de imediato com brócolos cozidos e arroz branco.

Bom Apetite!

Parfait de Kiwi com Molho de Manga e Gengibre

É sexta-feira. Esta sexta-feira que já é fim de semana e sinal de descanso e de ser mimada, porque todos nós merecemos uns dias assim. E para celebrar a sexta-feira o (quase) fim de semana, a última receita que preparei para o aniversário do Miguel. Pessoalmente a minha preferida, a menos convencional e a que mais surpreendeu quem a provou.
Muito poucos, e muito simples os ingredientes usados. E usei pela primeira vez as “natas” de soja para bater que a Alpro me tinha enviado e que eu ainda não tinha tido oportunidade de experimentar. Há umas semanas atrás recebi um cabaz de produto Alpro (www.alpro.pt) Alguns já conhecia como o creme culinário – natas de soja – e que uso de vez em quando. Também já conhecia alguns dos iogurtes que também costumo comprar e o leite de soja, apesar de normalmente não fazer parte da minha lista de compras. O creme culinário para bater é que não conhecia e confesso que fiquei um pouco desconfiada que conseguisse transformá-lo em chantilly. Mas consegui e gostei bastante. E há vantagens no uso de produtos à base de soja: são uma alternativa mais saudável, baixos em gorduras saturadas e estão isentos de colesterol. Já para não falar de quem tem intolerância alimentar à lactose. Além disso os produtos Alpro são livre de OMG (organismos geneticamente modificados).
Nesta receita usei então esse creme para bater em vez de natas normal e o parfait ficou delicioso e ninguém quis acreditar quando lhes disse ter sido preparado com natas de soja. Gostei de usar e fiquei mesmo fã deste produto.
A receita aqui fica para quem se quiser aventurar, apesar de o tempo não convidar muito a sobremesas mais frescas…

Bom fim de semana a todos!

Ingredientes:

5 kiwis grandes e maduros
200ml de creme culinário para bater (natas de soja para bater)
125g de açúcar

Molho de Manga e Gengibre

1 Manga madura
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
75g de aúcar
100ml de água

Preparação:

Comece por preparar o parfait. Descasque os kiwis e parta-os em pedaços, Junte-lhes o açúcar e triture tudo com a varinha mágica até ficar com uma mistura homegénea.
Entretanto bata as natas de soja até que fiquem cremosas como um chantilly se tratasse. Envolva depois, cuidadosamente, a mistura de kiwi nas natas de soja.
Forre uma forma de bolo inglês com película aderente (assim é mais fácil na altura de desenformar) e verta o preparado anterior. Alise e leve ao congelador até a mistura estar firme, no mínimo durante três horas, idealmente de um dia para o outro.
Para o molho de manga, descasque e corte a manga em pequenos pedaços, Junte o açúcar, o gengibre ralado e a água e leve ao lume. Deixe levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe ferver cerca de 5 minutos, Desligue, triture muito bem com a varinha mágica e coloque no frigorífico para ficar bem frio.
Desenforme o parfait para o prato de servir e corte-o em fatias, servindo-o depois com o molho de manga e gengibre.

Bom Apetite!

Pavlova com Mousse de Chocolate e Frutos Vermelhos

Comecei a escrever um texto sobre pessoas mesquinhas e desagradáveis, mas achei que era dar protagonismo a uma personagem que não merece. Não quero saber das pessoas que não gostam de mim e se dão ao trabalho de me escreverem a dizer isso mesmo. Essas não me interessam para nada. Aliás só alguém que não está bem da sua cabecinha visita blogues de quem não gosta. Ou então tem demasiado tempo para gastar. Uma pena quando o tempo é um bem tão precioso que só devia ser gasto no que realmente interessa, pelo menos quando temos essa opção.
Portanto vamos falar de coisas agradáveis! Das sobremesas que fiz para o aniversário do Miguel e que ainda não partilhei todas. Desta pavlova que, apesar de deliciosa ficou a pavlova mais feia e rachada que fiz até ao momento, e olhem que já fiz umas quantas.
Uma combinação que não tinha nada para correr mal: uma pavlova crocante por fora e perfeita no seu interior. Uma mousse de chocolate negro a contrastar com o doce intenso e os frutos vermelhos que andam de mãos dadas com o chocolate.
Fez sucesso. E uma sugestão - aventurem-se sem medos a fazer uma pavlova!

Ingredientes

Pavlova:
5 claras
220g de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco

Mousse de Chocolate:
100g de chocolate negro
3 ovos

125 g de framboesas frescas
200g de morangos
Açúcar em pó q.b.

Preparação:

Ligue o forno r regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira eletrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar duras e brilhantes. Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe um circulo com 18cm de diâmetro. Coloque as claras dentro desse circulo e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro do circulo. Coloque a pavlova no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar a durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-a arrefecer completamente lá dentro antes de a retirar.
Para a mouse de chocolate, comece por derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Junte-lhe depois as 3 gemas, misturando bem e envolva depois as 3 claras previamente batidas em castelo. (Não é necessário juntar qualquer tipo de açúcar ou de manteiga!) Reserve no frigorífico até necessitar.
Mesmo antes de servir cubra a pavlova com a mousse de chocolate e decore depois com morangos e as framboesas polvilhando comum pouco de açúcar em pó para decorar.

Bom Apetite!

Creme de Couve Flor e Alho Francês

Já aqui comentei algumas vezes que não sou grande fã de couve flor. Acho-a insípida e não sei como é possível comê-la cozida. Das minhas maneiras preferidas de a preparar é gratinada com queijo e um pouco de molho bechamel, e descobri recentemente, numa receita que preparei e partilhei aqui, que é deliciosa assada juntamente com frutos secos e algumas especiarias. No entanto compro couve flor quase todas as semanas. É que a couve flor na sopa fica realmente deliciosa. Há já muitos anos que não costumo colocar batata na sopa. Substituo por curgete mas, ainda melhor, por couve flor, que dá à sopa a cremosidade que gostamos cá em casa. E estou de tal maneira habituada a sopas mais leves que já acho estranho o sabor de sopa que leva batata….
Para o aniversário do Miguel, entre outras iguarias para entrada houve um creme de couve flor com alho francês, muito leve e saboroso de que todos gostaram bastante. E alguns ficaram surpreendidos por não levar batata. Uma maneira simples de começar uma refeição e uma sugestão para uma sopa mais leve e até um pouco diferente do habitual.

Ingredientes para 6 pessoas:

1 couve flor pequena
1 alho francês grande
Sal q.b.
2 colheres de sopa de azeite
1 litro de caldo de frango - aproximadamente (usei caseiro)
Azeite e coentros para servir

Preparação:

Corte o alho francês em rodelas e lave-o bem para retirar todas as areias e impurezas. Lave também a couve flor e separe-a em raminhos pequenos.
Leve uma panela ao lume com o azeite e acrescente o alho francês e a couve flor em raminhos. Deixe saltear um pouco envolvendo bem os legumes no azeite e deixando “suar” os legumes durante uns minutos. Acrescente depois caldo de frango suficiente apenas para cobrir os legumes, tape a panela e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem bem cozinhados.
Ao fim desse tempo triture a sopa com varinha mágica até que fique bem cremosa e, se necessário acrescente mais caldo de frango até que a sopa fique com a consistência desejada – cremosa q.b. sem ficar grossa ou rala. Retifique de sal.
Sirva a sopa em tacinhas polvilhada com um pouco de coentros frescos e com um fio de azeite.

Bom Apetite!

Tarte de Limão, Requeijão e Amêndoa

Ainda aqui não mostrei nada do que fiz para o aniversário do Miguel. Na verdade não fiz assim muitas coisas. Um aniversário a um dia da semana, 12 pessoas para jantar e alguns amigos mais chegados que nos vieram ajudar a cantar os parabéns. Foi um aniversário com muitas repetições a pedido do aniversariante e com algumas coisas novas.
Para começar um creme de couve flor e alho francês, uns espertinhos de cogumelos com bacon, umas quesadilhas e uns croquetes caseiros. Depois caril de frango com arroz basmati e para terminar, e além do bolo de aniversário que já partilhei houve espaço para uma baba de camelo, uma pavlova com mousse de chocolate e frutos vermelhos, um parfait de kiwi, um bolo de bolacha e ainda esta tarte de limão com requeijão e amêndoa.
Ao longo da semana conto partilhar outras receitas…pelo menos as que consegui fotografar.

Ingredientes:

1 base redonda de massa folhada refrigerada pronta a usar
1 requeijão (cerca de 200g)
2 limões
3 ovos
100 gramas de açúcar
80g de amêndoa sem pele finamente moída
3 colheres de sopa de amêndoa sem pele em lascas

Preparação:

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada e pique-a com um garfo. Guarde a tarteira preparada no frigorífico,
Entretanto, com a batedeira elétrica, bata o requeijão com o açúcar. Junte depois os ovos ligeiramente batidos, a raspa da casca de 2 limões e as amêndoas moídas. Bata tudo muito bem até obter uma mistura homegénea.
Retire a tarteira forrada com a massa do frigorífico e recheie com a mistura de requeijão. Alise a superfície e polvilhe com as amêndoas em laminadas.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até ficar ligeiramente dourada.
Deixe arrefecer e depois desenforme para o prato de servir. Decore polvilhando com um pouco de açúcar em pó.

Bom Apetite!

Canelones Rápidos de Aproveitamentos

Está enraizado em mim, faz parte da maneira como cozinho diariamente, da maneira como fui educada e dos meus princípios morais. Raramente deito comida fora – guardo em caixinhas todas as sobras, no congelador ou no frigorífico e aproveito-as logo que posso, para não deitar estragar ou azedar. Confesso mesmo que, se por qualquer motivo tiver de deitar pão fora, tenho o habito antiquado de dar um beijinho no pão antes de o colocar no lixo… Eu sei que soa um bocado estranho mas é a verdade. Odeio a ideia de deitar comida fora quando há pessoas que não têm que comer, que revolvem caixotes do lixo em busca de um pedaço de pão, que há pessoas que fazem muitas contas para conseguir colocar comida todos os dias em cima da mesa, quando todos os dias há instituições e bancos alimentares que fornecem refeições e alimentos a famílias desfavorecidos.
Além de que todos os alimentos custam dinheiro e desperdiça-los é literalmente deitar dinheiro fora.
Com base nesse principio preparei estes canelones (e ainda uns croquetes!) com sobras de carne que tinha congelada. Fui congelando em várias tacinhas, em várias ocasiões, de diversas receitas. Descongelei depois tudo e, além de um tabuleiro de canelones que deu para quatro pessoas e ainda sobrou, ainda consegui fazer quase duas dúzias de croquetes caseiros. É mesmo caso para dizer que “grão a grão, enche a galinha o papo”.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 embalagem de massa de lasanha fresca
500g de sobras de carne previamente cozinhada
500ml de molho de tomate (usei caseiro que tinha preparado anteriormente, mas podem usar de compra se preferirem)
200g de queijo mozarela ralado

Preparação:

Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa coloque metade do molho de tomate.
Entretanto corte ou pique grosseiramente a sobras de carne. Corte também as folhas de lasanha ao meio.
Na ponta da folha de lasanha coloque um pouco de carne e enrole depois a massa para formar um canelone. Coloque-o depois no tabuleiro, sobre o molho de tomate com a abertura virada para baixo. Repita até esgotar todos os ingredientes e tendo o cuidado de colocar todos os canelones numa camada só, sem os sobrepor.
Por cima dos canelones coloque o restante molho de tomate, e cubra generosamente com o queijo ralado.
Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe alourar a superfície.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

Tacinhas de Peixe com Croutons

Uma pessoa chega aos trinta e tal anos e pensa que já nada a espanta ou dececiona. Pensa que já cresceu o suficiente e que tem já uma carapaça dura, onde nada faz grande mossa. Não é verdade. Há coisas que ainda nos continuam a espantar. Gestos (ou falta deles!) que não entendemos. Que não encontramos razão.
Eu pensava que havia algumas pessoas na minha vida que estariam cá para a vida. Daqueles amigos que o tempo até pode passar, que podíamos estar muito tempo sem nos vermos, mas que quando era importante eles estavam lá. Mas depois falham uma vez. Duas. Três. E depois deixamos de nos importar. Ou tentamos.
Depois analiso. Olho com atenção para trás e vejo que na verdade em muitas alturas fui apenas uma amiga de segunda. Os de primeira eram os amigos cujos pais eram de “elite”. Os amigos a quem se ofereciam os bilhetes para os concertos, a queima ou para o futebol. E depois nós, na categoria dos amigos de segunda: amigos que nunca faltavam quando era preciso um par de mãos extra, ou quando o computador precisava, ou porque os outros não estavam disponíveis. Em oposição aos amigos das saídas e das borlas, éramos os amigos que estavam lá para as coisas mais mundanas e aborrecidas. Ás vezes pensamos que temos grandes amigos, mas na verdade estamos cegos. É preciso um abanão para vermos. Tenho pena. Quando sou amiga não me importa o “pedigree”, se na conta bancária estão 4€ ou 4000€, ou se o pai é serralheiro ou banqueiro.
Pensava que chegava aos trinta e tal anos e que os meus bons amigos eram para a vida. Ainda bem que alguns são. Outros serão ou não. E encontro aqui uma maravilhosa lição de vida para ensinar aos meu filho: que nunca, mas nunca, deixe que o tomem como um amigo de segunda quando se oferece em troca uma amizade de primeira e para a vida.
Bom fim de semana!

Ingredientes para 2 pessoa:

1 chávena de sobras de peixe partidas em pedaços
1 cebola pequena
1 tomate
½ pimento verde
2 dentes de alho
50ml de natas
Sal e pimenta q.b.
1 pão duro

Preparação:

Corte o pão duro em cubinhos (croutons) e coloque-os num tabuleiro que vá ao forno. Tempere com um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que os cubinhos de pão fiquem louros e crocantes. Retire e reserve.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente a cebola e os dentes de alho picados. Acrescente depois o tomate em cubinhos assim como o pimento e deixe saltear. Junte agora o peixe e tempere com um pouco de sal e pimenta. Envolva as natas para que fique cremoso e divida a mistura por dois ramequins ou tacinhas que possam ir ao forno.
Por cima cubra com os croutons previamente preparados e leve novamente ao forno para tostar mais um pouco.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

Bolo Folhado com Doce de Ovos e Amêndoas

36 anos. Hoje o Miguel faz 36 anos e há jantar cá em casa para a família.
Destes 36 anos este é o 18º aniversário que comemoro contigo. (Desde os aniversários com festas na garagem, aos que tiveram direito a pizzas em forno de lenha. Dos aniversários com e sem saídas à noite. Dos aniversários com a casa cheia aos com menos gente. Dos aniversários preparados pela tua mãe aos preparados por mim. Dos com bolos de aniversário comprados, aos com bolos de aniversário caseiros. Dos comemorados na nossa casa aos comemorados em casa dos teus pais. Dos com uns amigos aos com outros amigos. Dos de solteiro aos de casados, e ainda os aniversários de quando ainda só eramos amigos e que nem estou a incluir nestes 18 anos. E agora, dos comemorados com e sem filhos. São muitos aniversários!)
Parabéns Miguel por mais um aniversário. E hoje celebramos com o teu bolo favorito. Made with love. Lots of love.

Ingredientes:

2 rolos de massa folhada retangular refrigerada pronta a usar
12 gemas
375g de açúcar
225ml de água
200g de amêndoa laminada
Açúcar em pó q.b.
1 caixinha de fios de ovos

Preparação:

Prepare o doce de ovos. Leve ao lume a água com o açúcar e deixe ferver, em lume brando cerca de 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto misture as gemas com a ajuda de um garfo e junte-lhe a calda de açúcar em fio e já um pouco arrefecida. Misture bem e coloque tudo novamente no tacho. Leve a mistura de gemas e açúcar a lume muito brando, sem parar de mexer até o doce de ovos engrossar. Atenção para não engrumar e não ficar a parecer ovos mexidos. Retire do lume e continue a mexer até estar arrefecido. Reserve e deixe arrefecer completamente.
Entretanto estenda a massa folhada e corte-a ao meio de modo a ficar com 4 placas do mesmo tamanho. Pique a massa folhada com um garfo e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a massa esteja dourada e bem folhada. Retire do forno, e, se estiverem muito altas pressione-as com a ajuda de um pano. Deixe arrefecer completamente.
Entretanto, numa frigideira anti aderente e sem adicionar gordura torre ligeiramente a amêndoa e reserve também.
Coloque uma placa de massa folhada no prato de servir e cubra-a com um pouco de doce de ovos. Cubra com mais uma placa de massa folhada, doce de ovos e mais massa folhada até terminar com a última placa de massa folhada. Cubra depois todo o bolo – laterais incluídas- com o restante doce de ovos e polvilhe todo o bolo com a amêndoa torrada.
Para finalizar polvilhe com o açúcar em pó e decore com os fios de ovos a gosto.

Bom Apetite!

Bolo Cremoso de Chocolate de Leite e Frutos Vermelhos

Ontem, por ser o dia em que o pequeno Zé Maria completava 6 meses e nós 8 anos de casados foi dia de fazer um bolo. Um bolo pequenino só para comemorar, com chocolate de leite e frutos vermelhos inspiração que veio do Masterchef Portugal.
Hoje como é dia do pai, é o dia perfeito para o publicar. Uma receita para a sobremesa do jantar do dia do pai, para preparar entre mães e filhos.
Um bolo em homenagem aos pais (e a S. José, o porquê de hoje ser o dia do pai!). Ao meu pai, ao meu avô António e ao meu avô José e ao meu marido que agora também é pai. Porque este dia do pai é para nós muito especial….

Ingredientes para 1 bolo pequeno:

3 ovos
2 colheres de sopa de farinha com fermento
40g de manteiga
100g de chocolate de leite
80g de açúcar

100g de frutos vermelhos
2 colheres de sopa de água
50g de açúcar
1 colher de sobremesa de sumo de limão

Preparação:

Comece por derreter o chocolate juntamente com a manteiga em banho maria ou no micro-ondas. Entretanto bata as gemas com o açúcar.
Assim que o chocolate estiver derretido junte-o às gemas e açúcar e envolva bem. Adicione depois a farinha.
Bata as claras em castelo e envolva-as suavemente ao preparado.
Coloque a massa numa forma redonda de 20cm de diâmetro previamente untada e forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, de modo a que o bolo não fique totalmente cozido e fique ainda cremoso no centro.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.
Entretanto prepare o molho de frutos vermelhos. Coloque as frutos vermelhos, a água, o açúcar e o sumo de limão num tachinho e leve ao lume brando durante cerca de 10 minutos até formar uma calda. Deixe arrefecer completamente.
Desenforme depois o bolo e coloque-o num prato de servir e cubra-o com o molho de frutos vermelhos.

Bom Apetite!

Salmão Assado com Funcho e Salada de Primavera

O dia de hoje é especial para mim (para nós!). Fazemos 8 anos de casamento e o nosso filho faz hoje 6 meses de vida. Coincidência engraçada.
Em oito anos, muita coisa mudou. Nós somos diferentes, mas transformamo-nos um com o outro. Adaptamo-nos às nossas diferenças e nunca deixamos que elas interferissem na nossa relação. Abraçamos juntos as dificuldades que tivemos ,e juntos conseguimos ultrapassar os momentos menos bons. Nunca desistimos de ter um filho e foi no ombro um do outro que conseguimos encontrar a persistência, a perseverança e a esperança. Partilhamos todas as coisas boas que acontecem um ao outro. Somos os melhores amigos. Discutimos algumas vezes mas nunca nos deitamos zangados um com o outro. Pedimos desculpas sinceras quando temos a culpa e damos sempre “o braço a torcer” quando não temos razão.
O Zé Maria é agora o nosso orgulho e somos uns pais babados. Somos felizes. Genuinamente felizes e sentimo-nos agora mais plenos e completos. Passaram 8 anos. Ainda tão pouco tempo para quem quer estar junto a vida toda.

(E hoje, a tal receita de salmão com funcho que a senhora que me vendeu o funcho no mercadinho biológico me falou. E uma salada de primavera inspirada num salada que comi em casa da Gigi e do Marco e que adorei!)

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de salmão
1 limão
Sal e pimenta q.b.
1 bolbo de funcho com rama
Azeite q.b.

Salada de Primavera:
Alface + rúcula ou mistura de salada verde
1 tomate
1 cenoura
¼ de couve roxa
10 cogumelos
6 rabanetes
Croutons q.b.
Sal, azeite e vinagre q.b.

Preparação:

Tempere os lombos de salmão com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.
Lave o funcho retire-lhe a rama e corte-o em fatias finas. Coloque metade do funcho num tabuleiro que vá ao forno, tempere com umas pedrinhas de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Por cima do funcho coloque os lombos de salmão e por cima deste disponha o restante funcho. Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até o funcho estar macio.
Entretanto prepare a salada primavera. Numa saladeira coloque as folhas verdes previamente lavadas. Descasque e rale a cenoura, corte a couve roxa em juliana fina e junte tudo na saladeira assim como os rabanetes em rodelas e o tomate em cubinhos.
Lave e lamine os cogumelos e leve-os a saltear num frigideira juntamente com um fio de azeite. Tempere de sal e quando estiverem cozinhados retire-os e deixe arrefecer. Junte-os depois à salada assim como os croutons e tempere a salada com sal, azeite e vinagre mesmo antes de servir.
Sirva a salada juntamente com o salmão, previamente decorada com um pouco da rama do funcho e umas batatinhas primor assadas ou cozidas.

Bom Apetite!

Tartes de Ovo, Bacon e Cogumelos

Os dias de sol têm sabido bem. Principalmente por causa do Zé Maria. Podemos sair sem mantinhas, sem nos preocupar com a chuva ou o vento e podemos ir a sítios mais interessantes e ao ar livre.
Comecei a levar o Zé Maria ao Mercadinho Biológico. Assim eu faço algumas das compras da semana e logo depois vamos dar um passeio pelo Jardim Botânico de Coimbra (não sei se sabem, mas o “nosso” mercadinho biológico é no jardim botânico!) Apanhamos sol logo de manhã, vimos as árvores centenárias, ouvimos os passarinhos e passeamos um bocadinho.
Foi assim também este sábado, e foi assim que se iniciou o nosso fim de semana. Viemos para casa com legumes , fruta, flores e ovos.
No fim de semana houve ainda tempo para iniciarmos os nossos almoços ao ar livre, pois já montamos a mesa na varanda. Foi tempo de apanhar os limões do nosso limoeiro no vaso da varanda e fazer curd de limão. E ainda houve oportunidade de aproveitar umas sobras de carne assada para fazer uns canelones e uns croquetes para congelar.
Entre outras coisas também se deu uma volta ao frigorífico. Descobriu-se as sobras de um pacote de massa filo, uma mão cheia de cogumelos, umas fatias de bacon a querem-se estragar, um tomate muito maduro, o resto de uma embalagem de queijo ralado e 4 ovinhos de codorniz. E saiu algo que tanto pode ser uma entrada como uma refeição ligeira. Um pequeno almoço ou um brunch.
E de receitas, comida, ingredientes frescos e almoços na varanda se fez o nosso fim de semana. Estamos prontos a iniciar mais uma semana – a nossa cheia de festividades e celebrações!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 folhas de massa filo
4 cogumelos
4 fatias de bacon
1 tomate
4 ovinhos de codorniz
50g de queijo mozarela ralado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Unte com um pouco de azeite duas forminhas individuais que possam ir ao forno.
Corte as folhas de massa filo ao meio e pincele-as também com um pouco de azeite. Em cada uma das forminhas untadas coloque duas metades das folhas de massa filo sobrepostas, e dobre as pontas para dentro.
Lave e corte o tomate em cubinhos e divida sobre as tarteletes. Corte também os cogumelos ao meio e o bacon em cubinhos. Divida pelas tarteletes e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Leve as tartes ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos.
Ao fim desse tempo retire-as do forno e junte em cada uma dois ovinhos de codorniz e polvilhe com o queijo ralado.
Leve novamente ao forno até o queijo derreter e os ovinhos cozinharem.
Sirva como uma refeição ligeira juntamente com uma salada verde, ou ao pequeno almoço ou brunch.

Bom Apetite!

Muffins de Morango e Iogurte

Quase a chegar a primavera. Os dias em estado de sol e já reparei que o animo de todos anda muito melhor. Só pode mesmo ser do sol!
E para mim, se há fruta que lembra a primavera são os morangos. Há que os aproveitar agora, que começam a aparecer mais docinhos do que nunca. Comprei uns deliciosos há dias. A ideia era fazer compota de morango e baunilha, mas como eram tão deliciosos foram já quase todos comidos…. Com iogurte e kiwi, nos snacks da tarde, juntamente com granola ao pequeno almoço e como sobremesa, claro.
E agora em forma de muffins para ir saboreando durante o fim de semana. E são também um sugestão para fazer durante o fim de semana e estarem prontos a comer durante a semana.
Bom fim de semana a todos!

Ingredientes para 8 Muffins:

125g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 ovo
125ml de iogurte natural (ou de morango)
125g de morangos partidos em pedacinhos
175g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação:

Numa taça misture o açúcar com o óleo vegetal, o ovo e o iogurte. Misture bem e crescente os morangos partidos em pedaços, a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio, mexendo rapidamente, sem bater demasiado para os muffins fiquem fofos e leves.
Coloque mistura num tabuleiro de muffins previamente forrado com forminhas de papel e polvilhe a superfície com um pouco mais de açúcar amarelo antes de colocar os muffins no forno.
Leve a assar em forno quente, 200ºC, durante cerca de 20 minutos ou até os muffins estarem cozidos.

Bom Apetite!

Bruscheta de Ovos, Espargos Bravos e Chouriço

Há uma ou duas semanas atrás os meus pais foram até Mora. Quando chegaram, traziam com eles uns molhinhos de espargos bravos, e um deles veio parar cá a casa.
Eu adoro espargos bravos com ovos mexidos, mas principalmente em migas, Guardei os espargos no frigorífico e fui adiando o momento de os preparar…. Até que se tornou completamente necessário cozinhá-los sobre o risco de, de tanto os querer guardar para uma ocasião especial, os deixar estragar.
O que fazer com os espargos? Uma parte foi mesmo parar a uns ovos mexidos aos quais juntei umas rodelinhas de chouriço e servi em forma de “bruscheta” com pão de centeio (faltou-me o pão alentejano…).
E foi uma entrada simples num almoço durante a semana em que tive a companhia do Miguel.

Ingredientes para 2 pessoas:

½ molho de espargos bravos
2 ovos + 1 clara
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
¼ de chouriço de carne de boa qualidade
2 fatias de pão (usei pão de centeio)

Preparação:

Lave os espargos bravos e corte pelo menos metade do caule – que é impossível de comer….. Leve os espargos a cozinhar dois ou três minutos em água a ferver temperada com um pouco de sal. Retire os espargos escorrendo bem a água e corte-os em pedaços com cerca de 2cm. Reserve.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte depois o chouriço em rodelas e deixe fritar até que fique ligeiramente dourado. Retire e reserve.
Na mesma frigideira onde fritou o chouriço junte o azeite e os espargos bravos deixando-os saltear. Bata os ovos com a clara e tempere com sal e pimenta. Junte os ovos aos espargos e deixe cogular um pouco antes de começar a mexer para que tudo fique bem envolvido. Tenha atenção para não deixar secar demais os ovos…
Torre ligeiramente o pão e regue-o, se gostar com um fio de azeite. Sirva os ovos com espargos sobre o pão e decore com as rodelinhas de chouriço crocante.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

Uma KEAT bem Recheada: Sopa de Couve Flor, Espargos Verdes e Cogumelos, Pita Recheada com Atum e Tiramisú Fingido

Há umas semanas atrás fui contactada pela Keat. A keat (www.keat.pt) é uma empresa portuguesa que se dedica a produzir fantásticas “marmitas” para que os alimentos possam ser transportados com todas as condições.
Além de um saco térmico, a keat é composta por uma caixa onde encaixam as beats (caixas plásticas para os alimentos) e um set de talheres.Ora simpaticamente a keat ofereceu-me uma lancheira gira e pratica e funcional, como todas as suas lancheiras e desafiou-me a apresentar receitas que se enquadrassem no conceito de marmita.
É claro que o desafio foi aceite! Então, para levar na minha keat fiz uma sopa de cogumelos, espargos e couve flor, uma pita recheada com atum cremoso e tomate com salada de rúcula com molho de mostarda, limão e mel e ainda uma tiramisu fingido de queijo creme e framboesa.
Mas o desafio não acabou aqui. Eu queria mesmo testar a minha keat. Queria saber se as “beats” vedavam ou não bem e como conservaria a comida. Eles garantiram-me que sim, mas nestas coisas nada como testar, até porque, quando mostrei a foto da lancheira via instagram assim que ela chegou a casa, a primeira coisa que toda a gente me perguntou era se vedava ou não bem. Este era um teste a que tinha de colocar a minha keat
Então preparei a minha marmita como qualquer outra pessoa, e de véspera coloquei tudo nas beats que guardei no frigorífico. No dia seguinte coloquei tudo no saco térmico e como tive de sair de casa com o Zé Maria lá fui eu, Zé no ovo, saco do Zé, carteira e marmita. Entra no carro sai do carro, marmita meia aos tombos entre a carteira, e o saco e o ovo. Basicamente a marmita passeou comigo durante quase uma manhã.
Ao chegar a hora de almoço estava com uma certa expetativa de ver como tudo estava. Abri o saco térmico e tirei a caixa. Tudo aparentemente normal. Abri a caixa e as beats estavam todas direitinhas. Não se via nada vertido ou entornado. Abri as beats e tudo estava normal. A sopa, o pão pita com a salada, o molho da salada e só a sobremesa não estava tão direitinha e bonitinha como a tinha deixado, mas mesmo assim estava inteira. Tudo impecável e parece-me que a keat passou no meu teste! (Só uma pequena nota: claro que o ideal é colocar tudo no frigorífico assim que chegam ao local de trabalho. No meu caso que tinha na keat coisas como maionese e queijo creme, não coloquei no frigorífico durante toda a manhã, mas o dia estava muito frio e a mala térmita conseguiu manter as coisas bem refrigeradas quase toda a manhã. Durante o verão é necessário ter alguma atenção com alimentos e marmitas que não são refrigeradas!)
E pronto, eu fiquei fã da minha keat e o Miguel até anda a ver se fica com ela para ele… mas além de ser cor de rosa é minha e é também perfeita para transportar as sopinhas do Zé Maria quando vamos para algum lado.
Mas todo este texto a falar da keat apenas para voz dizer que juntamente com a keat preparamos um passatempo onde podem ganhar uma fantástica lancheira keat e ainda os livros “Feito em Casa”, ”Cozinhar, Celebrar e Partilhar” e “O que faço hoje para jantar?”. Saibam tudo aqui: (https://www.facebook.com/keatportugal/photos/a.238766672955368.1073741828.238685136296855/279961022169266/?type=1&theater ).
Para já ficam as receitas. Para usar com ou sem KEAT!

Sopa de Couve flor, Espargos verdes e Cogumelos

Num tacho coloque um fio de azeite e salteie 200g de couve flor , 5 espargos verdes, 10 cogumelos brancos e ½ curgete descascada tudo cortado em pequenos pedaços. Deixe saltear uns minutos e acrescente água apenas até cobrir os legumes e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios e triture depois a sopa com a varinha mágica até ficar cremosa. Se necessário acrescente um pouco mais de água. Regue depois com um fio de azeite.

Pita Recheada com Atum e Tomate

Misture 1 lata de atum em azeite previamente escorrido com 2 colheres de sopa de maionese, 1 colher de sopa de coentros frescos picados, 1 ovo cozido também picado e 1 colher de pickles picados. Misture bem. Prepare o pão pita conforme as instruções da embalagem e recheie com a mistura de atum e com um tomate pequeno em rodelas. Sirva com uma salada de rúcula.

Tempero de limão, mostarda e mel (para temperar a rúcula)

Numa tacinha misture colher de chá de mostarda em grão à antiga com 2 colheres de sopa de sumo de limão e 1 colher de sobremesa de mel. Misture bem e tempere a rúcula mesmo antes de servir.

Tiramisu Fingido de Queijo Creme e Framboesas

Misture 50g de queijo creme para barrar com 1 colher de sopa de compota de framboesas. Embeba depois 2 palitos La Reine em café e coloque-os no fundo de uma tacinha. Cubra depois os palitos com metade do creme e cubra com mais dois palitos La Reine embebidos em café. Termine com o retante creme e decore com framboesas frescas ou com um pouco mais de compota.

Chips de Maçã

Sou completamente viciada nestes chips de maçã. Basicamente é maçã desidratada no forno, que se torna crocante e fica realmente deliciosos, é um snack bastante saudável, desde que uma pessoa perceba que se tem de controlar a quantidade de fruta que come, não pode comer indiscriminada mente.
Depois de fazer os chips de maçã guardo-as em caixas herméticas e gosto de preparar granola ou muesli com eles e comer com iogurte.
Gosto de juntar um bocadinho aos cereais ou aveia para um toque doce e crocante.
O melhor de tudo é que muito fácil de fazer. Quem se aventura a experimentar?

Ingredientes:

6 maçãs

Preparação:

Lave bem as maçãs e retire-lhes o caroço com a ajuda de um descaroçador próprio. Corte-as depois em rodelas finas com a ajuda de uma faca. (Pode também usar uma mandolina, mas não corte as fatias demasiado finas…)
Forre três ou quatro tabuleiros com papel vegetal e disponha as fatias de maçãs, sem as sobrepor, sobre o papel vegetal, e leve ao forno previamente aquecido a 100, 120ºC (com ventoinha, se o seu forno tiver), durante cerca de 1h30.
Ao fim desse tempo retire as rodelas de maçã, eu já estão desidratadas e deixe-as arrefecer completamente.(Ao arrefecerem totalmente é que se tornam verdadeiramente crocantes!) Guarde-as depois num frasco ou saco hermético. Atenção que o ar torna-as moles.
Coma como um snack saudável, ou prepare granolas e muesli com as suas chips demaçã.

Bom Apetite!

Vitamina de Morango e Legumes

Finalmente dias de sol. Até eu que gosto de dias cinzentos e de chuva estava a ficar um bocadinho farta. O sol de sábado permitiu levar o Zé Maria pela primeira vez ao Mercadinho Biológico do Botânico. Fizemos as nossas compras – muitos legumes, fruta , pão – para nós e para as sopinhas dele, e passeamos muito. O Miguel ainda foi ter connosco e houve tempo para um café biológico. Soube tao bem podermos sair de casa, apanhar ar e sol e calor na cara. Depois o dia foi entre um almoço e um jantar e o tempo não deu para mais.
Foi pena termos um domingo mais cinzento, mas mesmo assim fomos conhecer um novo espaço onde almoçamos (e gostamos bastante) e a tarde foi passada com calma, em casa, no sofá entre filmes e mantas. Cozinhei muito pouco durante estes dias.
Hoje acordei com um dia lindo de sol e houve uma vitamina de morangos e legumes para começar bem o dia cheia de força e energia.

Ingredientes para 1 pessoa:

3 morangos grandes
1 cenoura pequeno
1 Kiwi pequeno (ou ½ kiwi)
1 mão cheia de espinafres
50 ml de água
Açúcar ou adoçante a gosto se necessário

Preparação:

Lave os morangos, retire-lhe os pezinhos, corte-os em pedaços e coloque-os no copo liquidificador. Junte depois a cenoura descascada cortada em pedaços, assim como o kiei. Acrescente as folhas de espinafres e a água e triture bem até ficar com um sumo cremoso. Se necessário acrescente mais água e adoce a gosto.
Beba de imediato. Ideal para o pequeno almoço ou a meio da tarde como um snack.

Bom Apetite!

Cheesecake de Caramelo

É raro isto acontecer porque eu tento ser o mais cuidadosa possível com a revisão das receitas, principalmente nos livros, mas aconteceu. Aconteceu com “O que faço hoje para jantar?” e com a receita deste cheesecake. Nos ingredientes falta referir 100ml de natas das quais se fala na descrição da receita. E nas já sete dições do livro, todas têm a mesma gralha…
Acontece que todas as semanas, e várias vezes, recebo mails e mensagens a perguntarem-me a quantidade de natas omitida. Ainda ontem aconteceu. Mas a “iluminada” da leitora que me escreveu, sugeriu que colocasse aqui a receita retificada para que, pelo menos os que seguem o blogue e têm o livro possam automaticamente retificar a sua receita. E assim faço.(Corrijam lá na página 206!!)
Para os que não têm o livro, aqui fica a receita – e se não sabem, ficam a saber que a grande maioria das receitas dos livros não se encontra no blogue!
Bom fim de semana!

Ingredientes:
(in “O que faço hoje pra jantar?”, página 206)

200g de bolacha maria
75g de manteiga
1 lata de leite condensado cozido
100ml de natas
400g de queijo creme para barrar
Caramelo líquido para decorar

Preparação:

Triture a bolacha Maria e acrescente-lhe a manteiga derretida. Misture bem e forre uma forma de mola com este preparado pressionando bem, e levando ao frigorífico para prender.
Entretanto misture o leite condensado cozido com o queijo creme de modo a ficar com uma mistura homogénea. Reserve. Bata as natas até ficarem montadas e cremosas, e envolva depois o preparado de leite condensado e queijo creme nas natas cuidadosamente.
Verta esta mistura por cima da base de bolacha e leve ao frigorífico até prender.
Antes de servir, desenforme o cheesecake e decore com caramelo líquido a gosto.

Bom Apetite!

Compota Rápida de Abóbora Menina e Clementinas

Tenho uma abóbora a apodrecer na minha varanda. Ando a guardá-la para as sopas do Zé Maria e tinha umas outras ideias para ela, entre as quais preparar uma compota de abóbora e clementinas, com umas clementinas que a minha sogra me deu.
Ontem fartei-me de olhar para ela, para a sua ponta a apodrecer – tal como vos contei – e hoje ela lá continua.
No entanto, já experimentei a dita da compota…. Bem, o que aconteceu foi que tinha uma tupperware com puré de abóbora menina cozida congelado e que necessitei para fazer uma receita. Mas sobrou imenso… Como já tinha sido descongelado havia que o utilizar. Lembrei-me também que tinha comprados uns pacotinhos de pectina à uns tempos mas que nunca os tinha experimentado. E as clementinas cá continuavam à espera da compota. Puré de abóbora cozida, clementinas trituradas em sumo, um pouco de açúcar e pectina resultaram numa compota quase instantânea, com uma cor linda e bastante saborosa, com aquele travo amargo da clementina a contrastar com o doce da abóbora. A repetir em versão tradicional.

Ingredientes:

500g de puré de abóbora menina cozida (cozem abóbora em pedaços, escorrem bem e reduzem a puré)
5 clementinas
300g de açúcar
½ saqueta de pectina (cerca de 12g)
1 pau de canela

Preparação:

Descasque as clementinas e coloque-as num copo liquidificador e reduza-as a sumo/puré. Num tacho junte o puré de abóbora menina, o sumo/puré das clementinas, o açúcar a pectina e o pau de canela. Mexa bem e leve ao lume. Quando começar a ferver reduza o lume para o mínimo e deixe ferver cerca de 10 minutos. (Ou até ter consistência desejada. A embalagem da pectina diz que tem de ferver pelo menos 3 minutos. E o efeito da pectina é este mesmo… Transforma a mistura de fruta e açúcar muito mais rapidamente em compota!)
Coloque depois a compota em frascos previamente esterilizados, tape-os e coloque-os virados de cabeça para baixo , para criarem, vácuo natural, cerca de 20 minutos antes de os guardar de normalmente.
Sirva com torradas ou com requeijão e queijos.

Bom Apetite!

Manteiga de Amendoim Caseira

Não tenho cozinhado muito. Ou melhor até tenho cozinhado bastante, mas nada publicável, ou que seja “blog material”.
Entretanto tenho uma abóbora a querer apodrecer na varanda. Está lá desde Outubro. Ao sol, à chuva, ao vente. E ontem mesmo reparei que está com uma pontinha apodrecida. Tenho mesmo de a tomar em mãos para que não se estrague. Quero utilizá-la nas sopas do Zé Maria, quero fazer uma sopa de abóbora assada para nós e quero experimentar uma versão de compota de abóbora com clementinas (que a minha sogra me deu). Ainda não lhe mexi (e estou aqui a escrever e a olhar para a abóbora com a sua ponta apodrecida…).
Para já deu-me para fazer manteiga de amendoim caseira. Não sei se alguma vez vos disse, mas sou completamente viciada em manteiga de amendoim. Adoro comer à colherada diretamente do frasco. E adoro torradas com manteiga de amendoim e compota de framboesa, morango ou geleia de marmelo. E com banana às rodelas também é bom.
Evito comprar porque se a abro para fazer bolos, bolachas ou sobremesas é certo e sabido que, se abrir o frasco antes de fazer a receita é uma sorte que reste algo para realmente fazer a receita.
Descobri que fazer manteiga de amendoim em casa é a coisa mais simples do mundo. Basta ter amendoins torrados sem sal (ou com muito pouco sal….). Agora é que vai ser uma desgraça.

Ingredientes para 1 frasco:

500g de amendoins torrados (de preferência sem sal ou com pouco sal)
2 colheres de sopa de açúcar em pó (opcional)
1 colher de sopa de óleo de amendoim

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num copo liquidificador ou num robot de cozinha (se usarem robot de cozinha convém que seja um com muita potência, senão a manteiga de amendoim não ficará suave).
Triture todos os ingredientes o tempo necessário até obter uma pasta cremosa, misturando os ingredientes durante este processo.
Guarde a manteiga de amendoim num frasco no frigorífico e use em sobremesas ou em torradas com geleia, compotas ou banana.

Bom Apetite!

Cookies de Chocolate com Aveia e Amendoins

Há muito tempo que não tinha a minha sobrinha mais velha a cozinhar comigo. Ela gosta de vir para casa da tia e do tio fazer bolachinhas. Normalmente é sempre algo que costumamos fazer durante as férias de natal, mas este ano não tivemos oportunidade, Eis que chegaram as férias de carnaval e , apesar dos meus afazeres , claro que houve tempo para fazer bolachas com ela.
Assim que chegou perguntou logo se podíamos ir para a cozinha fazer bolachas. E claro que tinham de levar chocolate, porque não há nada que a Maria goste mais do que chocolate e tudo o que leve chocolate (e bolo de bolacha!) Eu também andava curiosa para experimentar esta receita e assim se juntou o útil ao agradável. Assim que o senhor Zé Maria adormeceu lá fomos fazer as bolachinhas. Do alto dos seus nove anos já não há nada que não consiga fazer. Seguir a receita, pesar os ingredientes, mexer tudo, formar as bolachinhas e até colocar o tabuleiro no forno. Aqui a tia só ajudou mesmo a misturar bem a manteiga com o açúcar para ficar tudo bem incorporado, a cortar o chocolate e a ver se as bolachinhas já estavam cozidas…. E enquanto as bolachas coziam a Maria lá rapou a taça!
Assim que saíram do forno e com as bolachas ainda mornas a Maria lá se foi deliciando com uma bolachinha e mais outra, acompanhadas por leite com chocolate.
No fim, ainda levou as restantes para casa, não sem antes deixar duas para o tio Miguel.
E a receita aqui fica.

Ingredientes para cerca de 20 bolachas:
(in “Chocolate”, Joanna Farrow, Circulo de Leitores, página 71)

125g de manteiga amolecida
125g de açúcar amarelo
1 ovo
150g de farinha
½ colher de chá de fermento
75g de flocos de aveia
200g de chocolate preto aos pedaços
50g de amendoins (usei salgados)

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar com uma mistura cremosa. Junte o ovo ligeiramente batido, a farinha e os flocos de aveia e bata até obter uma mistura uniforme.
Junte depois o chocolate e os amendoins e misture bem,
Com uma colher de sobremesa vá colocando montinhos de massa num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e deixe a massa espaçada para que as bolachas cresçam sem se colarem. Achate-as ligeiramente e leve-as a assar no forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos até que fiquem douradas.
Deixe arrefecer ligeiramente antes de as retirar do tabuleiro e de as colocar a arrefecer sobre uma rede.
Guarde num recipiente hermético.

Bom Apetite!

Pão tipo Brioche

E chegou março. Entramos no mês da primavera, o mês do meu aniversário de casamento, o mês de aniversário do Miguel, da minha querida avó, do meu sogro e da minha sobrinha mais nova. O mês em que o Zé Maria e o primo fazem meio ano de vida e o mês que trará ao meu marido e ao meu cunhado um significado especial, com o primeiro dia do Pai vivido com os filhos nos braços.
Março acabou de chegar e reserva-nos já tantas coisas.
Para já, fica aqui uma receita de pão brioche, doce e amanteigado q.b. para brindar março, para chamar dias mais bonitos e para nos trazer lembranças de lanches e pequenos almoços com o sol a entrar pela janela.

Ingredientes:

125ml de leite morno+ para pincelar
50g de açúcar
50g de manteiga à temperatura ambiente (não usem margarina!!!!)
3 gemas
400g de farinha
1 saqueta de fermento seco (levedura seca) – cerca de 5 gramas

Preparação:

Numa taça coloque o leite morno e acrescente-lhe o fermento. Misture ligeiramente e deixe repousar 5 minutos.
Noutra taça coloque a farinha e o açúcar. Misture bem e abra uma cavidade ao meio. Coloque aí as gemas de ovo, a manteiga partida em pedaços pequenos e o leite morno com o fermento. Vá amassando com aos mãos até obter uma massa homogénea - que é um pouco mole – ou, se preferir amasse com a batedeira ou máquina de pão.
Unte uma forma retangular pequena (tipo bolo inglês) e forre-a com papel vegetal untando-o também. Coloque a massa na forma, tape com película aderente e deixe levedar cerca de 45 minutos.
Ao fim desse tempo pincele o pão com um pouco de leite e leve a cozinhar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30, 35 minutos até que o pão esteja cozinhado.
Deixe arrefecer antes de cortar em fatias.

Bom Apetite!

Imprimir