O fim de semana que passou veio com chuva, e a vontade de andar de volta dos tachos e das panelas, parece que é reforçada por dias cinzentos.
Aproveita-se a sesta das crianças para fazer o gosto ao dedo. Marmelada de maçã, uma maravilhosa geleia de maça com vinho do Porto que partilharei ainda esta semana, bolachinhas, um bolo, pão, sopa e aproveitei ainda para adiantar a preparação de algumas refeições da semana, para além dos jantares e dos almoços do fim de semana.
Agora, sozinha em casa com duas crianças pequenas, a preparação e a organização das ementas semanais é ainda mais importante, porque os meus horários são ainda geridos pelo ritmo de um recém nascido e de um Zé Maria com dois anos muito ativos.
Mas tudo é possível e para já tem sido relativamente fácil conciliar as tarefas normais com as prioridades deles.
Mas o fim de semana já lá vai e a semana está a começar. A sugestão é um caril aromático para iniciar da melhor maneira.
(adaptado de Delicious, setembro de 2015, página 26)
1 cebola
4 dentes de alho
1 pau de canela
piri-piri moído a gosto
3 vagens de cardamomo
1/2 colher de chá de pimenta em grão
1/2 colher de chá de cravinho em pó
400g de carne de vaca para estufar cortada em cubinhos
200g de tomate pelado
1/2 colher de sopa de pó de caril
1/2 colher de sopa de coentros em pó
1/2 colher de sopa de garam masala
sal q.b.
Leve um tacho ao lume e aqueça o óleo vegetal. Acrescente a cebola e deixe cozinhar em lume brando até começarem a caramelizar. Acrescente os dentes de alho em pasta, o pau de canela, o piri piri, as vagens de cardamomo esmagadas, a pimenta em grão e o cravinho. Acrescente cerca de 50 ml de água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 2 minutos.
Tempere a carne com um pouco de sal e acrescente-a à mistura de especiarias na panela. Envolva bem a carne e deixe cozinhar em lume muito brando cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente depois o tomate pelado em pedaços, o pó de caril, os coentros em pó, e a garam masala, juntamente com 250ml de água.
Tempere com sal e tape o tacho deixando a carne cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos.
Destape o tacho e deixe cozinhar cerca de 1 hora até a carne estar praticamente a desfazer-se.
Sirva com arroz basmati.
Bom Apetite!

Que bom aspecto! Lembra a carne estufada com vinho tinto, que coze lentamente, que costumo fazer. Agora tem concorrência com este caril! Fiz o iogurte com leite meio gordo e ele tem boa cara. Ficou um pouco mais de tempo a fermentar, porque preparei-o a meio da manhã, e ficou a "dormir" a noite toda. Faço hoje o teste de qualidade, a acompanhar uns marmelos escalfados em sumo de romã e especiarias (muito bons, da último livro do Yotam Ottolenghi "Celebrar com os Vegetais"/ "Plenty More" (em inglês), que irei adaptar tentar adaptar para doce, pois é uma forma de dar uso às romãs que tenho em casa). Fico a aguardar as receitas dessa aventura culinária! Um bom início de semana, e um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarNada melhor que uma comida reconfortante!
ResponderEliminarMark Margo
www.markmargo.net (site de celebridades com sessões fotográficas)
Que deliciosa,...fiquei com água na boca,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Está com um aspecto delicioso e o aroma deve ser fantástico.
ResponderEliminarGulosoqb
deve ter ficado uma delicia!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Deve ser deliciosa! Sou uma grande fã do seu Caril de vaca com beringela (mais uma que passou a fazer parte das "Receitas cá de casa"). Esta também não deve ficar nada atrás. Beijinhos
ResponderEliminarOlá Joana,
ResponderEliminarExcelente receita que já experimentei hoje ao almoço!
A carne ficou deliciosa e a única coisa que alterei foi não colocar o garam massala que não tinha...
Adorei a profundidade dos sabores e o cheiro delicioso que ficou na minha cozinha!
Obrigada pela partilha
Vanessa
Eu ainda me lembro, quando eu estava fazendo analítica 1 teórica, você se juntou com a Gabriela Santana Andrade para ficar me humilhando por causa de IC no grupo de analítica 1 teórica, eu estava doente nesse dia, você se aproveitou da minha condição de doença para ficar me humilhando por causa de iniciação científica, isso não se faz nem com um bicho. Você é um monstro.
ResponderEliminarEu me lembro depois na aula de analítica experimental 1, você perguntou a professora quantas aulas você poderia faltar, a professora falou que você podia ter só 4 faltas, então você faltou 4 aulas seguidas.
Eu fiquei tão surpreso quando eu descobri que você estava iniciação científica com bolsa junto com o Roberto Carlos e ainda publicou esse artigo científico:
https://www.mdpi.com/2076-3921/14/12/1403
Você não está nem aí, você só quer saber da atlética de farmácia, você aparece em todos os eventos ligados a atlética de farmácia, você fica matando aula para ir para o Cobal, você deve ter escrito esse artigo no Cobal ou na viagem para a SuperCopa em Vassouras junto a Atlética de farmácia.
Você ainda foi 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), que aconteceu em Minas Gerais e publicou esse resumo em anais científicos:
https://www.even3.com.br/anais/10bcnpxxxviresem/1274258-plakortides-and-colestane-steroids-from-the-marine-sponge-plakinastrella-microspicullifera/
Eu sei muito bem que você pagou outra pessoa para fazer a sua prova final de orgânica 2, quando você ainda era aluna do Roberto Carlos. Eu acho que o Roberto Carlos se esqueceu disso quando te chamou para fazer IC junto com ele.
Quer dizer eu passo em orgânica 2 sem prova final e não ganho nada, você passa em orgânica 2 com prova final, ainda por cima pagando outra pessoa para fazer a sua prova e você ganha uma bolsa de IC e publica um artigo científico.
Foi uma covardia o Roberto Carlos te ter chamado para fazer IC com ele, eu fui a todas as aulas dele, eu era super participativo durante as aulas dele, eu agia dessa forma porque eu queria se a maior nota da turma e provar que eu era mais inteligente que a Leticia de Sousa Albuquerque e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não quis me dar cola.
O Roberto Carlos nunca falou nada sobre IC quando eu fazia orgânica 2 com ele, ele só falou que ele iria ficar 6 meses em Portugal a trabalho. Depois eu descubro que ele já tinha voltado de Portugal e a ainda te chamou para você fazer IC junto com ele, você que fica matando aula para ir ao Cobal. Foi uma covardia o Roberto Carlos ter feito isso comigo.
Eu sei muito bem que é você que está cadastrando o meu número sem a minha autorização em sites de imobiliárias e de funerárias, só para o meu telefone ficar o dia inteiro tocando.
O pior é que você é bonita, o que você tem de bonita, você tem de malvada.
Você ainda vem me ameaçar com polícia, aqui na minha rua tem uma boca de fumo, a polícia só aparece na minha rua para buscar o arrego do traficante, aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornecesse material furtado para os traficantes fazerem barricadas.
Não adianta me ameaçar, porque eu não tenho nada a perder.