Dourada Grelhada com Molho de Manteiga e Limão


É isto a que chamamos Verão! Dias longos e quentes. O cheiro a férias. Menos transito e menos pessoas às compras no supermercado. Vontade de estar mais um bocadinho na esplanada. Bebidas frescas e refrescos inspirados. Sobremesas geladas. Churrascos.
Por aqui, o homem cá de casa, depois de chegar ao final de mais um dia de trabalho, vai para a churrasqueira e acende uma brasas para o jantar. Vai saindo de tudo um pouco ao sabor dos ingredientes cá de casa. Desta vez o peixe fresquinho que tinha comprado nessa manhã, umas simples douradas, gordas e fresquinhas, que a senhora da peixaria escalou. Foram grelhadas enquanto eu acabava o resto dos acompanhamentos e um molho muito simples para pincelar o peixe.
Receitas simples e de sabor a verão, para vos inspirar nos churrascos das férias!


Ingredientes para 2 pessoas:

2 douradas (estas estavam escaladas, mas podem grelhar inteiras)
sal q.b.
75g de manteiga
1dente de alho
1 colher de sopa de salsa picada
1/2 limão

Preparação:

Prepare as brasas. Tempere as douradas de sal e grelhe-as até que fiquem cozinhadas. (Tem sempre a alternativa de as grelhar num grelhador electríco, ou um grelhador no fogão).
Entretanto prepare o molho. Leve um tacho ao lume muito brando com a manteiga e o dente de alho ralado ou bem picadinho. Deixe derreter a manteiga mas não deixe levantar fervura. Acrescente depois um pouco de sumo de limão e a salsa picada e retifique de sal.
Poderá pincelar o peixe com esta mistura enquanto grelha, mas o ideal é apenas verter este molho sobre o peixe e (as batatas cozidas) já depois de grelhado.
Acompanhe com batata cozida, e umas salada ou legumes cozidos.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Ai que vou já a correr comprar peixinho é preparar este molho... hoje posso.. ah que aproveitar. Bj e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:46

    Sim, já cheira a Verão!
    Não só com o cheiro dos grelhados, mas com o perfume das flores que paira no ar, o perfume da terra pela manhã e final do dia, e às vezes o cheiro a incêndio (distante, que o vento traz).
    Os grelhados são uma refeição simples e que não requer grandes complicações, sendo versátil ao usar o que temos em casa (carne, peixe ou legumes), ganhando outra vida com os temperos e molhos utilizados.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Adoro peixe grelhado. Então com um bom molho. Perfeito!! :)

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. adorei mas o peixe desfaz todo agarrado na grelha. Algum truque para evitar essa catástrofe?

    ResponderEliminar
  6. O TRUQUE É PINCELAR O PEIXE COM AZEITE ANTES DE COLOCAR NA GRELHA. ASSIM VAI VER QUE NÃO PEGA

    ResponderEliminar
  7. We appreciate you sharing this sort of content with us. Get a blog about Top 9 Things To Do In Leh Ladakh at Epic Trips.

    ResponderEliminar

Imprimir