Batata Doce, Cogumelos e Ovo


Há dias, em que os finais de tarde são uma aventura! Depois de ir buscar o Zé à escola voltamos os 3 para casa. É normalmente o tempo de estar a brincar com eles, de ler histórias, de fazer corridas de carros, de ver os desenhos animados preferidos...Normalmente a coisa consegue passar-se com relativa calma e eu acabo a conseguir também fazer o jantar - se já não o tiver adiantado....
Mas há outros dias em que é só birras, choro por tudo e mais alguma coisa, e só querem estar agarrados a mim. E quando assim é, muitas vezes tem de ser. Faz parte. Esqueço que estou atrasada para o jantar e espero que o pai chegue a casa. Só depois, e com outro adulto para dividir a atenção, mas mesma assim muitas vezes com o António agarrado a mim como uma “lapa”, lá começo a fazer o jantar.... E às vezes, porque o que eu tinha programado já não vai muito a tempo, saem coisas destas que até nos sabem muito bem.
Uma refeição sem carne, nem peixe e com sabor a feriado!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas doces (tamanho médio)
8 cogumelos castanhos
1 cebola pequena
1 folha de louro
1 colher de sopa de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
azeite q.b.
2 ovos
50g de queijo da ilha ralado q.b.
coentros frescos q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos. Leve-as depois ao forno, regadas com um pouco de azeite, ou frite-as.
Entretanto corte a cebola em meias luas e lamine os cogumelos. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente a folha de louro e o dente de alho laminado. Deixe começar a fritar e acrescente depois a cebola e os cogumelos. Deixe cozinhar em lume brando, até os cogumelos começarem a querer ficar murchos e junte depois um pouco de coentros frescos picados, a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. 
Cozinhe os ovos num frigideira anti aderente com um fio de azeite - como se estivesse a estrelar sem gordura.
Num prato coloque no fundo as batatas. Por cima disponha a mistura de cogumelos e por cima destes o queijo ralado. Termine com o ovo e com um pouco de coentros frescos picados.


Bom Apetite!

Lacinhos com Salmão e Legumes


Estamos prestes a entrar no meu mês favorito. Por aqui já se fez a árvore de natal. Este ano um bocadinho mais cedo do que o habitual, mas o workshop de dia 1 de Dezembro no Porto, e um Zé Maria sempre a pergunta quando é que tinha uma árvore, levou-nos a preparar este anos as coisas mais cedo. Escolhemos o primeiro domingo do advento, para iniciar esta prepação para o natal e assim tirar a tarde para acender a lareira, ouvir o Bubblé, e decorarmos a nossa árvore com os pequenos. Agora estou ansiosa por começar as actividades do advento com o Zé Maria. E de ver como é que ele vai reagir às pequenas coisas que temos preparadas para ele.
Entretanto cá em casa continuamos todos com tosse e narizes entupidos, fruto da época. Eu que andei durante meses a pedir o tempo frio, levei logo com uma constipação que é para ver se para a próxima apanho juízo!
Entre a aproximação do natal, e a tosse lá se vai fazendo o jantar! E de preferÊncia um que agrade aos mais velhos e aos mais novos!
Salmão, massa e legumes, dificilmente tem alguma coisa que enganar!

Ingredientes para 3 pessoas:

2 lombinhos de salmão
200g de massa de lacinhos
1 alho francês
1 cenoura grande
100g de brócolos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com água temperada de sal (se tiver sobras de caldo de peixe caseiro, use-o em vez de apenas água). Quando levantar fervura coloque os lombinhos de peixe e deixe cozinhar apenas alguns minutos. Retire-os e deixe arrefecer desfazendo-os em lascas. Na mesma água coloque os lacinhos e os brocolos arranjados e deixe cozinhar até que a massa esteja a al dente.
Entretanto corte o alho francês em rodelas finas e a cenoura em juliana ou ralada. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e refogue o alho francês e a cenoura até que estejam macios. Tempere com um pouco de sal e de pimenta e acrescente depois as lascas de salmão. Assim que a massa esteja cozinhada escorra-a, assim como os brócolos e junte-as à mistura de salmão. Envolva bem e sirva de imediato!

Bom Apetite!


Bolo de Cenoura e Nozes


Há dias que não são, de todo, fáceis! Este foi um daqueles fins de semana....
O final da semana começou com o António e o Miguel, doentes. Febre, tosse, espiros e dores de corpo. Eu o Zé pareciamos ter escapado... Mas no sábado, ao acordar, o meu corpo começou a dar sinal de que eu já não estava bem. Mesmo assim pus-me ao caminho e fui para Ovar, para mais um maravilhoso worrkshop na Colher de Chá. Correu tudo muito bem, pessoas fantásticas, ambiente super descontraído, mas ao vir para Coimbra, o meu corpo começou realmente a manifestar-se. Cheguei a casa e não me sentia nada bem. Jantar de amigos marcado, naquele nosso regime de desenrascarmos qualquer coisas todos juntos. Estava mais ou menos, mas para o final do jantar começo mesmo a ficar pior. Febre, imensas dores no corpo, e uma tosse horrível..
Nem vos digo que passei uma noite péssima. Mas pronto!
Por enquanto parece que o Zé escapou deste vírus que nos atacou a todos, mas não sei se por muito tempo...
Domingo já me sentia um pouco melhor, e, apesar de tudo lá fizemos a nossa árvore de natal e decoramos a casa. 
No meio disto tudo, na sexta ao final do dia, apesar de já não me sentir a 100% ainda fiz um bolo de cenoura e nozes que no sábado acabou por ser a nossa sobremesa. Foi um bolo muito apreciado. Uma textura muito húmida, quase enqueijado, e realmente saboroso. De tal maneira que nem sobrou quase nada.
Deixo-vos a receita do bolo nesta segunda feira em que ainda me sinto em recuperação!

Ingredientes:
(adaptado de “The new easy - Donna Hay, página 151)

400g de cenouras descascadas e cortadas em pedaços
120g de nozes
175g de açúcar amarelo
100g de açúcar 
225g de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela
125ml de óleo de girassol
70g de iogurte natural
2 ovos
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Preparação:

Coloque a cenoura e as nozes num processador de alimentos/robot de cozinha, e triture até estarem bem picados. Adicione depois todos os restantes ingredientes e triture até estarem bem ligados e misturados de forma homogénea.
Unte bem uma forma (22cm) e, se necessário forre-a com papel vegetal, e coloque aí a mistura. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora, ou até o bolo estar cozido.
Deixe arrefecer antes de desenformar.


Bom Apetite!

Tarte de Chocolate com Curd de Laranja e Framboesas


Há já algum tempo que isto não me acontecia... Sonhar com uma sobremesa ou com uma combinação de sabores para uma sobremesa. Talvez tenha acontecido porque me deitei a pensar sobre qual a sobremesa que iria fazer para um jantar que tinha no dia seguinte. E entretanto sonhei com laranja e chocolate em forma de uma tarte.
E assim fiz. Uma base de chocolate amanteigada e um creme de laranja no interior. Pelo meio algumas framboesas apenas porque sim, e porque no geral tudo combinou lindamente.
Depois de um jantar de pizzas caseiras, com castanhas e tudo, não houve muita barriga para a tarte. Mas quem depois teve a sorte de a comer no dia seguinte adorou! E pediu receita.
Ainda bem que não tenho só sonhos completamente disparatados, com presidentes e personagens de livro, a discutirem acerca de series de televisão no quintal dos meus avós... 
Às vezes ainda consigo sonhar algo que se aproveite! 
E sendo hoje sexta feira, nada melhor do que preparar uma sobremesa para o fim de semana. Por aqui está tudo a postos para um bolo de cenoura com cobertura de queijo creme.
E por aí?

Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com

Ingredientes para a massa de tarte de chocolate:
150g de manteiga à temperatura ambiente
100g de açúcar
35g de cacau em pó
225g de farinha
1 ovo

Ingredientes para o Curd de Laranja:
Sumo e raspa de 1 laranja
4 gemas
100g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar

Framboesas frescas ou congeladas q.b.

Preparação:

Comece por preparar a massa da tarte. No robot de cozinha coloque todos os ingredientes e triture até obter uma massa homogénea. Forre depois uma tarteira com a massa preparada e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos para que fique firme.
Com um garfo pique a massa e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer completamente antes de desenformar e de rechear.
Prepare a gora o curd de laranja: num tacho coloque o açúcar, a raspa e o sumo da laranja e a manteiga partida em pedaços pequenos.
Leve o tacho a lume brando, mexendo bem até a manteiga e o açúcar estarem derretidos.
Entretanto bata as gemas e junte-as à mistura anterior. Em lume brando e sem parar de mexer, vá mexendo até a mistura engrossar e cobrir as costas da colher.
Retire do lume e coloque o curd numa taça até que arrefeça completamente. (pode também ser feito de véspera)
Assim que a base da tarte estiver completamente fria desenforme-a e coloque-a no prato de servir. No fundo da tarte coloque as framboesas frescas ou previamente descongeladas e cubra tudo com o curd de laranja. 
Decore a gosto com raspa de chocolate e folhas de hortelã.


Bom Apetite!

Empadão de Bacalhau com Batata Doce e Espinafres (receita também em video)


Nem acredito que para a semana já é Dezembro! 
Portanto começam a ser importantes as sugestões para a ementa de natal, ou do período de natal! E claro que natal rima com bacalhau, e ele faz parte da nossa mesa - seja na versão mais tradicional - ou em qualquer outra.
Talvez por isso faça sentido uma versão de bacalhau diferente, num empadão com batata doce e espinafres, numa receita que fazemos várias vezes aqui por casa e uma combinação de que eu gosto bastante - batata doce e bacalhau!
Mais uma vez, há também um video para que possam perceber ainda melhor a simplicidade desta receita. Espero que gostem.

Este sábado, dia 26 de Novembro, das 10h âs 13h,  vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com



Ingredientes:

500gr de migas de bacalhau demolhadas
4 batatas doces médias
100ml de leite
1 cebola
2 dentes de alho
200gr de espinafres 
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro

Preparação:

Comece por preparar o refogado para o bacalhau. Pique a cebola, e leve-a a alourar no azeite juntamente com a folha de louro e os dentes de alhos esmagados. Assim que a cebola começar a ficar loura, junte o bacalhau escorrido tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar, envolvendo bem.Assim  que o bacalhau estiver cozinhado adicione os espinafres envolvendo bem até que murchem e rectifique de sal e pimenta.
Entretanto descasque as batatas e leve-as a cozer partidas em pedaços em água temperada de sal.
Assim que as batatas estiverem cozidas reduza-as a puré e junte-lhe o leite e uma colher de sopa de azeite. Envolva bem e tempere com um pouco de pimenta. 
Para montar o empadão coloque a mistura de bacalhau e espinafres no fundo do pirex  e cubra tudo com o puré.
Leve a forno quente (200ºC) até ficar com uma crosta dourada.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

Batata Doce Assada com Tomilho e Alho


As minhas idas ao mercadinho biológico do botânico têm sido escassas nestes últimos tempos. Os fins de semana têm sido passados a correr, entre workshops e outras coisas e quase que nem tenho tido tempo de lá passar. Andava desesperada por uma solução que se encaixasse nesta rotina, e parece que ouviram as minhas preces. Depois de alguma procura, e porque o meu tempo nem sempre dá para tudo o que eu quero, descobri um cabaz ao domicílio, biológico, e que me satisfaz. A Dona Rosa (poderão encontrar a página no facebook: https://www.facebook.com/dona.rosa.bio/?fref=ts) faz entregas em casa, na zona de Coimbra e além disso vende no Mercadinho do Botânico. Portanto a qualidade eu já conhecia, e agora posso ter os produtos que eu gosto e quero, mesmo quando não me posso deslocar lá e comprar diretamente à D. Rosa.
No meu primeiro cabaz, entre muitas outras coisas, vieram batatas doce, roxa e amarela, que me inspiraram desde logo! Um prato de batatas coloridas!
Das coisas muito simples que se vão fazendo aqui por casa como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas. Estas batatas ficam tão bonitas, que fazem a mesa parecer logo de festa, ainda que estejam a acompanhar um simples frango assado ou uma picanha grelhada. 
Deixo-vos a sugestão, como ideia já a pensar nas mesas de festa que se avizinham, ou apenas para terem uma mesa mais bonita - porque os olhos também comem - nas vossas receitas de todos os dias.

Este sábado, dia 26 de Novembro, das 10h âs 13h,  vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 batata doce grande de polpa amarela
1 batata doce rande de polpa roxa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 dentes de alho
tomilho fresco q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas escovando a casca e seque-as bem. Com uma faca afiada ou com a ajuda de uma mandolina (eu prefiro usar a minha mandolina Borner, pois é muito mais rápido e fica tudo direitinho!) corte-as em rodelas com cerca de 2mm de espessura.
Alternando entre as rodelas de batata doce roxa e amarela, disponha-as em circulo, num pirex ou recipiente que possa ir ao forno, de modo a fazerem um efeito bonito. Tempere depois com sal e pimenta, com o alho picado finamente, as folhas de tomilho fresco e regue com azeite.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até as batatas estarem cozinhadas e macias. Se quiser retire o papel para tostar um pouco.
Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas, ou, para algo diferente junte-lhe uma colher de pesto caseiro e um ovo escalfado para uma refeição sem carne ou peixe.

Bom Apetite!


Arroz de Pescada com Tomate e Espigos


Nestes dias assim, mais cinzentos e mais frios, há comidas que são verdadeiros aquecedores de alma. Um arroz de peixe, mesmo usando a pescada que nem eu nem o Miguel gostamos, mas que os miúdos adoram, torna-se numa refeição reconfortante e que todos comem com prazer, desde os mais crescidos aos mais pequenos.
Sem grandes complicações faz-se um caldo simples e aromático e ainda por cima caseiro. E depois é desfiar o peixe que é sempre mais fácil por causa dos miúdos, junta-se arroz e uns espigos que até já estavam cozinhados e guardados no frigorífico.
Ligou-se a lareira pela primeira vez e foi realmente reconfortante. Senti que o Natal está quase a chegar e senti-me realmente feliz com coisas mesmo muito simples. Mesmo com pescada para o jantar.

Este sábado, dia 26 de Novembro, das 10h âs 13h,  vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena (220ml) de arroz carolino
3 postas de pescada para cozer
1 cenoura
2 cebolas pequenas
2 folhas de louro
coentros q.b.
sal e pimenta q.b.
1/2 lata de tomate pelado ou 2 tomates pequenos maduros
1 chávena de espigos de couve já cozinhados
azeite q.b.

Preparação:

Numa panela coloque água, a cenoura descascada, a cebola também descascada, a folha de louro, uns coentros e tempere de sal e pimenta. Leve ao lume e deixe levantar fervura. Acrescente depois as postas de pescada e deixe cozinhar. Retire depois o peixe e limpe-os de peles e espinhas. Reserve. Coe o caldo da cozedura e reserve também.
Entretanto pique a cebola e leve-a ao lume com um pouco de azeite. Acrescente o tomate em pedaços, a folha de louro e deixe refogar um pouco. Junte o arroz e 3 chávenas e meia (a mesmo onde mediu o arroz) em água de cozedura do peixe - o caldo reservado - se não tiver suficiente acrescente água quente. Retifique de sal e pimenta e deixe levantar fervura, reduzindo depois o lume para o mínimo, e deixe cozinhar o arroz lentamente. Quando o arroz estiver cozinhado e caldoso, acrescente o peixe e os espigos e envolva bem. 
Retire do lume e polvilhe com coentros picados antes de servir.

Bom Apetite!




Marmelos Bêbados


Foi um fim de semana intenso e muito Outonal. Receber amigos para uma noitada de pizzas caseiras. Um workshop no Porto, com casa cheia, muito calor humano e receitas simples e para confortar a alma. Mais uma tarde passada em casa com amigos muito especiais, onde mais uma vez a comida e cozinhar com a palavra de ordem. Muito obrigada por transformarem os meus fins de semana, ainda que de “trabalho” muito mas mesmo muito especiais.
De resto o Outono em grande. Kiwis, chuchus, diospiros, limões, castanhas, batata doce e claro, ainda os marmelos. Os últimos cá de casa.
Estes foram parar à panela, numa calda muito aromática com jeropiga, mel canela e anis, e fizeram uma sobremesa simples e deliciosa. Para variar das marmeladas e geleias, e mostrar que os marmelos ficam deliciosos em bolos, tartes e assim, em versão “marmelo bêbado”! 

E ainda há mais uns quantos workshops.
Estes sábado, ia 26 de Novembro, das 10h âs 13h,  vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com. (Atenças que acho que já há muito poucas vagas para 1 e para outro!)

Ingredientes para 4 pessoas:

2 marmelos grandes
200ml de jeropiga
100ml de água
50g de açúcar amarelo
4 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pau de canela
1 estrela de anis

Preparação:

Lave e descasque os marmelos. Corte-os em quartos e retire-lhes os caroços. Coloque depois os marmelos num tacho e acrescente os restantes ingredientes.
Leve ao lume até que levante fervura e o açúcar e o mel derretam. Deixe depois cozinhar em lume brando, até que os marmelos estejam macios e o molho xaroposo.
Fica delicioso a acompanhar com gelado de baunilha, mas são muito bons só assim.


Bom Apetite!

“Presentes com um Sabor Especial”


10 anos de blogue que culminam com o sexto livro. Um livro muito diferente dos anteriores, mais virado para os Presentes de Comer, mas que tem inúmeras surpresas, sugestões, dicas e ideias para quem gosta de cozinhar para oferecer, não só no natal, mas em qualquer ocasião. Dicas sobre a pasteurização caseira, esterilização de frascos. Saber sobre o ponto de estrada.
Como decorar frascos, embalagens e como fazer estes pequenos presentes de comer verdadeiros presentes que vão das nossas cozinhas para o coração de quem mais gostamos.
Eu espero que gostem. Foi sem dúvida um enorme desafio fazer mais este livro.
E como sempre tenho-vos a agradecer a todos. Aos leitores, aos meus editores, e principalmente a todos os que me inspiram a mim, e me permitem poder partilhar receitas, à minha maneira com todos vocês. Sejam eles chefes de cozinha, bloguers, cozinheiros amadores, donas de casa, a senhora que na fila do talho está a partilhar connosco a receita de carne estufada que já a mãe fazia... A inspiração vem de todo o lado e eu só tenho a agradecer a todos os que me inspiram e me permitem fazer isto.
E também à minha família e aos meus amigos, por me aturarem com conversas de comida, de ingredientes, de restaurantes, de chefes, de livros e revistas de culinária e de receberem os meus presentes de comer sempre com um sorriso nos lábios e um ar curioso do que comer em cada dia!
 Portanto agradeço-vos a vós, meus queridos leitores, por continuarem a vir aqui.
A partir de hoje encontram à venda o “Presentes com um Sabor Especial “ à venda em qualquer livraria, nos hipermercados e em sites como a wook.pt ou a fnac.pt.
Vem a tempo de vos inspirar para os prepararem os presentes deste natal, e de todos os outros ao longo do ano, sejam de aniversário, de outras datas especiais, ou simples presentes para levarem quando vão a casa de alguém.

Espero que gostem. Mas principalmente que se inspirem!

Papas de Aveia com Cacau e Mel (receita também em video)


Chega o tempo mais frios e os pequenos almoços querem-se mais reconfortantes.
Ainda que eu adore ovos ao pequeno almoço, e abacate e combinações que a maioria das pessoas possa achar estranha, principalmente para um pequeno almoço, há dias que que nada me sabe melhor do que umas boas papas de aveia.
Aqui por casa já tenho seguidores. Desde que os dias começaram a ficar mais pequenos e mais frios, o Zé Maria me pede papa de aveia quase todos os dias para o pequeno almoço. As preferidas dele são feitas apenas com leite e um pouco de canela e raspa de limão. Por vezes quer simples, outras vezes com banana esmagada ou em rodelas, ou com puré de maça ou pêra cozida, ou ainda, se não houver puré de fruta ou bananas, uma maçã ralada misturada.
Já eu, apesar de gostar da versão simples, confesso que estas, com um bom cacau e um toque de mel fazem as minhas delícias nos dias em que preciso de um pequeno almoço doce e reconfortante.
Seja qual for a versão que façam, o método é simples e sempre o mesmo. O maravilhoso das papas de aveia, é que podem sempre variar nos sabores, nas combinações de fruta, com mel ou xarope de bordo (maple syrup), com leite de vaca ou leites vegetais (experimentem com leite de amêndoa, ficam muito boas!), com ou sem sementes, com fruta fresca, desidratada ou frutos secos. Um sem número de possibilidades.


Quanto aos workshops, não se esqueçam.  
Dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.

Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.



Ingredientes para 2 pessoas:

50gr de flocos de aveia finos
100 ml de leite (de vaca ou leites vegetais)
1 colher de sobremesa de cacau cru em pó
2 colheres de sopa de mel

Preparação:

Leve os flocos de aveia e o leite ao lume num tacho. Quando começar a ferver reduza para o mínimo, acrescente o cacau e vá mexendo durante cerca de 5 minutos. Quanto mais mexer mais cremosas vão ficar as papas de aveia. Se necessário junte um pouco mais de leite de modo a ter umas papas mais líquidas ou mais secas.
Quando a aveia estiver cozida, junte o mel e misture bem. 
Sirva de imediato com mais um toque de mel.


Bom Apetite!

Papa de Iogurte, Manga e Aveia e os pacotinhos Squeez


Já aqui falei diversas vezes deste tema, e não quero estar sempre a voltar a esta temática. Mas as mensagens e mails que recebo todas as semanas fazem-me perceber que a alimentação infantil cada vez mais é uma preocupações para os pais. Principalmente para aqueles que, como eu, querem evitar o excesso de açúcar e os alimentos processados na alimentação dos seus filhos pequenos. Há, e ainda bem, muitos pais preocupados em educarem os seus filhos para uma alimentação saudável, sem falsos alimentos, e evitando guloseimas e açúcares. E eu fico feliz por poder ajudar com o meu testemunho e a minha “experiência” nestes últimos anos.
Como sabem este não é um blogue de alimentação infantil. Há por aí vários blogues de qualidade que abordam essa temática de uma maneira mais aprofundada. Por aqui e na minha opinião, mais importante do que fazer uma alimentação especifica para os miúdos, é ensina-los a comer de forma equilibrada, variada e sem processados, o que a restante família come. Na minha opinião, e de acordo com o que eu faço aqui por casa, não se trata tanto de fazer uma comida especial para eles, de evitar gorduras - desde que sejam boas gorduras, ou de não fazer fritos ou refogados. Trata-se apenas de comer alimentos de qualidade, de época e preferencialmente biológicos. Evitar aditivos, conservantes, corantes, açúcares, e principalmente evitar a comida processada, as bolachas, os cereais de pequeno almoço, os iogurtes com guloseimas e carregados de açúcar, o leite em pacotinhos de chocolate, os sumos e refrigerantes, as gomas, os chocolates e eu sei lá mais o quê... É uma opção nossa. E reparo que há cada vez mais pais que começam a fazer o mesmo. Mesmo com a entrada na escola, a alimentação do Zé Maria mudou muito pouco. As guloseimas que tem recebido nos aniversários do colegas vêm para casa. E ele ingenuamente pergunta-me o que é aquilo... Na escola bebe sempre o leite simples e continua a pedir o iogurte natural em vez do de aroma. E depois o pão com manteiga ou queijo e, de vez em quando lá vem um pedacinho de bolo de alguém que fez anos.. Mas faz parte!
Continuo sem fazer bolos e bolachas próprias para bebés, apenas porque para mim não fazem grande sentido, porque eles não sabem distinguir as saudáveis que os pais fazem, das outras que as pessoas lhes dão, e por isso optei por nunca fazer. Mas continuo a fazer-lhes lanches e pequenos almoços mais saudáveis de fruta e iogurte, papas de aveia ou trigo sarraceno simples ou com purés de fruta, panquecas de banana e linhaça com iogurte e frutos vermelhos (que o Zé adora!), palitos de cenoura e maçã com queijo... e eu sei lá que coisas mais que eles comem com entusiasmo. E talvez os comam porque eu resguardei-os de conhecerem outras coisas. E mais tarde. como já vejo no Zé, quando pode escolher, prefere o iogurte natural ao de aroma. E as papas de aveia continuam a ser o pequeno almoço de eleição, e acho que até já as pediu na escola....
Nem sempre é fácil, principalmente quando ao nosso lado, os avós, o pai ou os educadores não estão dispostos a trabalhar connosco e dão outros alimentos às crianças sem nos dizerem. Tenho sorte. O pai partilha a mesma opinião da mãe, e os avós, de ambos os lados são da mesma opinião. Fazem as papas de aveia e dão iogurtes naturais e não há bolachas e guloseimas às escondidas! E com os educadores na escola do Zé tivemos a mesma sorte, e estiveram atentos a alguns dos nossos pedidos e alternativas, como a possibilidade do iogurte natural, e de não querermos que o nosso filho comesse doces. 
E entretanto, nesta descoberta e aventura que tem sido a alimentação dos meus filhos, descobri uma coisa fantástica para me ajudar nestes lanches e snacks mais saudáveis e feitos em casa, muitos deles comidos também fora de casa. Descobri a squeez! Uns pacotinhos reutilizáveis, livres de BPA´s, e que são otimos para colocar os iogurtes batidos com fruta, umas papas mais líquidas, e até purés de frutas e legumes. Desde que os descobri tenho-os usado imenso, tanto com o Zé como com o António.
São muito práticos quando temos que sair e eles pegam no pacotinho e vai de consumir o seu conteúdo, sem se sujarem muito e principalmente a comerem sozinhos.Os pacotinhos são muito fáceis de encher e depois de pronto podem guardar-se no frigorífico um ou dois dias - optimos para preparar para levar numa viagem ou fim de semana fora, pro exemplo. E depois lavam-se muito bem. Só não podem é ser aquecidos no microondas.
Se quiserem saber mais, podem ver aqui: https://squeez.shopk.it
E não, este não é um post patrocinado! É mesmo “serviço público” para ajudar outros pais preocupados com a alimentação dos seus bebés!
E para terminar esta conversa acerca de alimentação infantil, uma papa de iogurte, fruta e aveia que o pequeno António adora!

Quanto aos workshops, não se esqueçam.  
Dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.

Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.



Ingredientes para 1 papa:

100g de manga (mas podem usar qualquer outra fruta como banana, pera madura, papaia...)
2 colheres de sopa de aveia
125g de iogurte natural (uso normalmente iogurte feito em casa, mas podem usar grego natural não açucarado ou iogurte natural normal)

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no copo da varinha mágica e triture até obter uma papa. Encha depois os pacotinhos squeez ou coloque numa tacinha e dê ao bebé.
Podem também ser preparados com alguma antecedência e guadar no frigorífico algumas horas antes de servir.


Bom Apetite!

Bundt Cake de Abóbora e Especiarias


Dizem que hoje, 15 de Novembro, é do dia dos Bundt Cakes (http://www.nationaldaycalendar.com/national-bundt-day-november-15/).
Para quem se intriga com o que será um Bundt Cake, a resposta não poderia ser mais simples e, de certo modo decepcionante. Apesar de Bundt Cake ser um nome impressionante, refere-se apenas e só a um bolo cozinhado numa forma de buraco, também conhecidas como formas de chaminé. Pois é! A maioria dos bolos que fazemos, de iogurte, de laranja, de chocolate, de limão, de mel e azeite.... são todos Bundt Cakes. Mas para a história fica o nome Bundt que foi registado pelo marca Nordic Ware, e que associamos sempre a estas formas fantásticas que tornam um simples bolos numa verdadeira obra de arte.
De um momento para o outro passamos todos - eu incluída - a fazermos Bundt Cakes, em vez de simples bolos de limão ou laranja. E as formas Nordic Ware entraram definitivamente na moda e nas cozinhas de alguns de nós.
Porque tem sido uma pergunta frequente, posso dizer que a minha primeira Nordic Ware veio de Cambridge, encomendada à minha irmã. Não as encontrava por cá, e os portes ficavam caríssimos. Depois descobri um site espanhol que entregava em pouco mais de 24 horas e cujos portes eram gratuitos acima de um determinado valor. Mais tarde fiquei finalmente a saber que já as podia comprar aqui em Coimbra na Baking Day, uma loja de artigos para bolos e cake design, da simpática Carla. E entretanto surgiu a lecuine. Uma loja online em www.lecuine.pt, onde existem estas lindas formas e mais uma mão cheia de coisas lindas e de excelente qualidade. E pronto. Espero que assim responda às vossas questões acerca de Bundt Cakes, e das formas Nordic Ware, que fazem os bolos mais simples do mundo parecerem maravilhosos! 
E como hoje é dia do Bundt Cake (se quiserem posso antes dizer dia do Bolo com Buraco!) aqui fica a minha versão, num aromático bolo de abóbora e especiarias que fez as delícias de quem o provou.
E a minha sugestão? Se puderem façam um bolinho para o jantar de hoje!

Quanto aos workshops, não se esqueçam.  
Dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.




Ingredientes:

200g de abóbora cozida (bem escorrida) e em puré
4 ovos
1 + 1/2 chávena de açúcar mascavado
2 + 1/2 chávenas de farinha
150g de manteiga
3 colheres de chá rasas de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre
1/2 colher de chá de cravinho
1/2 colher de chá de noz moscada

Preparação:

Na batedeira ou robot de cozinha coloque a manteiga com o açúcar. Misture bem e adicione os ovos, a abóbora em puré e as especiarias. Misture até obter uma massa homogénea.
Adicione depois a farinha e o fermento e envolva bem.
Unte uma forma com buraco e coloque a mistura preparada.
Leve ao forno previamente aquecido a180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar.
Depois de frio polvilhe com um pouco de açúcar em pó!


Bom Apetite!

Compota de Pêra com Passas e Vinho do Porto


Cá em casa continua alguma azáfama para os presentes de comer para oferecer no natal. E como é habitual, estes presentes ganham uma vida própria... Não estava a contar fazer compota de pêra, mas uma oferta da dos cunhados Rita e Tó, fez com que me visse a braços com muitas pêras e bem madurinhas, a precisarem de ser consumidas rapidamente e de alguma forma.
Se algumas o meu pequeno António se deliciou a comê-las, ainda sobravam muitas, com uma validade reduzida. Foi por isso que rapidamente preparei um simples doce. Inicialmente apenas era para lhe juntar umas nozes ou amêndoas, mas após uma “sondagem” do facebook do blogue, houve alguém que me deu uma ideia melhor. (Obrigada Paula!!!)
E assim foi. Em vez de nozes ou amêndoas, a compota ganhou uma nova vida, com o aroma do vinho do porto e a doçura das passas. E ficou maravilhoso.
Nesse tarde até houve crepes para o lanche barrados com um pouco de compota de pêra - um pedacinho que já não cabia nos frascos que estão ali alinhados para oferecermos este natal!
Continuam as ideias para os cabazes e algum aproveitamento com aquilo que nos vem parar generosamente a casa.
E por aí? Já começaram a preparar Presentes de Comer?

E por falar em Presentes de Comer - Dia 1 de Dezembro vou voltar ao Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.

E dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt. E o tema?  “Receitas para mesas de Festa”!

Ingredientes para 4 frasquinhos

1 kilo de pêras descascadas e se caroço
650g de açucar
150ml de vinho do porto
100g de uvas passas

Preparação:

Leve um tacho ao lume com a pêra partida em pequenos pedaços e o açúcar. Envolva bem e leve ao lume. Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até o doce ter atingido o ponto desejado (ponto de estrada). Com uma varinha mágica triture o doce. Adicione o vinho do porto e as passas e leve novamente ao lume deixando depois ferver, em lume brando apenas 2 minutos. 
Retire a compota e coloque-a ainda quente em frascos bem esterilizados e de preferência também quentes. Feche de imediato e vire-os de cabeça para baixo cerca de 30 minutos, para que ganhem um vácuo natural.
Rotule e decore a gosto.


Bom Apetite!

“Pizza” Quesadillas (receita também em video)


Há dias em que não há grande vontade de fazer jantar. Normalmente ao sábado, depois de uma tarde mais agitada, brincadeiras com os miúdos, bricolages aqui por casa e sempre as muitas arrumações. Se não houver nada combinado com os amigos, se não aparecer ninguém e combinarmos um lanche ajantarado em minutos, se estivermos mesmo numa daquelas tardes caseiras, em que está frio lá fora, o jantar acaba muitas vezes a ser sopa e “coisas”. As “coisas” são qualquer preparação culinária rápida. Uns ovos mexidos com qualquer coisa ou uma omelete. Umas “tapas”, umas tostas, um aproveitamento de algumas sobras em “pataniscas”, empadinhas ou quiches sem massa. Na falta de qualquer uma destas coisa improvisa-se com o que há na despensa. Se houver tortilhas, as quesadillas são uma das nossas opções ocasionais.
E improvisam-se recheios também com o que há. Esta é a versão de quesadilla com sabor a pizza - que é difícil de lhe resistirmos.
Com o fim de semana a chegar, e cada vez mais afazeres por causa do natal é provavelmente uma boa solução, com uma sopa quentinha e aromática.
Para os que acham que é uma complicação fazer tal coisa, há um video que prova a rapidez e a simplicidade da receita.
Um excelente fim de semana a todos!



Falando de Workshops:
No Porto, dia 19 já está esgotado! Mas parece que dia 1 de Dezembro vou voltar ao Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.

E dia 26 de Novembro vou voltar à Colher de Chá, em Ovar - Furadouro. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt. E o tema “Receitas para mesas de Festa”.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tortilhas de trigo (ou wraps)
4 fatias de fiambre
75g de queijo mozarella ralado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
folhas de manjericão fresco q.b.

Preparação:

Barre as tortilhas de trigo com a polpa de tomate. Numa delas coloque as fatias de fiambre, cubra com o queijo ralado e disponha as folhas de manjericão. Cubra com a outra tortilha e cuidadosamente leve a cozinhar numa frigideira anti aderente já quente até que a tortilha fique “crocante” e o queijo derretido. Vire-a com a ajuda de uma espátula e deixe-a cozinhar do outro lado. Retire e corte-a em quartos.


Bom Apetite!

Imprimir