31 outubro, 2018

Galão de Abóbora e Especiarias


Foi por acaso que descobri esta receita, numa conta que sigo no instagram, e que era  uma recriação caseira e com melhores ingredientes de uma versão de Pumpkin “Latte”, que aparentemente existe no Starbucks nesta altura do ano. (Não sei se existirá em Portugal, mas pelo menos nos EUA). Achei curioso e como tinha acabado de assar abóbora e tinha os ingredientes em casa, pareceu-me uma óptima bebida para me aconchegar numa tarde fria de trabalho ao computador. E ainda bem que o fiz. É realmente deliciosa e reconfortante. A receita que vi não levava tantas especiarias, nem especificava como era feito o puré de abóbora, mas fica aqui tal e qual como fiz. E é tão delicioso, que já fiz mais umas quantas vezes.
Uma maneira diferente de utilizar as abóboras, e que nunca me teria lembrado.
Vale a pena experimentar, nesta época do ano em que abundam as abóboras.

Tema: Receitas quentes para Dias Frios

Lisboa - 10 de Novembro - 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com


Ingredientes para 2 pessoas:

500ml de leite ou bebida vegetal (usei leite de amêndoas)
3 colheres de sopa de puré de abóbora e especiarias*
2 cafés expresso
canela q.b. para servir

*Puré de Abóbora e Especiarias:
250g de abóbora butternut cozida a vapor ou assada
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de café de noz moscada
1 colher de café de cardamomo
1/2 colher de café de cravinho em pó
1 colher de sopa bem cheia de açúcar (usei açúcar de coco)

Preparação:

Comece por preparar o puré de abóbora. Num copo da varinha mágica coloque a abóbora assada ou cozida, as especiarias e o açúcar e triture bem. Retire e reserve.
Coloque depois o leite de amêndoa bem quente num copo da varinha mágica ou liquidificadora. Junte 3 colheres do puré de abóbora preparado - guarde o restante numa caixa hermética no frigorífico para outro dia - e junte os cafés. Triture bem até obter uma mistura homogénea e com bastante espuma.
Divida pelos copos ou chávenas e polvilhe com um pouco mais de canela.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!


30 outubro, 2018

Sopa de Courgete e Tomate com Bruchetas de Tomate


O outono finalmente chegou. Ainda bem para mim, que gosto mesmo muito deste tempo, de mantas, robes, casacos, pantufas e lareira acessa. O frio, a chuva e todas as restantes coisas maravilhosas: marmelos, abóboras, castanhas, nozes, romãs, uvas, clementinas, tangerinas e afins. E chá quente. Muito chá quente.
Os dias são também mais pequenos - também gosto!, e sabem ainda melhor comidas de forno, estufados quentinhos e outras comidas de tacho. Como a sopa.
Esta que vos trago hoje é, para mim, uma agradável supresa. Poucos ingredientes e muito sabor. Fez as maravilhas de todos os que as provaram no último workshop, das receitas sem carne nem peixe, e achei por bem, partilhar aqui também, para que fiquem curiosos de estar presentes nos proximos workshops. Como o frio finalmente chegou, o tema é agora de receitas quentes para dias frios. E no dia 10 de Novembro e já em Lisboa. (O pessoal do Norte lá terá de esperar até dia 24 de Novembro para o mesmo tema! ) 

Tema: Receitas quentes para Dias Frios

Lisboa - 10 de Novembro - 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com


Ingredientes para 4 pessoas:

Sopa:
1 courgete média
1 tomate grande maduro
1 cebola pequena
sal q.b.
1 colher de sopa de azeite
água q.b.
coentros frescos para servir

Bruchetas:
4 fatias de pão de
2 tomates
8 azeitonas pretas
2 colheres de sopa de coentros picados
sal e pimenta q.b.
vinagre balsâmico q.b.
Azeite q.b.


Preparação:

Comece pro preparar a sopa: lave e corte a courgete em pequenos pedaços. Pele o tomate e corte-o em pequenos pedaços, e descasque a cebola cortando-a em quartos.
Leve uma panela ao lume com o azeite e junte a courgete, o tomate e a cebola, deixando refogar um pouco. Acrescente depois a água, apenas para cobrir os legumes, tempere de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.
Triture depois com a varinha mágica até ficar com um creme homogéneo. Rectifique de sal e sirva quente com umas folhinhas de coentros frescos.
Para as bruchetas:
Lave os tomates e corte-os em cubinhos. Corte também as azeitonas em pedaços. Coloque tudo numa taça e tempere com os coentros frescos picados, azeite, vinagre balsâmico e sal e pimenta a gosto. Misture bem.
Entretanto,torre ligeiramente as fatias de pão. Regue-as depois com um fio de azeite e coloque-lhes a mistura de tomate.
Sirva com a sopa para uma refeição ligeira.


Bom Apetite!

29 outubro, 2018

Entrecosto de Porco Preto Assado com Batatinhas


As coisas simples são muitas vezes as melhores. Às vezes complicamos sem necessidade, quando a solução passa mesmo por simplificar. Tantas vezes que não há necessidade de grandes floreados para tudo correr bem. Mas nós, agarrados a tantos sentimentos, estigmas, e ideias, fazemos demais demais, pensamos demais, complicamos demais, quando bastava manter tudo numa base de simplicidade e naturalidade.
É assim tantas vezes nas nossas vidas. “Mascaramos” as coisas demais, Não dizemos as coisas como queremos tantas vezes com receios infundados do que os outros vão pensar ou vão dizer. Preocupamo-nos demais com a opinião de terceiros acerca da maneira como nos arranjamos, do que gostamos de fazer, do estilo de vida que levamos, das nossas opiniões e vivências.  Tantas vezes que nos escondemos atrás de máscaras e sorrisos tímidos e não deixamos que os outros nos vejam na nossa essência, ou não queremos que nos vejam na nossa essência para não sermos julgados... E também nos esquecemos de todas as vezes que julgamos os outros porque não pensam como nós, não fazem como nós. No fundo às vezes falta-nos um bocadinho de simplicidade nos nossos sentimentos e nas nossas vidas, e complicamos sem necessidade.
Um dos “exercícios” que tenho tentado fazer é tornar os meus dias mais harmoniosos. Deixar de perder tempo com o que não vale a pena, focar-me no que me interessa, ter tempo para o que realmente conta, dar importância às opiniões e pessoas que realmente se importam comigo (connosco) e tentar deixar de lado tudo o que não seja positivo, tudo o que não me traga felicidade, tudo o que não contribua para tornar os meus dias mais felizes, mais positivos e mais completos. Basicamente focar-me no que realmente interessa... e que na maioria das vezes são, as coisas mais simples do mundo.
E simplicidade por simplicidade, aqui fica esta receita com 3 ingredientes, que resume que para ser bom, não é preciso complicar. 

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios

Lisboa - 10 de Novembro - 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de entrecosto de Porco Preto (é importante que seja entrecosto de porco preto!)
20 batatinhas novas com pele
sal marinho q.b.

Preparação:

Numa pirex ou caçarola com tampa, coloque o entrecosto numa só camada. Faça de pois cortes nas batatinhas, cortando-as em fatias, mas sem ir até ao fundo, e coloque à volta do entrecosto. Tempere tudo com sal e tape. Se usar um pirex ou tabuleiro sem tampa, tape bem com papel de alumínio.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 1h20.
Sirva depois com legumes salteadas, assados ou uma salada verde variada.


Bom Apetite!

26 outubro, 2018

Biscoitos de Aveia e Amêndoa com Pasta de Tâmara


Estas bolachinhas são uma autentica delicia, e esta semana é a segunda vez que as faço. Ninguém diz que não levam açúcar refinado, e portanto serão sempre uma melhor alternativa para os snacks dos miúdos (e também os nossos!) e sempre dá para variar da fruta, iogurtes e afins.
Se não quiserem usar ovo - para pessoas alérgicas, por exemplo, basta juntar um bocadinho de água, duas colheres de sopa à massa, e ficam igualmente bem.
Cá em casa têm sido um sucesso, nas suas variantes - com avelãs ou sementes de girassol em vez das amêndoas, e com um bocadinho de cacau na massa, e até com passas em vez de pasta de tâmaras.
Espero que gostem. E bom fim de semana!!

ingredientes para 12 a 16 bolachinhas:

150g de flocos de aveia finos
80g de amêndoa com pele (podem substituir por avelãs ou sementes de girassol)
25g de linhaça moída
80g de pasta de tâmara
1 ovo
1 colher de chá de canela
40g de óleo de coco ou manteiga

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou picadora, e triture até obter uma mistura que se assemelha a migalhas finas, mas que ao apertar seja possível moldar as bolachas com mãos.
Faça depois bolinhas com a massa e achate para formar as bolachas. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, e leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Guarde depois de frias numa caixa hermética.


Bom Apetite!

25 outubro, 2018

Pernas de Coelho Assadas com Tubérculos de Outono


Já aqui vos tinha falado da campanha europeia para promover e incentivar o consumo de carne de coelho. E nesse âmbito, e em parceria com a ASPOC, voltei a preparei uma receita com carne de coelho, que aqui gostamos bastante e os miúdos comem com agrado. Até a pequena Benedita já começou a comer e gosta bastante. A carne de coelho é óptima e aconselhada também no início da introdução alimentar. E este é apenas mais um motivo para a introduzirmos nas nossas refeições semanais, para variarmos da carne de aves, porco e vaca.
Desta vez foram apenas uma perninhas carnudas que assei no forno, com batata doce variada, cebola e cenoura. As perninhas ficaram deliciosas e suculentas. Uma verdadeira refeição de Outono.

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:

4 perninhas de coelho
2 batatas doce roxas
1 batata doce amarelo 
2 cebolas roxas pequenas
2 cenouras
1 cabeça de alho
1 pernada de tomilho fresco
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
azeite q.b.
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de tomilho seco

Preparação:

Descasque as batatas e as cenouras e corte-as em cubos. Descasque as cebolas e corte-as em quartos. Coloque tudo numa assadeira ou tacho de barro com tampa. Tempere com sal, pimenta, a folha de louro, o tomilho fresco e regue com um fio de azeite. Junte depois a cabeça de alho aberta ao meio.
Tempere depois as pernas de coelho com sal, pimenta, o tomilho seco, o colorau e regue com um fio de azeite. Disponha as pernas de coelho sobre as batatas e tape a assadeira ou o tacho de barro com a tampa ou, na falta deste, com folha de papel alumínio.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora, até o coelho estar sucilento e as batatas e cenouras macias. Se quiser o coelho mais tostado, retire o papel de alumínio ou tampa e deixe a tostar uns minutos antes de servir.


Bom Apetite!

24 outubro, 2018

Salada de Abóbora Assada e Frango com Espinafres


Há sempre imensas dúvidas quando falo das minhas pré preparações das refeições da semana (aquilo que vulgarmente chamo meal prep). Não se trata de cozinhar refeições para toda a semana à segunda feira, mas sim de pré preparar algumas coisas para que preparar o jantar seja mais simples e rápido. E sim, às vezes posso cozinhar algumas coisas...
Esta semana a minha pré preparação teve direito a abóbora, batata doce e pimento assado, assim como 1/2 frango caseiro assado. Fazer sopa e preparar romã. Na segunda feira jantámos caril de lentilhas que tinha feito em maior quantidade há uns tempos atrás, e do qual tinha congelado uma parte. Com sobras de arroz e legumes do fim de semana o jantar ficou resolvido. Para o jantar de terça feira, foi muito simples, porque tinha a pré-preparação feita. A abóbora assada e guardada em cubos, assim como o frango assado e já desfiado. Para o jantar, juntou-se isso tudo, com espinafres baby e mais umas coisas, e assim foi.
Segue a receita, simples, colorida e a chamar o outono. E assim gastam-se também as abóboras que não servem só para doces e sopa (e são muito nutritivas e baixas em calorias!)

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 pessoas:

50g de espinafres baby frescos
250g de frango assado e desfiado
1/2 abacate
2 colheres de sopa de azeitonas pretas
1/2 abóbora manteiga (butternut) assada
sementes de abóbora q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Corte a abóbora e o abacate em cubos e coloque numa travessa. Junte as azeitonas em cortadas ao meio, os espinafres baby e o frando desfiado. Tempere com um pouco de sal, pimenta e azeite e envolva bem.
Por cima disponha as sementes de sésamo.
Sirva de imediato.

Nota: Para assar a abóbora, simplesmente cortei ao meio e retirei as sementes. Coloquei num tabuleiro e reguei com um fio de azeite e deixei assar até a abóbora estar macia, cerca de 1 hora, em forno pre aquecido a 180ºC. Depois de fria, guardei no frigorífico, numa caixa hermética. Antes de servir basta retirar a casca e cortar conforme necessário, ou até reduzir a puré.


Bom Apetite!

23 outubro, 2018

Carbonara de Penne com Chouriço e Rúcula


Nada melhor do que simples refeições para todos os dias. Daquelas que não precisamos de pré preparar, e que se fazem em pouco mais de 10 minutos, neste caso, pouco mais do que o tempo de cozinhar uma massa.
Nos dias (ou melhor, nas semanas) em que por qualquer motivo não consigo pre preparar as minhas refeições da semana, tenho sempre de optar por coisas muito rápidas, porque muitas vezes e com os 3 miúdos em casa, acabo a cozinhar com ela ao colo, e eles de roda de mim... Toda a gente sabe como os finais de dia, sozinha com crianças em casa podem ser difíceis.
Num destes dias lá calhou sair uma massa, que terminei com rúcula do nosso jardim, que continua a crescer cada vez mais. Claro que a rúcula foi só para os crescidos, que os mais pequenos parecem estar numa “greve” a coisas verdes!
E se não quiserem utilizar chouriço? Sobras de carne ou frango assado também fica bem!


Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 6 pessoas

400g de penne
1 chouriço de qualidade
100g de queijo cheddar  (podem usar parmesão também ou queijo da ilha)
3 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Rúcula q.b.

Preparação:

Coza a massa em água a ferver temperada de sal. Entretanto leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente o chouriço em rodelas e deixe fritar até ficar dourado.
Rale o queijo cheddar e coloque-o numa taça. Bata os ovos, muito bem batidos e misture-o no queijo temperando a gosto com um pouco de pimenta. Reserve.
Assim que a massa estiver cozinhada, escorra-a e guarde cerca de 100ml de água da cozedura da mesma.
Devolva a massa à panela (já sem água) onde a cozer e envolva-a bem com o chouriço frito. Junte a água que reservou da cozedura da massa à mistura de ovo e queijo, misture bem, e misture tudo com a massa ainda quente - mas o lume desligado). Envolva bem até o queijo começar a derreter e o ovo a cozinhar com o calor residual, e formar um molho cremoso. (A água ajuda a envolver e a soltar a massa!)
Sirva de imediato com a rúcula por cima.


Bom Apetite!

22 outubro, 2018

Queques de Chocolate, Cenoura e Laranja


Sabe sempre bem passar um fim de semana em casa. Há tempo para brincar com os miúdos, de cozinhar coisas diferentes, de organizar coisas, de fazer uma ou outra bricolage.
Este fim de semana não foi diferente dos outros que passamos em casa... Os miúdos quiseram panquecas para o pequeno almoço e fazer bolinhos. E houve tempo para receber amigos e fazer um lanche ajantarado, para um almoço de domingo demorado e ainda para ir ver a Tia Bela, que gosta sempre de receber a nossa visita e dos meninos que crescem sempre muito, principalmente para quem os vê de mês a mês...
E do fim de semana começamos por partilhar os nossos queques de chocolate, cenoura e laranja, que estavam deliciosos!

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 12 queques:

120g de cenoura
70g de açúcar mascavado (usei açúcar de coco)
raspa da casca de 1 laranja
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
50g de cacau em pó (usei cacau cru em pó)
40g de chocolate 70% partido em pequenos pedaços
3 ovos
50g de manteiga

Preparação:

Na picadora ou robot de cozinha pique finamente a cenoura previamente descascada e cortada em pedaços. Coloque depois num tacho e leve ao lume juntamente com o açúcar e a raspa de laranja. Deixe cozinhar em lume brando, para o acúcar derreter e cozinhar um pouco  a cenoura, cerca de 5 minutos.
Retire depois do lume e coloque numa taça. Junte depois os ovos e a manteiga derretida e bata bem com uma colher de pau ou vara de arames. Junte depois o cacau, a farinha e o fermento e misture bem. Finalmente acrescente o chocolate picado.
Forre depois um tabuleiro de queques com forminhas de papel e divida a mistura pelas forminhas (a mistura fica grossa!).
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. (Teste com um palito antes de os retirar do forno!)
Retire de deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

19 outubro, 2018

Panquecas de Espelta com Banana Caramelizada


Receitas de panquecas nunca são demais. E quando chegam as manhã mais frescas as panquecas ainda sabem melhor. Estas têm um dos meus “toppings” favoritos, que são as bananas caramelizadas e maple syrup (que podem substituir por mel)  numa combinação que nunca fica mal. Cá em casa, em dias gulosos e especiais, ainda juntamos um bocadinho de natas ácidas para servir, mas é completamente opcional, e se preferirem podem sempre juntar um bocadinho de iogurte.
É uma receita gulosa para pequenos almoços especiais e lanches de dias frios . E agora já só consigo pensar nelas!

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:

75gr de farinha de espelta
1 colher de chá Bicarbonato de sódio
1 colher de chá Fermento em pó
1 colher de sobremesa de açúcar de coco ou mascavado
1 colher de sobremesa  Vinagre Vinho Branco
25ml óleo de coco ou manteiga
125ml bebida vegetal de aveia  ou leite

Para servir:
Bananas
1 colher de sopa de óleo de coco
maple syrup ou mel
natas ácidas


Preparação:

Numa taça junte a farinha, o bicarbonato , o fermento e o açúcar e misture bem. Junte depois o vinagre, o óleo e a bebida vegetal e misture bem até formar uma massa líquida e homogénea.
Leve depois uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem. Coloque colheradas de massa e vire com uma espátula quando terminar de fazer bolhas. Deixe depois cozinhar do outro lado até ficarem douradas.
Repita até esgotar a massa e reserve.
Entretanto descasque as bananas e corte em rodelas. Leve-as depois a caramelizar numa frigideira com óleo de coco até ficarem macias.
Sirva as panquecas com a banana caramelizada um pouco de natas ácidas e maple syrup ou mel.


Bom Apetite!

18 outubro, 2018

Abóbora Recheada com Bacalhau


No cabaz aparecem agora as abóboras, as couve e espigos e as batatas doces. Já há marmelos e romãs e os primeiros diospiros devem estar a chegar.
Se antes não era grande fã de abóbora e esta servia apenas para duas ocoisas: compotas e sopa, agora dou-lhe muitas outras oportunidades: em puré para comermos com carne, por exemplo, salteada em cubinhos e em saladas, em caril, assada juntamente com outros legumes também como acompanhamento,  em puré para usar em massa de bolos, tartes, bolachas e panquecas e assim recheada, desta vez com bacalhau, numa versão mais exótica mas igualmente saborosa só para ser diferente.
A abóbora assada, principalmente as variedades manteiga (butternut) e hokkaido, são realmente muito boas, adocicadas e uma verdadeira surpresa para quem nunca experimentou! Aconselho. Podem assar a abóbora e guardar alguns dias numa caixa hermética no frigorífico. E é também deliciosa com queijo, para uma versão, sem carne nem peixe.

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 pessoas:

1 abóbora manteiga pequena
250g de migas de bacalhau demolhadas
1 cebola 
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
pimenta q.b.
50ml de leite de coco
queijo ralado q.b.

Preparação:

Abra a abóbora ao meio, no sentido do comprimento e, com a ajuda de uma colher retire as sementes. Coloque a abóbora num tabuleiro, com a parte cortada virada para cima, regue com um fio de azeite e leve a assar, em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos, ou até a abóbora estar macia e ligeiramente dourada e tostada.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar com um pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Deixe alourar e junte o bacalhau. Envolva bem, deixe estufar e tempere com um pouco de pimenta e com o leite de coco.
Deixe levantar fervura.
Retire a abóbora do forno e recheie as concavidades das sementes com o bacalhau, e disponha também um pouco do mesmo sobre o resto da abóbora. Cubra com o queijo ralado.
Leve novamente ao forno aquecido a 180ºC, apenas para gratinar o queijo.
Sirva de imediato com uma salada verdes.


Bom Apetite!

17 outubro, 2018

Batata Doce Assada com Recheio de Frango e Alho Francês


Esta semana o frigorífico estava cheio de pequenas coisas que precisavam de ser aproveitadas. Assim, a prioridade foi dar uma nova vida a todos os restinhos que estavam por lá. Sobras de arroz, de queijo, de farngo, de bacon, de natas acidas. Tudo foi transformado em refeições para os primeiros dias da semana, que complementei com as coisas que vieram no cabaz.
O arroz cozido, juntamente com atum e molho de tomate 7 vegetais que fiz no verão e ainda tenho na despensa, e o queijo, deu origem a um empadão de arroz e atum. E o frango, depois de desfiado, deu um recheio muito saboroso, e que aqui comemos com batata doce, mas que podia servir para uma quiche, para empadas, para comer com massa ou até rechear crepes e canelones.
A transformação de sobras é assim mesmo. Fica a ideia.

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:

1 chávena de carne de frango cozinhada e desfiada
50g de bacon
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
2 alhos franceses pequenos
50g de natas ácidas (2 colheres de sopa cheias)
4 batatas doce assadas inteiras com casca


Preparação:

Corte o bacon em cubinhos pequenos e leve-os a alourar numa frigideira com um pouco de azeite. Corte o alho francês em rodelas finas e lave bem para retirar impurezas, e junte ao bacon, deixando murchar. Junte depois o frango desfiado, envolva bem e retifique de sal e pimenta deixando estufar uns minutos. Finalmente junte as natas, envolva bem, deixe levantar fervura e desligue o lume.
Para servir retire a casca às batatas doce e abra-as ao meio, de modo a fazer uma concavidade. Divida depois a mistura de frango pelas batatas e, se quiser polvilhe com um pouco de sal ou outra erva fresca a gosto.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

16 outubro, 2018

Pizza de Figos, Queijo de Cabra e Rúcula


Por aqui ainda continuam a chegar os figos. Já fiz uma compota deliciosa, usando a receita já publicada aqui no blogue de Doce de Figos com Vinho do Porto, mas como já não tinha vinho do porto, acabei por fazer com Moscatel, e ficou maravilhoso - acho que ainda melhor! Mas entretanto a figueira continua cheia e a dar, e de cada vez que passamos por lá, trazemos novo carregamento.
Talvez não durem muito mais tempo, que o Outono a chegar em força dá lugar a outras coisas, e por aqui já começam a aparecer romãs e beterrabas e batata doce roxa, e por isso, para nos despedirmos dos figos uma pizza de figo e queijo de cabra com rúcula do jardim.
Por aqui achamos delicioso. E por aí, também gostam desta combinação?

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto - 27 de Outubro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 Pizzas:

Ingredientes para a massa da Pizza

250g de farinha (talvez um bocadito mais!)
7g de levedura seca
2dl de água morna
2clh sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:

Desfaça a levedura na água morna e junte um pouco de farinha. Deixe levedar 10 minutos.
Peneire a restante farinha. Junte o sal, o azeite e o fermento e bata muito bem até obter uma massa fofa que se despegue da tigela. Se necessário junte mais farinha até ficar com a consistência desejada.
Faça uma bola, cubra com um pano e deixe levedar em lugar ameno cerca de uma a duas horas.

Ingredientes para o molho de tomate:

1 lata de tomate pelado
1 cebola média
2 dentes de alho
sal q.b.
azeite q.b.
oregãos q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, sem queimar, junte o tomate pelado cortado em pedacinhos, e deixe levantar fervura. Tempere com sal e oregãos e com um pouco de polpa de tomate. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos.
Recheio:

14 figos frescos 
200g de queijo de cabra
1 bola de mozarella fresca
25g de rucula selvagem

Preparação: 

Estique a massa de pizza e coloque-a num tabuleiro redondo ou num prato de pizza que possa ir ao forno. Cubra o fundo da pizza com o molho de tomate (mas sem exagero) e espalhe a mozarella previamente cortada em rodelas.
Coloque depois os figos  frescos cortados em quartos. Corte depois o queijo de cabra em fatias finas e espalhe sobre a pizza.
Leve a pizza ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixe cozinhar cerca de 12 minutos até a massa estar cozida e o queijo fundido.
Retire a pizza do forno e coloque a rucula selvagem. Regue com um fio de azeite e sirva partida em fatias.


Bom Apetite!