31 julho, 2019

Carne Assada Lentamente com Batatas assadas com Alho, Alecrim e Louro


Há receitas que são sempre um sucesso para quando somos muitos. Um aniversário, um jantar volante e até celebrações de dias especiais, quando gostamos de fazer tudo em casa.
Faço esta receita com algumas variantes: podem usar carne de porco, peru ou até borrego. E o facto de a desfiarem trás uma enorme vantagem. Perfeito para refeições volantes, o que acontece quando somos muitos e não conseguimos sentar toda a gente, e também em festas no jardim, porque em vez de servir a carne com as batatas, servimos em pãezinhos, e a carne pode perfeitamente ser preparada com antecedência.
A finalizar este Julho estranho, uma receita de forno!

Ingredientes para 6 pessoas:

1 pá ou cachaço de Porco
2 colheres de sobremesa de pimentão fumado
sal marinho q.b.
2 colheres de sobremesa de oregãos secos

Preparação:

Coloque a peça de carne num tabuleiro que possa ir o forno e tempere com o sal e o pimentão fumado, esfregando sobre toda a carne. Por cima coloque os oregãos. Sem adicionar nenhum líquido - não é necessário  - tape bem o tabuleiro com papel de alumínio e leve a assar, em forno pré aquecido a 160ºC durante 2h30.
Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio, aumente o forno para s 180ºC e deixe cozinhar mais 30 minutos.
Retire a carne e deixe repousar uns minutos antes de a desfiar com a ajuda de dois garfos e sirva com as batatas assadas.

Batatas  Assadas:

1kg de batatas
2 cabeças de alho
alecrim q.b.
2 folhas de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas e corte-as em cubos não muito grandes.
Coloque as batatas numa assadeira e tempere com sal e pimenta, azeite, o louro e o alecrim e junte as duas cabeças de alho apenas partidas ao meio. Envolva bem. 
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC até que as batatas fiquem douradas.
Sirva com a carne assada.


Bom Apetite!

30 julho, 2019

O meu Arroz de Feijão


Mais uma receita simples, daquelas que nunca me lembraria de colocar aqui, mas que me pedem repetidamente. Quando na semana passada fiz arroz de feijão para acompanhar uma carne grelhafa e publiquie a foto nas redes sociais, foram imensas as pessoas a pedirem uma receita infalível e deliciosa de arroz de feijão. 
Por aqui não me costuma sair mal. E cada vez mais percebo a importância de partilhar as receitas mais simples, que nem nos lembramos de partilhar, por acharmos que são demasiado básicas.
Parece que vos interessam. Por isso aqui estão elas!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 cebola 
2 dentes de alho
1 folha de louro
1/2 chouriço em rodelas
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
300g de feijão vermelho cozido
picante q.b. (opcional)
1 chávena de arroz carolino
vinagre q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite, a cebola e os alho picados, a folha de louro e o chouriço em rodelas, Deixe refogar até a cebola estar murcha. Acrescente depois o feijão cozido e envolva bem no refogado. Acrescente 4 chávenas de água e tempere de sal, pimenta e com um pouco de piri-piri. Deixe levantar fervura e acrescente 1 chávena de arroz carolino. Envolva bem o arroz e deixe cozinhar, em lume brando e com o tacho aberto, mexendo de vez em quando.
Quando o arroz estiver aberto, e o arroz ainda caldoso, desligue e acrescente um esguicho de vinagre. Envolva tudo e sirva como acompanhamento de carnes grelhadas ou de pataniscas.


Bom Apetite!

29 julho, 2019

Frango Estufado com Ervilhas e Cogumelos e Noodles de Batata Doce


Segunda feira. Agosto à porta. A escola dos miúdos quase a acabar. O tempo que está estranho e dá para fazer poucos planos porque ora chove, ora faz calor. Eu na reta final de um trabalho. Nós sem planos para metade das nossas férias e sem cabeça para sequer pensar nisso. Rotinas habituais quase tudo em modo “piloto automático”.
Vai daí que sai um frango estufado para o jantar - que foi teve direito a sobras para nem ter que pensar no almoço do dia seguinte. Básico mais básico não há!
E finalmente a usar os noodles de Batata Doce que comprei no Supermercado Chen do Martim Moniz. 

Ingredientes para 4 pessoas:

1kg de frango partido em pedaços e sem pele (usei pernas e coxas)
azeite q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 chávena de ervilhas congeladas
150g de cogumelos laminados
100ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1/2 colher de chá de cravinho
1/2 colher de chá de cominhos
100g de noodles de batata doce (podem usar noodles de arroz)

Preparação:

Pique a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite e juntamente com a afolha de louro. Junte depois o frango em pedaços e tempere com sal, pimenta, os cominhos e o cravinho e o vinho branco. Deixe estufar cerca de 20 minutos. Junte depois  os cogumelos e as ervilhas e deixe estufar mais uns 15 minutos, em lume brando,  até o frango estar macio. 
Acrescente depois água e retifique os temperos. Deixe levantar fervura e  acrescente os noodles de  batata doce e deixe cozinhar cerca de 8 minutos até que estejam macios.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

26 julho, 2019

Tarte de Chocolate, Caramelo e Amendoim


Andei dias a pensar nesta tarde. A combinação pareceu-me obvia ao olhar para um chocolate Snickers na fila da caixa do supermercado. Voltei para trás, comprei chocolate e amendoins e natas para o caramelo.  E aguardei que chegasse o dia de a fazer. 
A receita construiu-se na minha cabeça e depois foi só misturar os ingredientes e chegar ao resultado final. Aconteceu fazer duas: uma para levar para um jantar em casa dos meus cunhados, e outra para logo no dia seguinte ser a sobremesa num almoço cá em casa.
Foi aprovada por todos. Muito elogiada. Mas na verdade tem tudo para agradar aos gulosos.
Fiquei logo incumbida de fazer outra. Hoje volta a sair da cozinha.
Espero que também saia das vossas.

Ingredientes:

Massa:
100g de açúcar em pó
2 gemas
300g de farinha
125g de manteiga
4 colheres de sopa de leite

Recheio:
150g de amendoins torrados (usei sem sal, mas podem usar amendoim salgado)
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim 100% amendoim

Cobertura:
200g de chocolate 70% cacau
1 colher de sobremesa de óleo de coco
Pétalas de rosas secas (opcional)
britlle de amendoim triturado (caramelo seco com amendoim) opcional

Preparação:
No robot de cozinha coloque o açúcar em pó, a manteiga, as gemas, a farinha e o leite e ligue-o, deixando-o a trabalhar até que se forme uma massa homogenea e uniforme. Se não tiver robot de cozinha, deverá colocar a farinha, o açúcar e as gemas numa taça, abiri uma cova ao meio e adicionar as gemas, o leite e a manteiga em cubos pequenos e ir amassando com as mãos até obter uma massa lisa e homogénea. 
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa (ou formas de tarteletes individuais). Como a massa fica um pouco mole e é um pouco difícil de estender com o rolo, eu prefiro forrar à mão a tarteira, mas no caso de usarem rolo experimente esticar a a massa entre duas folhas de papel vegetal.
Depois da tarteira forrada com a massa, leve-a a cozinhar, cerca de 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC. Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme depois cuidadosamente a tarte e coloque no prato de servir.
Depois do caramelo pronto e arrefecido, junte-lhe a manteiga de amendoim e os amendoins torrados e envolva bem.
Recheie a massa da tarte previamente feita, alisando a superfície.
Derreta depois o chocolate com o óleo de coco durante cerca de 90 segundos no microondas, mexendo o chocolate a cada 30 segundos. Mexa bem até que o chocolate fique liso e macio.
Verta cuidadosamente o chocolate sobre o caramelo da tarte. alisando cuidadosamente a superfície. Com o chocolate ainda por solidificar polvilhe com as decoração a gosto (eu coloquei as pétalas de rosa desidratadas e o caramelo de amendoim triturado).
Leve ao frigorífico até o chocolate solidificar.
Sirva em fatias.


Bom Apetite!

25 julho, 2019

Pirâmides de Chocolate


Desde a festa de final de ano na escola dos miúdos que acabei com um saco cheio de sobras de bolos (tipo bolo de iogurte, de maçã e de chocolate) no congelador. Guardei-os porque sabia que as Pirâmides de Chocolates eram feitas com sobras de bolos, e lembrei-me que poderia aproveitar essas mesas sobras para isso. Assim foi.
Entretanto lá chegou o dia de colocar mãos à obra e de fazer as pirâmides. Não valia a pena andar à procura de receitas por blogues e sites duvidosos e que por vezes não funcionam... Fui diretamente à fonte, e portanto à La Dolce Rita - procurei no livro, mas podia ter sido no canal de youtube.
E lá fiz as pirâmides que ficaram deliciosas e realmente parecidas com as originais. A mim, não me faz confusão nenhuma o bolo ser feito de sobras e aparas de outros bolos. E se querem saber a minha opinião acho que é um exemplo ideal de desperdício zero e de sustentabilidade na cozinha! Nada se desperdiça, tudo se transforma. Até um bolo de pastelaria!

Ingredientes para cerca de 8 pirâmides:
(in “Uma Pastelaria em sua Casa” - Rita Nascimento, página 191)

400g de bolos sem creme
150ml a 200ml de calda de açúcar *
15g a 25g de cacau em pó
50g a 70g de doce de alperce (eu usei de ameixa)
1/2 colher de chá de erva doce em pó
1/2 colher de chá de canela em pó

200g de chocolate semi-amargo
1 colher de sobremesa de óleo de coco
  • Calda de açúcar: juntar 200g de açúcar e 200ml de água num tacho e misturar bem até o açúcar dissolver. Levar a lume brando, mexendo ocasionalmente até a calda levantar fervura. Retirar do lume e deixar arrefecer antes de usar.

Preparação:

Triture os bolos num robot de cozinha e misture o cacau, a canela e a erva doce. (A erva doce a a canela servem para uniformizar o sabor das pirâmides, visto que estmos a utilizar vários bolos diferentes, e conferem o sabor característico das pirâmides!) Misture também a calda e o doce de alperce, aos poucos e até a mistura ter uma consistência moldável, como se fosse palsticina e não se agarrar nem às mão, nem à taça. Dependendo dos bolos que está a usar pode ou não ter necessidade de juntar mais ou menos doce, calda ou cacau.
Molde as pirâmides, formando primeiro bolas e alongando um lado para formar um cone. Leve ao congelador cerca de 10 minutos para ganharem firmeza.
Prepare depois a cobertura de chocolate. Derreta o chocolate com o óleo de coco até ficar brilhante e macio (90 segundos no microondas parado e mexendo a cada 30 segundos!)
Mergulhe depois cada pirâmide no chocolate com a ajuda de um espeto ou dois garfos, e coloque-as depois a secar sobre papel vegetal. Leve ao frigorífico até a cobertura solidificar.

Bom Apetite!


24 julho, 2019

Filetes de Pescada Tradicionais


É engraçado que, com estes anos todos de blogue, workshops, muita conversa, mails e mensagens trocadas com os leitores, chego muitas vezes à conclusão que há muitas dúvidas acerca de receitas básicas e simples, daquelas que crescemos a comer.
Uma delas são os filetes. Ou porque não sabem como os temperar, ou porque não sabem se primeiro se passam por ovo ou por farinha. Por isso, acho que faz sentido colocar também por aqui estas coisas básicas que nos lembram a comida da mãe e da avó e que ansiamos por repetir da mesma forma.
Sendo os filetes clássicos, optei obviamente por fritar, em vez de colocar no forno. Claro que o podem fazer... Mas não é a mesma coisa. Não ficam tão suculentos. E a regra do “nem sempre nem nunca” existe para estas ocasiões e para estas receitas clássicas que não ficam iguais quando sujeitas a uma forma de cozinhar mais “fit”.
Também faz diferença - mesmo! - usar filetes de pescada fresca, em vez de congelados. Eu usei filetes de pescada fresca, que encomendei novamente na  Peixinho da Lota (sim, entregam também, em casa, o peixe em filetes se assim pedirem!) E cozinhei-os no dia em que chegaram! Eram uns filetes enormes, que tive de os cortar ao meio.... E ficaram realmente deliciosos.

Ingredientes para 4 pessoas:

600g de filetes de pescada (usei frescos)
1 limão
50ml de vinho branco
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
farinha para panar q.b.
ovo batido q.b.
Azeite ou óleo para fritar

Preparação:

Coloque os filetes de pescada numa taça e tempere com sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos, o sumo de limão e o vinho branco. Deixe marinar algumas horas.
Retire depois o excesso de marinada dos filetes, e passe-os por farinha, cobrindo bem. Passe finalmente pelo ovo batido e coloque-os sobre o azeite ou óleo quente deixando fritar até que fiquem dourados, vire-os cuidadosamente e deixe fritar e dourar do outro lado.
Escorra sobre papel absorvente e sirva com uns gomos de limão e acompanhe com arroz de ervilhas ou salada russa.


Bom Apetite!

23 julho, 2019

Geladinhos de Banana, Iogurte e Pepitas de Chocolate


Chega o calor e os miúdos começam a pedir-me gelados. Acham particular piada aos gelados de pauzinhos, e pedem sabores quase sempre de fruta! Banana, Manga, Morango e Papaia, são quase sempre os sabores pedidos.
Desta vez a combinação voltou a ser básica, muito por culpa das bananas maduras na fruteira: banana, iogurte e umas pepitas de chocolate que estavam quase no fim. Eles, claro adoraram.
Para quem não tem as formas de pauzinho, coloquem a mistura em copos de plástico ou de papel, e coloquem depois o pauzinho. Vai dar à mesma coisa!

Ingredientes para 8 geladinhos:

6 bananas pequenas (usei da Madeira)
200ml de iogurte grego natural
2 colheres de sopa de maple syrup ou mel (opcional)
4 colheres de sopa de pepitas de chocolate

Preparação:

No robot de cozinha junte as bananas em pedaços, o iogurte e o mel ou maple syrup. Triture bem até obter uma mistura uniforme. Junte depois as pepitas de chocolate envolvendo bem.
Divida depois a mistura pelas forminhas, coloque o pauzinho e leve ao congelador cerca de 6 horas ou de um dia para o outro.
Desenforme cuidadosamente e sirva.


Bom Apetite!

22 julho, 2019

Salada de Grão de Bico Assado com Especiarias com Batata Doce


Começamos esta segunda feira com uma receita sem carne nem peixe. Grão de bico assado com uma deliciosa salada fescas e batata doce cremosa e macia por baixo.
Prefiro como uma refeição por si só, mas também pode ser um acompanhamento diferente para carne assada ou grelhada!
Porque as refeições sem carne nem peixe, na nossa ementa semanal,  vieram mesmo para ficar!
Quem mais tem este cuidado de regularmente fazer refeições sem carne nem peixe?

Ingredientes:

300g de grão de bico cozido (cozido em casa ou de compra)
1 pepino pequeno
2 tomates chucha
1 pimento vermelho assado (de conserva)
1/2 cebola roxa 
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
pimentão fumado q.b.
curcuma q.b.
cominhos q.b.
4 batatas doce
sumo de limão q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

Lave as batatas doce e leve-as a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h, até que fiquem macias. Retire-as depois do forno, deixe arrefecer um pouco, retire a pele e esmague-as ou triture com um garfo. Reserve
Escorra o grão de bico e tempere-o com pimentão fumado, cominhos e curcuma e um fio de azeite. Envolva bem e leve também ao forno até que fique dourado.
Descasque o pepino (não na sua totalidade) e corte-o ao meio no sentido do comprimento. Escave o interior um uma colher para retirar as sementes e corte depois em cubinhos pequenos. Corte também o tomate em cubinhos do mesmo tamanho, o pimento assado e a cebola roxa e misture tudo temperando com a salsa picada, uma pitada de sal e pimenta e um pouco de azeite e sumo de limão.
Num prato de servir coloque a esmagada de batata doce e por cima disponha a salada de grão de bico. Polvilhe com salsa picada.


Bom Apetite!

19 julho, 2019

Copinhos de Panacotta de Coco com Papaia e Lima


Véspera de fim de semana. Férias para muitos. Para outros como eu, ainda falta um bocadinho.
Mas é sempre uma boa altura para sobremesas frescas até porque para quem anseia pelo calor parece que ele vai aparecer.
Esta é uma das minhas sobremesas favoritas de dias de calor. E a combinação de coco com a papaia e a lima é mesmo fenomenal.
Mais uma receita a pensar no tempo quente e nas refições no jardim! Digam lá se não é o final perfeito para um churrasco de fim de semana?

Ingredientes:

400ml de natas
400ml de leite de coco
6 colheres de sopa (rasas) de açúcar
4 folhas de gelatina

“calda” de Papaia e Lima
1 papaia
1 lima
hortelã q.b.

Preparação:

Para a pannacota coloque as natas (diretamente do pacote) num tacho e acrescente o leite de coco e o açúcar. Leve ao lume até levantar fervura e o açúcar estar bem dissolvido, mas não necessitam de ferver.
Entretanto demolhe (hidrate) as folhas de gelatina em água fria. Quando estiverem moles escorra-as bem, apertando-as na mãos para que libertem a máxima quantidade de água e junte-as à mistura quente. Como a mistura para a pannacota está quente as folhas de gelatina derretem de imediato, e não há perigo de talharem como pode acontecer quando se acrescentam depois de derretidas a coisas frias. Mexa bem e divida a mistura por formas ou copinhos.
Leve ao frigorífico algumas horasou de 1 dia para o outro.
Entretanto corte a papaia em cubos pequenos, acrescente a raspa de lima e junte um pouco de sumo da mesma.
Para servir, retire as pannacotas do frigorífico e divida a mistura de papaia pelos copinhos, ou desenforme-as primeiro e cubra depois com a papaia.
Decore com um pouco de hortelã.


Bom Apetite!

18 julho, 2019

Tapas de Brie com Mel e Rúcula


Nesta altura de verão, e em que se começam a fazer com maior regularidade refeições no jardim, churrascos e sardinhadas, e em que recebemos os amigos a meio da tarde, há que pensar em pequenas tapas e petiscos para se servirem, quer no inicio das refeições, quer como lanche-ajantarado ou jantares de petiscos que eu pessoalmente adoro.
Algo que temos feito muitas vezes cá em casa são pequenas tapas - ao estilo dos “pinchos” espanhóis. E como somos amantes de queijo, este raramente falta nestas ocasiões.
Estas tapas começaram por ser uma forma de nos ajudar a consumir a muita rúcula que temos no nosso jardim. Mas ao mesmo tempo são frescas, simples de preparar e mesmo perfeitas para o tempo quente, principalmente se acompanhadas de uma bebida fresca como uma sangria ou o cocktail de gin, hortelã e limão.
Além disso  contraste de sabores do doce do mel, e do picante da rúcula com o queijo macio é muito agradável.
Com o fim de semana quase à porta, espero que gostem!

Ingredientes:

1 baguete
1 queijo brie
mel q.b.
rucula q.b.
pimenta q.b.

Preparação:

Corte a baguete em fatias na diagonal e coloque-as num tabuleiro de forno. Regue com um fio de azeite e leve ao forno ao que fiquem ligeiramente tostadas. Em alternativa, e se não quiser ligar o forno, podem tostar na torradeira.
Corte o queijo brie em fatias.
Sobre cada fatia de pão coloque um pouco de rúcula, por cima coloque um pouco de queijo brie e termine com um fio de mel e uma pitada de pimenta.
Sirva como entrada ou petisco.


Bom Apetite!

17 julho, 2019

Couscous com Limão e Hortelã com Coxas de Frango com Especiarias


Ultimamente tenho sentido que o tempo se escapa demasiado depressa. Que quase nem tenho tempo para fazer tudo o que quero. E que os meus projetos demoram muito mais tempo do que deviam.
Tento chegar a tudo, mas muitas vezes não consigo. E vou pondo coisas em “pause”, porque acredito genuinamente que é preferível fazermos menos coisas e bem feitas, do que tentarmos fazer tudo e acabarmos a fazer coisas mal feitas.
Tenho dias em que me sinto mesmo cansada. Que não me apetece fazer nada e que me esforço por funcionar normalmente. Sinto mesmo que estou a precisar de férias. De desligar a cabeça das mil coisas que todos os dias andam por aqui para ser feitas e postas em ordem.
Opto por dar prioridade ao que é mesmo importante e deixar algumas coisas de lado para poder ter algum tempo para outras coisas que não sejam só trabalho e filhos e casa.
Porque é importante ter prioridades. E saber quando é preciso abrandar o ritmo.
E por isso hoje volto a partilhar uma receita do ultimo workshop e que foi a preferida quase sempre de quase todos os que a provaram.
Porque a simplicidade também é felicidade!

Ingredientes:

8 coxas de Frango
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de curcuma
sal e pimenta q.b.

1 chávena de couscous
1 chávena de água a ferver
1 colher de chá de cominhos
1 colher se chá de coentros em pó
1 colher de sopa de azeite
raspa de 1/2 limão
1 molhinho de hortelã fresca

Preparação:

Tempere coxas de frango com os coentros,  cominhos, colorau, curcuma e com um pouco de sal e reserve. Leve-as depois a assar no frono previemente aquecido a 180ºC durante cerca de 1hora ou até douradas (também pode  grelhar no carvão ou fogão).
Entretanto coloque os couscous numa taça e misture o sal, os cominhos e os coentros em pó. Acrescente a água a ferver, misture e tape a taça com um prato. Deixe repousar 5 minutos. Ao fim desse tempo, e com a ajuda de um garfo separe os grãos dos couscous. Junte a raspa de limão e o azeite e envolva bem. Acrescente a hortelã fresca picada.
Retire o osso às coxas de frango, separando a carne em bocados maiores. Numa travessa coloque os couscous, e por cima disponha a carne. Polvilhe com mais hortelã picada.


Bom Apetite!

16 julho, 2019

Salada de Espargos e Salsichas Picantes Primor Grelhadas


Mais um desafio da Primor! Desta vez uma receita com as Salsichas de Churrasco Picantes.  Porque é verão, está calor e estamos na época dos churrascos. Acendemos as brasas e além das salsichas grelhamos também uns espargos frescos. Depois, é só juntar mais algumas coisas, e temos uma fantástica salada de verão! É também uma óptima maneira de aproveitar as salsichas que sobram dos churrascos desta altura, até porque ficam igualmente deliciosas comidas no dia seguinte.
Desta vez, esta é a minha sugestão para dias de calor e para as salsichas de churrasco! 

Ingredientes para 2 pessoas:

70g de espinafres baby
200g de salsichas de churrasco picantes da Primor
1 molho de espargos frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 molhinho de salsa
vinagre q.b.
1 dente de alho

Preparação:

Prepare os espargos cortando-lhes as pontas rijas e tempere-os e sal, pimenta e um pouco de azeite.  No churrasco ou numa chapa do fogão grelhe os espargos até que fiquem macios, assim como as salsichas de churrasco. Retire e reserve.
Numa pequena taça junte o dente de alho picadinho e um pouco de salsa picada. Acrescente azeite e um pouco de vinagre e tempere a gosto com flor de sal. Misture bem e prove a ver se necessita de um pouco mais de vinagre ou sal. Reserve.
Corte as salsichas em rodelas, e os espargos em pedaços.
Numa travessa disponha as folhas de espinafres. Por cima disponha as salsichas e os espargos grelhados e junte alguns croutons a gosto. 
Mesmo antes de servir regue com o molho preparado.

Bom Apetite!

*post escrito em parceria com a Primor Charcutaria


15 julho, 2019

Salada de Arroz e Frango com Picadinho de Tomate e Abacate


Acho sempre que nesta altura do verão, não há nada que chegue às saladas frias. Mas quando falamos de saladas frias há inúmeras combinações que podemos fazer: de arroz ou massa ou quinoa ou millet ou bulgur. Com ou sem leguminosas. Só de vegetais. Com frango ou atum ou sobras de outra coisa qualquer. Com ou sem enlatados... Realmente a imaginação é o limite, e é sempre uma boa maneira de fazer limpeza ao frigorífico, não desperdiçando nada.
Esta foi um dos nossos almoços. Arroz basmati soltinho. Frango assad desfiado, ovo cozido e um picadinho de legumes frescos. Uma excelente combinação e uma refeição de verão/praia/férias mesmo à minha maneira.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de arroz basmati cozido (e bem soltinho)
2 mãos cheias de canónigos (ou alface. espinafres ou rúcula)
2 ovos cozidos
1 chávena de frango assado e desfiado. limpos de peles e ossos
1/2 abacate
2 tomates chucha
1 molhinho de coentros frescos
1 pimento assado de conserva
sal e pimenta q.b.
sumo de lima q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Numa travessa coloque os canónigos (ou outras folhas verdes à escolha) e por cima disponha o arroz. Por cima do arroz coloque o frango desfiado e envolva rapidamente para misturar, mas sem amassar os ingredientes.
Entretanto prepare o picadinho. Corte o tomate em cubinhos e coloque numa taça. Junte o abacate também cortado em cubinhos, assim como o pimento assado. Junte tudo e acrescente também os coentros frescos picados e tempere com sal, pimenta, sumo de lima e o azeite. Envolva bem e disponha sobre a restante mistura de arroz e frango,
Decore depois com as rodelas de ovo cozido e polvilhe com um pouco mais de coentros frescos picados.


Bom Apetite! 

12 julho, 2019

Tarte Fresca de Manga


Esta tem sido uma das receitas que mais me têm pedido, desde que, publiquei em versão de morango e de framboesas por altura da festa da família da escola dos miúdos, e depois num almoço aqui em casa. Na verdade, é uma adaptação de uma receita que me lembro desde sempre ver a minha sogra fazer. Uma tarte de maracujá, que já publiquei há uns anos aqui no blogue.
A tarte é uma delícia e sempre muito apreciada por todos, e era uma pena só a fazermos na altura do verão, quando tínhamos maracujás do jardim. Por isso, lembrei-me de substituir a polpa dos maracujás por outra fruta, e a gelatina a acompanhar a fruta que estou a utilizar - morangos e framboesas e gelatina de morango, por exemplo. E assim posso fazer a tarte com qualquer outra fruta que tenha! 
É portanto a tarte deste verão!

Ingredientes:

200g de bolacha Maria
125g de manteiga
1 manga madura (para outras frutas considerem cerca de 150g de polpa triturada)
1 pacote de gelatina de ananás ou pêssego ou laranja
250ml de água a ferver
1 lata (360g) de leite condensado normal

Preparação:

No robot de cozinha pique a bolacha e junte-lhe depois a manteiga previamente derretida triturando tudo mais um pouco.
Forre depois o fundo de uma tarteira de fundo amovível - ou uma forma de mola - com esta mistura, calcando bem com as costas de uma colher e leve ao frigorífico para prender.
Entretanto descasque a manga e triture-a até obter uma polpa. Reserve.
Numa taça misture a gelatina de ananás ou pêssego apenas com 250ml de água a ferver. Misture bem até a gelatina estar bem dissolvida. Acrescente depois o leite condensado e a polpa da manga e misture bem. Verta este preparado sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico a prender durante algumas horas.
Antes de servir desenforme a tarte e coloque-a no prato de servir, decorando-a a gosto.


Bom Apetite!

11 julho, 2019

Asinhas de Frango na Frigideira


Quando fiz esta receita para um dos nossos jantares da semana e a publiquei no instagram,  nunca pensei que suscitasse tanto interesse e tantos pedidos da vossa parte.
Por isso aqui está a receita!
Cá em casa tanto serve como prato principal, com acompanhamentos à escolha, como com petisco num lanche ajantarado ou festa (onde os convidados não se importem de sujar as mãos!)
Desta vez foi mesmo jantar, com uma saldada enorme e muita variado e umas batatinhas salteadas.
Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

750g de asas de frango
1 colher de chá de curcuma em pó
1 colher de chá de colorau em pó
1 colher de chá de alho em pó
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
coentros frescos picados q.b.

Preparação:

Comece por cortar as asas de frango descartando a ponta e separando as outras duas partes. Coloque numa taça e tempere com sal, pimenta, a curcuma, o colorau e o alho em pó. Misture bem.
Leve uma frigideira ao lume e coloque apenas um fio de azeite. Deixe aquecer bem e junte as asas de frango mexendo de vez em quando. Deixe cozinhar cerca de 20 minutos, até que as asas estejam douradas e tostadas.
Sirva polvilhadas com coentros frescos picados. como petisco ou como prato principal com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!