Empada Familiar de Coelho


Esta receita já foi feita há imenso tempo, mas andava esquecida e por publicar.
Gosto muito de fazer empadas familiares. Além de serem uma exelente maneira de utilizar algumas sobras de carne,peixe e legumes, são optimas comidas frias, para refeições ligieras de fim de semana com uma sopa, e até para levar para piqueniques e festas de escola dos miúdos, quando nos pedem receitas para lanches partinhados - e assim evitamos fazer empadinhas individuais.
Esta versão de coelho fica realmente muito boa. Aliás quem não sabia que era coelho comeu pensando que era empada de frango.....
Deixo-vos a receita. Já sabem que podem variar com o recheio e as combinações que quiserem em função do que tiverem em casa.

Massa:

300g de farinha
1 ovo + 1 gema para pincelar
30ml de água morna
40ml de vinho branco
30g de manteiga amolecida + 2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.
1 saqueta de levedura seca - usei fermipan

Recheio:

500g de lombinhos de coelho
2 alhos franceses
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
Tomilho fresco q.b.
sal e pimenta q.b.
50ml de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
150ml de leite

Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa taça coloque a água morna, o vinho branco, a manteiga, o azeite, um pouco de sal e a levedura seca. Misture bem até que tudo se dissolva mais ou menos. Junte depois a farinha e o ovo inteiro e amasse bem durante alguns minutos até obter uma bola de massa lisa e elástica (poderá amassar com a batedeira usado para isso as pás próprias). Forme uma bola, coloque numa taça, tape com um pano e deixe repousar 30 minutos.
Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite. Junte depois o alho francês laminado laminado. Tempere com um pouco de sal e pimenta, junte as folhas de tomilho fresco e refresque com o vinho branco. Deixe cozinhar uns minutos e acrescente depois os lombinhos de coelho envolvendo bem.  Deixe estufar em lume brando, até os lombinhos estarem cozinhados. Com a ajuda da colher de pau desfaça a carne (se tiver necessidade, retire, e desfie-a com a ajuda de um garfo).
Polvilhe depois a mistura com a farinha e acrescente o leite de modo a ficar com um recheio cremoso. Retifique de sal e pimenta. Reserve e deixe arrefecer completamente antes de usar.
Divida a massa em dois pedaços iguais e estique-os bem de modo a obter uma base de massa redonda e fina.
Forre uma tarteira de pirex ou louça (22cm de diâmetro) com um dos discos de massa e recheie com o preparado de coelho, que deverá encher a forma. Coloque por cima o outro disco de massa e corte o excesso. Dobre bem as bordas da massa, pressionando de modo a que fiquem bem coladas. Faça, com a ajuda de uma faca ou tesoura um pequeno orifício ao centro da empada para que o vapor escape durante a cozedura. Com a restante massa, poderá fazer decoração sobre a massa.
Pincele depois a empada com a gema de ovo batida com uma colherzinha de água ou leite, e polvilhe, se gostar com algumas sementes, e leve a cozinhar no forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja bem cozinhada e dourada. (Se necessário coloque uma folha de papel de alumínio sobre a empada para que a massa não queime.)
Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo11:04

    Esta empada está bastante apetitosa!
    As empadas são práticas e versáteis, e esta sugestão com coelho não fica atrás.
    Fiquei curiosa com a massa, e talvez saia alguma coisa com coelho (ou adaptada a outra carne).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Uma deliciosa sugestão :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Já fiz varias vezes e é simplesmente deliciosa. Obrigada. E para quem nao gosta de coelho é de frango ou galinha.

    ResponderEliminar

Imprimir