Recheio de Camarão


Depois dos rissois de espinafres e cogumelos, o tema deu pano para mangas, e não descansei enquanto não fiz também uns de camarão!
Mas o segredo de qualquer rissol, além de uma massa fina é um recheio decente! E nada melhor do que vos deixar um maravilhoso recheio de camarão, que podem usar não só para os rissois, mas que uso igualmente para rechear crepes, e também canelones de camarão. 
Nada melhor do que usar as cascas e as cabeças dos camarões para fazer um caldo como deve ser. Porque o segredo está também aí! Fazer um caldo delicioso para um recheio ainda mais delicioso.
Aqui fica!

Ingredientes:

500g de camarão cozido (em compro o camarão já cozido no supercor. É cozido por eles na loja)
1 rama de alho francês (de aproveitamento)
1 cenoura
1 dente de alho
sal q.b.
8 grãos de pimenta
50g de farinha
50g de manteiga
1 cebola
pimenta q.b.
nos moscada q.b.
1 molhinho de salsa

Preparação:
Descasque os camarões e reserve as cascas e as cabeças. Corte depois o miolo de camarão em 3 ou 4 partes, consoante os eu tamanho e reserve.
Numa panela coloque as cascas e as cabeças do camarão, a cenoura descascada e cortada em quartos, a rama de alho francês cortada ao meio, o dente de alho. Junte o sal e a pimenta e acrescente cerca de 400ml de água. Leve ao lume e deixe ferver em lume brando durante cerca de 2o minutos.
Ao fim desse tempo, descarte a cenoura, o alho, e a rama do alho francês e triture ou esmague muito bem as cabeças e as cascas do camarão. Coe depois a misture por uma gaze ou coador fino. Deverá ter um caldo cor de salmão. Reserve.
Leve depois um tacho ao lume e junte a manteiga deixando-a derreter. Junte depois a farinha e misture bem até obter uma pasta. Junte depois, aos poucos e poucos, cerac de 300 a 350ml do caldo de camarão feito anteriormente e vá misturando até obter uma mistura cremosa e grossa. Tempere a gosto com sal, pimenta e um pouco de noz moscada.
Acrescente depois o camarão reservado e a salsa bem picadinha e envolva bem. Deixe arrefecer completamente antes de usar para rechear rissois, crepes ou canelones.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:26

    Muito obrigada pela partilha!
    Este recheio lembra o que a minha mãe fazia. Neste caso, cozia o camarão, as cascas e cabeças do camarão eram refogadas com um pouco de cebola e alho, juntando depois a água de cozer os camarões, sendo depois trituradas e espremidas, obtendo o caldo para o creme.
    Irei ganhar coragem para esta "empreitada", pois não "herdei" o jeito da minha mãe para os rissóis, e estes são os meus preferidos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. eu adoro rissois de camarão mas nunca faço!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Eu tb adoro, aliás, posso mesmo dizer q são os meus favoritos :) Compro caseiros, mas nunca ma aventurei a fazer ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. ohhh camarao e muito, muito bom sexta feira em acores com os outros macacos que ficam ahi. Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana. Nos workshops da Bimby mencionam sempre que não se devem triturar as cabeças porque os olhos do camarão amargam o fumet. Na sua receita não sente isso?
    Muito obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar

Imprimir