Não é novidade para vocês que aqui por casa não se deixa - ou pelo menos tenta-se - não deixar estragar nada.
Ando já de volta das ideias para os meus cabazes de natal deste ano. E depois de uma conversa acerca de geleias e de aproveitamentos, lembrei-me que seria uma boa coisa para experimentar com algo que tão naturalmente deitamos fora.
A semana passada, depois de ter gasto mais de 1,2kg de maçãs a fazer uma tarte de maçã americana (cuja receita já está aqui no blogue) e de olhar para todo aquele desperdício de cascas e caroços, guardei-as num saco no frigorífico e fiquei à espera de oportunidade para experimentar a geleia.
Ficou mesmo muito boa, com um travo a maçã, e fiquei com pena de não ter juntado um pau de canela. Fica para a próxima.
Ao que parece, este ano, vai haver presentes de comer Zero desperdício!
Ingredientes para 4 frasquinhos pequenos:
cascas e caroços de cerca de 1,2kg de maçãs
água q.b.
cerca de 800g de açúcar
Preparação:
Coloque as cascas e caroços das maçãs num tacho, e junte cerca de 1,5l de água. Deixe ferver cerca de 1h a 1h30 em lume brando. Ao fim desse tempo, forre um escorredor com gaze (compro na farmácia) ou musselina e verta a mistura das casca para coar o líquido. Não esprema, sem esmague as cascas sobre o escorredor ou a geleia não ficará transparente, mas sim baça. Deixe escorrer bem cerca de 1 ou 2 horas, sem mexer nas cascas e caroços.
Descarte depois as cascas e meça o líquido. Deve ter cerca de 1litro. O rácio para fazer geleia é para cada litro de líquido coado, cerca de 800g de açúcar.
Num tacho limpo, junte depois o açúcar com o líquido coado dos caroços e cascas e leve a ferver em lume brando, cerca de 1h30 até a geleia estar no ponto. Teste com um pouco de geleia num prato e passe o dedo - a geleia deve “abrir” uma estrada.
Coloque depois a geleia ainda em frascos esterilizados e feche. Vire de cabeça para baixo e deixe ficar assim cerca de 3 minutos para criar vácuo.
Guarde depois num local fresco e seco até consumir.
Bom Apetite!