Donuts Assados de Abóbora


Tem destas coisas o Outono. Uma maior vontade de estar em casa, de levar os miúdos para a cozinha e fazer receitas com eles. E eles ficam sempre entusiasmados e com vontade e quase nunca gostam de esperar que as bolachas ou os bolinhos saiam do forno.
Desta vez fizemos os donuts assados de abóbora do meu querido Célio. Alguns com a cobertura de açúcar e canela, mas achei-os demasiado doces e acabei por colocar cobertura de chocolate nos restantes, e foram esses os preferidos. 
Uma receita deliciosa e mesmo outonal, que pode ser feita em forma de donuts, mas também em forma de muffins e queques com um igual resultado (talvez demorem um bocadinho mais a cozinhar).
Portanto agora, que a época das abóboras está mesmo aberta, o frio vai chegando e os dias mais pequenos à porta, é a altura certa para pôr mãos à obra.

Ingredientes para cerca de 18 donuts:

450 g de puré de abóbora assada (usei abóbora manteiga, mas também podem usar hokkaido mas faz toda a diferença usar abóbora assada)
150 g de açúcar amarelo
80 ml de azeite
80 ml de natas frescas
50g de manteiga à temperatura ambiente
2 ovos
300 g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz moscada

Cobertura:
100g de chocolate 70% cacau
1 colher de sobremesa de óleo de coco

Preparação:

(Comece por assar a abóbora em pedaços, no forno previamente aquecido a cerca de 180ºC até que fique macia, cerca de 45m. Triture a abóbora e pese as 450g)
Coloque o puré de abóbora para a taça da batedeira ou robot de cozinha. Adicione o açúcar, o azeite, as natas e a manteiga e bata durante alguns minutos. Junte os ovos, um de cada vez e volte a bater após cada adição.
Junte depois, à mistura anterior a farinha peneirada, o fermento, o sal, o bicarbonato e as especiarias. Envolva com uma espátula até a mistura ficar homogénea.
Coloque depois a massa em formas de donuts previamente untadas ou formas de queques e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até a massa estar cozinhada.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha. (Se preferir pode usar uma cobertura de açúcar e canela. Pincele os donuts com um pouco de manteiga derretida e passe-os pela mistura de açúcar e canela)
Para a cobertura de chocolate, deixe os donuts arrefecer completamente. 
Derreta depois o chocolate com o óleo de coco, no microondas ou em banho maria e verta sobre os donuts ou passe-os pela chocolate. Deixe solidificar sobre uma grelha.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo11:29

    Estes donuts estão apetitosos e bastante outonais!
    Já os tinha visto quando tinham sido publicados, e estão na lista do "a fazer" desde essa altura.
    Talvez seja o "pontapé de saída" para os fazer, talvez adaptando com batata doce assada com a pele - tenho umas sobras de batata doce e um pacote de natas aberto para usar. Não tenho forma de donuts, mas tenho forminhas de quindins com buracos, e as de queques - será uma questão de "tirar o pó" às formas!
    Tenho visto imensas receitas de donuts assados com abóbora, mas também com maçã e sidra (redução), e mesmo com batata doce, para além de tartes (incluindo as "hand pies"), bolos e bolachas.
    Haja tempo e "matéria-prima" para colocar tudo em prática!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Não consigo ter tempo para receitas tão elaboradas. Mas adorava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:31

      Os meus momentos favoritos,

      A parte mais demorada da receita será o tempo que a abóbora levará a assar, que poderá ser feito com alguma antecedência.
      Estes donuts não devem levar muito tempo a serem preparados, pois a massa é tipo a de um bolo e cozem no tabuleiro/forma de donuts, ao contrário dos donuts de massa levedada e que é frita (essa sim, mais demorada na preparação).
      Não deixe de experimentar, se tiver oportunidade.

      Sara Oliveira

      Eliminar
  3. Anónimo22:44

    Cá em casa também não há formas de donuts mas se as de muffins servem, vamos pôr mãos à obra!

    Obrigada pela partilha ☺
    Carina Mendes

    ResponderEliminar
  4. Maravilha! Lá terá q ser :P Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir