Salada de Quinoa com Abóbora Assada e Grão de Bico


Continuam por aqui as receitas que preparei para a festa de aniversário dos miúdos. Um bocado a “medo” e sem saber como ia ser recebida pelas restantes pessoas, fiz uma salada de quinoa com abóbora assada e grão. Talvez por ser novidade para a maioria das pessoas, acabou a ser muito elogiada, e acho que foi realmente uma agradável surpresa para muitos.
É também uma boa sugestão para a marmita, e para as refeições sem carne nem peixe.
Espero que também gostem!

Ingredientes:

1 chávena de quinoa
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de pó de caril
azeite q.b.
400g de abóbora butternut ou hokkaido
400g de grão de bico cozido
coentros frescos picados

Preparação:

Comece por assar a abóbora. Leve-a ao forno, previamente aquecido a 180ºC, em fatias, metades ou já cortada em cubos ao forno apenas regada com um fio de azeite (eu optei por assar uma metade de abóbora inteira). Deixe a abóbora assar até ficar macia.
Entretanto coza a quinoa. Leve ao lume um tacho com 1 chávena de quinoa, 2 chávenas de água, sal e o pó de caril. Mexa e deixe levantar fervura. Reduza depois o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar até toda a água ter sido absorvida. Destape depois o tacho e mexa a quinoa.
Coloque-a depois numa saladeira, junte a abóbora assada, o grão de bico escorrido e tempere com os coentros picados grosseiramente e um pouco de azeite. Mexa bem e sirva quente ou à temperatura ambiente.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Tenho todos os ingredientes em casa e estou a pensar fazer esta receita no fim de semana. :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:08

    Uma boa sugestão, e mais uma forma de dar uso à abóbora!
    Fiz algo adaptado ao que havia em casa: usei beterraba assada, bagos de romã, um resto de queijo feta que tinha que ser consumido, além do grão. Não usei o caril na água da cozedura, e fiz um molho com um pouco de harissa, azeite e vinagre. Ficou bastante agradável e fora do comum.
    Como sobrou quinoa cozida, esta deu origem a uma espécie de taboule aldrabado, com tomate e pepino em pedaços, e salsa picada, que acompanhou uns filetes de peixe frito.
    Mas esta salada com abóbora traz as cores do Outono, e é uma forma de variarmos o acompanhamento ou mesmo a refeição principal.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir