Bolo Salgado de Tomate Seco, Queijo Feta e Cebolinho


Andava há muito tempo com a ideia de um bolo salgado de feta e cebolinho, e os nossos jantares de tapas dos sábados e domingos são sempre a altura ideal para estes bolos salgados, que são também perfeitos para piqueniques, brunch e até para festas de aniversário.
Acabei também por juntar tomate seco que tinha aqui em casa há algum tempo, e que combinou muito bem com tudo o resto, mas acho que se acaba por notar menos o sabor do feta, porque o tomate se sobrepõe. Mesmo assim, ficou um bolo muito saboroso, e uma sugestão diferente para os dias de sol e eventuais piqueniques que se avizinham.

Ingredientes:

100g de queijo feta
80g de tomate seco em óleo vegetal previamente escorrido
80ml de óleo vegetal ou azeite
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de cebolinho frescos picado
2 ovos
2 colheres de sopa de linhaça moída + 2 colheres de sopa de água
100ml de leite

Preparação:

Numa taça pequena misture a linhaça moída e água e deixe repousar uns minutos.
Numa taça junte a farinha, o fermento, os ovos, a mistura de linhaça, o óleo vegetal, o leite e misture bem. Junte depois o tomate seco triturado com a varinha mágica ou bem picado, o cebolinho e o feta esfarelado. Envolva bem.
Unte e polvilhe uma forma não muito grande e coloque a mistura. Leve ao forno previamente  aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno, deixe repousar 5 minutos e desenforme deixando arrefecer sobre uma grelha. Sirva morno ou frio, num lanche ajantarado ou piquenique.

Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir