Lasanha de Peru com Espinafres e Alho Francês



Nada melhor do que conseguirmos planear e preparar refeições a pensar logo na refeição seguinte. Uma das coisas que faço habitualmente, e na maioria das vezes que uso a minha slowcooker (panela de cozedura lenta) é exatamente essa. Fazer uma maior quantidade, e depois congelar ou guardar no frigorífico uma parte para fazer uma outra refeição noutra altura.  E quem diz a slowcooker diz o forno, ou até a panela.
Desta vez tinha feito perna de peru na slowcooker. Naquele dia comemos com batata doce assada e salada verde, e sobrou para outra refeição.
E a outra refeição foi esta lasanha que vos trago hoje.
Esta é mais uma dica de meal prep e de preparação de alimentos. Aproveitem para preparar algumas coisas em “duplicado”. Gastam a mesma energia e o mesmo tempo, e ganham depois uma refeição a mais, quase sem trabalho adicional. Claro que podiam simplesmente aquecer a carne, e fazer acompanhamentos como legumes assados ou u arroz ou massa. Mas recriarem uma nova refeição a partir do que já tÊm cozinhado, não vos dá a sensação de estarem a repetir a mesma refeição e é pessoalmente, a minha opção preferida.

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de carne de peru assada e desfiada, limpa de pele e ossos
1 alho francês grande
150g de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
cerca de 10 folhas de lasanha seca ou equivalente em fresca
500ml de molho bechamel caseiro ( há receita aqui no blogue, podem sempre usar de compra se preferirem)
150g de queijo ralado

Preparação:

Leve ao lume um pouco de azeite e junte o alho francês previamente cortado em rodelas e bem lavado. Deixe murchar um pouco e junte os espinafres frescos, temperando com sal e pimenta a gosto. Quando estiverem cozinhados, junte a carne desfiado e envolva bem. Retifique os temperos.
No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque um pouco de molho bechamel e por cima deste um pouco da mistura de carne e legumes. Cubra com as placas de lasanha, e coloque mais mistura de carne e legumes, um pouco de molho bechamel e um pouco de queijo ralado. Mas uma camada de massa, outra de carne, molho e queijo, e repita até esgotar os ingredientes  (cerca de 2 ou 3 camados) acabando com uma camada de massa. Coloque o restante molho por cima da massa e polvilhe com o resto do queijo ralado.
Tape bem o tabuleiro com papel de alumínio, de modo a que o vapor não sai ao cozinhar, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante uns 40 minutos ou até a massa estar cozinhada. Retire o papel de alumínio e deixe tostar uns minutos.
Sirva acompanhado com uma salada.

Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir