30 junho, 2020

Sargos na Brasa com Molho de Azeite e Tomilho


Chega esta altura do ano, e a churrasqueira e as brasas quase que não têm paz ao fim de semana. São as sardinhadas, o peixe fresco na brasa, as churrascadas… Basta estes dias grandes de sol e o calor, que a vontade de se prepararem refeições ao ao livre e de se comer no jardim ou nas varandas, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre o que dita a maioria das refeições.
Aqui em casa gostamos de variar o peixe, e sairmos da “santíssima trindade” do robalo, dourada, salmão… Desta vez os sargos que vieram no cabaz da peixinho da lota (www.peixinhodalota.pt) não eram muito grandes, mas estavam deliciosos e fizeram as delícias de todos!
Acompanhei com um molho de azeite muito simples, mas que gostamos muito de usar para “regar” o peixe grelhado aqui por casa!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 sargos médios preparados e amanhados (já vem assim no cabaz do peixe)
sal q.b.

Molho de Azeite e Tomilho:

2 raminhos de tomilho fresco
125ml de azeite
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Prepare as brasas e tempere o peixe de sal. Grelhe depois os sargos (o objectivo é que o peixe não seque e se mantenha húmido e suculento). Também pode usar uma chapa ou grelha de fogão para grelhar o peixe ou até o forno.
Entretanto prepare o molho de tomilho e azeite. Num tachinho junte o azeite e os dentes de alho esmagados e triturados ou ralados com a ajuda de um ralador. Acrescente depois as folhinhas de tomilho e envolva bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta e leve ao lume brando, sem deixar ferver, durante uns 5 minutos para o azeite ganhar sabor. Deixe depois em infusão.
Sirva o peixe com o molho ao lado para que cada um se sirva a gosto. Acompanhe com uma salada verde e com batatas cozidas ou salteadas.

Bom Apetite!

29 junho, 2020

Falafel (Bolinhos de Grão de Bico)


Das ultimas refeições sem carne nem peixe aqui de casa foram uns deliciosos falafel.
Acompanhei com arroz integral com frutos secos, mas como sobraram alguns que congelei, já os estou a imaginar com umas folhas de alface , tomate e pepino, enrolados num belo wrap tudo com mais um pouco desde delicioso e refrescante molho de iogurte.
Uma refeição simples, com leguminosas, para começar a semana!
Boa segunda feira a todos!

Ingredientes para cerca de 25 bolinhos:

600g de grão de bico cozido e escorrido
250g de cenoura
4 dentes de alho
1 molho de coentros frescos
sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de cominhos em pó
1 colher de chá de fermento em pó

Molho de iogurte para acompanhamento:

100g de iogurte grego ou natas ácidas (sour cream)
1 tomate pequeno maduro
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
sumo de limão q.b.
sal q.b.

Preparação:

No robot de cozinha triture o grão de bico juntamente com os dentes de alho até ficar uma pasta homogénea. Junte depois a cenoura previamente ralada, os coentros frescos picados e tempere a gosto com sal, pimenta, os cominhos e junte o fermento em pó. Misture bem até tudo estar incorporado e forme bolas do mesmo tamanho. Frite-as depois em óleo quente. Pessoalmente prefiro formar pequenas bolas achatadas (semelhantes a mini hambúrgueres) e cozinhar os falafel no forno ou na chapa quente, apenas com um fio de azeite, e esta forma permite que cozinhem mais uniformemente do que em bolinhas. 
Para acompanhar prepare o molho de iogurte. Pique o tomate em pedacinhos e coloque numa taça. Junte os coentros também picados e acrescente 100g de iogurte grego ou natas ácidas (sour cream). Tempere com sumo de limão e sal a gosto e misture bem.
Sirva com os falafel.

Bom Apetite!

26 junho, 2020

Muffins de Cacau e Framboesas


Aqui por Coimbra, nesta ultima semana de Junho, estamos a ter dias cinzentos, mais frescos que o habitual e até com um pouco de chuviscos. E é automática a vontade de pensar em bolinhos e muffins. 
Na semana passada lembrei-me de umas framboesas que tinha congeladas, e da combinação maravilhosa de chocolate e framboesas, e sairia uns muffins de massa de  chocolate e framboesas que desapareceram num instante.
Deixo-vos a receita para os piqueniques de dias de sol e calor!

Ingredientes para 12 muffins grandes:

350g de farinha com fermento
25g de cacau cru em pó
1 colher de chá de fermento em pó
220g de açúcar
1 ovo
125ml de óleo vegetal (usei oleo de grainha de uva, mas podem usar outro)
2 colheres de chá de essência de baunilha
180ml de leite ou bebida vegetal
300g de framboesas congeladas
pepitas de chocolate (ou chocolate partido em pedacinhos) q.b. para decorar

Preparação:

Numa taça misture a farinha, o cacau, o fermento em pó e o açúcar. Num outro recipiente coloque o ovo, a baunilha e o leite e misture bem. Adicione depois as duas misturas e envolva até ficar homogéneo. Junte depois as framboesas congeladas e misture bem.
Coloque colheradas da massa num tabuleiro de 12 queques previamente forrado com forminhas de papel e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Por cima decore com as pepitas de chocolate.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Bom Apetite!

25 junho, 2020

Linguados Grelhados com Molho de Manteiga e Limão


O peixe fresco, de mar, chega-me regularmente à porta através da “Peixinho da Lota” que já faz parte do meu dia-a-dia há alguns anos, praticamente desde o início desta pequena e local empresa. Faz sentido, agora mais do que nunca, apoiar pequenos negócios. E faz sempre sentido ter cuidado e atenção com a qualidade dos ingredientes que consumimos. Mais vale menos quantidade e melhor qualidade.
Da ultima vez, o meu cabaz de peixe trazia uns deliciosos linguados, peixe de sabor muito delicado e carne branca. E que ficam deliciosos com um molho guloso de manteiga.
Deixo a sugestão!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 linguados grandes e amanhados
sal q.b.

Molho de Manteiga e Limão:

75g de manteiga de boa qualidade
2 dentes de alho
sumo de 1/2 limão

Preparação:

Tempere os linguados com sal e grelhe-os numa chapa no fogão, de modo a que fiquem dourados de ambos os lados. Também pode grelhar na brasa, mas tenha atenção para não os deixar secar uma vez que é um peixe delicado e bastante fino.
Prepare o molho: num tachinho junte a manteiga e os dentes de alho esmagados num almofariz ou ralado com um ralados fino. Leve ao lume brando, até derreter a manteiga, mas sem deixar queimar. Retire do lume e deixe o alho em infusão. Junte depois sumo de limão a gosto, cerca de 1 colher de sopa. Misture bem.
Pode pincelar os linguados com este molho à medida que os grelha.
Sirva os linguados grelhados regados com o molho, ou coloque-o numa molheira e deixe que cada um se sirva a seu gosto.
Acompanhe com batata cozida ou puré de batata e uma salada verde.

Bom Apetite!

24 junho, 2020

Pão de Forma Caseiro


Há qualquer coisa que mágica no acto de fazer pão em casa. Aliás, há qualquer coisa quase mágico nesta vontade e fazer coisas em casa. Coisas que se podem comprar já feitas em qualquer supermercado. Pondo de lado a questão da disponibilidade de tempo e de vontade de fazer algumas coisas mais demoradas em casa, é sempre magico vê-las sair das nossas mãos a partir de ingredientes normalmente muito simples e até básicos. Fico sempre bastante orgulhosa quando vejo os pães lindo a sair dos forno, mas também bolachas, bolos iogurtes ou uma simples compota, molho de tomate ou manteiga de amendoim… Gosto mesmo desta transformação de ingredientes que tansforma por exemplo farinha, água e fermento em pão, ou açúcar e fruta em compotas….
E assim partilho com vocês esta maravilhosa receita de pão de forma, do não menos maravilhoso Joshua Weissman (Se não conhecem, não deixem de seguir o seu canal de youtube!)

Ingredientes para 1 pão:

175g de água
125g de leite (ou bebida vegetal)
5g de levedura seca
440g de farinha
8g de sal
20g de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente

Preparação:

Num recipiente misture a água com o leite ou bebida vegetal e leve a aquecer até ficar morno. Acrescente depois a levedura seca, misture bem e deixe repousar cerca de 10 minutos.
Entretanto misture a farinha, o sal e o açúcar e misture bem. Coloque numa batedeira com a pá de amassar - eu coloquei na Bimby no modo espiga (ou coloque noutro robot de cozinha equivalente) e ligue, juntando depois, com a batedeira ou robot ligado a mistura de água e leite com o fermento. Amasse durante 5  minutos. Junte depois a manteiga e deixe amassar mais 3 minutos até a manteiga estar bem incorporada.
Retire depois da batedeira/robot de cozinha e forme uma bola. Coloque numa taça levemente untada com azeite e deixe levedar cerca de 1h30 até ter duplicado de volume.
Ao fim desse tempo retire a massa da taça e coloque-a numa superfície ligeiramente enfarinhada. Estique-a com a ajuda de um rolo da massa até obter um retângulo, e enrole depois a massa como se fosse uma torta, apertando ligeiramente. 
Unte ligeiramente uma forma de bolo inglês com cerca de 22/25cm de comprimento e coloque o rolo de massa lá dentro. Cubra com uma pano polvilhado de farinha e deixe levedar mais 45 minutos até ter dobrado de volume novamente.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40ml ou até estar dourado.
Retire da forma e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Bom Apetite!

23 junho, 2020

Biscoitos de Manteiga da Sandra


Não sei se também pertencem ao grupo de pessoas que oferece presentes feitos em casa, mas eu sou quase sempre a pessoa que gosta de oferecer um presente feito por mim, diferente e de certo modo especial. 
A minha amiga Ana fez anos, e fiz-lhe estes biscoitos que lhe ofereci num frasco lindo, que depois ela poderá encher as vezes que quiser.
Não tem a ver com valor. Tem muito a ver com dar um bocadinho de nós aos outros, com “pensei em ti” enquanto fazia isto. Quando na verdade não precisamos de nada e podemos dar e receber presentes assim especiais.

Ingredientes para cerca de 25 biscoitos:

125g de açúcar
100g de manteiga fria (do frigorífico)
175g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 ovo

Preparação:

Bata o manteiga com o açúcar até ficar  bem misturado. Junta-se depois o ovo e finalmente a farinha e o fermento. Se necessário juntar um pouco mais de farinha.
Tender os biscoitos em bolinhas, ou em torcidos, e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao frigorífico 30 minutos antes de colocar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos ou até começarem a ficar dourados nas pontas.
Retirar do forno e deixar arrefecer (ainda estão moles quando saem do forno, mas ficam chocantes à medida que arrefecem!)
Guarde num frasco ou lata.

Bom Apetite!

22 junho, 2020

Almôndegas com Molho “Ikea”


Quem nunca comeu almôndegas na Ikea? Eu já, várias vezes, e devo dizer que até gosto. Mas como sou gulosa, o que eu gosto mesmo é do molho de natas que as acompanha, que tanto fica delicioso com as almôndegas, como é óptimo com as batatas fritas ou o puré… Portanto, quando vi que durante o confinamento, a Ikea tinha divulgado e partilhado a receita do molho de natas que acompanha as suas almôndegas, guardei a receita para poder experimentar.
Quanto à receita das almôndegas, usei uma habitual cá em casa, apenas com carne de vaca, e deixo ao vosso critério a receita de almôndegas que escolherem usar. Mas o molho, esse, vale a pena. 
Boa semana a todos.

Ingredientes para 4 pessoas:

600g de carne de vaca picada (pedi no talho para picarem carne de vaca de estufar)
sal e pimenta q.b.
1 cebolinha pequena finamente picada
1 dente de alho
1 colher de sopa de ervas secas a gosto
azeite q.b.


Molho Ikea:

40g de manteiga
40g de farinha de trigo
2 colheres de chá de molho de soja
1 colher de chá de mostarda
150ml de natas
150ml de caldo de legumes caseiro
150ml de caldo de frango caseiro

Preparação:

Comece pro fazer as almôndegas. Numa taça coloque a carne. Junte a cebola e o dente de alho bem picadinho e tempere com as ervas secas, o sal e a pimenta. Amasse tudo muito bem com as mãos durante alguns minutos, Quanto mais amassar, de modo a ficar com uma massa quase homogénea, mais compactas as suas almôndegas ficam, e menos probabilidade de se desfazerem ao cozinhar.
Molde depois as bolinhas, amassando também muito bem cada uma delas. e coloque-as pelo menos 30 minutos no frigorífico antes de cozinhar. Neste ponto estão também aptas para ser congeladas podendo depois ser cozinhadas diretamente do congelador - sem descongelar.
Entretanto prepare o molho. Leve ao lume um tacho com a manteiga e deixe derreter. Junte depois a farinha e envolva bem, deixando a farinha absorver a manteiga e deixando-a também cozinhar um pouco. Acrescente depois o caldo de frango, e depois o caldo de legumes, aos poucos e poucos, mexendo sempre, e de modo a que o molho engrosse. Junte depois as natas, o molho de soja e a mostarda e deixe levantar fervura. Se necessário ajuste os temperos.
Para terminar, cozinhe as almôndegas num tacho ou frigideira com um pouco de azeite, até que fiquem douradas e cozinhadas no seu interior.
Sirva depois as almôndegas com o molho e acompanhe com batata frita ou puré e uma salada verde.

Bom Apetite!

19 junho, 2020

Arroz de Churrasco


Quantos de nós não fazem churrascos ao fim de semana com os amigos e a família, e quantas vezes não sobram coisas? Costeletas e mais um bocado de bife, e duas ou três tiras de entremeada.
Claro que carne de churrasco aquecida não tem a mesma piada, às vezes serve assim mesma, com com molho de azeite, alho e coentros que também aqui anda pelo blogue.
Mas quantas outras vezes não a limpo de ossos e afins e a aproveito para outra coisa, ou seja a transformo noutra refeição, Já deu bolinhas de carne, massa e até empadas e quiche.
Desta vez foi uma arroz de “coisas”. Fez uma refeição para nós os 5. Estava delicioso. E mais uma vez, nada de desperdiçou e tudo se aproveitou!
Dizem que o fim de semana vai estar quente. Talvez se façam muitos churrascos entre alguns amigos e família. E assim aqui fica a receita, para que nada se desperdice, tudo se transforme, e tudo isto comece a fazer sentido nas nossas cabeças!

Ingredientes:

1 chávena de arroz basmati ou thai jasmim
2 chávenas de sobras de carne de churrasco sem osso e partida em pedaços
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de colorau
1/2 pimento vermelho
1 cenoura pequena
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de polpa de tomate
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com a folha de louro e um pouco de azeite. Acrescente depois a cenoura descascada e cortada em cubos, assim como o pimento também em cubos, a polpa de tomate e o colorau. Deixe cozinhar dois ou três minutos e acrescente o arroz, envolvendo bem no refogado. Acrescente depois as carnes cortadas e junte depois duas chávenas de água. Tempere a gosto com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar cerca de 15 minutos em lume brando, até a água ter sido absorvida e o arroz estar soltinho. Se necessitar deixe ficar tapado mais uns 2 ou 3 minutos.
Sirva o arroz com uma salada verde.

Bom Apetite!

18 junho, 2020

Massada de Coelho


Não sei o que teria sido destes tempos sem as ementas semanais e sem alguma organização aqui no planeamento das refeições. Eu sei que para algumas pessoas foi a pandemia, o ficar em casa, o ter de trabalhar e gerir ao mesmo tempo casa, família e escola que as levou a começarem a planear ementas, organizar frigorífico e a fazerem uma gestão diferente dos alimentos que têm em casa e na arca congeladora. Tenho recebido muitas mensagens nesse sentido, e fico imensamente feliz por poder contribuir para que algumas pessoas se tenham conseguido organizar melhor e planear refeições para toda a família e principalmente fazerem uma melhor gestão das sobras e do que tinham em casa.
Na maioria das vezes, as refeições da semana são coisas realmente simples, sem grande trabalho, e que se possível até podem estar adiantadas de véspera enquanto se faz outra coisa.
Neste caso, estufei a carne enquanto fazia outra coisa qualquer na cozinha, aproveitando o tempo para cozinhar mais do que uma coisa. E depois, no dia seguinte, foi só colocar ao lume e acrescentar a massa…. E jantar na mesa pouco minutos depois!

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de carne de coelho desossada (procurem a empresa MITT que vende carne de coelho desossada, vários cortes e tem loja online e faz entregas em todo o país!)
350g de massa curta
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de tomate pelado 
50ml de vinho branco
1 colher de chá de tomilho seco
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar, juntamente com a folha de louro, num tacho com cerca de 2 colheres de sopa de azeite. Assim que começarem a alourar, junte a carne de coelho previamente cortada em pedaços e envolva bem e deixe ganhar cor. Tempere de sal e pimenta, com o tomilho, e deixe cozinhar uns minutos. Acrescente depois o vinho branco e o tomate pelado partido em pedaços e deixe estufar cerca de 20 minutos ou até a carne estar macia. 
Junte depois cerca de 3 chávenas de água e retifique de temperos. Deixe a água levantar fervura e acrescente a massa, deixando-a cozinhar em lume brando, até que fique “al dente” .
Sirva de imediato polvilhado com coentros ou cebolinho fresco, e acompanhe com uma salada.

Bom Apetite!

17 junho, 2020

Dumplings


Foi a minha querida Bárbara Tomaz que me explicou como fazer os dumplings. Na realidade é bastante simples, e é uma opima maneira de aproveitar sobras.
Deixo aqui apenas a receita da massa para os mesmos. O recheio foi mais um dos meus aproveitamento de sobras maluco: rama de alho francês bem picadinha refogada com alho e gengibre fresco. Juntei sobras de arroz e de carnes cozinhadas, desde  uma almôndega a restos de costeleta  - tudo picadinho. Temperei de sal e pimenta, 5 especiarias chinesas e um pouco de molho de soja.  Mas além de poderem procurar outro recheio mais tradicional, podem fazer o mais maravilhoso na cozinha: inventar, experimentar e usar o que têm à mão! 
A massa é simples de preparar e parece-me uma forma muito original de aproveitar restinhos de frigorífico.

Ingredientes para 12 dumplings grandes:

300g de farinha
175ml de água a ferver
sal q.b.

recheio a gosto - (já cozinhado, aproveitem para limpar frigorífico)
molho de soja ou sweet chilli q.b. para servir

Preparação:

Numa taça coloque a farinha e o sal. Abra uma cova ao meio e junte a água. Cuidadosamente, para não se queimar, vá amassando com as mãos até ficar bem macia e elástica e sem qualquer bocadinho de farinha seca. Deixe depois descansar 30 minutos.
Ao fim desse tempo divida a massa em 12 porções do mesmo tamanho.
Estique com a ajuda do rolo da massa cada uma das porções num circulo, de modo a que não fiquem muito grossos. Recheie a gosto e feche cuidadosamente o dumpling, à volta, de modo a formar o efeito que se vê na foto, e pressionando bem para não abrirem.
Pincele com um pouco de azeite, ou forre com papel vegetal um cesto de cozer a vapor, e coza os Dumplings cerca de 20 minutos até a massa ficar macia e brilhante. (Pode também cozinhar na Bimby, 18m/varoma/vel4, mas não se esqueça de a pincelar com azeite antes, ou os dumplings agarram).
Ao fim deste tempo, retire-os cuidadosamente do cesto a vapor, e leve-os a dourar a base uns minutos, numa frigideira antiaderente bem quente e com um fio de azeite ou óleo vegetal.
Sirva depois com molho de soja, sweet chilli ou outro da sua preferência!

Bom Apetite!

16 junho, 2020

Bolo de Limão e Coco


Os meus filhos não ligam muito a sobremesas. Mas bolos e bolachas está seguramente no topo das preferências deles, e aquilo que me pedem para fazer mais vezes. Nestes meses em que temos estado todos, todos os dias em casa, fazer um bolo é uma coisa que me pedem muito, e uma tarefa que fazemos quase sempre juntos. Adoram partir os ovos, ajudar a colocar o açúcar e a farinha, e principalmente lamber a taça e a colher no fim.
Desta vez a ideia foi fazer um bolo de limão, e eu, não sei porquê meti na cabeça que tinha de ser de limão e coco. Decoramos com frutos vermelhos que eles adoram e que combinam na perfeição com o limão, e além de lindinho, o bolo ficou realmente delicioso e acabou num instante.
Fiquei a pensar em coberturas mais gulosas com natas, mascarpone e curd de limão, a aliar aos frutos vermelhos, e acho que dá um perfeito bolo para aniversários de verão!

Ingredientes:

150g de manteiga temperatura ambiente
150g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
50g de coco ralado
150g de açúcar
4 ovos
1 limão

Frutos vermelhos para decorar q.b.
açúcar em pó q.b.

Preparação:

Numa taça coloque o açúcar e a raspa de limão. Junte de pois a manteiga à temperatura ambiente e misture bem. Junte depois os ovos, um a um, incorporando bem o anterior antes de adicionar o seguinte. Junte o coco ralado, a farinha, o fermento e sumo de meio limão e envolva bem com a ajuda de uma espátula ou colher de pau.
Coloque a mistura numa forma (não muito grande) untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme deixando arrefecer completamente sobe uma grelha.
Quando o bolo estiver completamente frio, decore a gosto com frutos vermelhos e açúcar em pó. Poderá também cobrir com um pouco de lemon curd, queijo creme batido com açúcar em pó, ou mesmo natas em chantilly.

Bom Apetite!

15 junho, 2020

Sopa de Corvina com Pimento e Tomate


Espero que tenham tido uns feriados ou mini férias maravilhosos. Por aqui acabamos pro ficar em casa, mas foram uns dias de descanso e de descomplicação. De leituras e de brincadeiras e de arrumações. Sem grandes horários e sem limpezas ou tarefas. Foram uma espécie de férias em casa, que ainda meteram algum convívio à mistura, o que é sempre bom!
Entretanto partilho hoje uma receita que tem tido imensos pedidos desde que a preparei. Uma sopa de corvina com tomate e pimento que, modéstia à parte ficou mesmo deliciosa. Mas claro, não há nada mais simpático do que encomendar e receber ingredientes deliciosos e de qualidade à porta. E quando a Peixinho da Lota me chega com estas postas de corvina, e ainda a cabeça para um delicioso caldo, acho que o que ia fazer ficou logo definido!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

Para o caldo de peixe:
1/2 cabeça de corvina
rama de alho francês
1 raminho de salsa
1 raminho de coentros
1 cenoura
sal e pimenta q.b.

Para a sopa:
2 postas grandes de corvina cozidas (a vapor ou no caldo aromático preparado)
1 raminho de coentros
2 dentes de alho
1 cebola
1 pimento vermelho
1 cenoura
1 lata pequena de tomate pelado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 colher de chá de colorau

Preparação:

Comece por preparar o caldo de peixe. Numa panela junte a cabeça de corvina, a rama de alho francês, a salsa e os coentros, 1 cenoura e tempere com sal e uns grãos de pimenta. Junte cerca de 1,5l de água e deixe levantar fervura e cozinhe em lume brando durante cerca de 30 a 45 minutos.
Ao fim deste tempo coe cuidadosamente o caldo e reserve. Descarte os legumes e aproveite para desfiar o peixe que a cabeça de corvina tem e reserve (pode juntar posteriormente à sopa, como eu fiz, ou aproveitar para pataniscas, arroz de peixe, uma passada ou outra coisa qualquer.) Pode depois cozer as postas de corvina para a sopa neste caldo - voltando a reaproveitar o mesmo na sopa, ou cozer as postas a vapor - foi a minha opção.
Pique a cebola e a cenoura. Corte o pimento vermelho em cubinhos.
Leve um tacho ao lume e acrescente um pouco de azeite deixando aquecer. Junte depois os legumes preparados e refogue-os ate que fiquem murchos. Junte depois o colorau, o tomate pelado e o liquido da lata, tempere com sal e deixe cozinhar mais uns 5 minutos. Acrescente depois o caldo de peixe que preparou e deixe cozinhar em lume brando cerca de 35 minutos. Ao fim desse tempo ratifique de temperos e triture tudo até obter uma creme.
Limpe depois as postas de corvina cozidas a vapor de peles e espinhas, e deixe os pedaços de peixe grandes (se aproveitou o peixe que retirou da cabeça da corvina, junte.o também.)
Pique bem os dentes de alho e os coentros.
Coloque o peixe limpo de peles e espinhas e os alhos e coentros picados numa terrina ou taça funda. Por cima disponha a sopa bem quente.
Sirva de imediato com uns pedacinhos de pão torrado ou com espinafres baby.

Bom Apetite! 

12 junho, 2020

Hashbrown de Batata Doce a Atum


Vi a Joana Moura a preparar estes hashbrown e a ideia não em saiu mais da cabeça. Acabei a fazer de cor, mas depois de uma conversa com ela, percebi que da próxima vez os posso melhorar juntando a estes ingredientes simples um ovo e um pouco de queijo ralado, não só para os enriquecer, mas também para que fiquem mais firmes e não se desmanchem tão facilmente - confesso que tive alguma dificuldade em os cozinhar sem que se desmanchassem….
São uma refeição simples e rápida com ingredientes de despensa que todos temos em casa, e que os miúdos gostaram muito! Portanto é uma receita vencedora e que merece ser repetida com o devido upgrade!

Ingredientes para 15 bolinhos:
(adaptado de uma receita da Jocooking: https://www.instagram.com/jocooking/)

1 lata grande de atum (ou 3 das mais pequenas)
2 batatas doce grandes
sal e pimenta q.b.
ervas secas a gosto
azeite q.b.

Preparação:

Descasque as batatas doce e rale-as (como se fossem cenoura). Coloque-as numa taça e misture o atum previamente escorrido, tempere com um pouco de sal e pimenta e as ervas a gosto.
Misture bem e forme bolinhos tipo hambúrgueres. Leve ao frigorífico de modo a que ganhem alguma firmeza.
Entretanto aqueça uma frigideira anti aderente com um pouco de azeite e cozinhe os bolinhos de ambos os lados até que fiquem dourados e a batata cozinhada e crocante por fora.
Sirva os hashbrown com uma salada verde.

Bom Apetite!

09 junho, 2020

Esparguete com Molho de Tomate e Vegetais, Azeitonas e Mozarella


Das coisas que nunca falha no meu congelador ou despensa, seja verão ou inverno, tenha sido feito com tomate pelado de lata, ou com tomate maduro de verão, é molho de tomate e vegetais. Uso-o para tudo. Desde massas, molho de almôndegas. bolonhesas, estufados, arroz, para as pizzas… Assim que o stock começa a ficara em baixo é altura de fazer outro. Além do tomate leva outros vegetais, ficando assim muito mais enriquecido, e é também um maneira de aproveitar vegetais mais murchos, talos e afins.
E portanto, muitas vezes não é mesmo preciso muito para fazer um jantar ou almoço em pouco tempo.
O caso desta massa de hoje, numa refeição sem carne nem peixe!

Ingredientes para 4 pessoas:

350g de espaguete
300ml de molho de tomate com 7 vegetais (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2018/06/molho-de-tomate-7-vegetais.html
1 tomate chuchas fresco maduro
100g de azeitonas descaroçadas
1 bola de mozarella fresca
cebolinho q.b. picado e flor de cebolinho

Preparação:

Comece por cozer o esparguete, até este ficar al dente, em água abundante temperada de sal.  
Aqueça o molho de tomate já feito, deixando-o ferver, e juntando as azeitonas escorridas e o tomate chucha previamente cortado em cubos e envolva bem. Corte a mozarela fresca em fatias.
Assim que o espaguete estiver cozinhado, escorra-o bem, regue com um fio de azeite e disponha-o numa travessa. Por cima coloque o molho de tomate bem quente. Disponha as fatias de mozarella, para que o calor do molho as vá derretendo, e termine polvilhando com cebolinho picado e as flores do cebolinho.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

08 junho, 2020

Coelho de Fricassé


Frango de fricassé faz parte das minhas memórias de infância. Da história que a minha avó contava acerca da receita de frango de fricassé que a minha bisavó fazia. 
Às vezes esquecemo-nos destas receitas mais simples, perfeitas para todos os dias, e esquecemo-nos como as podemos utilizar com outros vários ingredientes, seja coelho, como a receita que vos trago hoje, seja até com lombinhos de peixe - que fica igualmente delicioso. Dou por mim agora a pensar numa receita com legumes de fricassé e que deve ficar bem bom!
 E é assim que se começa mais uma semana por aqui! Esta com um bocadinho de sabor a férias por conta dos feriados!
Boa semana!

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de lombinhos de coelho
1 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite q.b.
50ml de vinho branco
1 colher de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1 molhinho de salsa
2 gemas de ovo
1/2 limão
175ml de caldo de legumes caseiro ou água

Preparação:

Corte os lombinhos de coelho em cubos e tempere com sal, pimenta, o louro, o vinho branco e a farinha. Deixe marinar.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com o azeite. Junte o coelho e a marinada, assim como o caldo de legumes ou água e deixe cozinhar em lume brando, até o coelho estar macio. Retifique os temperos.
Numa taça junte as gemas, a salsa picada e o sumo de limão e misture bem. Junte esta mistura ao coelho, sem parar de mexer e deixe levantar fervura.
Sirva o coelho com batatinhas cozidas ou puré de batata e legumes.

Bom Apetite!