Couscous de Couve Flor com Caril, Feta e Ervas Frescas


De repente apercebo-me que metade deste ano já quase que passou. Desse tempo, estivemos metade em casa. Não deixe de ser curioso que apesar das mudanças nas nossas vidas, e de poder parecer que o tempo até passou mais devagar, afinal foi tudo demasiado rápido. Estamos já em Junho. Devíamos estar a pensar em férias e fins de semana ao sol, mas por aqui preparou-se o regresso à escola do António, e fazem-se outros planos mais caseiros e cuidados que o habitual.
Contam-se os dias para acabar este estudo em casa, que está a esgotar uma grande parte dos pais, alunos e professores. E fazem-se planos para retomar o trabalho, sem saber ainda nem bem como nem quando.
E depois há coisas que se mantêm na rotina dos dias. Como estes couscous que ficam sempre bem, são rápidos de preparar e acompanham bem quase tudo!

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de couve flor em raminhos
2 cenouras não muito grandes
1 colher de chá de caril em pó
10 azeitonas pretas
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
100g de queijo feta 
1 molinho de coentros frescos
1 molinho de hortelã fresca

Preparação:

No rosto de cozinha ou pecadora, pique os floretes de couve flor juntamente com a cenoura descascada e cortada em pedaços até ficar com uma espécie de migalhas grossas (couscous).
Leve depois uma frigideira ao lume com 1 colher de sopa de azeite e junte o dente de alho picado. Quando começar a querer fritar acrescente a mistura de couve flor e cenoura, o pó de caril e tempere de sal e de pimenta. Vá mexendo sempre, em lume brando, para não queimar, e cozinhar os legumes, cerca de 5 a 10 minutos.
Retire do lume e coloque numa saladeira.
Acrescente depois os coentros e a hortelã bem picadinhos, as azeitonas em pedaços e queijo feta em cubinhos ou esfarelado. Envolva bem e sirva como acompanhamento ou prato principal numa refeição mais ligeira.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo12:54

    Obrigada pelas suas receitas, obrigada por continuar. Dão ideias, fazem boa companhia, para quem gosta da cozinha e de cozinhar. Uma receita que deu há muitos anos, o bolo de whisky (de Natal) é um clássico cá em casa, muito muito apreciado. Hoje ri-me com o corrector que estraga tantas frases. Acho que a sua era 'No robot de cozinha ou na picadora' e ele, corrector, deu rosto à cozinha e chamou uma pecadora… Mais uma vez obrigada e felicidades. Helena

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Verdade, tb gosto muito desta variante de 'couscous' :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. Deve ficar uma delícia e muito saudável. Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir