As tartes salgadas são uma óptima maneira de aproveitar sobras de outras refeições para o dia a dia, mas são também praticas para festas ou jantares com muitas pessoas, porque são praticas de preparar.
No aniversário do Zé Maria acabei por preparar uma tarte de cogumelos e queijo da ilha que ficou deliciosa e é sempre aquele “petisco” que praticamente todos apreciam.
Ingredientes para 1 tarte:
massa:
200g de farinha
100g de manteiga
sal q.b.
água q.b.
Recheio:
300g de cogumelos castanhos
1 raminho de tomilho fresco ou seco
azeite q.b.
150g de queijo da ilha ralado
sal e pimenta q.b.
200ml de natas
3 ovos
Preparação:
No robot de cozinha coloque a farinha e a manteiga, uma pitada de sal e 1 colher de sopa de agua fria.Triture 15 segundos na velocidade 6 ou amasse à mão até obter uma massa lisa.
Sem ser preciso esticar com o rolo, foree uma tarteira e pique com a ajuda de um garfo. Leve cerca de 30 minutos ao frigorífico.
Corte depois os cogumelos em laminas ou ao meio, lave ou limpe bem, e leve ao lume numa frigideira bem quente com 1 colher de sopa de azeite para saltear. Tempere de sal, tomilho e pimenta e deixe arrefecer.
Entretanto leve a base da tarte ao forno pre aquecido a 180°C durante 20 minutos.
Ao fim desse tempo, coloque o recheio de cogumelos cozinhados e o queijo da ilha, espalhando bem.
Numa taça junte as natas com os ovos, misture bem e tempere de sal e pimenta. Verta sobre o recheio da tarte e leve novamente ao forno a 180°C durante mais 35 minutos ou até a tarte estar cozinhada.
Bom Apetite!