Mix de Panquecas da Nigella

Mais uma receita da Nigella. Desta vez umas panquecas, com uma sugestão muito prática.
Em vez de misturarmos todos os ingredientes de cada vez que queremos panquecas, que me dizem de ter uma mistura já pronta à qual apenas necessitam de misturar ovos e leite?
Portanto assim fiz e, de cada vez que quero panquecas lá está o frasco com a mistura pronta.
E é também um excelente miminho para se oferecer a alguém, juntamente com um frasquinho de compota caseira.
Bom fim de semana!

Ingredientes para o Mix de Panquecas:

600gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
1 colher de chá de sal
40gr de açúcar baunilhado

Preparação:

Misture todos os ingredientes e guarde num frasco bem fechado.

Ingredientes para cerca de 15 panquecas pequenas:

150gr de Mix de panquecas
1 ovo
250ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida

Preparação:

Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa.
Aqueça uma frigideira anti-aderente (sem óleo) e deite 2 colheres de sopa de massa para formar cada panqueca (na minha frigideira fiz 3 panquecas de cerca de 8 cm de cada vez). Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas vire-as e deixe cozinhar mais um minutos.
Sirva as panquecas ainda quentes com mel, ou com a compota da sua preferência.
(Nota: Se sobrarem, guarde-as no frigorífico numa caixa fechada e aqueça-as no microondas uns segundos antes de soltar a servir. Parecem acabadas de fazer!)

Bom Apetite!

24 comentários :

  1. Célia08:43

    Adorei a idéia!Faço muitas vezes as panquecas do everydyfood c/ raspas de laranja e requeijão,tb ficam maravilhosas,nunca sobra.Colher-de-pau você aconselha mesmo a compra do livro da nigella?....já olhei para ele na fnac...
    Jinhos
    Célia

    ResponderEliminar
  2. Que delicia de aspecto!!
    É um livro que já está "encomendado" ao marido:))
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Uau...que aspecto. Eu adoro panquecas!! Só fiz ainda 2 vezes mas fiquei completamente apaixonada pela receita!E fofinhas e quentinhas então...maravilha!
    Beijocas grandis

    ResponderEliminar
  4. Amei as panquecas... Sabem sempre tão bem... E com esse mix é tê-las prontas rapidinho!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. òptimo aspecto nham nham!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que ideia fantástica.. assim podemos fazer em qualquer altura sem muito trabalho..
    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Hummmmmmmmmmmmm,
    Babei-me, eu queroooooo,
    não se faz...
    Jinhos da Bela

    ResponderEliminar
  8. Adorei a dica. Vou ver se o consigo preparar para levar para as férias.

    Já agora guardamos o mix no frigorífico?

    Bjinho

    ResponderEliminar
  9. Um dúvida... O Mix tem prazo de validade recomendado peka Nigella?

    ResponderEliminar
  10. agora é que tu arranjaste a bonita!!!
    nunca mais vão faltar panquecas na minha casa... que ideia fantástica!

    ResponderEliminar
  11. Quanto ao prazo de validade do mix, visto só ter farinha, fermentos e açúcar, desde que bem fechado terá bastantes meses de validade, senão até 1 ano ou mais.
    E devem guardar na despensa ao pé das farinhas e do açúcar.
    Tenham em atenção que o mix que podem fazer adiantado é a mistura de farinha´, açúcar e fermento.
    Na hora de preparar as panquecas é que misturam os ovo e o leite. Portanto não há qualquer tipo de razão para guardar o mix no frigorífico.
    Espero ter respondido a todas a s perguntas.

    ResponderEliminar
  12. Parece-me uma excelente ideia :)

    ResponderEliminar
  13. parece-me muito bem!! gostei! adoro panquecas, vou levar a receitinha cmg:) bjitos:***

    ResponderEliminar
  14. Se eu passar o restante da noite só dizendo que idéia maravilhosa é esta, ainda não será suficiente!
    Amei d paixão e peço sua licença para postá-la em meu blog, calro lhe darei os créditos!
    Abração!

    ResponderEliminar
  15. Anda tudo a fazer panquecas!! Que maravilha!!

    ResponderEliminar
  16. adorei a ideia de ter a mistura sempre prontinha a utilizar. assim quano me der o desejo e so pegar no frasco e e mais rapidinho.
    so por o ovo e leite.
    vou fazer sim .

    ResponderEliminar
  17. Adorei a receita e acabei fazendo, confesso que fiquei curiosa pelo uso do bicarbonato, minhas panquecas ficaram com o amargo do bicarbonato, alguem pode me dizer o que aconteceu?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo12:10

    Gostei muito da idéia, mas também tive problemas com o bicarbonato, ficaram com um sabor muito forte, meu filho de 3 anos que adora panquecas deu a primeira mordida e nao teve coragem de comer mais.
    a medida para o bicarbonato esta certa? perdi o mix enteirinho!!! pois nao tem como usar, o sabor nao ficou legal....

    ResponderEliminar
  19. Olá novamente,
    Esta é uma das prendinhas que quero também integrar nos meus cabazes de natal.
    Mas ao ler os comentários gostava que me dissesses se realmente a quantidade de bicarbonato de sódio é mesmo 2 colheres de sopa, é que sinceramente não sei que sabor pode dar este ingrediente.
    Outra questão, o sal é sal grosso ou fino? Suponho que seja grosso mas gostava de confirmar.
    beijinho e obrigada

    ResponderEliminar
  20. Rosália15:01

    Olá!
    Quanto aos ingredientes não serão 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, em vez de colheres de sopa?

    Parabéns pelo blog e pelo livro.
    Rosália

    ResponderEliminar
  21. Rosália15:05

    Olá novamente,

    Fui confirmar no livro da Nigella e a quantidade são "2 colheres de chá de bicarbonato de sódio".
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  22. Rosália, um enorme obrigada da minha parte pelo esclarecimento!

    ResponderEliminar
  23. Teresa19:17

    Teresa

    Desculpem a intromissão, mas quando anotei a receita do programa da tv , a Nigella disse 2 c de sopa de bicarbonato e 1 c chá de sal (e usou do grosso)
    Parabéns pelos 2 livros que tenho e que tb ofereci como prenda de natal a sobrinha que adora cozinhar.

    ResponderEliminar
  24. Seria uma xícara de farinha? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir