Rolos Crocantes com Beringela, Tomate e Manjericão


Não posso deixar de agradecer a todos vocês que tiraram um bocadinho da vossa tarde de domingo para irem ter comigo à Feira do Livro de Lisboa. Muito obrigada pela vossa presença, pelos miminhos(obrigada Sara e Cristina), e pelas palavras simpáticas e generosas que tiveram para comigo. Apesar do calor foi uma tarde muito agradável e simpática!
Entretanto a semana começou, uma semana com feriado pelo meio e que nos dá um dia extra para descansar, ou cozinhar, ou ler ou qualquer outra coisa. Por aqui acho que vão continuar as arrumações ou organizações ou quem sabe uma tarde a cozinhar….
Mas para já uma receita sem carne ou peixe, desta vez com a clássica combinação de beringela, tomate e manjericão que se transforma num delicioso recheio de uns rolinhos crocantes. (Mas que também podem usar para rechear canelones, juntar a massa cozida, rechear pitas ou wraps….)
Apesar do calor, aqui aproveitou-se o forno para fazer, além deste jantar, pão caseiro, uns pãezinhos com farinha de alfarroba e ainda um bolo de chocolate e framboesas que cheira divinalmente….

Ingredientes para 2 pessoas:

2 folhas de massa filo
1 beringela pequena
125g de tomate cereja
folhas de manjericão frescos
sal e pimenta q.b.
30g de parmesão ralado na hora
azeite q.b.
1 cebola pequena
ovo batido 
sementes de papoila para polvilhar

Preparação:

Lave a beringela, corte-a depois em cubos não muito grandes. Pique também grosseiramente a cebola, e corte o tomate cereja ao meio.
Leve um tacho ao lume com cerca de 2 colheres de sopa de azeite e deixe aquecer bem. Junte depois a beringela e deixe saltear até que comece a amolecer. Acrescente depois a cebola picada e os tomates cortados ao meio, bem como as folhas de manjericão rasgadas com a mão. Envolva bem e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até que a beringela e os restantes legumes se comecem a desfazer.
Retire do lume e acrescente o parmesão envolvendo bem. Deixe arrefecer completamente antes de utilizar para rechear a massa.
Pincele depois uma folha de massa filo com azeite e, numa ponta da massa coloque o metade do recheio. Dobre as pontas para dentro e enrole cuidadosamente de modo a ficar com um rolo. Repita com os restantes ingredientes. Com uma faca faça uns golpes na massa, para libertar o vapor enquanto cozinha e pincele com ovo batido e polvilhe com as sementes de papoila (opcional).
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos até a massa estar dourada e crocante.
Sirva de imediato (depois de frios os rolos deixam de ficar crocantes) e acompanhe com uma salada verde.


Bom Apetite!



16 comentários :

  1. Anónimo09:51

    Uma bela sugestão para experimentar no feriado, e tenho quase tudo, menos o queijo (acho que há ratos em casa que comem o queijo todo!)...Fiquei curiosa com as receitas dos pãezinhos de alfarroba (um sabor que estou a aprender a conhecer) e a do bolo de chocolate e framboesas - devem ter ficado muito bons. Gostei muito de a conhecer, assim como o resto da família. Desejo-vos as maiores felicidades e que tudo corra bem. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Estes rolos ficaram mesmo muito saborosos e são para repetir. Daquelas receitas que nasce da necessidade de acabar um resto de massa filo que andava no frigorífico e que começava a ficar mais seca, e dos legumes que tinham vindo do mercado biológico. Foi uma agradável surpresa. Nem sempre tudo corre assim tão bem!
      Quanto às outras receitas, serão publicadas durante a semana aqui pelo blogue.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo10:54

    Espero que tenha gostado do miminho! É um pequeno agradecimento pela inspiração de voltar a fazer bolachas/biscoitos (algo que deixei de fazer durante alguns anos e que actualmente costumo fazer quase todas as semanas), e pelas ideias para as ofertas de Natal. O chá é de cidreira, colhida no quintal e seca, para ter em casa e para algumas ofertas. É uma coincidência, mas só depois é que vi o post do "Economia cá de casa", relativamente às coisas feitas de raíz e o gosto de as fazer. É por isso que digo que, directa ou indirectamente, inspira as suas leitoras. Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Gostei muito dos miminhos. Ao ver a erva cidreira, já em casa, quase que me vieram as lágrimas aos olhos, pois era uma coisa que a minha avó tinha e me dava todos os anos para ter em casa. Este ano a Sara fez a vez dela....
      E as bolachinhas são deliciosas. Ainda bem que enviou também a receita. Num destes dias partilho-as aqui no blogue com os devidos créditos.
      Mias uma vez muito obrigada por se ter dado a conhecer e por passado pela feira do livro.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Já tenho sugestão p o meu almoço do próx fds :) Thanks! Bjinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São deliciosos anjo de mel. Valem mesmo a pena.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Sem dúvida, uma maravilhosa opção, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susy,

      Posso afirmar que foi das melhores receitas meat free dos últimos meses.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Ficou com óptimo aspecto.
    Levo comigo para ver se faço.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/quinze-dias-com-raymond-blanc-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara,

      Faça que vale mesmo a pena.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Que bom aspecto! Vou ter que experimentar :) sou fã de todos os ingredientes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia,

      Não se vai arrepender.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Susana,

    É uma daquelas receitas para repetir. Aconselho.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Tem mesmo muito bom aspeto :) e já me inspirou para outras variantes. Obrigada
    http://opiresdaisa.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Imprimir