Peito de Pato na Frigideira com Laranja e Puré de Abóbora


O fim de semana passou a correr, mesmo com a chuva e os dias cinzentos. Houve, claro, tempo para cozinhar, experimentar receitas novas, ter a casa cheia. Houve tempo para almoços de família, risos e divertimento e momentos muito bem passados. Houve tempo para ver os primeiros episódios do novo Masterchef Austrália enroscada no sofá e com uma manta sobre as pernas e para brincar com o Zé e a nova paixão, as plasticinas.
Mas como não sou - nem quero ser - a perfeita fado do lar, na lavandaria ficou roupa por passar, no domingo jantámos os restos que estavam frigorífico, que foi só aquecer e comer com os pratos sobre os joelhos no sofá da sala, e há pedacinhos de plasticina espalhados um pouco por todo o lado para imensa felicidade do meu filho mais velho que aponta para cada um deles quando os descobre.
Sim, foi um bom fim de semana! Espero que o vosso tenha sido tão bom, e preguiçoso como o meu!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de pato não muito grandes
sal e pimenta q.b.
1 laranja pequena
350g de abóbora manteiga (já descascada e limpa de sementes)

Preparação:

Corte a abóbora manteiga em pedaços pequenos e leve-a a cozer a vapor até que fique macia.
Assim que estiver cozida, acrescente a raspa da laranja e triture com a varinha mágica ou robot de cozinha até obter um puré muito macio. Se achar necessário tempere com um pouco de sal. Reserve.
Entretanto faça uns cortes na pele do pato - em forma de losango - mas sem atingir a carne, e tempere com sal e pimenta.
Leve uma frigideira ao lume, sem adicionar gordura e deixe aquecer muito bem. Coloque depois os peitos de pato, com a pele virada para baixo e deixe cozinhar cerca de 8 minutos. Ao fim desse tempo vire o pato e deixe cozinhar mais uns cinco minutos. (Estes tempos são meramente indicativos - O pato deverá ficar rosado por dentro e nunca demasiado passado!) Retire o pato da frigideira e deixe repousar tapado com papel de alumínio.
Entretanto vai reparar que o pato liberta imensa gordura ao cozinhar. Escorra a maioria dessa gordura - que poderá guardar para cozinhar - e deixe ficar na frigideira o equivalente a 1 colher de sopa. Acrescente o sumo da laranja e deixe ferver uns minutos até ficar com um molho xaroposo. Desligue e coloque o molho numa molheira.
Sirva o puré de abóbora com o pato cortado em fatias e regue com o molho de laranja. Acompanhe com brocolos ou uma salada de rucula. (Se gostar acompanhe também com batatas previamente cozidas e passadas na frigideira com um pouco da gordura do pato).


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Bom dia, Boa semana,
    Em que cana e a que horas se pode ver os novos episódios do masterchef austrália??, só tenho visto o do Brasil e não me enche as medidas, tenho visto todas as series do austrália e é bastante inspirador !
    Obrigado
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Foi igualmente maravilhoso o fim de semana... E esta receita tem óptimo aspecto... Obrigada... Bj

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:04

    Uma receita bastante colorida! O fim de semana não foi mau, a chuva e o frio complicaram os meus planos, mas ainda deu para para fazer algumas coisas, sem grandes complicações. Um bom início de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Esta receita tem um delicioso aspecto! Adorei

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bom trabalho e bem haja pelo reparo

    ResponderEliminar
  6. Bom trabalho e bem haja pelo reparo

    ResponderEliminar
  7. Sara Henriques16:01

    Para além de bom aspeto, é divinal! Testada e super aprovada hoje ao almoço cá em casa! Muito obrigada! Beijinho, Sara.

    ResponderEliminar

Imprimir