13 julho, 2017

Panquecas de Courgete


Há que usar as muitas courgetes que andam aqui por casa, oferecidas por amigos queridos do quintal dos pais. Têm servido para várias coisas, e desta vez lembrei-me de preparar umas panquecas salgadas para um almoço diferente.
Ficaram bastante agradáveis, e agora não me saem da cabeça umas panquecas ou waffles doces com courgete, à semelhança de bolos ou muffins. Se experimentar, depois conto tudo!
Para o almoço acompanhei as panquecas com ovo escalfado e um esparregado de espinafres, mas devem ficar deliciosas com salmão fumado e uma salada fresca de verão.

Próximo workshop: Na Colher de Chá, em Furadouro, Ovar, no próximo dia 22 de Julho, pelas 10h, e com o tema de “Petiscos de Verão”. Inscrições e mais informações para geral@colherdecha.pt.

Ingredientes para 8 panquecas pequenas:

250g de courgete ralada
6 colheres de sopa de farinha (podem usar farinha de trigo, farinha de mandioca, farinha de aveia polvilho doce ou outra farinha da vossa preferência)
sal e pimenta q.b.
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
azeite q.b.

Preparação:

Numa taça bata os ovos e misture a courgete, a farinha, o fermento, um fio de azeite e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture bem. A mistura deverá estar grossa, mas não em demasia.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer.
Coloque colheradas de massa na frigideira quente, e deixe que estas comecem a formar pequenas bolhas à superfície. Vire-as cuidadosamente e deixe que cozinhem do outro lado.
Retire e repita até esgotar toda a massa.
Sirva as panquecas com um pouco de salmão fumado, carnes frias ou até um ovo escalfado e uma salada verde.


Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Anónimo09:12

    Adoro esta sugestão! É boa para um almoço ligeiro ou mesmo pequeno almoço.
    Tenho courgetes e para a semana também vou ter na cesta, e vai ser uma das formas de dar uso a elas.
    As courgetes foram espremidas? Coloco está queztão , pois elas costumam ter bastante água e podem deixar a massa líquida. Já vi waffles de cenoura, e são capazes de funcionar com a courgete ralada.
    Aguardo mais ideias para elas, pois por vezes fico sem ideias.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Não costumo espremer a courgete ralada. Neste caso, como não juntei mais nenhum líquido à massa, além da courgete e do ovo, não deixaram a massa demasiado líquida. Ficaram no ponto!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Que ricas panquecas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Fico à espera da receita das panquecas doces ^^! Confesso que não sou fã de panquecas salgadas. Também tenho uma cougete gigante para usar e precisava de receitas. Já fiz bolo de curgette e gostei, mas também achei, como a leitora Sara referiu, que ficou húmido demais, principalmente no 1º dia (depois secou um bocadinho). Algum truque para não acontecer?
    Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia,

      Há quem esprema um pouco a courgete. Eu por acaso nunca o fiz - a não ser que seja uma receita que o refira, e faço imensos bolos de courgete e não acho que isso tenha acontecido. Talvez só precisem de ser ligeiramente espremidas ou um pouco mais de tempo no forno!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Olá Joana, Vi que deu várias sugestões de farinhas que podem ser usadas, mas pode partilhar qual usou nas suas panquecas? Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Óptima sugestão! No ano passado fiz de beterraba (umas simples outras com cacao), mas ñ fiquei fã :/ Vou experimentar estas assim q tiver courgette ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Fiz hoje ao almoço. Os miúdos adoraram.

    ResponderEliminar