Arroz de Tomate, Pimento e Coentros com Petinga Frita


Dia de retomar rotinas. O início da escola e da nossa vida com (novamente) mais regras e horários. Já se sabe que os primeiros dias vão ser mais complicados, mas sei que em breve tudo voltará ao normal.
Por aqui o fim de semana foi produtivo, talvez influenciado por esta “tendência” de Setembro como mês de recomeços e de iniciar novas coisas. Aproveitamos para fazer algumas coisas aqui por casa que estavam pendentes, e o resultado foi melhor do que o esperado.
Quando a receitas, fizemos alguns clássicos que ficam sempre bem, como este maravilhoso arroz de tomate com petinga frita!
Boa semana a todos. E bons recomeços!

Ingredientes para 3 pessoas:

1 tomate maduro (tamanho médio)
1 colher de sobremesa de polpa de tomate
1/2 pimento vermelho pequeno
1 cebola pequena
1 molhinho de coentros frescos
1 folha de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 chávena de arroz

500g de petinga amanhada
sal q.b.
farinha de milho q.b.
azeite ou óleo para fritar

Preparação:

Pique a cebola e leve-ao ao lume, num tacho, com um pouco de azeite e o louro, deixando refogar alguns minutos. Acrescente depois o tomate também picado, a polpa de tomate e o pimento em cubinhos e deixe refogar mais uns minutos. Acrescente o triplo de quantidade de arroz (neste caso 3 chávenas para um arroz malandrinho) e retifique de sal e pimenta. Assim que levantar fervura acrescente o arroz, reduza para o mínimo, mexa  e tape, até que o arroz esteja cozinhado.
Entretanto tempere a petinga com sal. Leve uma frigideira ao lume com azeite (ou se preferir óleo). Passe as petingas por farinha de milho e frite-as em óleo quente até que fiquem douradas. Escorra em papel absorvente.
Sirva o arroz acabado de fazer e bem polvilhados com os coentros frescos acompanhado com as petingas fritas e uma salada de alface.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:31

    Esta sugestão é comida de conforto (adoro peixe frito com arroz de tomate/pimentos, arroz de grelos ou arroz de feijão), para animar um dia que começou chuvoso, com aromas de Verão (os eternos tomate e pimento, com o fresco dos coentros).
    Pois, Setembro já chegou e com ele um novo ciclo, uma nova rotina.
    No meu caso, é pensar nas tarefas de "formiga" ao nível da casa/despensa (doces, avios de frutos secos com e sem casca), e tarefas relacionadas com o jardim (colher ervas para chá, colher sementes, tratar das plantas, plantar/fazer estacas, pensar nas podas, encomendar lenha).
    Seja como for, há que aproveitar o tempo da melhor forma possível, pois cada época tem as suas coisas boas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Não sou grande fã de petingas fritas, mas esse arroz tem um ar divinal!

    ResponderEliminar
  3. Que excelente sugestão! Gosto imenso de arroz de tomate yuums ;)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar

Imprimir