Crepes de Pescada e Camarão Gratinados com Natas


Muitas das receitas das ementas semanais, acabam por nascer de coisas que eu já tenho em casa, e da necessidade de gastar esses ingredientes, e de os conjugar da melhor forma. Nem sempre a ementa é “glamorosa” ao ponto de se pensar e escolher receitas de revistas e de as colocar em prática... Na grande maioria das vezes é mesmo a necessidade de se gastarem ingredientes - carne e peixe - que já tenho em casa, e de complementar as refeições com o cabaz que recebo todas as semanas. Isto tem a ver com a forma que faço as minhas compras - porque encomendo um cabaz de carne de vaca, porque compro frangos caseiros, porque encomendo também peixe num cabaz, ou ainda, e aqui terei mais pessoas que se identifiquem, aproveito promoções, descontos e afins para comprar alguma carne e peixe (principalmente congelado).
Depois é saber tudo o que há cá em casa, no congelador e frigorífico e, com o princípio de não deixar estragar nada - principalmente os frescos - pensar em como conjugar tudo em refeições equilibradas, saborosas e nutritivas para todos, e complementar numa ida às compras com o que falta.
E assim saiu a ideia de fazer estes crepes de peixe e camarão, receita que faço e adapto algumas vezes, dependendo do que tenho em casa, e com diferentes receitas de crepes, mas que também poderiam fazer com canelones, por exemplo, ou folhas de lasanha fresca.
Têm ainda a enorme vantagem de poderem ser feitos com uns dias de antecedência e congelado ou guardado no frigorífico uns 2 dias.
Espero que gostem.

E vamos começar os workshops:

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Lisboa - 22 de Setembro - 15h Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 29 de Setembro - 15h Worshop Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar - 30 De Setembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

 Ingredientes:

4 lombinhos ou medalhões de pescada
200g de miolo de camarão miúdo
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
8 crepes (receita aqui ou aqui)
200ml de natas ácidas (ou crème fraiche ou natas frescas...)

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Junte depois os medalhões de pescada partidos em pedaços, e o miolo de camarão. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando, desfazendo os medalhões com a colher de pau. Retire e deixe arrefecer.
Prepare a receita de crepes que preferir e reserve.
Recheie depois cada crepe com a mistura de pescada e camarão, e dobre as abas para dentro, enrolando de seguida, ou simplesmente enrole, e coloque num pirex ou tabuleiro que possa ir ao forno.
Cubra de seguida com uma camada uniforme de natas ácidas e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado e gratinado.
Sirva com uma salda verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:25

    Gosto muito destas ideias, por causa da sua versatilidade.
    A maior parte do que faço é fruto do improviso, com ideias tiradas daqui ou livros/revistas, adaptando ao que tenho em casa.
    Também aproveito as promoções, se for o caso, e a forma de comprar as frutas e legumes é que mudou um pouco. Desde que passei a ter a cesta da Fruta Feia (3ªf) complemento o que falta com as compras no Sábado. Passei a estar ainda mais atenta aos produtos da época, e tento arranjar formas diferentes de usar, dada a sua abundância.
    Irei guardar esta sugestão, pois poderá haver uma ocasião para a usar, com estes ou outros ingredientes.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir