Perna de Peru com Laranja na Slowcooker



Ando cada vez mais fã da slowcooker. Para quem não sabe a slowcooker é uma panela eletrica de cozedura lenta. Funciona em dois modos: low (baixo) e high (alto). Ou seja demora entre 4horas (em modo high) ou 8horas (modo low) a cozinhar alimentos. Os americanos têm imensas receitas para a slowcooker, e fazer desde carnes, a papas de aveia, sopas, feijoadas e caldos. Eu tenho duas panelas: uma, que descobri na despensa da minha mãe e foi uma prenda de casamento - tem portanto mais de 40 anos - e que a minha mãe nunca usou, e uma outra, bastante maior que comprei o ano passado no Aldi. Ora a minha panela do Aldi avariou (o termostato não funcionava e demorava 24 horas a cozinhar uma peça de carne) e, depois de a levar à loja para acionar a garantia, foi-me devolvido o dinheiro porque não tinha arranjo. Sorte das sortes, tinham tido a nova panela de cozedura lenta (já digital) em catálogo nas semanas anteriores e havia uma solitária. Ainda pro cima em promoção. Escusado será dizer que veio para casa comigo. A nova panela tem 5,5l de capacidade (cabe uma perna de peru ou um frango inteiro) e é digital. Tem a particularidade de se desligar sozinha quando acaba o tempo de cozimento, e ainda tem um modo de manter a comida quente. Além disso, dá para programar até 20 horas. Fiquei bastante satisfeita pela troca, que com o desconto desta panela, só me ficou por mais 5 euros que a anterior! Foi mesmo sorte!!
Entretanto, assim que veio parar cá a casa, a nova panela levou logo com uma perna de peru que estava temperada no frigorífico para ser assada no forno. Assim, foi cozinhada na slowcooker durante 8 horas e ficou deliciosa.
Claro que uma panela de cozedura lenta não é uma coisa imprescindível, mas tenho a dizer-vos que a acho muito prática (e como não é uma coisa muito cara, um investimento que vale a pena), e que permite colocar tudo lá para dentro e ligar, sem nos termos de preocupar. Dá perfeitamente para deixarem ligada de manhã com o jantar. E assim que chegam a casa à noite têm o jantar pronto. Tenho várias amigas que a têm e usam assim. E são, claro, fãs incondicionais, usando a panela delas 2 a 3 vezes por semana para as mais variadas coisas. Aliás, foram elas que, com o seu entusiasmo me convenceram a usar mais e a descobrir potencialidades!
A panela de cozedura lenta gasta mesmo muito pouco eletricidade e, apesar das horas ligada é bastante económica.
E quanto à perna de peru, ficou deliciosa. Deixo aqui a receita! Para quem não tem slowcooker, nada como tapar bem papel de alumínio e levar ao forno cerca de 2h30!

Próximos Workshops:

 “Receitas Simples e Deliciosas para Dias de Primavera” 
Em LISBOA, PORTO e OVAR

LISBOA - 25 de Maio: Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

PORTO - 11 de Maio:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

OVAR - Furadouro - 12 de Maio: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas (com muitas  sobras)

1 perna de peru com cerca de 2kg
1 laranja grande e sumarenta
1 cebola
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 raminho de alecrim fresco
2 folhas de louro
1 colher de sopa de pimentão fumado ou colorau

Preparação:

Coloque no recipiente da panela de cozedura lenta (ou num tabuleiro, caso vá assar a perna de peru) a cebola cortada em meias luas. Por cima coloque a perna de peru e tempere de sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos e o pimentão fumado ou colorau. Junte depois  o alecrim e o louro e regue com o sumo de laranja.
Ligue depois a panela em low e deixe cozinhar durante 8 horas.
(Caso faça no forno, tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 2h. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e aumente a temperatura para 180ºC deixando tostar mais alguns minutos.)
Sirva depois polvilhado com coentros picados, e rodelas de laranja e acompanhe com o que mais gostar.

(Nota: Pode deixar a perna de peru temperada de um dia para o outro, guardada no frigorífico. Depois basta colocar tudo na panela de cozedura lenta, ou levar ao forno conforme a receita!)


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Há tempos apanhei uma promoção na loja Casa e trouxe uma por 15€, analógica, com capacidade p 3,5 L e já estou fã! Ate aproveitei r comprei logo uma para a minha mãe tambem! Comprei um temporizador nos chineses e programo o início e fim da cozedura. Para já apenas experimentei com entrecosto e os ossos saem todos da carne, fica super suculenta e macia, cheia de sabor! Mais receitas para slowcooker serão muito apreciadas pois a imaginação às vezes não nos deixa aproveitar tanto esta ferramenta quw tem tanto potencial! ��
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:17

    Embora veja pontualmente a slowcooker nos folhetos do Aldi ou Lidl, ainda não tive oportunidade de a adquirir.
    No entanto, acho que é algo útil para o dia a dia agitado.
    Fico com a sugestão, e a aguardar novas receitas feitas neste tipo de panela.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Joana! Obrigada:)

    ResponderEliminar

Imprimir