Carne de Peru à Portuguesa (com Batatas Suadas)


Andava com ideias de testar uma versão de carne de porco à portuguesa usando peru há já algum tempo. Como a carne de peru é um bocadinho insípida, achei que poderia ser uma boa receita para lhe poder dar uma nova cara, e evitando que ficasse muito seca, que é sempre um problema quando usamos a carne de aves, que não contém gordura quase nenhuma, e que acaba muitas vezes a ter este problema.
Resultou bastante bem, e é uma óptima receita para fazer várias vezes, é rápida para o dia a dia e que agrada facilmente a todos. Usei também, em vez das batatas fritas, a versão das batatas “suadas” que faço várias vezes em alternativa às fritas neste tipo de receita. Também podem usar batatas “fritas” no forno com alternativa às fritas tradicionais.
Uma adaptação que resultou muito bem!

Ingredientes para 4 pessoas:

6 batatas grandes
500g de peito de peru em cubos
4 dentes de alho
1 colher de chá de pimentão fumado (ou colorau)
sal e pimenta q.b.
150ml de vinho branco
2 folhas de louro
sumo 1/2 limão
azeite q.b.

Pickles picados e coentros frescos picados para servir

Preparação:

Tempere os cubos de peru com sal e pimenta, os dentes de alho picados, o pimentão fumado, as folhas de louro, o sumo de limão e o vinho branco e deixe marinar, de preferência de um dia para o outro.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em cubos do mesmo tamanho da carne.
Leve um frigideira grande ao lume com cerca de 2 colheres de sopa de azeite, e deixe aquecer. Junte as batatas e envolva-as no azeite, e deixe cozinhar, tapado, em lume brando, mexendo de vez em quando, até que as batatas fiquem cozinhadas.
Leve um tacho ao lume com mais um pouco de azeite e deixe aquecer. Escorra a carne de peru da marinada e deixe-a cozinhar no azeite, até que comece a ficar dourada. Junte depois o líquido da marinada, envolva bem, e reduza o lume para o mínimo, deixando a carne acabar de cozinhar e o marinada reduzir. Assim que as carne estiver cozinhada, junte as batatas “suadas” também já cozinhadas e envolva bem.
Antes de servir polvilhe com os coentros e os pickles picadinhos, e sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Sem dúvida, uma deliciosa adaptação e mesmo à minha moda! Será testada com certeza ;) Bjinhos e obrigada pelas receitas deliciosas :)

    ResponderEliminar

Imprimir