Pastelinhos Folhados (aproveitamento de Sobras)


Sei que muitos de vocês acham têm dificuldade no aproveitamento de sobras, e nem sempre sabem o que fazer. Eu tenho tentado por aqui dar algumas ideias e sugestões de coisas que podem fazer, e são ideias que surgem das sobras aqui de casa, e também do que eu vou tendo em casa.
Há umas semanas atrás fiz um caril de legumes e sobrou um bocadinho que congelei. 
Tinha comprado uma massa folhada e decidi fazer uns pastelinhos folhados. Primeiro porque são versáteis e podem aproveitar praticamente todo o tipo de sobras. E porque são práticas para uma refeição ligeira e para marmitas de trabalho. Além disso fazem render quando as sobras não são muito, naquilo que eu tantas vezes chamo “comida de massa”.
Segue a ideia.

Ingredientes para 8 pastelinhos

1 rolo de massa folhada refrigerada pronta a usar
sobras de legumes, carne, frango desfiado, queijo e fiambre, refogado de alho francês e bancos, sobras de caril ……
1 gema de ovo para pincelar


Preparação:

Desenrole a massa folhada, e com um copo, ou cortador próprio, corte 16 rodelas de massa. Para a massa folhada folhar bem, evite (re) amassar as sobras de massa e esticar. Faça um bom uso da massa para rentabilizar ao máximo.
Sobre 8 rodelas de massa coloque um pouco de recheio. Independentemente do recheio que usar, este deve ser sempre usado frio ou à temperatura ambiente para a massa folhar e não ficar mole. Não coloque demasiado recheio para depois ser capaz de fechar os pastelinhos.
Com os restantes 8 discos de massa, feche cuidadosamente os pastelinhos, pressionando bem as bordas com os dedos.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha os pastelinhos sobre o mesmo. Pincele com a gema de ovo batida.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Se os pastelinhos parecerem que estão a queimar, coloque uma folha de papel de alumínio por cima.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e sirva co uma salda verde.

Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Cá em casa vai ser um sucesso... o pior são as calorias da massa folhada!!

    ResponderEliminar

Imprimir