Arroz Aromático de Pescada, Limão e Coentros



Há receitas que começam com ingredientes muito simples. O que nos mostra que não é mesmo preciso uma panóplia de ingredientes para se prepararem as refeições de todos os dias, e que de coisas muito simples e de “bons” ingredientes nascem receitas cheias de sabor.

Este arroz é um bocadinho a prova disso. Pouco mais do que peixe, arroz e limão, os básicos cebola, azeite e alho e uma refeição na mesa.

Aproveitei umas belas pescadinhas que vieram no último cabaz da peixinho da lota, que não eram nem muitas, nem muito grandes, mas que ficaram aqui perfeitas!



Ingredientes para 4 pessoas:


2 pescadinhas com cerca de 350g cada

1 cebola

2 dentes de alho

1 limão

1 chávena de arroz basmati

caldo de peixe ou camarão caseiro q.b.

1 folha da louro

coentros frescos q.b.

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Comece por cozer as pescadas. Eu optei por cozinhar a vapor, porque acho que fica com um sabor ainda mais delicado, mas podem optar por cozer normalmente em água e usar essa água de cozedura do peixe para usar no arroz.

Depois de cozidas, deixe arrefecer um pouco e limpe de peles e espinhas. Reserve.

Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume a refogar com um pouco de azeite e a folha de louro. Acrescente depois raspa de limão, e envolva o arroz nesta mistura, deixando absorver. Acrescente depois o triplo da quantidade do arroz em caldo caseiro, tempere de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Tape e deixe cozinhar em lume brando até que toda a água ter sido quase  absorvido, mas o arroz ter um aspeto cremoso, cerca de 15 minutos. Disponha o peixe por cima, regue com um pouco de sumo de limão e mais um pouco de raspa de limão e polvilhe com os coentros picados,

Mesmo antes de servir envolva tudo.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Aspeto divino. Imagino delicioso

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da receita, hoje vai ser o meu jantar <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar

Imprimir