Empadão de Frango Cremoso



Esta é sempre aquela semana estranha, entre o natal e o fim de ano que nunca sabemos bem o que cozinhar e o que fazer. Estamos ainda com o espírito entre festas e não estamos ainda com a vontade de organizar refeições e de começar a preparar as rotinas.

Mas vou partilhar já uma receita já a pensar no início das rotinas. Uma receita facilitado, que pode ficar preparada no frigorífico e ser só levar ao forno quando chegarmos a casa.

É uma das preferidas por aqui e que nunca gera discórdias!


Ingredientes para 4 pessoas:


750g de batatas descascadas 

250g de floretes de couve flor

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

200ml de leite

noz moscada q.b.

500g de peito de frango em cubinhos

1 folha de louro

1 cebola médias

2 dentes de alho

50ml de vinho branco

2 colheres de sopa de salsa picada

25g de farinha de trigo

50ml de leite

1 ovo


Preparação:


Corte as batatas em cubinhos pequenos e separe os raminho de couve flor e coza a vapor ou em água em sal e escorra bem. Esmague bem as batatas e couve flor e junte depois o azeite, o leite e retifique de sal, pimenta e noz moscada e leve ao lume a engrossar e de modo a ficar com um puré aveludado. Reserve.

Entretanto lamine os dentes de alho, descasque e pique a cebola.

Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola, os dentes de alho, a folha de louro  e deixe refogar em lume brando até a cebola começar a ficar caramelizada. Acrescente depois o frango em cubinhos, envolva bem e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar. Polvilhe depois com a farinha, junte o vinho e o leite e misture até engrossar. Retifique os temperos.

No fundo de um pirex coloque a mistura de frango e por cima cubra com o puré de batata e couve flor.

Pincele tudo com o ovo batido, e teve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ate estar dourado.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

3 comentários :

Imprimir