Bacalhau com Couve no Pão



Aos poucos vamos entrando no novo ano. Esta semana de contenção ainda não permite grandes rotinas, nem entrar totalmente no ritmo, mas em breve creio que já estaremos de volta aos hábitos cá de casa. 

No entanto, há coisas que pouco mudam! A organização das refeições e organização da casa que se tenta manter mesmo os miúdos sempre por aqui. Também acho que eles estão muito a precisar de voltar à escola e ao ritmo deles. Até nas crianças manter os hábitos e as rotinas é tão importante.

Por aqui continuam as receitas. Hoje uma versão de bacalhau no pão, um misto entre açorda e bacalhau com broa, e que fica sempre bem!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 pão inteiro tipo saloio

2 lombos de bacalhau (grandes)

4 dentes de alho

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

1 couve coração pequena

azeite q.b.


Preparação:


Comece por cozinhar o bacalhau.

Leve um tacho ao lume com água e uma pitada de sal. Assim que levantar fervura coloque os lombos de bacalhau, desligue e tape o tacho. Deixe abafado 10 minutos,

Entretanto corte cuidadosamente um tampa ao pão e escave o miolo do seu interior. Reserve.  Regue a carcaça do pão com um pouco de leite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que toste ligeiramente,

Corte a couve numa juliana grossa e lamine os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com o alho, o louro e o azeite e assim que o alho começar a aquecer junte a couve e deixe saltear até estar macia.

Entretanto, retire o bacalhau e desfaça-o em lascas limpando de peles e espinhas.

Quando a couve estiver macia, junte o miolo de pão e o bacalhau reservado e envolva bem. Junte um pouco do caldo onde cozinhou o bacalhau até obter uma mistura mais homogénea e com a consistência de umas migas. Retifique de sal e de pimenta.

Retire o pão do forno e encha com as migas e tape com a tampa.

Leve mais uns minutos ao forno e sirva depois, simples ou se quiser com umas batatinhas a murro e grelos.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir