Sopa de Alho Francês (sem batata) com Rama salteada



Há muitos anos que faço sopa sem batata. Não que tenha “medo” de batata que consumo de outras formas, mas habituei-me a raramente usar em sopa e assim faço.

É também uma forma de não duplicar a quantidade de batata se já a comer no prato seguinte.

A ideia de usar a rama do alho francês a guarnecer a sopa é só conhecida, mas normalmente não gostava porque a rama ficava fibrosa e rija. No entanto sugeriram-me que a salteasse primeiro num pouco de azeite e só depois a junta-se à sopa, no fim de feita. E faz realmente toda a diferença. Esta sopa ficou incrivelmente deliciosa. e faz todo o sentido partilhar aqui.

E foi muito a pensar na minha amiga Joana, que diz que não gosta das sopas delas e que a tenho de ensinar a fazer sopa! 


Ingredientes para cerca de 2 litros de sopa


3 alho franceses médios com rama

400g de couve coração

400g de courgete com casca

sal e pimenta q.b.

1 pitada de noz moscada (opcional)

azeite q.b.

500ml de água


Preparação:


Corte a parte verde dos alhos franceses em rodelas e lave bem para retirar todas as impurezas.

Leve ao lume uma frigideira com uma colher de sopa de azeite e refogue a rama do alho francês, em lume brando, até que fique bem macia, cerca de 10 a 15 minutos. Retire e reserve.

Leve depois uma panela ao lume - ou na bimby  - e coloque a parte branca do alho francês cortada em pedaços pequenos, as courgetes também em pedaços pequenos e a couve em juliana não muito fina. Junte mais uma colher de sopa de azeite e deixe suar os legumes em lume brando, tapado, cerca de 15 minutos (Na bimby 15m a 100ºC velocidade 1)

Ao fim desse tempo acrescente a água, tempere de sal, uma pitada de pimenta e de noz moscada e deixe cozinhar mais 15 minutos, tapado até os legumes estarem macios. ( Na bimby mais 15 minutos a 100ºC velocidade 1).

Triture depois a sopa e se necessário crescente mais água e retifique de sal. 

Junte a rama do alho francês previamente cozinhada e misture bem.

Sirva quente.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Aspeto delicioso e super apetitoso. O meu elogio.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. دریچه منهول برای پوشش انواع چاه ها و دریچه های ورودی زیر زمینی مورد استفاده قرار می گیرد. این دریچه ها با توجه به مدل ها. و جنس های مختلف خود دارای مزایای بسیار زیادی هستند.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:31

    Minha mãe também faz sopa de batatas. Especialmente no inverno e eu realmente amo isso. Ela faz para mim porque eu gosto muito dessa sopa. Mesmo quando meus amigos visitam minha casa, eu também faço essa sopa especialmente para eles. Temos um bom tempo de festa. plus size dresses for wedding

    ResponderEliminar

Imprimir