Há pouco mais de um mês, fui contactada pela Agricabaz, uma micro-empresa com sede em Coimbra que é responsável pela exploração de uma salina na Figueira da Foz, a Salina Eiras Largas que engloba um projecto, a Casa do Sal, que pretende contribuir para a viabilidade económica, social, cultural e ambiental da salicultura da Figueira da Foz.
Para além disso, a Agricabaz distribui cabazes provenientes de agricultura biológica, familiar e tradicional, que entrega semanalmente ou mensalmente, conforme a localização dos clientes.
Para quem tanto desejava uma cesta biológica como a da Fer, aqui está a resposta!
A partir desse contacto, foi-me gentilmente oferecido uma variedade de produtos provenientes da Salina Eiras Largas: flôr de sal, sal para grelhados picante e sem ser picante, um queijinho de cabra curado com sal das salinas, bem como azeitonas, salicórnia para saladas e salicórnia fresca, e ainda um sal especial para banho e pés cansados.
Ao receber este presente foi-me pedido que experimentasse estes produtos e que posteriormente enviasse a minha opinião acerca deles. E, para que conste, ninguém me pediu para fazer "publicidade". Faço-o porque gostei muitos dos produtos, dos projectos, da simpatia e das explicações que me deram, e porque acho que é algo que deve ser preservado e divulgado.
Espero, para breve, fazer uma visita às salinas, e começar a encomendar o cabaz!
Esta, foi a primeira experiência com estes produtos e mantive tudo muito simples, um dos principais factores para fazer brilhar os temperos que utilizei.
Outras experiências serão publicadas em breve! Desde já muito obrigada à Agricabaz
Ingredientes para 2 pessoas:
2 costeletas de porco
1 lata pequena de feijão preto
1 embalagem de tomate cherry
6 espargos verdes
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal para Grelhados(Sal Marinho Tradicional + alho + oregãos + alecrim) das Salinas Eiras Largas
Salicórnia para Saladas (salicórnia seca + oregão) das Salinas Eiras Largas
azeite q.b.
Preparação:
Tempere as costeletas e os espargos já arranjados com o sal para grelhados. Leve a grelhar sobre a brasa, ou nem grelhador electrico.
Entretanto prepare o feijão preto. Leve ao lume um tachinho com um pouco de azeite e deixe refogar a cebola picada com o alho e a folha de louro. Adicione todo o conteúdo da lata de feijão, reduza o lume para o mínimo e deixe apurar.
Lave e seque o tomate cherry. Corte-o depois ao meio e tempere-o com azeite e a salicórnia para saladas.
Sirva as costeletas grelhados com o feijão, a salada de tomate temperada com salicórnia e os espargos verdes grelhados e regados com um fio de azeite.
Bom Apetite!
Apesar de já ter estado há uns 2/3 anos numa destas salinas da Figueira da Foz, onde o ambiente é mm.ecológico e natural, desconhecia por completo a exitência desta planta, a salicórnia, que tem a vantagem de substituir o sal sem os inconvenientes conhecidos - hipertensor e em excesso, nocivo para a saúde. Assim, agradeço a deixa e a possibilidade que o teu blog, assim c/o outros, nos dão de conhecer não só produtos novos mas tb.outras formas de cozinhar mais saudável, além de que é uma dica para passar um dia diferente na nossa querida Figueira, aqui tão perto... Bj Mãe
ResponderEliminaròptimo aspecto :)
ResponderEliminarBjs e bom inicio de semana
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarA Salina Eiras Largas bem que poderia entregar aqui no Brasil. Parabéns pela receita!
ResponderEliminarAbcs,
Raul
Muito bom, excelente uso dos produtos enviados :)
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarja tinha visto estes sais em algum blog e tambem fiqeui curiosa.
ResponderEliminarachoq eu vou fazer auam visita a figuiera muito m breve.
Encontrei varias receitas no site:
ResponderEliminarhttp://www.blogdoblog.com/receitas/receitas.php
Abs.
Ze Ronaldo