Não foi só no sábado que me levantei cedo para cozinhar... No Domingo eram pouco mais de 8h30, (e eu com um olho aberto e outro fechado) já estava na cozinha a rechear um lombo de porco. E depois deixei-o a cozinhar enquanto fui à minha vida, que é como quem diz fui à missa e dei um saltinho ao shopping.
E sim, deixei o forno ligado com a carne a cozinhar desde as 9h45 até às 12h45 hora a que cheguei a casa. O truque é deixar a carne bem tapada com papel de alumínio - como se fosse um papelote gigante - e o forno a 150ºC. Quando chego a casa aumento a temperatura do forno e tiro o papel de alumínio para tostar a carne. Podem ter a certeza que ficam com um assado delicioso e suculento pois, como todos os assados, só tem a ganhar com a assadura lenta em lume baixo!
Ingredientes para 2 pessoas:
1 pedaço de lombo de porco com cerfca de 500gr
6 ameixas secas
6 alperces secos
3 maçãs
1 batata doce grande
3 cebolas pequenas
sal e pimenta q.b.
100ml de vinho branco
Preparação:
Com a ajuda de faca afiada, ou uma tesoura, faça uma bolsa no lombo de porco tendo o cuidado de não cortar até ao fundo de uma das pontas.
Descasque uma das maçãs e, juntamente com os alperces e ameixas pique-os grosseiramente. Recheie o lombo de porco com esta mistura, pressionando bem, e fechando a ponta com a ajuda de uns palitos. Tempere o lombo com sal e pimenta e disponha-o num tabuleiro que vá ao forno.
Sem descascar, corte a batata doce e as restantes maçãs em pedaços e junte-as à carne.
Acrescente também as cebolinhas descascadas e cortadas em quartos. Regue com o vinho branco e tape com papel de alumínio.
Leve a forno moderado (180ºC) durante pelo menos 2 horas, retirando o papel de alumínio durante a ultima meia hora de forno para tostar.
Sirva a carne cortada em fatias com os legumes assados e, se desejar, arroz branco.
Bom Apetite!
ficou um espectaculo o teu assado,sem duvida que assado lentamente é melhor,pena que tenhamos que fazer tudo a correr,eu tenho medo de deixar ligado sem eu estar em casa,bjs
ResponderEliminarQue belo assado, não haja dúvida, mas eu estou como a Anabela: faz-me um pouco de confusão deixar o forno ligado sem estar ninguém em casa, a vigiar! Beijocas!
ResponderEliminarbela combinação !!!
ResponderEliminar*
Estou aqui encantada com a maciez aparente desse lombo! Perfeito!
ResponderEliminarBjokas, Dani :)
que delicia este assado....
ResponderEliminarbj e boa semana
Deve ter ficado super tenro e saboroso, para além de muito bonito com esse recheio :)
ResponderEliminareu adoro estes pratos de lomvbo no forno
ResponderEliminarficam excelentes msmo
e este esta fabuloso mesmo
belo fim de semana ai na cozinha de casa
beijinhos
que aspecto mais que fantastico!!! essa combinaçao de sabores deve ser oprimo. beijos
ResponderEliminarOlá! Sem medos, experimentei ontem esta receita num jantar de natal de grandes amigos. Foi um grande sucesso! A carne fica suculenta e muito saborosa! Obrigada pela inspiração :)
ResponderEliminarBoa tarde Joana Roque, desculpe a pergunta mas será que funciona também se embrulhar a carne em papel vegetal em vez de alumínio? Obrigada pelas suas partilhas! Já fiz inúmeras receitas suas e nunca desiludem! Bjs
ResponderEliminar