Mais uma receita que serviu para ajudar a desocupar o frigorífico. Um resto de carne, meio pacote de queijo ralado, umas poucas folhas de massa filo sem destino aparente.
O habitual jantar de domingo no sofá, em frente à televisão (!) foi a ocasião perfeita para dar uso a tais ingredientes e criar estes rolinhos saborosos.
No que toca a usar os restos do frigorífico é sempre, e apenas, uma questão de imaginação!
Ingredientes para 8 rolinhos:
4 folhas de massa filo
250g de restos de carne cozinhada (usei carne de porco)
1 cebola pequena
azeite q.b.
100g de queijo emmental
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Pique a cebola e leve-a a refogar com um fio de azeite. Entretanto pique a carne e junte-a à cebola deixando envolver bem. Rectifique de sal e pimenta e deixe cozinhar uns minutos. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto corte as folhas de massa filo ao meio, de modo a ficar com dois rectangulos mais pequenos, e perfazendo 8 folhas de massa.
Na ponta de cada folha coloque uma porção do recheio decarne e um pouco de queijo emmental ralado. Dobre as laterais da massa para dentro e enrole a massa cuidadosamente até ao fim da folha, pincelando com um pouco de água para prender. Repita até esgotar os ingredientes.
Coloque os rolinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com um pouco de manteiga e leve a forno quente (180ºC) durante 20 minutos ou até a massa estar dourada e estaladiça.
Sirva como entrada ou como prato principal com uma salada verde e arroz.
Bom Apetite!
hum..... que delicia amiga, estão de comer e chorar por mais, ficaram mt perfeitinhos , parabens
ResponderEliminarBjs
e que bem ficou,estas nossas invenções,nada se pode estragar,bjokinhas
ResponderEliminarParabe+ns pela imaginação. Sou da opinião que se conseguem verdadeiros manjares com aproveitamentos.
ResponderEliminarUma boa invenção. E ás vezes ficamos tao apaixonados pelas invenções que passam a pratos principais...
ResponderEliminarBjokas,
Rita
E que deliciosa invenção,....super apetitosos!
ResponderEliminarBeijinhos
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com
adoro assim rolinhos, eu costumo fazer com legumes e carne picada fica mesmo bom, parabéns pelo blog, já te estou a seguir.
ResponderEliminarhttp://ajarquitecta.blogspot.com
Ana Jesus - Cozinha com Arte
bjinhos
Que belos salgadinhos :D
ResponderEliminarBeijinhos
Simplesmente uma delicia... Adoro este tipo de rolinhos : )
ResponderEliminarBeijinhos
Estes rolinhos ficaram fantásticos e ao que vejo deliciosos, parabéns. Uma optima forma de desocupar o figorifico e ocupar os nossos olhos com essas fotos magnificas. Beijinhos e uma optima semana!!
ResponderEliminarHummm...adoro este tipo de comida, para acompanhar uma sopa de inverno é excelente.
ResponderEliminarBjs
óptima ideia! no próximo fim de semana já vou experimentar!
ResponderEliminarhuuummmm!!!
ResponderEliminarMissão cumprida:
ResponderEliminarsobras utilizadas e jantar na mesa... ou melhor, no sofá!
Babette
Mais uma ideia excelente pela economia e pelo sabor. As suas ideias têm sido uma inspiração. Parabéns!!
ResponderEliminarE já agora mais uma coisinha. Gosto imenso dos seus blog (deste e do “economia cá de casa”) e passo por cá (e por lá)regularmente.
Entretanto, inspirada por este mundo tão interessante, em Novembro passado também criei o meu blog mas, por timidez, não tenho tido à vontade para me impôr aos vossos blogs já tão reconhecidos.
Tenho reparado, no entanto, que é normal pedir que nos visitem e como penso que nisto o importante é a partilha, tenho estado a apresentar-me nalguns dos bogs que habitualmente visito, por isso gostaria de convidá-la a visitar o meu humilde estaminé: http://www.pipocasgourmet.blogspot.com/
Espero estar à altura da visita!!!
Beijinhos
Gostei muito dessa receita!
ResponderEliminarIam iam.. =) *
ResponderEliminarEu ainda me lembro, quando eu estava fazendo analítica 1 teórica, você se juntou com a Gabriela Santana Andrade para ficar me humilhando por causa de IC no grupo de analítica 1 teórica, eu estava doente nesse dia, você se aproveitou da minha condição de doença para ficar me humilhando por causa de iniciação científica, isso não se faz nem com um bicho. Você é um monstro.
ResponderEliminarEu me lembro depois na aula de analítica experimental 1, você perguntou a professora quantas aulas você poderia faltar, a professora falou que você podia ter só 4 faltas, então você faltou 4 aulas seguidas.
Eu fiquei tão surpreso quando eu descobri que você estava iniciação científica com bolsa junto com o Roberto Carlos e ainda publicou esse artigo científico:
https://www.mdpi.com/2076-3921/14/12/1403
Você não está nem aí, você só quer saber da atlética de farmácia, você aparece em todos os eventos ligados a atlética de farmácia, você fica matando aula para ir para o Cobal, você deve ter escrito esse artigo no Cobal ou na viagem para a SuperCopa em Vassouras junto a Atlética de farmácia.
Você ainda foi 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), que aconteceu em Minas Gerais e publicou esse resumo em anais científicos:
https://www.even3.com.br/anais/10bcnpxxxviresem/1274258-plakortides-and-colestane-steroids-from-the-marine-sponge-plakinastrella-microspicullifera/
Eu sei muito bem que você pagou outra pessoa para fazer a sua prova final de orgânica 2, quando você ainda era aluna do Roberto Carlos. Eu acho que o Roberto Carlos se esqueceu disso quando te chamou para fazer IC junto com ele.
Quer dizer eu passo em orgânica 2 sem prova final e não ganho nada, você passa em orgânica 2 com prova final, ainda por cima pagando outra pessoa para fazer a sua prova e você ganha uma bolsa de IC e publica um artigo científico.
Eu sei muito bem que é você que está cadastrando o meu número sem a minha autorização em sites de imobiliárias e de funerárias, só para o meu telefone ficar o dia inteiro tocando.
O pior é que você é bonita, o que você tem de bonita, você tem de malvada.
Você ainda vem me ameaçar com polícia, aqui na minha rua tem uma boca de fumo, a polícia só aparece na minha rua para buscar o arrego do traficante, aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornecesse material furtado para os traficantes fazerem barricadas.
Não adianta me ameaçar, porque eu não tenho nada a perder.