Eu não sou uma pessoa de batatas. Principalmente se as batatas forem cozidas. Prefiro arroz ou massa ou couscous e esqueço-me ou faço-me de esquecida em relação às batatas. Curiosamente em miúda, e depois de ter almoçado ou jantado e já depois da fruta era comum pedir as batatas cozidas que tinham sobrado da refeição que comia com prazer como se de um doce se tratasse. Vá-se lá perceber porquê!
Mais crescida veio então a minha falta de paixão por batatas cozidas. Por isso, quando a refeição era peixe (ou qualquer outra coisa, mas maioritariamente peixe estufado ou grelhado) acompanhado de batatas cozidas, a minha avó, e claro que tinha de ser a minha avó que a minha mãe já não ia muito nessas manhas, me preparava umas batatinhas temperadas com azeite. alho e oregãos para assim a menina (neste caso eu) comer as batatinhas com gosto. Na prática o que a avó fazia era apenas separar umas quantas batatas das mesmas que iam para a mesa para todos comerem, partí-las em cubinhos, temperar e misturar e levar para a mesa numa tacinha à parte. Claro que eu pensava que as batatas eram especiais.
Esta versão, entretanto revista e melhorada pela avó é agora habitual cá em casa. É que eu continuo sem gostar muito de batatas cozidas.
Ingredientes para 2 pessoas:
8 a 10 batatinhas primor
1 colher de sopa de oregãos
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Lave bem as batatinhas e leve-as a cozer (com a casca, que é fininha) em água tempera de sal.
Entretanto descasque os dentes de alho e piquenos bem finamente. Leve o azeite ao lume com o alho e, assim que o alho começar a querer fritar desligue, junte os oregãos e deixe em infusão até arrefecer.
Quando as batatas estiverem cozidas escorra-as e, colocando uma toalha de cozinha lavada sobre as batatas dê-lhes um pequeno murro para as abrir e assim embeberem melhor os temperos.
Coloque depois as batatas num prato ou travessa que vá à mesa e junte o azeite com o alho e os oregãos e envolva bem. Tempere também com um pouco de pimenta e sirva de imediato.
São optimas para axompanhar peixe ou carnes grelhadas.
Bom Apetite!
:D
ResponderEliminarOs que seria do Mundo sem estas Avós!
Também sou fã deste tipo de batatas!
Abraço :)
A sabedoria das avós, é sem fim.
ResponderEliminarA batata cozida para mim tem de ter um segundo atrativo, nessa receita estão bem atraentes.
Beijo,
Vânia
Que belas batatinhas! Nada como um prato simples, rápido e reconfortante, como antigamente :)
ResponderEliminarBeijinhos♥
Gosto muito de saltear as batatinhas cozidas em azeite, alho e coentros, acho que ficam óptimas para acompanhar o que quer que seja, em especial peixe grelhado :)
ResponderEliminarAs receitas das avós são bálsamos para a alma e para a barriguinha!
Eu também posso passar anos sem comer batatas cozidas! Já assim "disfarçadas" é outra coisa!Estes truques devem fazer parte da casa de muita gente que não aprecia batatas cozidas.
ResponderEliminarBjs Ana
Adoro batatas de todas as maneiras, sou mesmo muito batateira, aqui está mais uma versão deliciosa...bjokitas
ResponderEliminarBom dia Joana.
ResponderEliminarNa minha casa batatas a murro são presença assídua, porque também não achamos muita piada às batatas cozidas. Já fiz de várias maneiras, no microndas, no forno mas ultimamente tenho feito na actifry ficam mais tostadinhas.
O meu azeite é parecido com o seu, mas os meus são esmagados para libertarem mais aroma e em vez do óregãos uso louro, mas hei-de experimentar dessa maneira.
Um beijo
PS: Parabéns pela entrevista na revista Continente Magazine!
eu sou super fã de batatas, gosto delas de qualquer manaeira . O problema é que não posso comer muitas :( - tenho de ter atenção à linha, hehehehehe
ResponderEliminaradorei a tua sugestão
Em miúda eu também não era grande fã de batata cozida. Para as conseguir comer tinha a mania de as esmagar com o garfo e fazer uma espécie de puré (principalmente misturado com um ovo também meio esmagado). :) Manias! Agora gosto de batatas de todas as maneiras. E com este molhinho só podem ficar boas. :) Beijinhos
ResponderEliminarEu gosto de batatas de qualquer maneira e estas são tentadoras!
ResponderEliminarpor acaso eu sou bem batateira:)e adoro-as à murro..
ResponderEliminarbjus
Cila
olá,
ResponderEliminartambém não sou fã de batatas. Cá em casa é mais arroz e massa!
Vou experimentar esta receita pois gosto muito de oregãos!!!;-)
ps: tambem li a entrevista na revista do Continente!
bj
Beijinhos
ResponderEliminarBom ano 2012.
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com