De tempos a tempos encontro-me com a M. e vamos lanchar ao sítio de sempre, o lanche de sempre: chá e scones quentinhos. Falamos dos assuntos que nos unem e nos aproximaram, das coisas boas, das coisas tristes, de nós, dos outros, dos planos e do futuro. É uma conversa intima, onde "rapaz não entra" e que não tem hora para acabar. Somos quase sempre das últimas a sair, e só nos lembramos com começamos a ouvir o barulho das cadeiras a serem arrumadas...
Gosto muito destes nossos momentos em que comemos dos melhores scones da cidade, ligeiramente doces e com um ligeiro travo a canela. Os que tentei fazer em casa, ainda que sem a M., para os dividir entre dois dedos de conversa.
Ingredientes para 8 scones:
225g de farinha
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
90ml de leite
1 ovo batido
Preparação:
Numa taça misture todos os ingredientes envolvendo bem até a massa se afastar das paredes da taça. Tenda bolinhas não muito grandes e do mesmo tamanho (cerca de 8), e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve a cozinhar no forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 a 15 minutos, até os scones estarem quentinhos.
Sirva com manteiga, compotas caseiras e acompanhe com um chá.
Bom Apetite!
Nham... delicia!
ResponderEliminarParacem ser muitos bons!
ResponderEliminarOs scones partilhado com uma amiga especial e em um momento especial nunca terão o mesmo sabor, embora que estes parecem simples de fazer e deliciosos.
ResponderEliminarBeijo,
Vânia
Nunca experimentei canela nos scones. Mas parece-me uma combinação excelente. A minha receita não dá uma massa mais consistente que se corta com um cortador.
ResponderEliminarbj
Joana esses momentos são maravilhosos...e acompanhados de uns scones com canela, são inesquecíveis!
ResponderEliminarLevo a receita. :)
Bjs
Parecem deliciosos!
ResponderEliminarQualquer dia vou experimentar.
Beijinhos
Bem, já que vou fazer compota de abóbora no sábado, já sei o que será o lanche a acompanhar!
ResponderEliminarAdor scones e adoro canela, por isso combinação perfeita!
ResponderEliminarLindos como sempre!
ResponderEliminarÀ hora do almoço a ver estas delícias não calha muito bem!! Agora apetecia-me um!! Confesso que nunca fiz scones e até acho que nunca comi... mas têm óptimo aspecto!
Vou levar a receita!
bj
Para experimentar com toda a certeza!! Adoro canela :)
ResponderEliminarjá copiei a receita e vão sair para o lanche cá de casa um dia destes.
ResponderEliminarAi que scones tão bons! Gosto tanto de vir aqui e aprender a fazer estas coisinhas deliciosas. Venho por volta das cinco, todos os dias. É como se fosse a oração da tarde! E que rica oração! Alimenta-me em corpo e em espírito. Por isso vou continuar a vir. Sempre; uma e outra vez. Este blog é o meu catecismo de receitas para o corpo e a alma!
ResponderEliminarBjs
http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com
joana, já li que devemos fazer as bolinhas e juntá-las no tabuleiro, pois assim conseguimos que os scones cresçam em altura. eu nunca experimentei, mas é mesmo assim?
ResponderEliminarEsta semana fiz os scones do mix dos cabazes de natal e já apontei estes p fazer este fds :) Com canela, são obrigatórios :) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarTêm bom aspeto. Mnhamiii!
ResponderEliminarParecem óptimos, vou experimentar!!
ResponderEliminar(meumundodereceitas.blogspot.com)
Ana Alcantara:
ResponderEliminarRealmente também já vi e li acerca desse método de fazer scones, mas nunca experimentei. Creio de que é uma versão mais inglesa de scones.
A experimentar um destes dias. Depois conto o resultado.
Estes foram simplesmente preparados em bolinhas e colocados devidamente separados no tabuleiro.
Joana
Ando com imensa vontade de scones mas gosto mesmo deles quentinhos. Será que depois de feita a massa se pode deixar no frigorífico para "fazer sempre frescos"?
ResponderEliminarObrigada :)
Junto à Janela:
ResponderEliminarEu também gosto dos scones sempre quentinhos. O que faço é aquecê-los alguns segundos no microondas antes de comer. Ficam perfeitos e parecem acabados de cozinhar. Quanto a deixar a massa no frigorífico realmente não sei se resulta.
Joana
Obrigada pela dica.
ResponderEliminarVou experimentar :)