16 outubro, 2012
Mini-Pies de Massa Filo com Frango e Alho Francês
A cozinha feita com sobras e aproveitamentos sempre foi uma fonte de receitas diferentes e originais cá em casa. Há tanto que se pode fazer com as sobras do frigorífico, tanta reciclagem e novas refeições que não consigo compreender como é que, em algumas casas se continua a deitar comida fora e a dizer-se que não se come/gosta de comida requentada.
E não deve ser visto como uma necessidade dos tempos mais difíceis que se vivem, mas sim com um hábito de sempre. Porque não desperdiçar e aproveitar tudo, não deve ser nunca uma necessidade mas sim um hábito inteligente de consumo, de evitar o desperdício alimentar e um gasto desnecessário em alimentos mas também de respeito por quem, tantas vezes , tem dificuldade em colocar alimentos na mesa.
Com as sobras guardadas no meu frigorífico fizeram-se estas mini-pies. Quem diria que são comida requentada?
(E hoje, às 10h30 vou estar numa sessão sobre alimentação na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos. Para quem quiser aparecer aqui fica o convite!)
Ingredientes para 2 pessoas:
2 folhas de massa filo
1 chávena de restos de frango desfiado
1 alho francês pequeno
40g de queijo emmental ralado
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa de farinha de trigo
100ml de leite
Sal, pimenta e noz moscada q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar numa colher de sopa de azeite. Acrescente o alho francês em rodelas e previamente lavado para eliminar todas as impurezas e deixe cozinhar uns minutos. Acrescente o frango desfiado, a farinha e o leite e tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada. Deixe engrossar, misture o queijo, retire do lume e reserve.
Forre duas formas de tarteletes (das que podem ir ao forno e à mesa) com uma folha de massa filo, deixando as pontas de fora para depois formar a cobertura das” mini pies”. Encha com o recheio e dobre as pontas para dentro formando a cobertura.
Pincele com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa estar dourada e crocante, cerca de 25 minutos.
Sirva com uma salada.
Bom Apetite!
Ne kadar güzel ve leziz görünüyor. Ayrıca çok iştah açıcı olmuş. Ellerinize, emeğinize sağlık.
ResponderEliminarSaygılar.
Comida requIntada,isso sim!
ResponderEliminarÉ uma ideia magnífica, Joana!
Obrigada e um beijinho.
bolas e eu so agora vi! senao tinha ido!!!
ResponderEliminarConcordo plenamente, cá em casa tudo se aproveita!
ResponderEliminarAdorei a tua sugestão de aproveitamento.
beijinhos
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Olá e Parabéns pelo blog,todos os dias venho cá espreitar! Só queria fazer uma sugestão,as fotos são muito bem tiradas mas pela parte que me toca gosto muito de ver o interior quando a comida está "escondida" ,como é o caso. Eu olho para as tarteletes mas não consigo imaginar o "sabor" do que está dentro. Fora isso tudo impecável. Beijo e continuação. Elsa
ResponderEliminarHola:
ResponderEliminarBueno, no, lo siguiente. Y con pasta philo perfecta.
Besicos,
Ficaram lindas! Pena que já tenha almoçado :P
ResponderEliminarDevem ter ficado muito boas, de facto!
ResponderEliminarAcho que apenas precisamos de um pouco de imaginação para fazermos grandes e boas receitas com "restos" que sobram de outras refeições.
Cá em casa sempre foi um hábito aproveitar o que sobra, e até se congela, para se aproveitar mais tarde se não nos apetecer comer novamente esse mesmo ingrediente. Mas... deitar fora é uma acção proibida cá em casa!
Bons cozinhados! *
Concordo plenamente,
ResponderEliminarHoje existem 868 milhões de pessoas com fome no mundo e a maioria das pessoas que não passa fome deita toneladas e toneladas de alimentos em bom estado para o lixo, todos os dias. Além de ser uma grande falha na gestão dos recursos, é uma falta de consciência e uma grande falta de respeito, não só para com as pessoas que passam necessidades mas também para com o planeta. Contribuem assim para que se continue a poluir a água, o ar e a terra para produzir toneladas de produtos fora de época. E isto tudo para chegarmos ao supermercado e termos um leque enorme de escolha.
Reutilizar comida é um bom ato de poupança, gestão doméstica, respeito e educação ambiental e económica.
Muitos parabéns pelo post e, principalmente, pelas mini-pies que têm um aspeto delicioso.
Bjnhos e uma semana maravilhosa.
http://saborescomtempo.blogspot.pt
gosto tanto destas coisinhas com massa filo!
ResponderEliminarBeijinhos
Gosto mt de receitas com massa filo, quer sejam doces ou salgadas! Esta tua sugestão parece-me óptima! Algo a fazer mt em breve :) Bjinhos.
ResponderEliminarAi que delícia!
ResponderEliminarE a vontade de comer aumenta cada vez mais!
beijos
Consciência, é o que falta a quem comete esses disparates. Há a urgência de aproveitar, dosear, reinventar.
ResponderEliminarBabette