13 junho, 2013
Ovos mexidos com Tomate
Ainda e um pouco cedo para os primeiros tomates do verão, e ainda mais cedo para os primeiros tomates da mini-horta da varanda. No entanto esta é uma boa receita para aproveitar em pleno o sabor do tomate maduro. Algo muito simples e rápido ao gosto de todos os dias, ou para uma entrada rápida, ou ainda para um almoço ligeiro.
E ainda por cima com poucos ingredientes, e usando um dos meus ingredientes favoritos, os ovos. Além disso uma refeição ou entrada muito económica e que aqui servir sobretudo para ajudar a “limpar” o frigorífico!
Ingredientes para 20 tapas ou para 2 pessoas como prato principal:
4 ovos
2 tomates maduros
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de manteiga
Preparação:
Pele os tomates mergulhando-os em água a ferver e corte-os depois em cubinhos. Reserve.
Bata os ovos com um pouco de sal e de pimenta.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente e acrescente-lhe a manteiga até derreter e estar bem quente. Junte os ovos e de seguida o tomate maduro e vá mexendo com uma colher de pau, até que os ovos coagulem a seu gosto – mais ou menos húmidos.
Sirva com fatias de pão torrado (de preferência de cereais) e uma salada de folhas verdes para uma refeição ligeira. Para um entrada numa refeição com amigos sirva sobre pequenas fatias de baguete torradas.
Bom Apetite!
Também gosto muito de ovos e esta sugestão agradou-me.
ResponderEliminarParecem deliciosos.
ResponderEliminarBoa Quinta-feira.
parece-me muito bom. Limpa as sementes ao tomate? OU põe tudo
ResponderEliminarO tomate deve ser previamente pelado e limpo de sementes; depois cortar em cubinhos e amolecer na gordura (eu utilizo uma mistura de manteiga e azeite 50/50), ANTES de juntar os ovos batidos. Para cortar alguma acidez do tomate pode acrescentar-se uma colher das de sobremesa de açucar.
EliminarÉ uma ideia que me agradou bastante!
ResponderEliminarQue aspeto ótimo!!!!
ResponderEliminarQue excelente ideia!!!:) Vou experimentar muito em breve!!!! ;)
ResponderEliminarQuando era miúda era um prato que a minha avó fazia com frequência para comer-mos... Adoro!
ResponderEliminar