19 novembro, 2013

Souflê de Bacalhau

Não há que ter medo de preparar um soufflé. Claro que são delicados, melindrosos até. Não gostam de forno a abrir e fechar e vão abatendo se os demorarmos muto a servir.
Mas também há vantagens num soufflé. São económicos e versáteis. São até rápidos de preparar e podem ser feitos de carne ou de peixe, de legumes ou de queijos. E até com restinhos do frigorífico….
Se nunca fizeram um soufflé, de que estão à espera? Se nunca experimentarem nunca saberão se conseguem… Não há que ter medo. E é um orgulho quando o levamos para a mesa: alto, fofo, delicado.

Ingredientes para 2 pessoas:

100g de queijo ralado
450ml de leite
50g de farinha
2 colheres de sopa de azeite
4 ovos
300g de bacalhau cozido e em lascas
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num tacho coloque o azeite e deixe aquecer. Junte depois a farinha, mexendo bem e vá depois acrescentando o leite aos poucos e poucos até engrossar e formar uma espécie de molho branco. Acrescente depois as gemas, o queijo ralado e o bacalhau desfiado e mexa bem. Retifique de sal e pimenta .
Bata as claras em castelo e envolva-as suavemente ao preparado anterior.
Unte uma forma redonda com um pouco de azeite e coloque o preparado anterior. Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos até o soufflé ter subido e estar dourado.
Sirva de imediato, antes que abata, com legumes cozidos ou uma salada.

Bom Apetite!

11 comentários:

  1. Adoro suflés, são tão leves!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  2. Esse souflê ficou com um aspeto fantástico.
    Bjs

    http://colherdepauesaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o fiz, é muito bom, apenas uma nota,o azeite, o leite, a farinha e as gemas devem ser misturadas aos poucos, e não as gemas por ultimo, não dá certo, pelo menos a mim não deu.

      Eliminar
  3. uma verdadeira maravilha!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca surgiu a oportunidade, mas tenho curiosidade em experimentar :) Bacalhau com queijo ralado parece-me mt bem! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto fenomenal!! Acho que experimentar! :D
    Obrigada pela receita.
    http://portysdiary.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:08

    Huuummm q delícia ;)
    Obgd!
    As claras em castelo juntam-se ao preparado ainda quente? ou tem que se esperar que arrefeça?
    Obgd e bjinhos

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:04

      As claras juntam-se ao preparado ainda morno

      Eliminar
  7. Anónimo21:09

    Irei experimentar! Qual o tipo de queijo que melhor se adapta a esta receita?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. O meu objetivo na disciplina assistência farmacêutica era estudar bastante, tirar nota maior que a Julia Agnes Souza da Silva, provar que eu sou mais inteligente que ela e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não me deu cola.

    Então eu estudei bastante para essa disciplina, porque eu achei que se eu conseguisse tirar nota alta numa disciplina que eu não gostava, eu provaria que eu era mais inteligente que a Julia Agnes Souza da Silva.

    Na P1 da disciplina assistência farmacêutica, a professora Isabela Ramos Silverio imprimiu prova a menos, então a professora pegou as provas de volta, foi imprimir mais prova, a sua namorada a Maria Miceli não devolveu a prova dela, enquanto a professora Isabela estava imprimindo mais provas, todo mundo da turma ficou tirando foto da prova que a Maria Miceli não devolveu para a professora, todo mundo da turma colou na prova menos eu.

    A cola da Maria Miceli me impediu de provar que eu era mais inteligente que a Julia Agnes Souza da Silva e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não me deu cola.

    O pior é que a professora Isabela Ramos Silverio ainda me obrigou a fazer trabalho em grupo com você e com a Maria Miceli, o pior é que eu não podia falar nada, porque você fazia parte do meu grupo da aula prática de farmacotécnica II, se eu me recusasse a fazer aula prática com você, a professora iria me colocar para fazer parte do grupo da Leticia de Sousa Albuquerque, a Letícia de Sousa Albuquerque passou colando em cálculo para farmácia usando o Photomath.

    Você passou quase um semestre assistindo as aulas de farmacologia 1 no turno errado, você nem sabe em que turno puxou uma disciplina e você está fazendo IC. IC deve ter cota para gente burra que cola na prova igual a você. Essa é a única explicação para você fazer iniciação científica.

    Você ainda estava fazendo farmacologia 2 semestre passado, eu consegui passar em farmacologia 2 no noturno, você consegui ficar reprovado em farmacologia 2 no integral que é mais fácil de passar, isso é para você ver, como você é burro.

    Eu sei muito bem que você filmava o que eu falava na aula sem a minha autorização e mandava o vídeo para a Ana Beatriz de Lima, a Gabriela Santana Andrade e a Ana Luiza Vidal Pimentel Santos.

    O pior é que você e a Maria Miceli fazem iniciação com bolsa e você ainda publicou esse artigo científico:

    https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11771759/

    Você caiu muito de nível na faculdade, para quem ficava com mulheres bonitas na faculdade como a Gabrielle Perroni Santos de Souza, começar a namorar com um troço feio Maria Miceli é cair muito de nível.

    Se você morasse aqui na rua a história seria bem diferente. Em cima da minha rua funciona uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.

    ResponderEliminar